ESTADO DO MARANHÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO

MANUAL DE TUTORIA
DA UEMA
Autoras:
Eliza Flora Muniz Araújo
Danielle Martins Leite Fernandes Lima
Maira Rejane Oliveira Pereira

Co-autoras
Claudia Letícia Gonçalves Moraes
Graciene Monteiro Souza

SÃO LUÍS
2017

2017. Maira Rejane Oliveira Pereira. 1. II. Graciene Monteiro Souza. Danielle Martins Leite Fernandes. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues Prof. Walter Canales Sant’ana Coordenadora Pedagógica de Designer Educacional Pró-reitor de Administração Profª. I. 2. Lima.018. III. CDU: 378. Maira Rejane Oliveira. Tutoria-manual. Paulo Henrique Aragão Catunda Revisora de Linguagem Pró-reitora de Graduação Lucirene Ferreira Lopes Profª.UEMA Núcleo de Tecnologias para Educação . Pereira. Eliza Flora Muniz. Araújo. Ilka Márcia Ribeiro de Sousa Serra Vice-reitor da Uema Prof. Tirirical .43(035) .Título. Manual de tutoria da UEMA / Eliza Flora Muniz Araújo. Antonio Roberto Coelho Serra Universidade Estadual do Maranhão . Gustavo Pereira da Costa Coordenadora do UemaNet Profª.São Luís-MA Fones (98) 3276-9671 / 3257-4176 http://www.Uema Núcleo de Tecnologias para Educação . UEMA .br http://www.uema.Formação de tutores. no todo ou em parte.UEMAnet Campus Universitário Paulo VI. Danielle Martins Leite Fernandes Lima. Educação a distância. – São Luís: Uemanet.Governador do Estado do Maranhão Edição Flávio Dino de Castro e Costa Universidade Estadual do Maranhão .br Proibida a reprodução desta publicação. Gilson Martins Mendonça Coordenadora Administrativa de Designer Pró-reitor de Extensão e Assuntos Educacional Estudantis Cristiane Costa Peixoto Prof.uema.UEMAnet Reitor da Uema Prof. Co-autoras Claudia Letícia Gonçalves Moraes. sem a prévia autorização desta instituição. 3.uemanet. Marcelo Cheche Galves Diagramação Pró-reitor de Planejamento Josimar de Jesus Costa Almeida Prof. Andréa de Araújo Capa Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Rômulo Santos Coelho Prof. 22 p.

......................FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ............................................ 19 9 SUGESTÕES/ATENÇÃO/LEMBRETES ....... 21 ........................................................ 12 3................................... 9 3.......... 7 2 O NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO DA UEMA ................ 20 REFERÊNCIAS ......................................................................2 Tutor Presencial ..... 14 5 BOAS PRÁTICAS DO TUTOR ............................ 13 4 FÓRUM ........ 17 8 ATRIBUTOS PARA O EXERCÍCIO DA TUTORIA ................. 17 7......................1 Tutor a Distância ............ SUMÁRIO APRESENTAÇÃO ............................................TUTOR A DISTÂNCIA .1 Procedimentos Regulatórios .............................................................................. 15 6 FAÇA SEMPRE ..................................................... 8 3 TUTOR ................................... 5 1 EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS ................... 16 7 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS TUTORES .....................................................................

.

UEMA. em recursos humanos que propiciem aos estudantes melhores condições para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Trata-se de um instrumento de orientação para lhe possibilitar maior segurança e confiança acerca dos princípios e diretrizes que regem a prática da tutoria nos cursos mediados pelas tecnologias.UEMAnet. especialmente. O UEMAnet. uma vez que contempla Manual de Tutoria | 5 .APRESENTAÇÃO Caro Tutor. estrutura e. portanto. no cumprimento do seu propósito de oferecer educação de qualidade.UEMA! Este Manual foi concebido para auxiliá-lo no trabalho da tutoria dos cursos ofertados pela Universidade Estadual do Maranhão . Este Manual representa. muito mais que um simples guia para o trabalho da tutoria. S eja bem-vindo ao Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão . vem investindo em tecnologia. por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação . equipamentos.

tanto por parte do estudante quanto do tutor. a concepção de tutor. suas atribuições. Por isso é tão importante ler atentamente todas as orientações e colocá- las em prática. Bom trabalho. Ilka Serra Coordenadora do UEMAnet 6 | Universidade Estadual do Maranhão . tais como: o papel da tutoria. É preciso ter em mente que trabalhar com educação a distância exige planejamento e muita disciplina. a concepção política e pedagógica da EAD defendida pelo UEMAnet. Além disso. onde você também irá encontrar informações importantes. sistemática da atividade de tutoria e legislação pertinente. torna-se imprescindível ter foco para acompanhar a dinâmica do curso e realizar as atividades dentro dos prazos estabelecidos.

Manual de Tutoria | 7 . Nesse contexto. de interlocução entre os sujeitos da ação educativa (NEDER. Dessa forma. 81). EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vem oportunizando o desenvolvimento dos mais variados programas de educação a distância. atualmente. como uma modalidade inovadora na área educacional. contribuindo de maneira efetiva para a democratização do conhecimento. A EaD é compreendida como: Uma modalidade de educação que permite o compartilhamento. o que tem sido determinante para a consolidação e expansão dessa modalidade de ensino no Brasil e no mundo. na busca da construção de significados sociais. autônoma. a construção do conhecimento ocorre de forma multidimensional. dando um dinamismo pouco conhecido no ensino tradicional.1 . flexível e colaborativa. não necessariamente físico. por isso mesmo. 2005. de um espaço. possibilitando a constituição. p. a educação a distância configura- se. o diálogo entre os sujeitos. características de um novo modelo de aprendizagem mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação.

além de possibilitar a integração de múltiplas mídias. especialização e aperfeiçoamento. 8 | Universidade Estadual do Maranhão . que desenvolve programas de formação e qualificação em distintas áreas profissionais. econômico e político do Maranhão. Utilizando a Internet como seu principal modelo de transmissão de informações. O NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO DA UEMA A atuação da Universidade Estadual do Maranhão na modalidade de educação a distância teve início no ano 2000. atividades interativas e outros. São oferecidos cursos técnicos. que por apresentar designer simples e intuitivo tem uso facilitado.UEMAnet (antigo NEAD). por meio do seu Núcleo de Tecnologias para Educação . bacharelado e tecnólogos). incluindo os MOOCs (Massive Open On-line Course). como fórum. contribuindo para o desenvolvimento social. Dessa forma. wiki. promovendo o acesso ao conhecimento científico e a qualificação profissional. em diferentes eixos tecnológicos. adota o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle como plataforma para seus cursos. são explorados segundo uma concepção construtivista. Os diversos recursos e ferramentas presentes no AVA Moodle. de graduação (licenciatura. 2 . de modo a favorecer a aprendizagem colaborativa e significativa dos estudantes. a atuação da Universidade Estadual do Maranhão por meio de seu Núcleo de Tecnologias para Educação tem desempenhado papel de grande relevância no Estado. cursos abertos on-line de amplo alcance que atraem por sua flexibilidade de acesso e gratuidade.

E tem a importante missão de fomentar espaços de construção coletiva do conhecimento e promover a autonomia dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. especialmente. como o domínio das tecnologias de comunicação e a capacidade de potencializar a interação dessas tecnologias no campo educacional (MINATTI. O tutor desempenha papel fundamental no ensino a distância. uma vez que está em contato direto e contínuo com o estudante. se refere a orientação e acompanhamento sistemático dos estudantes por profissionais com formação e experiência na área. assistir. THOMÉ. TUTOR – FACILITADOR DA APRENDIZAGEM Tutoria é a ação de proteger. orientar. acompanhar. a atividade da tutoria.3 . a partir de quatro dimensões principais: Manual de Tutoria | 9 . na educação. ajudar. Portanto. 2013). o tutor. As competências fundamentais do tutor para a mediação de educação a distância são apresentadas no Quadro 1. Para o bom desempenho desse trabalho é necessário desenvolver habilidades e competências que atendam às exigências desta modalidade de ensino.

o comprometimento e a responsabilidade dos estudantes pelo seu próprio processo de aprendizagem. motivar-se e perceber o valor das tarefas. visando uma operação integrada e harmônica focada no estudante. tomando decisões pertinentes para o alcance dos objetivos propostos.Competências do Tutor DIMENSÕES COMPETÊNCIAS GERAIS • Desenvolver estratégias didático-pedagógicas. Litto e Formiga (2012). que promovam o envolvimento. Quadro 1 . • Desenvolver atividades alinhadas com o plano de ação do curso. • Criar um ambiente amigável e social baseado tanto em valores éticos como no próprio conhecimento Sociocultural dos estudantes e a forma de progredir na aprendizagem. de autorregular-se. em consonância com os modelos de aprendizagem da instituição. Gestão • Promover a articulação entre os diferentes sujeitos do processo. Porto (2013) e Behar (2013) 10 | Universidade Estadual do Maranhão . Fonte: Adaptado de Belloni (2006). Pedagógica • Adotar estratégias de orientação e avaliação que contribuam com a aprendizagem dos estudantes. para Tecnológica facilitar a interação e o monitoramento do progresso dos estudantes. • Utilizar as ferramentas tecnológicas de informação e comunicação de maneira crítica e reflexiva.

• Instruir os estudantes acerca da aprendizagem on-line. • Criar. • Promover reflexão e análise crítica. • Manter contato constante com a Coordenação de Tutoria. • Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com todos envolvidos no curso. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS • Dar orientação e retroalimentação. • Vincular os conteúdos de aprendizagem às experiências e necessidades individuais dos estudantes. • Esclarecer as metas e objetivos do curso. • Gerir eficientemente o tempo on-line. administrar e participar em comunicações assíncronas e síncronas. • Utilizar recursos para facilitar o conhecimento e a confiança entre os membros do grupo. • Reconhecer e apoiar diferentes estilos de aprendizagem. • Mediar conflitos entre os diferentes sujeitos envolvidos no processo. Manual de Tutoria | 11 . • Ajudar o estudante a planejar seu estudo em função de suas necessidades pessoais. • Trabalhar em equipe. • Estimular a participação ativa dos alunos. • Conhecer os recursos integrados ao AVA. • Orientar e apoiar sobre a obtenção de suporte técnico. acadêmicas e profissionais. • Conhecer os objetivos e ações estratégicas da instituição de ensino. • Motivar a aprendizagem autônoma e autodirigida.

 Registrar e comunicar sobre os casos particulares de ausências ou dificuldades nas atividades e no Ambiente Virtual. 3.  Participar do Curso de Formação de Tutores. Tutores Presenciais e demais atores do processo. Dessa forma.  Promover e desenvolver a comunicação dentro do grupo.  Esclarecer dúvidas. sua própria atuação e de cada estudante. um resultado exitoso de qualquer proposta pedagógica perpassa pela mediação desse sujeito.1 Tutor a Distância O tutor a distância é o responsável por facilitar a interação e aprendizagem no Ambiente Virtual. O tutor a distância deve ter disponibilidade de 20 horas semanais a serem cumpridas no AVA Moodle e em atividades presenciais do curso.  Manter constante diálogo com a Coordenação de Tutoria.  Incentivar e reconhecer as participações dos estudantes. Dentre as atribuições estão definidas:  Mediar o processo pedagógico dos estudantes. orientando os estudantes na construção de seu conhecimento.  Disponibilizar aos estudantes material de apoio necessário ao processo ensino-aprendizagem. 12 | Universidade Estadual do Maranhão .  Avaliar continuamente.  Elaborar relatórios mensais das atividades.  Acompanhar e avaliar as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).  Acompanhar os prazos para o cumprimento das atividades.

3.  Esclarecer dúvidas em relação aos conteúdos específicos.).  Elaborar relatórios mensais das atividades. Manual de Tutoria | 13 .  Conhecer o Plano de Ensino de cada disciplina.  Participar de momentos presenciais (tais como avaliações. além de apoiar o trabalho no AVA Moodle. de acordo com o Calendário de Atividades. A carga horária é de 20 horas semanais.  Auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo. devendo atuar no Ambiente Virtual de Aprendizagem e no Polo de Apoio Presencial. Dentre as atribuições estão definidas:  Atender os estudantes no Polo de Apoio Presencial. incluindo sábados e domingos.  Planejar os encontros presenciais.  Registrar as atividades realizadas no Polo destacando os pontos relevantes. bem como ao uso das tecnologias disponíveis.2 Tutor Presencial O Tutor Presencial acompanha diretamente o estudante atendendo-o no Polo de Apoio Presencial.  Fomentar o hábito da pesquisa.  Manter contato com a Coordenação do Polo e Coordenação de Tutoria. aulas práticas etc.  Participar do Curso de Formação de Tutores.

 Oriente o estudante quanto a dinâmica do Fórum.  Estimule e provoque o debate.FÓRUM O Fórum de Discussão é um recurso avaliativo bastante explorado nos cursos da UEMA.  Sensibilize o estudante para a importância de sua participação nesse espaço. Para isso é importante que o tutor:  Efetue a abertura de todos os Fóruns no início da disciplina. pontuando apenas as participações significativas de cada estudante. 4 . por seu grande potencial de interação e de construção coletiva do conhecimento. resgatando o tema sempre que necessário.  Entre em contato com os estudantes que ficam ausentes na discussão do Fórum. 14 | Universidade Estadual do Maranhão . É de responsabilidade do Tutor a Distância a promoção de uma efetiva interação entre os sujeitos participantes nesse espaço.  Comece a responder as mensagens.  Realize o fechamento do Fórum com avaliação geral das contribuições e do alcance dos objetivos.  Atribua nota após o encerramento do Fórum. obedecendo a ordem de postagem.  Faça intervenções com respostas personalizadas.

do término do curso. Chame-o pelo nome. entre outras. das Práticas Profissionais. buscando saber os motivos que levaram ao afastamento ou a baixa participação. sane dúvidas técnicas e de conteúdo e estabeleça prioridades. e principalmente. notas.5 . ofereça materiais complementares. devolução das avaliações presenciais e data para finalizar a disciplina. propor soluções. (Tutor a Distância) Manual de Tutoria | 15 .  Identifique os estudantes ausentes: entre em contato. dos encontros para as práticas das disciplinas. Assim você poderá consultar informações sobre o estudante sempre que precisar. Uma vez identificado os motivos. se dispor a ajudá-los. BOAS PRÁTICAS DO TUTOR  Planeje o encontro com seus estudantes (Tutor Presencial): receba-os no Polo com o planejamento das atividades. estabeleça seu horário de atendimento.  Mantenha o registro das datas mais importantes para o curso: das avaliações presenciais. dificuldades e progressão. planeje suas atividades.  Elabore o seu cronograma de atividades: com base no calendário do curso.  Planeje estratégias de acompanhamento dos estudantes: nunca deixe uma pergunta sem resposta.  Mantenha registros dos estudantes: frequência. considerando datas importantes no que diz respeito a prazos de postagem de notas.

 Realize a abertura dos Fóruns para a participação dos estudantes. 16 | Universidade Estadual do Maranhão .  Poste o relatório da disciplina na Sala de Formação.  Poste todas as notas dentro do prazo estabelecido pela Coordenação de Tutoria.TUTOR A DISTÂNCIA Ao começar a disciplina:  Dê boas-vindas.  Reforce os prazos aos estudantes. 6 - FAÇA SEMPRE . sintetizando as atividades trabalhadas. estimulando a participação dos estudantes nas atividades. Durante a disciplina:  Motive os estudantes a lerem o material e participarem das atividades propostas.  Realize autoavaliação de desempenho e um resumo de possíveis ajustes para a próxima disciplina.  Apresente o plano de curso das disciplinas – objetivos. resultados esperados e prazos a seguir.  Responda as postagens dentro do tempo máximo de 24 horas.  Dê feedback sobre o desempenho do estudante em cada tarefa. Ao finalizar a disciplina:  Dê feedback aos estudantes. metodologia de trabalho. atividades avaliativas.  Faça o fechamento do Fórum.

 Atitudes colaborativas e amigáveis nas situações em geral. O objetivo desse acompanhamento é a melhoria contínua do trabalho. Os principais aspectos a serem observados são:  Acesso diário no Ambiente Virtual.7 .  Domínio de conceitos e análise crítica que demonstram apropriação teórica.1 Procedimentos Regulatórios O resultado da avaliação periódica é condicionante para o recebimento da bolsa e a permanência do tutor na equipe de Manual de Tutoria | 17 . capacitações e formações.  Participação nas atividades presenciais.  Realização de intervenções construtivas nas atividades.  Cumprimento dos prazos de correção das atividades e avaliações. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS TUTORES A Coordenação de Tutoria é responsável pelo acompanhamento sistemático do trabalho dos tutores por meio de instrumentos previamente elaborados para esse fim.  Presença nas reuniões. 7.

Caso seja identificado algum comportamento indevido. AVA)  Não fazer fechamento do Fórum. apresenta os procedimentos regulatórios.  Pedido de desligamento feito pelo tutor. seu afastamento definitivo. Afastamento  Receber reiteradas advertências.  Não realizar abertura dos fóruns na data de início da disciplina. tutoria da UEMA. O Quadro 2 . capacitações e formações.  Apresentar rendimento insuficiente nas avaliações. ou caso necessário. o tutor será notificado sobre sua conduta. Fonte: Elaborado pelos autores do Manual (2017) 18 | Universidade Estadual do Maranhão .  Deixar de acessar o AVA por três Advertências dias consecutivos.  Ausência nas reuniões. (via e-mail e/ou  Não dar feedback nos Fóruns e mensagem no atividades. Quadro 2 – Procedimentos regulatórios Procedimentos Situações regulatórios  Não atender aos prazos de correção de atividades e avaliações.

8 - ATRIBUTOS PARA O EXERCÍCIO DA TUTORIA  Gostar de ensinar e se interessar pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.  Ter disponibilidade para participar das frequentes reuniões e formações.  Ter comportamento profissional e ético.  Ter capacidade de diálogo. de respeito e tolerância.  Apresentar atitudes de bom relacionamento com os estudantes.  Estar atento para identificar problemas individuais e coletivos. colegas de trabalho e a comunidade. Manual de Tutoria | 19 .  Ser verdadeiro e autêntico.  Demonstrar agilidade na solução de problemas.

.  Cuidado com a síndrome do CTRL C..  Estabeleça o seu horário de trabalho e informe aos estudantes. A falta de afetividade é apontada como um dos principais fatores para a evasão na EaD.  Cuidado com respostas automáticas: “Parabéns!” “Ficou muito bom seu trabalho” “Você precisa melhorar” “Tente de novo”. CTRL V.SUGESTÕES/ATENÇÃO/ LEMBRETES  Não responda de improviso: pense.  Utilize frases curtas para facilitar a comunicação. releia e escolha bem suas palavras antes de qualquer resposta. 9 . Você Sabia QUE . 20 | Universidade Estadual do Maranhão .  Informe a Coordenação de Tutoria quando não for possível realizar as postagens de notas dentro do prazo estabelecido bem como se for se ausentar do ambiente virtual por período superior a dois dias.  Evite o uso de palavras ríspidas e a escrita EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS.

 Avaliação da aprendizagem escolar.REFERÊNCIAS BRASIL. 5. 1995. Revista Electrónica de Desarrollo de Competencias (REDEC) . MARANHÃO. Referenciais para os cursos técnicos da UEMA.mec. LUCKESI. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. de 10 de fevereiro de 1998. Análise de competências docentes na educação a distância via internet: percepção de alunos de administração. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Josiane Brietzke. DF. Oscar.php/ home>. Disponível em <http://redeetec. Plano de Acompanhamento dos Cursos do Núcleo de Educação a Distância – NEAD. _______. Acesso em: 20 jun. 1996. 80 da LDB (Lei nº9394/96). Perfil de competencias docentes y escalamiento para su desarrollo. Cipriano C. São Luís. ________. Lei nº 9. 2013. PORTO.n. Rede e-Tec Brasil. fev. CORVALÁN. 2011.br/index. Brasília. Decreto nº 2. de 20 de dezembro de 1996.494. 2016. _______. São Luís.gov. Brasília: Ministério da Educação. Manual de Tutoria | 21 .394. São Paulo: Cortez. Regulamenta o art. 2013. 2006.

86-99. Zuleide Demétrio.. Teoría de la Educación. 2. MINATTI. Dez competências para ensinar. España. Oreste (Org. NEDER. 2007. J. Educação a distância: sobre discursos e práticas. A educação a distância e a formação de professores: Possibilidades de mudança paradigmática. A formação do professor para atuação em EaD nos cursos de pedagogia de Santa Catarina. octubre. RICALDE. Philippe. PORTO. Lucia. E. Pech Campos. Faculdade de Administração. 2013. Josiane Brietzke. 2005. 2012. 22 | Universidade Estadual do Maranhão . p. E. Modelo contextual de competencias para la formación del docente-tutor en línea.SC:UNIPLAC. Brasília: Liber Livro. 2000. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Porto Alegre. THOMÉ. Lages. núm. vol. Atmed. 2012. Nilson. Porto Alegre. S. Dissertação. 2013. PERRENOUD. In: Preti. Análise de competências docentes na educação a distância via internet: percepção de alunos de administração. 8. Universidad de Salamanca Salamanca. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información.).