1- A respeito das noções de Estado, governo e administração pública, julgue

os itens a seguir. Povo, território e governo compõem os três elementos
constitutivos do conceito de Estado.

2- Acerca do direito administrativo, julgue os itens a seguir. Do ponto de vista
objetivo, a expressão administração pública se confunde com a própria
atividade administrativa exercida pelo Estado.

3- Julgue os próximos itens, com base na legislação da administração pública.
Embora a função administrativa seja atípica para os Poderes Judiciário e
Legislativo, no exercício da função administrativa, esses poderes praticam
atos administrativos.

4- Com relação a Estado, governo e administração pública, julgue o item a
seguir.
A administração pública, sob o ângulo subjetivo, não deve ser confundida com
nenhum dos poderes estruturais do Estado, sobretudo o Poder Executivo.

5- Tendo em vista que o Estado desempenha três funções básicas: administrar,
legislar e julgar, julgue os itens seguintes, relativos à função administrativa do
Estado e aos atos administrativos.

A função administrativa, ou executiva, é exercida privativamente pelo Poder
Executivo.

6- Julgue os próximos itens, relativos ao direito administrativo.
A atividade administrativa centralizada é exercida pelo próprio Estado, que atua por
meio de seus órgãos.

7- No que se refere à organização administrativa e às administrações
direta, indireta, centralizada e descentralizada, julgue os itens a seguir.

O Poder Executivo não só exerce sua função típica, que é administrar, mas
também desempenha função atípica normativa.

8-Com relação a Estado, governo e administração pública, julgue os itens
seguintes.
Consoante as regras do direito brasileiro, as funções administrativas, legislativas e
judiciais distribuem-se entre os poderes estatais — Executivo, Legislativo e

13. submete-se exclusivamente ao regime jurídico de direito público. . Em sentido objetivo. No âmbito da administração pública. 9.No Brasil. A participação social está entre as formas de se promover centralização do processo decisório.A administração pública. o Poder Executivo tem a função finalística de praticar atos de governo e de administração.Acerca da atuação da administração pública. 10. governo e administração pública. governo e administração pública. julgue os itens subsequentes. é marcado pela forte intervenção na sociedade e na economia.Com relação a Estado. por força de lei. surgido a partir do século XX. O aspecto regulador do Estado vai além de aspectos econômicos. exercem a função administrativa do Estado. julgue os itens que se seguem.Acerca de modelos e conceitos relacionados à administração pública. vigora um sistema de governo em que as funções de chefe de Estado e de chefe de governo não são concentradas na pessoa do chefe do Poder Executivo. ao meio ambiente e à segurança.  C. governo e à administração pública. que as exercem de forma exclusiva. pois cada ator social toma decisão a respeito do que lhe cabe. julgue os itens seguintes. acerca dos conceitos de Estado.O Estado liberal. Judiciário.Acerca de modelos e conceitos relacionados à administração pública. respectivamente —.  B.  A. 11. em sentido estrito. compreendida no sentido subjetivo como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas que. segundo o princípio da separação dos poderes. abrange a função política e a administrativa. 12. assinale a opção correta.Julgue os itens a seguir. julgue os itens que se seguem. A administração pública. a expressão administração pública denota a própria atividade administrativa exercida pelo Estado. 14- No que se refere ao Estado. abrange também questões relativas à saúde.

O direito administrativo visa à regulação das relações jurídicas entre servidores e entre estes e os órgãos da administração.  C. apresentando-se não apenas exteriormente. mas também internamente. D. 15 - No que se refere ao Estado. pelos órgãos e agentes públicos que exercem a função administrativa. 17- Acerca do direito administrativo e do conceito de Estado. A ausência de um código específico para o direito administrativo reflete a falta de autonomia dessa área jurídica.A existência do Estado pode ser mensurada pela forma organizada com que são exercidas as atividades executivas. legislativas e judiciais. devendo o aplicador do direito recorrer a outras disciplinas subsidiariamente.  B. A administração pública confunde-se com o próprio Poder Executivo. . haja vista que a este cabe. nas relações internacionais. a exclusiva função administrativa. julgue os itens a seguir.  E. em vista do princípio da separação dos poderes. em sentido subjetivo. 18- Acerca do direito administrativo. como pessoa jurídica de direito público capaz de adquirir direitos e contrair obrigações na ordem jurídica. assinale a opção correta.  D. O conceito contemporâneo de Estado prescinde de uma base territorial. ao governo e à administração pública. O Estado é um ente personalizado. ao passo que o direito privado regula a relação entre os órgãos e a sociedade. julgue o seguinte item. 16- Julgue os itens seguintes. diz respeito à atividade administrativa exercida pelas pessoas jurídicas.A administração pública. O Estado sempre deve possuir o controle acionário nas empresas estatais.  A. relativos à administração pública e aos atos administrativos.

governo e administração. assinale a opção correta. pelo Poder Legislativo. Assim.  D. 21- Acerca de Estado. a administração pública confunde-se com os próprios sujeitos que integram a estrutura administrativa do Estado. o aspecto objetivo formal da função do Estado diz respeito aos sujeitos ou agentes da função pública. Ao julgar os crimes de responsabilidade do presidente da República. A administração é o aparelhamento do Estado preordenado à realização dos seus serviços.  A. 20- Acerca de Estado. julgue os itens a seguir. princípio voltado ao administrado.  E. 19- Com base na doutrina sobre a teoria geral do direito administrativo. com vistas à satisfação das necessidades coletivas. de lei que conceda pensão vitalícia à viúva de ex-combatente.De acordo com a doutrina. . diz respeito à impossibilidade de alienação do bem público quando o particular lhe detiver a posse.  C. o Poder Executivo exerce função jurisdicional quando julga seus agentes por irregularidades cometidas no exercício do cargo.O Estado. A tripartição de funções é absoluta no âmbito do aparelho do Estado. 22- Acerca de Estado. traduz- se pela impossibilidade de alienação ou penhora de um bem público cuja posse detenha o particular.O princípio da indisponibilidade do interesse público. governo e administração. por gerir o interesse da sociedade. não existe exclusividade no exercício das funções pelos poderes da República. somente pode exercer sua função administrativa sob o regime do direito público. julgue os itens a seguir. caracteriza materialmente o exercício de função administrativa. julgue os itens a seguir. A indisponibilidade do interesse público.  B. governo e administração. Em sentido subjetivo.A aprovação. voltado ao administrado. o Senado Federal exerce função judicante. embora constitua formalmente ato legislativo.De acordo com a doutrina majoritária.  E.

julgue os itens a seguir. o Senado Federal exerce a função jurisdicional. sendo descentralizadas as suas funções. Povo e Território.  E. julgue os itens a seguir. governo e administração pública. 27- Em relação à administração pública. mas internamente.  B. Povo e Governo.Autonomia.  C. relativos à administração pública. 24- A respeito de Estado. Carta Constitucional e Território. 25- A respeito de Estado. que apresenta. não apenas exteriormente.Povo. julgue os itens a seguir. Assinale a opção que contenha os três elementos essenciais para a existência do Estado. A cada um dos poderes de Estado é atribuída determinada função. .  D. A administração pública é una. Ao processar e julgar o presidente da República ou ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nos crimes de responsabilidade. Povo e Governo. da impessoalidade. Governo e Povo. nas relações internacionais. da moralidade.Autonomia. a qual é exercida com exclusividade pelos poderes.Carta Constitucional. 26- Julgue os itens a seguir. da publicidade e da eficiência. governo e administração pública. relativos ao Estado e aos princípios administrativos. A administração pública está alicerçada sobre duas bases: a organizacional (formal) e a funcional (material). para melhor atender ao bem comum. como pessoa jurídica de direito público. O Estado é um ente personalizado. a capacidade de adquirir direitos e contrair obrigações na ordem jurídica. ambas revestidas dos princípios da legalidade.  A. 28- O Estado é pessoa jurídica territorial soberana formada por três elementos indissociáveis e indispensáveis para a noção de um Estado independente. 23- Julgue os itens a seguir.Território.

Para tanto.Território é o limite espacial no qual o Estado exerce de modo efetivo e exclusivo o poder de império sobre as pessoas e bens. combustíveis líquidos e gasosos.Povo é o conjunto de indivíduos que. que constitui-se na porção geográfica de domínio estatal. bem como do exercício do poder soberano. participa da vontade estatal. é formado tão somente pelo solo. está relacionada ao Estado Executor  C. inclusive lubrificantes. objetivando a manter no mercado preços de petróleo e derivados. está relacionada ao Estado Regulador 31- O Estado é:  A.  B.forma interventiva do Estado que.Nos limites éticos e de convivência. objetivando manter no mercado consumidor produtos e serviços suficientes para atender à demanda da coletividade. marque a afirmativa INCORRETA. .forma interventiva do Estado que. Uma organização que tem o reconhecimento da população para estabelecer regras a serem obedecidas por todos. o poder soberano pode. inclusive lubrificantes. compreendida na noção de bem comum. atua como Estado Regulador e Estado Executor.forma interventiva do Estado que.  A. A forma de atuação interventiva do Estado no domínio econômico denominada controle do abastecimento pode ser conceituada como:  A.  D. restringindo e condicionando a atividade dos particulares em favor do interesse público. combustíveis líquidos e gasosos. objetivando manter no mercado preços de petróleo e derivados. está relacionada ao Estado Regulador  D. 29- De acordo com a doutrina pátria. 30- O Estado interfere no domínio econômico.forma interventiva do Estado que. outras organizações sociais apresentam legitimidade para suas ações acima do Estado. Em relação aos referidos elementos.O território nacional. está relacionada ao Estado Executor  B.  C. subsolo e espaço aéreo correspondente. objetivando manter no mercado consumidor produtos e serviços suficientes para atender à demanda da coletividade. o Estado possui elementos estruturantes. Entretanto. facultativamente. usar da coação para impor suas decisões. estabelecendo um vínculo jurídico de caráter permanente com o Estado.

 D. serviço público e intervenção administrativa. A administração pública em sentido formal consiste na própria atividade administrativa executada pelo Estado por meio de seus órgãos ou entidades. . polícia administrativa. Caracterizado como o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade. sem autonomia administrativa. sem legitimidade. Uma organização que exerce o poder sobre os indivíduos que ocupam um determinado território.  B. Uma organização que exerce o poder sobre os indivíduos que ocupam um determinado território. Entretanto. do governo e da administração pública. julgue os itens a seguir. 34- A respeito do Estado. Uma unidade federativa de um país. Uma organização que tem o reconhecimento da população para estabelecer regras a serem obedecidas por todos. julgue os itens a seguir. Caracterizado como o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade. B.  D. do governo e da administração pública. sem autonomia administrativa. Uma unidade federativa de um país. 32- O Estado é:  A. Em uma concepção funcional. sem legitimidade. subordinada à Presidência da República. outras organizações sociais apresentam legitimidade para suas ações acima do Estado. 33- A respeito do Estado. subordinada à Presidência da República. a administração pública abrange as seguintes atividades administrativas: fomento.  C.  C.

têm-se agregado crescentemente novas áreas. 37- Em relação à interação do direito administrativo. entre as quais se destacam a proteção e o trato das questões ambientais.  C.apenas as afirmativas I.  D. Cultural. 36- Estado é um agrupamento de pessoas que residem em um determinado território e se sujeitam ao poder soberano. IV. As normas de arrecadação de tributos podem ser tidas como de direito administrativo. a justiça e a segurança.  E. Aos bens públicos tradicionais. Geográfico. O direito administrativo tem vínculo com o direito processual civil e penal. 35- Com fundamento nos conceitos e normas atinentes à organização do Estado e à estrutura da administração pública e ao papel dos agentes públicos. Administrativo. A teoria civilista dos atos e negócios jurídicos têm aplicação supletiva aos atos e contratos administrativos. que compreendem a defesa. III. Marque a alternativa correta .apenas as afirmativas I e II estão corretas. II e III estão corretas.apenas as afirmativas II e IV estão corretas. Social.  C. analise as afirmativas a seguir: I.  B. com os demais ramos de direito. O direito administrativo é que dá mobilidade ao direito constitucional.  B. julgue os itens de 71 a 86. em que apenas alguns exercem o poder. Este é o conceito de Estado no sentido:  A. . Jurídico. II. Não obstante as discussões sobre a redefinição das funções do Estado moderno. não está em questão o seu papel na produção dos bens públicos.  A.

ou seja. na sua linha evolutiva que vem apresentando pós-Constituição de 1988. segundo a doutrina.  B. Ademais.  B. 38- Na organização do Estado brasileiro. a fim de que o controle possa ser independentemente exercido. retira. sãolhes atribuídos deveres e prerrogativas.O Estado Democrático de Direito brasileiro. a qual se submete às determinações governamentais.Em relação ao elemento político integrativo.Na sua estrutura administrativa. têm personalidade jurídica e vontade própria. ou seja. é um conjunto de órgãos. o seu fundamento central de legitimação. em especial da função administrativa. por isso.as afirmativas I. funcionalmente. estão submetidas aos regramentos do ordenamento jurídico vigente.  E. Os órgãos públicos são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais por meio de seus agentes e.Assume relevo a função administrativa na medida em que é considerada uma atividade estatal residual. A respeito desse cenário da organização estatal nacional.  C. Para a consecução desse desiderato. . II. assinale a alternativa correta. não tendo. as atividades de governo e de Administração confundem-se.  C. A administração pública é um conjunto de entes constituídos pelo poder público para a consecução do bem comum.  A.O princípio da especialização informa que as competências atribuídas a cada função estatal sejam exclusivamente exercidas. autonomia própria no que diz respeito às suas manifestações.  D. ambas.  A. o que contribui para um cenário de controle. III e IV estão corretas. a Administração Pública exerce um papel de extrema importância que é o da gestão dos interesses públicos. a função administrativa do Estado deve ser harmonizada com as demais. porém. entidades e funções instituídos para a consecução dos objetivos do governo: satisfação dos interesses públicos em geral e prosperidade social. assinale a opção correta. em relação àquele Poder. os quais são normatizados pelo ordenamento jurídico. da legalidade. D. Esse efeito faz com que o espectro de competências do administrador público seja vastíssimo. assume as competências que não forem definidas como normativa e jurisdicional. 39- Quanto à organização administrativa pública brasileira. o Poder Executivo conta com a Advocacia Pública.

porém não idênticas. 41- É importante.  C. mas que concede uma pensão especial a determinada pessoa.Nação que se organiza com o em específico de preservar usos. no estudo do Direito Administrativo. A esse efeito. também o Poder Judiciário exerce o que se denomina de função materialmente administrativa. 40- Assinale a alternativa que indica uma correta conceituação de Estado. dotada de soberania.Existência de governo que tem por objetivo a regulação das atividades sociais e econômicas.Pessoa jurídica de direito privado que regula a atividade e as relações jurídicas da coletividade e a instituição de meios e órgãos relativos à ação dessas pessoas. Nesse sentido. No mesmo sentido. assinale a alternativa correta. Da coordenação desses esforços. em uma determinada área territorial. na sua estrutura. delimitarmos as funções estatais.  D. dotado de governo próprio. órgãos menores.  E. pelo próprio Legislativo. em seu nome. com funções principais análogas. bem como a relação entre o Governo e a Administração Pública.Como corolário do princípio da legalidade. poder legislativo próprio. denominase corretamente de —lei de efeitos concretos—.  A. o interesse público deve ser o grande objetivo dos agentes. é matéria subordinada exclusivamente à aprovação em lei a organização e o funcionamento da Administração Pública Federal.Divisão de um país.  C. uma Assembleia Legislativa não possui capacidade processual para defender.  B. no seu âmbito de atuação. tendo por incumbência a preservação da ordem pública. nesse caso. Acerca desse cenário.  B. o Estado-Membro o competente para fazer parte dessa ação. Órgãos compostos são os que reúnem. qual seja. . costumes e de regular o convívio social. seus interesses em juízo. sendo.  A. por exemplo. da mesma maneira em consonância com o ordenamento jurídico brasileiro. a aprovação de uma lei.Não contraria a característica central dos atos legislativos.  D.Os órgãos públicos distinguem-se das entidades em face de aqueles não possuírem personalidade jurídica própria.Coletividade política e juridicamente organizada. o atingimento da generalidade das situações. Agentes públicos são as pessoas físicas incumbidas de forma definitiva para o exercício de alguma função estatal.

governo e administração. Administração é a atividade concreta do Estado dirigida a satisfazer as necessidades coletivas em forma direta e imediata.O Direito Administrativo brasileiro. não agasalha a teoria da aparência dos atos administrativos. O Estado é composto pelo povo. 42- Acerca do conceito de Estado. Os termos governo e administração expressam conceitos que podem substituir-se um ao outro no contexto político e no administrativo. julgue os itens a seguir. 47- Acerca do conceito de Estado. governo é o complexo de funções estatais básicas. 48- Acerca do conceito de Estado. em face do princípio da legalidade. julgue os itens a seguir. governo e administração. referentes à administração pública. Em sentido formal. pelo território e pelo governo soberano. julgue os itens a seguir. governo e administração.  E. no qual há descentralização política em relação dos entes políticos. Distrito Federal e Municípios. Em sentido formal. julgue os itens a seguir. 43- Acerca do conceito de Estado. 44- Julgue os itens a seguir. governo e administração. 45- Acerca do conceito de Estado. julgue os itens a seguir. Os termos governo e administração expressam conceitos que podem substituir-se um ao outro no contexto político e no administrativo. julgue os itens a seguir. governo e administração. Estados-Membros.O sistema federativo brasileiro é do tipo de agregação. governo é o complexo de funções estatais básicas. governo e administração. 49- Os elementos essenciais para justificar a existência de um Estado são . União. 46- Acerca do conceito de Estado. Administração é a atividade concreta do Estado dirigida a satisfazer as necessidades coletivas em forma direta e imediata. D. quais sejam.

julgue os itens a seguir.povo. política e nação.Na sua abrangência não se incluem as atividades de fomento.  B.povo.  D.Existe exclusivamente no seio do Poder Executivo. território e poder político. julgue os itens a seguir. na medida em que não dispõe da iniciativa para dar à lei contornos concretos. direitos políticos.  C.  C.  E. nação e poder político. 52- Sobre a função administrativa é correto assinalar:  A. .povo.  E. concreta e subordinada.Caracteriza-se por prover de maneira imediata e concreta às exigências individuais ou coletivas para a satisfação dos interesses públicos. A.Tem como pressuposto a satisfação do bem comum. como ocorre com os concessionários e permissionários de serviços públicos. sucessivamente.população. O governo é a representação do poder político do Estado. também está presente em atos do Poder Judiciário e do Poder Legislativo. materializar-se por meio de atos praticados por terceiros autorizados a agir em nome do Estado. 51- No que se refere ao Estado.  B. O surgimento do estado de direito baseou-se no reconhecimento de direitos sociais e. nação e território. É imparcial. ao governo e à administração pública.  D. só deve atuar quando provocado. único apto a editar atos administrativos.população. Além de ser exercida pelo Poder Executivo. política e autonomia. ainda. no exercício da função administrativa. 50- No que se refere ao Estado. ao governo e à administração pública. podendo.O administrador público.

Gabarito 1c 41a 2c 42e 3c 43c 4c 44c 5e 45c 6c 46c 7c 47e 8e 48e 9c 49a 10e 50e 11c 51c 12e 52d 13c 14e 15e 16c 17c 18e 19a 20c 21e 22c 23e 24c 25c 26c 27c 28c 29b 30d 31b 32b 33e 34c 35c 36d 37d .

38a 39b 40a .