You are on page 1of 4

que é Psicologia

:
Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do
comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e
social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental)
e logía (estudo).
Segundo o psicólogo austríaco H. Rohracher, psicologia "é a ciência que
investiga os processos e estados conscientes, assim como as suas origens e
efeitos". Esta definição indica bem a dificuldade de abranger em um só
conceito todos os fenômenos psíquicos. São possíveis e justificáveis dois
aspectos fundamentalmente distintos: o das ciências naturais, que procura uma
explicação causal, e o das ciências filosóficas, que pede uma explicação de
sentido.

A Psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos,
percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Os
comportamentos dos animais são estudados pela Etologia.

Grande parte das investigações em Psicologia são realizadas através do
método de observação, sendo a observação sistemática, delimitada pelas
condições do que se pretende observar, a mais utilizada. Em alguns casos, a
observação é ocasional, isto é, não segue um plano pré-estabelecido.

O estudo da natureza humana é realizado desde a Antiguidade por
pensadores, filósofos e teólogos, porém, esses estudos confundiam-se com a
Filosofia. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os precursores da investigação
da alma humana.

A psicologia com orientação naturalista teve o seu apogeu no século XIX e
pretendia assegurar as observações por via experimental. Esta orientação se
aliou à fisiologia sensorial (J. Müller, H. Helmholtz) e à invenção de métodos
psicofísicos de medição (E. H. Weber, G. Th. Fechner).

No final do século XIX, os pesquisadores da época começaram a concentrar os
estudos nas investigações da "experiência consciente" (análise das
sensações), através de pesquisas realizadas nos recém-criados laboratórios
psicológicos.

O psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) foi o fundador do primeiro
laboratório de psicologia experimental em Leipzig, Alemanha (1879). A
psicologia experimental surgiu na Alemanha com Wundt e em França com

depende muito de observação e análise de comportamento. e a busca de uma explicação de sentido. Como estudo do comportamento. Não há. enquanto a Psicologia busca a ideia no indivíduo para resolver problemas de processos mentais e do comportamento.Ribot. Spearman) e finalmente. Binet). que pertence às ciências naturais. O trabalho do psicólogo. podendo um prognóstico demorar anos para ser definido e. embora a Filosofia trabalhe a ideia como um todo. passando a chamá-la de Psicologia Moderna. conforme define o psicólogo austríaco H. já que ambas buscam razões para o comportamento. mesmo assim. da vontade. portanto. que se expandiu mediante a investigação do pensamento. Percebemos aí a dificuldade em entender o estudo da psicologia. estudo). O que é Psicologia Psicologia é um ramo das ciências humanas que estuda ocomportamento das pessoas. poderá não ser a causa real de algum problema. tais como emoção. Rohracher. uma vez que a amplitude da alma humana é infinita. Sócrates e Platão. da introdução da análise factorial (Ch. um plano pré-estabelecido para uma análise psicológica. portanto. Somente no final do século XIX é que os doutores da medicina (físicos e mentais) resolveram distanciar essa nova ciência da Filosofia e da Fisiologia. A partir dessas investigações experimentais. Os iniciadores do estudo da alma humana foram os filósofos gregos (Aristóteles. dos reflexos condicionados (Pavlov). buscando analisar esse comportamento através dos processos mentais dos indivíduos. a Psicologia investiga o estado mental consciente das pessoas. A palavra Psicologia é formada pelos termos gregos “psique” (alma) e “logos” (conhecimento. já que exige dois aspectos distintos e fundamentais: a busca de uma explicação causal. inteligência. que pertence ao reino da filosofia. onde buscavam . suas origens e seus efeitos. principalmente) e até meados do século XIX a Psicologia se confundia com a Filosofia. deu-se a separação entre a Filosofia e uma nova disciplina que foi denominada Psicologia Moderna. percepção. A Psicologia é uma ciência relativamente nova. aprendizagem e sensação. da medição da inteligência (A.

 Psicologia Clínica. que estuda o inconsciente e recupera a afetividade no indivíduo). que se aplica à educação e ao ensino. atualmente a Psicologia contribui em várias áreas do conhecimento. o Gestaltismo (que busca compreender o homem como totalidade. porém. o Estruturalismo e o Associacionismo.  Psicologia Forense. interação social. manipulação e observação das variáveis do indivíduo. que estuda o processo de ensino/aprendizagem. utilizando o método experimental.  Psicologia Educacional. que estuda o comportamento em sociedade dos seres humanos. começam a surgir diferentes correntes teóricas. respectivamente mostrar diferentes aspectos da Psicologia: o primeiro queria saber como funciona a mente e como o homem a utiliza para adaptar-se ao ambiente. Logo. procurando o reconhecimento oficial da Psicologia.  Psicologia da Aprendizagem. principalmente. que estuda o comportamento dentro das organizações. podendo citar entre elas:  Psicologia Experimental. que é a área da psicologia que estuda os transtornos mentais e os aspectos psíquicos de comportamentos. Os conhecimentos produzidos pelo estudo da Psicologia por eminentes cientistas trouxeram uma gama de vertentes que buscam melhorar o comportamento humano. que buscavam. buscando mostrar que através da interação entre professor e alunos fica mais fácil a aquisição de conhecimentos. As primeiras foram o Funcionalismo. Outras três correntes surgiram no início do século XX: o Behaviorismo (que considera que cada estímulo produz uma resposta). analisando atividades como encontro social. tanto em crianças quanto em adultos. deixando para a psiquiatria os processos de doenças mentais. sempre em contexto de grupos. o segundo buscava explicar o comportamento através do sistema nervoso central e o terceiro queria provar que o homem aprende através do processo de associação de ideias. que se dedica aos estudos sócio-jurídicos dos criminosos.controlar o comportamento humano através de investigação científica. a eficácia dos mecanismos de ensino e. mais especificamente atuando sobre problemas ligados à gestão de recursos humanos. Assim. buscando as razões de seus delitos. .  Psicologia Social. que considera que as questões da psique (alma) podem ser analisadas e estudadas através do registro. das dificuldades do aprendiz. interdependência entre pessoas.  Psicologia Organizacional. querendo um resgate das relações com a filosofia) e a Psicanálise (teoria elaborada por Sigmund Freud.

 Psicologia do Desenvolvimento. isso em virtude do esporte ser um dos maiores educadores do ser humano. . Para além do registro de cada um dos períodos evolutivos.  Atualmente são estes os principais ramos da Psicologia. mas que já tem um tratamento diferenciado nas faculdades de Educação Física. formação da identidade. entendimento da moral e ética. que se dedica a descrever e explicar o comportamento dos indivíduos dentro de uma determinada população. a psicologia infantil nos EUA (S. Preyer (Die Seele des Kindes. Groos) se tranformou em uma ciência ramificada onde a psicanálise e a psicologia individual têm um papel importante. etc. examinando o desenvolvido de habilidades motoras. da memória. Piaget) e na Alemanha (K. Seus estudos se baseiam na verificação de problemas físicos que possam afetar o comportamento (tais como lesões. A neuropsicologia atua principalmente no estudo das funções mentais superiores sem deixar de lado o comportamental. Evidentemente. Hall). 1888). buscando estudar motivações e comportamentos dos atletas. que se trata de uma ciência ainda recente. estudando as relações entre o cérebro e o comportamento humano. como a evolução da fala.  Psicologia infantil  Área da psicologia evolutiva que se ocupa da investigação e estudo das manifestações psíquicas na idade infantil. buscando conhecer cada vez melhor o ser humano e seu comportamento.  Psicologia da Personalidade. de solução de problemas. criar novas áreas ou subdividir as existentes. que estuda mudanças de comportamento dos indivíduos através dos tempos.  Psicologia Esportiva. no futuro. Desde a obra inovadora de W. o avanço de estudos e pesquisas poderão. que é a interface da aplicação dos conhecimentos da psicologia e da neurologia.  Neuropsicologia. alterações genéricas ou problemas do sistema nervoso). são investigadas diversas funções em particular. dos sentimentos do valor. na Suíça (J.