You are on page 1of 27

5 Dicas Essenciais

para
Aprender Línguas

Marcos Garcia | aprenderlinguas.com.br

Introdução

Este breve texto é feito para você que tem uma grande vontade de
aprender uma nova língua, mas está encontrando grandes dificuldades no
caminho. Eu já estive com o mesmo problema, mas hoje já tenho uma
grande facilidade de aprender idiomas e ainda me divirto no processo. Após
alguns anos pesquisando formas mais eficientes para aprender, já tenho
uma idéia do que funciona e o que não funciona.
Para poder lhe ajudar, me fiz a seguinte pergunta: “Se eu pudesse dar
somente 5 dicas para alguém aprender línguas mais rapidamente,
quais seriam?”
Como resultado, procurei ser o mais direto possível, dando dicas
simples, porém poderosas. Todo conteúdo apresentado são minhas
opiniões, não me considero um expert e nem garanto resultados. Você é o
único responsável por suas ações.
Espero que você goste! Foi feito de coração e com o intuito de participar
na suas jornada em direção a tão sonhada fluência em um novo idioma.

Boa Leitura!

aprenderlinguas.com.br

#1 Estudar todos os dias “Pouco a pouco. se anda longe” ~Provérbio Peruano .

O que recomendo aqui é estudar todo santo dia. Então.. Sendo assim. teria que estudar tudo de novo. Caso precisasse do assunto no futuro. Aí.#1 – Estudar todos os dias Lembro-me das provas dos meus tempos de faculdade. já dava para perceber que estudar pesado em um curto período não era a melhor maneira de tirar o maior proveito dos meus estudos no longo prazo. temos que mudar de estratégia. Sempre me matava de estudar nas vésperas e passava horas a fio decorando tudo.br . passado uma semana – ou menos – já não me lembrava de quase nada da matéria. O estudos de língua não escapa a essa regra das instituições escolares tradicionais: estudamos um assunto. aprenderlinguas.. se quisermos aprender uma língua de forma eficiente. fazemos uma prova e esquecemos.com.

aprenderlinguas.#1 – Estudar todos os dias Preste atenção: Tal rotina não significa que você vai se dedicar mais horas no idioma – na verdade pode ser até menos.com. ao invés disso. Verá que tudo ficará muito mais fresquinho na memória. Significa que você usará suas horas com mais eficiência. não vai obter resultados muito bons. Exemplificando: Se você estudar por 2 horas sem parar em somente um dia na semana.br . todos os dias da semana. É muito melhor você estudar 10 minutos por dia.

aprenderlinguas. Se nos obrigarmos a estudar por horas todos os dias.com. Para conseguir estudar todos os dias. Não deve ser encarado como uma corrida de 100 metros rasos. mas uma velocidade que permita finalizar o percurso.#1 – Estudar todos os dias Agora. Imagine se você se comprometer a dar um pequeno passo de aprender 10 palavras novas por dia.br . poderá exigir demasiada força de vontade e correr sério risco de abandono. em um ano você terá aprendido 3650 palavras ao todo. precisamos transformar os estudos em um hábito tão natural como escovar os dentes. pois está mais para uma maratona. talvez você não queira estudar somente curtos períodos por dia e tenha tempo e disposição para aumentar a relação diária de estudos. Não há nada de errado com isso. O importante aqui não é a velocidade em si. Assim como exagerar demais na largada da maratona faz com que não sobre fôlego para alcançar a linha de chegada. O estudo de idiomas é uma longa jornada até a fluência. mas a minha preocupação é manter a consistência.

foque em hoje ser um pouquinho melhor do que ontem. estude diariamente. em pouco tempo você chegará muito longe.#1 – Estudar todos os dias Então.br . e amanhã mais um pouquinho.com. aprenderlinguas.

#2 Princípio de Pareto "Para muitos eventos. aproximadamente 80% dos efeitos vem de 20% causas.” ~Vilfredo Pareto .

com. ou aprender palavras usadas somente por filósofos e raramente usadas no dia-a-dia. estudar uma regra gramatical que nem sequer é usada pelos próprios nativos da língua. ou “Regra de 80/20”. O atalho é saber priorizar o que realmente importa. Ou seja. não podemos estudar qualquer coisa que vem na telha.br . é preciso traçar o melhor trajeto e descobrir os grandes atalhos. que nos diz: 80% dos efeitos são resultados de 20% das causas aprenderlinguas.#2 – Princípio de Pareto Uma vez decidido a dar seus pequenos passos para chegar à fluência. Para isso é bom conhecer o “Princípio de Pareto”. por exemplo. correndo o risco de.

80% da fluência em um idioma vem de 20% da aprendizagem. 80% da riqueza da nação se concentra com 20% da população e. há no mercado inúmeros livros de idiomas com coleção de frases essenciais para iniciantes. aprenderlinguas. fuja das regras consideradas eruditas. é claro. mas basicamente você pode pesquisar: •  quais são as frases mais usadas. 80% dos acidentes de transito são causados por 20% dos motoristas. Este princípio pode refletir-se em muitas coisas na vida. •  as 1000 palavras mais usadas.#2 – Princípio de Pareto É claro que não é tão exato. o que representa aproximadamente 87% do vocabulário necessário para entender conversas do dia-a-dia e podem ser achados no Wikitionary (vimos que isso pode ser atingido em muito menos de um ano).br .com. •  ter noção de algumas das regras gramaticais mais aplicadas no cotidiano. como 80% das vendas vem de 20% dos clientes. mas dá para entender a ideia. Quais são os 20% de um idioma que devemos dar prioridade? Isso varia de idioma para idioma.

Né? aprenderlinguas.#2 – Princípio de Pareto 20% de esforço para 80% de fluência. Me parece uma ótima troca.com.br .

#3 SRS "A repetição é a mãe de todos os dons.” ~Anthony Robbins .

aprenderlinguas. O SRS é um sistema de aprendizagem que nos permite memorizar uma informação (por exemplo. Ele procura minimizar o número de repetições necessárias para reter uma informação. uma palavra) de forma eficiente. Você consegue imaginar uma tecnologia criada para monitorar as inúmeras informações contidas no seu cérebro. ou Sistema de Repetição Espaçada. Para isso. minimizando o número de repetições. Assim. capaz de detectar quais delas estão prestes a serem esquecidas e atuar para que sejam reforçadas na sua memória? Parece Ficção.#3 – SRS Agora que sabemos o que estudar. o SRS agenda a revisão para quando estamos prestes a esquecer. mas pode acreditar. de modo a gastar o menor esforço e tempo possível. esta tecnologia já existe e se chama SRS. pois é momento ideal para revisar de forma otimizada.com. é preciso saber a maneira mais rápida para fixar uma informação no cérebro.br . não serão feitas nem revisões demais nem de menos.

aprenderlinguas. serão apresentadas as perguntas dos cartões. 7.  Você adiciona “cartões de memória” no Anki com informação a serem recordadas. 2.  Um de cada vez. 3. isto é.#3 – SRS O Anki é de longe o software de SRS mais usado no mundo e funciona da seguinte maneira: 1. Após isso. 6.  Você deverá tentar recordar a resposta. O cálculo da data usando o histórico de avaliações. você deve dar nota para a sua resposta. por outro lado os mais dificuldade são repetidos mais frequentemente. 5. Cada cartão de deve conter uma pergunta a ser apresentada (por exemplo.  Os cartões respondidos com mais facilidade recebem notas maiores e são revisados com menos frequência.  Após a tentativa.br .  Os passos acima se repetem até todos os cartões agendados para o dia presente tenham sido revisado ou respondidos. você clica o botão para revelar a resposta correta.  O Anki coloca o cartão na agenda uma data no futuro para que seja revisto. a nota de sua resposta atual combinada com as notas de suas respostas anteriores. “Carro em inglês?”) e a resposta certa (“car”).com. 4.

Graças ao SRS. muitos não teriam se tornado poliglotas se não fosse por sua ajuda. o SRS é uma ferramenta que deverá ser usada obrigatoriamente.#3 – SRS Se você pretende aprender um ou mais idioma de forma rápida e eficiente. podemos esquecer de esquecer. O SRS é usada por 9 de cada 10 poliglotas e. aprenderlinguas.br . certamente.com.

” ~Bruce Lee . você tem que se jogar na água.#4 Imersão “Se quer aprender a nadar.

tendo contato a cada momento. O importante é fazer com que o seu novo idioma faça de seu dia-a-dia. o povo. ter contato direto com a cultura. dinheiro ou outros motivos. as placas nas ruas. existem coisas que você pode fazer para simular esse ambiente de imersão. Infelizmente nem sempre é possível embarcar nessa viagem. o ideal é viajar para um país que fale essa língua para assim estar imerso pelo idioma.br .com. Você é tirado de sua zona de conforto sem ter outra saída a não ser aprender o idioma. entender as pessoas. o menu do restaurante. Mesmo assim. aprenderlinguas.#4 – Imersão Para aprender um língua. forçado a ter que se comunicar. seja por falta de tempo.

rádios on-line e podcasts. computador. aprenderlinguas.com. etc. TV. •  Ouça músicas. •  Modifique o idioma do Facebook (ou outras redes sociais).#4 – Imersão Seguem algumas ideias de coisas a serem feitas em suas nova língua: •  Mude o idioma te todos os seus aparelhos eletrônicos (smartphone.) •  Assista filmes estrangeiros.br . •  Encha a sua casa de post-its com o nome de sua mobília. •  Faça pesquisas no Wikipédia. videogame. entre em grupos estrangeiros e siga famosos que falam a sua nova língua.

Ele nunca fez nenhum curso formal de inglês. mas com certeza consegue se virar muito bem. Não posso dizer que meu primo domina o inglês. Essa dica é realmente muito poderosa e percebi isso com o meu primo.br . não faça nada que você não faria em português. ele nem sequer acreditava que podia entender e ser entendido. de preferência assuntos que adore ou ame de paixão.#4 – Imersão Qualquer coisa que você faça no seu novo idioma deve ser do seu real interesse. mas por muitos anos ele adora ouvir Heavy Metal e passar horas jogando videogames (duas coisas que quase sempre estão em inglês).com. um dia que eu não pude dar atenção para a visita. aprenderlinguas. Tenho um cunhado americano que veio passar umas férias aqui no Brasil. E antes disso. Fiquei surpreso ao saber que eles conversaram sobre tudo e se divertiram demais. o meu primo ficou bebendo com ele. Em outras palavras.

#5 Converse o Máximo que Puder "Se quer ir rápido. vá em grupo. vá sozinho.” ~Provérbio Africano . Se quer ir longe.

É claro que conseguimos aprender muito sozinho. Ou seja. as línguas foram criadas para quê? É claro que foram criadas como forma das pessoas conversarem entre si. deve ser encarado como um meio utilizado para elevar o grau de aprendizagem e ir muito mais longe em termos de fluência. Muitos pessoas acreditam que devem se comunicarem na sua nova língua somente quando ela estiver completamente aprendida. É o “calor humano” que deixa tudo mais interessante e até mais fácil.br . Na realidade. aprenderlinguas.com. se comunicar com outras pessoas faz parte do final de sua jornada.#5 – Converse o Máximo que Puder Afinal. mas podemos aprender muito mais quando encontramos pessoas dispostas a nos ajudar.

#5 – Converse o Máximo que Puder Então desde o começo de sua aprendizagem procure: •  sempre que possível. •  participar de fóruns ou grupos nas redes sociais que falam o idioma.com). •  conversar por Skype com nativos no idioma (visite o site italki. passar tempo com nativos do idioma.com. •  enfim. Você verá que o seu aprendizado dará uma super acelerada. abraçar todas as oportunidades para interagir de alguma maneira com seres humanos. É como se você estivesse fazendo sua jornada a pé e passasse pilotar um carro da Fórmula 1.br . •  participar de grupos de conversação. •  trocar e-mails no idioma. aprenderlinguas.

aprenderlinguas. mas com o tempo passará a ser algo super natural. a segunda vai dar ainda bastante medo.com. nós seres humanos somos criaturas que buscamos nos relacionar entre si. é fácil perceber que o nosso cérebro fica com a atenção redobrada quando nos comunicamos. pois está preocupado se a pessoa entendeu sua mensagem. Então. 2º É altamente motivador Por natureza. além de curioso para saber o que ela pensa. Você quer efetivamente entender o que pessoa tem para dizer.#5 – Converse o Máximo que Puder Por que melhora tanto? 1º Você perde o medo de usar a língua A primeira tentativa é aterrorizaste.br . em comparação quando lemos ou ouvimos algo passivamente onde podemos nos distrair facilmente.

4º Feedback Isso serve principalmente quando você interage com falantes nativos. aprenderlinguas. Encare as correções como algo esperado e muito bem-vindo.com.br . Enquanto que muitos cursos e livros textos que existem por aí ensinam coisas que talvez nunca serão utilizadas. ainda mais quando ele está ciente que você está aprendendo o idioma. Quando você aprende com os erros nesta situação. fica mais fácil de não esquecer mais. pois são importantes para o aprendizado. Eu sei que muitas pessoas ficam preocupada em errar.#5 – Converse o Máximo que Puder 3º Aprende somente o que interessa Você aprende como o idioma é de fato usado na vida real em situações práticas do dia-a-dia. Por que ter medo? É claro que o ouvinte não vai ficar aborrecido. eles são altamente qualificados para corrigir os seus erros.

Então comece!” ~Autor desconhecido . ontem já era e agora é exatamente o momento certo.O que você está esperando? "Amanhã é tarde demais.

br . o importante é que comece. Marcos Garcia aprenderlinguas.com. Boa Sorte e Bons Estudos! Abraço. não amanhã – AGORA! O que você está esperando? Está tudo bem em começar devagar.O que você está esperando? As dicas que eu dei só irão ajudar se você começar a pô-las em prática Não.

com.Espero que tenha gostado. Para saber mais visite o meu site: aprenderlinguas.br .