A Norma ISO 9001:2008

e a Nova Versão 2015
Sistemas de gestão da qualidade
– Requisitos
HORÁRIO 8:00 às 17:00
Instrutor: Milton Mendes da Silva
E-mail: milton.mendes.silva@gesemp.com.br

PARTE 1 - INTRODUÇÃO
An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file.
Purchase a license to generate PDF files without this notice.

embora não haja mudança no contexto acima. . Purchase a license to generate PDF files without this notice. An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file.resultado de um processo As 4 categorias genéricas de produtos: • serviços (por exemplo: transporte). Cadeia Cliente Fornecedor 2. Terminologia da ISO 9000:2008 Principais Conceitos 1. em função da característica intangível do serviço. • materiais processados (por exemplo: lubrificante). • informações (por exemplo: programa de computador. • materiais e equipamentos (por exemplo: parte mecânica de um motor). agora se faz citação explícita para produtos e serviços ao longo da norma. Na DIS 2015. Produto . dicionário).

. Purchase a license to generate PDF files without this notice. Terminologia da ISO 9000:2008 Principais Conceitos 3. Processo • Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Na DIS 2015. não há mudança: “conjunto de atividades inter- relacionadas ou interativas que transformam insumos em produtos “ An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file.

A sua maioria retirados da ISO DIS 9000:2015.4). Terminologia Nova da ISO DIS 9001:2015 A ISO DIS 9001:2015 apresenta 69 termos e suas definições.5) • A Gestão dos processos e do sistema. Aqui destacamos aquele que é a espinha dorsal da orientação dada à nova revisão: 3.09 e 0. com um enfoque global e com “ Pensamento Baseado em Riscos” destinada a evitar resultados indesejáveis An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. Abordagem de Processo (0. Purchase a license to generate PDF files without this notice. . como um todo. pode ser alcançada através de uma metodologia (PDCA) "Plan- Do-Check-Act" (ver 0.3) com enfoque no Risco (3. que irá substituir a atual.

produto. serviço ou não-conformidades do sistema. Purchase a license to generate PDF files without this notice. . não são as mesmas para todas as organizações. Para algumas organizações. Terminologia Nova da ISO DIS 9001:2015 Nem todos os processos do sistema de gestão da qualidade representam o mesmo nível de risco em termos da capacidade da organização para atingir seus objetivos. An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. E as conseqüências do processo. as conseqüências podem ser de grande alcance e fatais. as conseqüências de fornecer produtos e serviços não-conformes podem resultar em menor inconveniente para um cliente. para outras organizações.

Terminologia Nova da ISO DIS 9001:2015 "Pensamento baseado em risco“ portanto. An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. Purchase a license to generate PDF files without this notice. dependendo do contexto da organização. bem como os seus processos e atividades dos seus componentes. . quantitativamente) ao definir o rigor e o grau de formalidade necessária para planejar e controlar o sistema de gestão da qualidade. significa considerar risco qualitativamente (e.

independentemente da disciplina que está sendo auditado. . O Impacto para os Auditores ISO DIS 9001:2015 Para os auditores de sistemas de gestão. a adoção do anexo SL significa que haverá um conjunto genérico de requisitos que devem ser avaliados na realização de auditorias de sistema de gestão.(IRCA – Understanding the draft international standard) An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. Purchase a license to generate PDF files without this notice.

1 Ações para enfrentar os riscos e oportunidades 6. A organização deve.1. Implicações para o Profissional da Qualidade: Esta sub-cláusula introduz um novo requisito para as organizações que deve determinar os riscos e as oportunidades que têm o potencial de afetar a operação e desempenho do seu sistema de gestão da qualidade. tanto positiva como negativamente. passar a determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordadas dentro de seu contexto. então. Isso significa pensar sobre as questões internas e externas que enfrentam e as exigências pertinentes das respectivas partes interessadas.1.1 é um novo requisito . ela deve atuar para prevenir ou reduzir os efeitos indesejáveis. O Impacto para os Auditores (Interpretações do IRCA. e como isso pode impactar em seu projeto de sistema de gestão da qualidade. An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. Embora nenhuma metodologia específica de gestão de risco seja prescrita. a gestão de riscos como uma atividade deve agora ser implementada. Purchase a license to generate PDF files without this notice.as organizações são obrigadas a considerar seu contexto no planejamento de seus sistemas de gestão da qualidade. a fim de dar garantias de que o sistema de gestão da qualidade pode alcançar os seus resultados pretendidos.DIS 9001:2015 – Req. Isto é.1 Interpretação: Sub-cláusula 6. 6) 6. . e para alcançar a melhoria contínua.

quais são os riscos e oportunidades para a organização. precisa ser tomada para mitigar o risco ou implementar a oportunidade. Por exemplo. Implicações para Profissionais da Qualidade: Esta nova exigência requer profissionais de qualidade para garantir que suas organizações tenham metodologias de gestão de risco robustas implementadas.2 requer uma abordagem planejada em relação a essas ações. e não tomar medidas para além de identificar e avaliar o risco ou oportunidade. as organizações realmente precisam compreendê-los e aplicá-los de forma eficaz. e como eles estão a sendo abordadas?). An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. É evidente que a avaliação errada não resultará num sistema de gestão de qualidade adequado.2 Interpretação: Uma vez que a organização identificou os riscos e oportunidades com que se depara. os maiores riscos exigem ações maiores. Dependendo do resultado dessa avaliação. então. As organizações são livres para decidir sobre o método de gestão de risco mais adequada para usar.DIS 9001:2015 – Req. A norma exige que a extensão dessa ação deve ser proporcional ao risco ou a oportunidade em si. determinar como pretende resolvê-los. Esta cláusula está relacionada a várias outras cláusulas dentro do DIS com relação a seus resultados (ou seja. e. a organização pode tomar uma decisão informada de manter o risco. Há uma declaração a respeito da proporcionalidade no sentido de que as medidas tomadas para lidar com os riscos e as oportunidades devem estar em consonância com o impacto potencial do risco ou oportunidade sobre a conformidade dos produtos e / ou serviços. Estas necessidades de avaliar riscos e oportunidades em relação ao QMS necessitam serem registradas e avaliadas. O Impacto para os Auditores (Interpretações do IRCA. deve. as organizações precisam avaliar a eficácia da ação que tomaram. portanto. então.1. . não eficaz. A nota associada define estratégias potenciais para mitigar riscos. Posteriormente.1. Sub-cláusula 6. bem como na satisfação do cliente. ou seja. Purchase a license to generate PDF files without this notice. a ação. inicialmente elas devem ser integradas ao sistema de gestão da qualidade e isso antes de uma avaliação para determinar se a ação foi eficaz na redução do risco ou perceber a oportunidade. 6) 6. e reconhece que nem todos os riscos e oportunidades necessitam de ações. Conseqüentemente.

a integração está baseada na estrutura estabelecida para as atuais e futuras revisões das normas de gestão que adotarão a ISO 31000 de Gestão de Riscos como uma referência natural. desenvolvido pela ISO para melhorar o alinhamento entre suas Normas Internacionais para sistemas de gestão. . Compatibilidade com outros Sistemas de Gestão • Para facilitar a integração entre sistemas de gestão. cláusula. a Norma ISO 9001:2000 esta alinhada com a norma ISO 14001:1996 e outras normas como BS 8800 e OHSAS- 18001 Na DIS 2015. Purchase a license to generate PDF files without this notice. Além disso ela adotou a "estrutura de alto nível" (ou seja. Uma explicação é fornecida no Anexo A do Draft An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. texto comuns e terminologia comum). seqüência.

Purchase a license to generate PDF files without this notice. . tal não afetará a capacidade da organização ou sua responsabilidade de garantir a conformidade dos produtos e serviços. Aplicação na ISO DIS 9001:2015 • Onde um requisito desta norma puder ser aplicado para um determinado escopo. An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. ele deverá ser implementado pela organização • Se qualquer requisito (s) desta Norma não puder ser aplicado.

. Purchase a license to generate PDF files without this notice. Correlação entre os requisitos da 9001:2008 e 9001:2015 An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file.

Purchase a license to generate PDF files without this notice. . Correlação entre os requisitos da 9001:2008 e 9001:2015 An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file.

. Correlação entre os requisitos da 9001:2008 e 9001:2015 An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. Purchase a license to generate PDF files without this notice.

Correlação entre os requisitos da 9001:2008 e 9001:2015 An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file. . Purchase a license to generate PDF files without this notice.

. Purchase a license to generate PDF files without this notice. Correlação entre os requisitos da 9001:2008 e 9001:2015 An evaluation version of novaPDF was used to create this PDF file.