You are on page 1of 9

Lista de exercícios 1

Observações:

 A lista 1 deve ser entregue até o dia: 24/abr.
 A lista pode ser feita por um grupo de até no máximo 6 alunos.
 A lista deve ser entregue em papel (à mão ou impresso). Não serão aceitos
arquivos por e-mail ou em qualquer outro formato digital.

1) Suponhamos que x(t) seja um sinal com x(t) = 0 para t<3. Para os sinais dados a seguir,
determine os valores de t para os quais eles são garantidamente iguais a zero.
a) x(1-t)
b) x(3t)

2) Para cada um dos sinais dados a seguir determine todos os valores da variável
independente para os quais a parte par do sinal seja garantidamente zero.
a) x[n] = u[n] – u[n-4]
b) x(t) = sen( )

3) Um sinal de tempo contínuo x(t) é mostrado na Figura 1. Esboce e coloque a escala
cuidadosamente para cada um dos seguintes sinais.
a) x(t - 1)
b) x(2 - t)
c) x(2t + 1)
d) x(4 - t/2)
e) [x(t) + x(-t)]u(t)

Figura 1 - Sinal x(t).

4) Um sinal de tempo discreto é mostrado Figura 2. Esboce e coloque a escala
cuidadosamente para cada um dos seguintes sinais.
a) x[n-4]

a) Figura 3 .Função x[n]. a) 4 b) . Coloque cuidadosamente escala em seus esboços.b) x[3-n] c) x[3n] d) x[3n+1] e) x[n]u[3-n] Figura 2 .Sinal 1. 5) Determine e esboce a parte par e ímpar dos sinais representados na Figura 3 e Figura 4. 6) Passe os números complexos abaixo para a forma polar.Sinal 2. b) Figura 4 .

Se o sinal for periódico. a) b) c) d) 8) Determine se os sinais de tempo contínuo a seguir são periódicos. determine seu período fundamental. Se o sinal for periódico. a) b) 10) Considere um sistema linear e invariante no tempo cuja resposta ao sinal x1(t) seja o sinal y1(t) abaixo. a) b) c) 9) Determine se os sinais em tempo discreto a seguir são periódicos. Determine e esboce cuidadosamente a resposta do sistema à entrada x2(t) e x3(t). 11) Sejam . determine seu período fundamental.c) j3 d) e) j2 7) Passe os números complexos abaixo para a forma retangular.

13) Determine e trace a convolução dos dois sinais a seguir: 14) Sejam Calcule y(t) = x(t)*h(t). 15) Sejam Calcule y(t)=x(t)*h(t). 16) Quais das respostas ao impulso a seguir correspondem a sistemas LIT estáveis? a) b) c) d) 17) Determine se os sistemas a seguir são causais e/ou estáveis: a) b) c) d) e) f) .Calcule graficamente cada uma das convoluções: a) Y[n] = x[n]*h[n] 12) Considere uma entrada x[n] e uma resposta ao impulso unitário h[n] dadas por: Determine a convolução y[n] = x[n]*h[n] e esboce.

Os coeficientes diferentes de zero da série de Fourier de x(t) são: Expresse x(t) na forma: 20) Um sinal periódico de tempo discreto x[n] tem valor real e período fundamental N=5. Dado que: . Os coeficientes da série de Fourier diferentes de zero de x[n] são: Expresse x[n] na forma: 21) Use a equação de análise da série de Fourier para calcular os coeficientes ak para o sinal periódico de tempo contínuo Com frequência fundamental ω0 = π. encontre também uma relação entre os coeficientes da série de Fourier bk de x2(t) e os coeficientes ak. 22) Seja x1(t) um sinal periódico de tempo contínuo com frequência fundamental ω1 e coeficientes ak. Em diversas situações é mais fácil calcular os coeficientes da série de Fourier bk para g(t) = dx(t)/dt.18) Esboce representações em diagrama de blocos para os sistemas LIT causais descritos pelas seguintes equações: a) b) c) d) 19) Um sinal periódico de tempo contínuo x(t) tem valor real e período fundamental T = 8. Dica: tabela de propriedades. em vez de calcular ak diretamente. Dado que Como a frequência fundamental ω2 de x2(t) se relaciona com ω1? Além disso. 23) Suponha que um sinal periódico x(t) tenha período fundamental T e coeficientes de Fourier ak.

determine a saída correspondente do sistema y(t). . b) Determine a representação em série de Fourier de dx(t)/dt. c) Use o resultado item B e a propriedade de diferenciação da série de Fourier de tempo contínuo para ajudar a determinar os coeficientes ak da série de Fourier de x(t). 28) Seja Um sinal periódico com período fundamental T=2 e coeficientes da série de Fourier ak. e os coeficientes da série de Fourier correspondentes são: Sendo 27) Considere um SLIT de tempo contínuo cuja resposta em frequência é Se a entrada desse sistema é um sinal periódico Com período T=8. a) Determine o valor de a0. 24) Use a equação de análise para calcular os valores numéricos de um período dos coeficientes da série de Fourier do sinal periódico: 25) Seja x[n] um sinal periódico real e ímpar com período N=7 e coeficientes de Fourier ak. Dado que: Determine os valores de a0. a-1. 26) Cada uma das duas sequências x1[n] e x2[n] tem um período N = 4. Encontre uma expressão para ak em termos de bk e T. a-2 e a-3.

30) Determine a representação em série de Fourier para o seguinte sinal: 31) Determine os coeficientes da série de Fourier para os seguintes sinais: a) b) x[n] periódico com período 4 e 32) Considere um SLIT de tempo contínuo causal cuja entrada x(t) e saída y(t) são relacionadas pela equação diferencial a seguir: Encontre a representação em série de Fourier da saída y(t) para a seguinte entrada: 33) Considere um SLIT de tempo discreto causal cuja entrada x[n] e saída y[n] estão relacionadas pela seguinte equação de diferença: Encontre a representação em série de Fourier da saída y[n] para a seguinte entrada: . b) Determine os coeficientes da série de Fourier de y(t). juntamente com a propriedade de multiplicação da série de Fourier para determinar os coeficientes da série de Fourier de z(t).29) Considere os três sinais de tempo contínuo a seguir com um período fundamental de T=1/2: a) Determine os coeficientes da série de Fourier de x(t). c) Use os resultados dos itens A e B.

Dica: caso seja necessário utilize as propriedades da tabela 4. expresse as transformadas de Fourier dos sinais listados a seguir em termos de X(jω). 35) Use a equação de análise da Transformada de Fourier para calcular as transformadas de Fourier dos sinais a seguir e esboce e especifique a magnitude de cada TF: a) b) 36) Dado que x(t) tem transformada de Fourier X(jω). Figura 5 . a) Encontre a equação diferencial relacionando x(t) e y(t).2 para encontrar uma expressão para X(jω).Circuito RL. Uma fonte de corrente produz uma corrente de entrada x(t). considerando a saída do sistema para uma entrada da forma x(t) = ejωt. 38) Determine a transformada de Fourier do seguinte sinal: .1 e 4. a) b) c) 37) Considere o sinal Use as propriedades de diferenciação e integração da tabela 4.34) Considere um SLIT causal implementado como o circuito RL mostrado na Figura 5. c) Determine a saída y(t) se x(t) = cos(t). b) Determine a resposta em frequência desse sistema.1. e a saída do sistema é considerada como a corrente y(t) fluindo pelo indutor.

a) b) .39) Considere um SLIT causal com resposta em frequência Para uma entrada em particular x(t) observa-se que esse sistema produz uma saída Determine x(t). 40) Considere o sinal Determine a transformada de Fourier de cada um dos sinais mostrados abaixo: 41) Calcule a convolução de cada um dos seguintes pares de sinais x(t) e h(t) calculando X(jω) e H(jω).