O Laboratório Técnico

1

O termo mais indicado hoje para o local onde os aparelhos são concertados é “Laboratório técnico”,
e esse termo se aplica muito bem porque afinal todas as analises de defeitos serão feitas nesse
ambiente. O laboratório deve ser bem iluminado, organizado e limpo porque peças minúsculas serão
manuseadas aqui.

Bancada de Trabalho.

É sobre a Bancada que os equipamentos são colocados e também o local onde os aparelhos são consertados. A
altura da bancada em relação à cadeira onde o técnico trabalha deve proporcionar conforto e segurança para
saúde do mesmo. O técnico não deve trabalhar com a coluna encurvada e sim ereta, curvando apenas o pescoço
e apoiando firmemente o antebraço sobre a mesa. Nos nossos laboratórios trabalhamos com uma altura de 80
cm em relação ao chão com um tampo de 75 cm X 50 cm (CxL). Acima desse tampo 35 cm fica a prateleira
superior com 75 cm X 30 cm. Para segurança contra ESD toda estrutura da bancada é de metal.
www.cacursos.com.br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A estação de retrabalho é composta pela estação de ar e pela estação de solda.Estação de Retrabalho (Ar e solda) 2 É com esse equipamento que as placas e componentes são retirados.cacursos. Fonte Ajustável A fonte é usada para alimentar diretamente os aparelhos a serem consertados (como se fosse uma bateria) e verifica o consumo da corrente desses dispositivos . www. Para trabalhar com celulares e tablets aconselhamos uma fonte ajustável que seja no mínimo de 0 (zero) a 15 (Quinze) volts com uma corrente 2A (Dois Amperes).br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA .com. soldados ou ressoldados sendo muito importante nessas tarefas o controle da temperatura e a vazão do ar. Esses dois dispositivos podem vir em um mesmo equipamento ou separados.

Resistência e Continuidade. Com o multímetro medimos a bateria. www.cacursos. Modelos com apoio para ficarem em pé são ideais para uso na bancada. Corrente. Seu uso e extremamente simples bastando acrescentar álcool isopropílico em uma quantidade que cubra a placa ou a peça. Tensão. Através da vibração as partículas de sujeira são removidas principalmente em locais de difícil acesso.Ultrassom ou Cuba Ultrassônica 3 A Ultrassom é usada para limpeza e desoxidação de placas e peças. Multímetro ou Multiteste É com o multímetro que são verificados os valores das grandezas Elétricas.br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA .com. componentes e diversos outras medições.

8. T15 Chave Philips: 1.0 Chave Hexagonal: 2. T3. Não podendo esquecer que as chaves para abrirem iPhone são próprias para iPhone.3 Chave U1: 2. T5.0 Chave PH2 Chave Triangulo: 2.0 Chave de Fenda: 1. 3.Jogo de Chaves 4 Usados para desmontar nossos aparelhos a qualidade dessas chaves é proporcional a qualidade do trabalho. 1. T7. T8. 2.5. 5. Philips. 4. 4.5 Chave Estrela (5 Pontas): 0.cacursos.5. 1. 2. T4. T10.5.6 www.br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA . Torx apropriadas para celulares e tablets atuais. T6. T9. Um bom kit deve conter chaves Fenda.2 Chave Y: 2.5.2. 3.5.com. 5. Chave Torx: T2.

cacursos.br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA .Pinças 5 Usadas para o manuseio de peças e também para retirar ou colocar componentes na placa.com. Espátulas Usadas para abrir e destravar celulares e tablet’s podem ser. -Plásticas -Flexíveis -Giratória -Metálicas -Aço www.

Proteger contra o calor – componentes e áreas próximas aquecidas pela estação de ar quente Isolante Elétrico – isolar componentes ou peças em curto no circuito Fita de Alumínio usada como isolante térmico www.br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA .Fita Kapton 6 Tem duas funções principais.com.cacursos.

com.Produtos para Solda e Resolda Fluxo Pastoso 7 Acelera o processo de solda e resolda tornando mais rápido e eficiente o trabalho Estanho Liga de estanho e chumbo para soldar componentes Malha Desoldadora Tira o excesso de estanho nas placas SMD www.cacursos.br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA .

com. – Luva ESD – Protege as placas diretamente das descargas provenientes do nosso corpo www. Lembrando que um bom aterramento é muito importante na proteção contra ESD.br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA . 8 Destacamos alguns equipamentos de proteção contra ESD na próxima página – Pulseira Anti Estática – Deve ser conectada diretamente ao pulso do técnico e estar devidamente aterrada para que funcione. A Descarga Eletro Estática (ESD) pode danificar uma placa instantaneamente ou gerar erros e possíveis reclamações do cliente posteriormente.cacursos.Equipamentos ESD Um dos maiores inimigos da assistência técnica é invisível.

– Jaleco ESD 9 – Protege da ESD gerada no nosso corpo e na nossa roupa para não atingir nossas placas electrónicas Equipamentos para trocar vidros -Máquina separadora de LCD Equipamento que aquece o vidro de maneira uniforme para ser desacoplado do LCD www.br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA .com.cacursos.

br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA .com. para separa-lo do display –Removedor de Cola UV (Ultra violeta) Produto para retirar a cola UV que fica no vidro e no display -Cola UV Cola para se colocar sobre o display (sem o vidro) para colar o novo vidro www.cacursos.-Fio de Aço com Manoplas 10 Colocando o fio entre o vidro e o display e puxando com as mãos.

cacursos. Têm a mesma função da fita dupla face porem é liquida e ideal para acabamentos onde a fita não consegue penetrar bem. -Cola B7000 Y7000 B8000 ETC. fixar a bateria no housing etc.br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA . Também se for aquecida pode ser retirada. www. A fita dupla face ao ser Aquecida amolece o que torna possível a retirada da peça novamente.-Fita Dupla Face 11 Usada para aderir e colar com ela podemos fixar o touch na carcaça do aparelho.com.

br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA .com.cacursos.-Estufa UV 12 Apos aplicado a cola UV é preciso um tempo e um local especial para seca-la -Álcool Isopropílico Produto para limpar e desoxidar a placa e as peças. www.

br CACURSOS &ASSISTÊNCIA TÉCNICA .Equipamentos para Analise em placas -Microscópio Analógico 13 No reparo avançado é importante enxergar bem trilhas e componentes para detectar defeitos na placa -Microscópio Digital Outra opção para ver na tela do PC as trilhas e componentes para analise de defeitos e correção de erros www.com.cacursos.