A proposta do curso é levar conhecimento teórico e prático aos alunos interessados na técnica de light painting com fotografias realizadas no período noturno como estudos extras. Foto: Sharlene Melanie Esta apostila foi criada para os alunos que participaram do "Workshop Fotografia Noturna: a técnica light painting" no CCE/UFSC. principalmente para aqueles alunos que estão cursando a disciplina de Fotografia Digital. .

Tudo isso se você souber algumas técnicas da fotografia noturna. 01). Praticamente você se torna o Senhor da luz. capaz de controlar exatamente seu movimento. como na imagem a seguir (Fig. Em alguns casos. essa técnica resulta em efeitos tão impressionantes que fica difícil não acreditar na ausência do uso do Photoshop. como o light painting. mas usando alguns meios é possível que isso ocorra. sua intensidade e sua velocidade.Você já pensou na possibilidade de ao invés de desenhar com um lápis ou pincel em desenhar com a luz? Para aqueles que não conhecem nada de fotografia fica mais difícil de imaginar. .

Caroline Becker. Fotógrafos: Bruna Salau. que significa “luz” e graphein. Não diferente da palavra fotografia. “desenhar” ou “registrar”. que quer dizer “marcar”.1 com a técnica light painting. do grego phos ou photo. Fig. Pablo Vence e Pablo Polación. refere-se à escrita da luz ou ao processo de registrar uma imagem por meio da luz e fixá-la em uma superfície. a palavra light painting também tem o significado de “desenhar com a luz” e é uma técnica muito bem usada na fotografia para criar efeitos luminosos sem a necessidade do uso de um software gráfico. 1: Fotografia realizada pelos alunos de Design/UFSC 2015. . A palavra fotografia .

é necessário registrar o movimento de uma origem luminosa utilizando uma câmera que permita longa exposição. 2) ou (2) a fonte de luz é usada para iluminar seletivamente uma imagem (Fig. por exemplo. Esse trabalho pode ser realizados por meio de duas maneiras: (1) a iluminação é apontada direto para a câmera.4). precisa- se de um ambiente totalmente escuro ou com pouca iluminação. que o obturador consiga ficar aberto por longos períodos de tempo ou que tenha a função bulb (quando a câmera mantém a exposição enquanto o disparador não for solto). . Para que esse tipo de imagem seja capturada corretamente. criando rastros luminosos como tubos de néon (Fig.Para realizar a técnica fotográfica light painting. ou seja.

2: Fotografia com light painting.gl/upUAX4 .Fig. Fonte: http://goo.

.

Alguns desses trabalhos se destacam pelos efeitos serem criados com fogos de artifício. Fonte: www. fazendo com que o resultado gere uma composição ainda mais fora do comum (Fig. 3: Fotografia de light painting com fogos de artifício criada pela LAPP-PRO. Fig. Na figura 2 podemos verificar a criação de desenhos em formas de esferas e rastros luminosos. 3). Essas fotografias são do coletivo LAPP-PRO que fazem inúmeros projetos conhecidos como Light Art.de/lapp-pro .lightart-photography.

troncos e pedras. é um bom exemplo de uma fotografia noturna de paisagem. utilizando uma câmera Canon 7D. mas como para isso é necessário pouca iluminação no ambiente. A fotografia seguinte (Fig. e posteriormente é iluminado o objeto que. também podem participar desse processo.O uso de objetos luminosos para fazer desenhos e composições são os mais usados para fotografias com light painting. com uma exposição de aproximadamente 3 min e uma lente grande angular. criada pelo fotógrafo Gabriel Pereyra. Fig. Fonte: https://goo. 4). 4: Paisagem de uma reserva natural no Uruguai. faz-se o preparo do equipamento.gl/wfXcF0 . mesmo aquelas que não possuem desenhos. nesse caso. foi utilizado uma lanterna para dar efeito na água. O processo é o mesmo das fotografias anteriores. deixando a câmera no modo bulb. as fotos noturnas.

O efeito branco de névoa (Fig. 6: Detalhe das estrelas. Fonte: https://goo. fazendo com que alguns caminhos ficassem com mais brilhos que outros por conta do tempo que a luz era projetada em cada canto. Fig.gl/wfXcF0 . 6). Depois foi iluminado com cuidado o tronco da árvore para que ele se destacasse. resultou da iluminação de áreas específicas das ondas batendo sobre as pedras. as estrelas aparecem em razão da longa exposição e no horizonte podemos ver as luzes de uma pequena cidade que fica a 40km do local fotografado. criando volume e sobressaindo na imagem. Fig.gl/wfXcF0 No detalhe seguinte (Fig. 5). O interessante é que essas luzes não são vistas a olha nu e foi possível esse efeito por conta do tempo de abertura do obturador da câmera. Fonte: https://goo. 5: Detalhes da iluminação de light painting. resultado da longa exposição.

Você pode achar que é muito fácil chegar a resultados como esses. 9). criou a obra conhecida como “Space Writing”. outro artista que realizou esse tipo de trabalho foi o espanhol Pablo Picasso (Fig. Fig. Foi nessa época. 9: fotografia de Gjon Mili “Picasso desenha um centauro”. que o artista multimídia Man Ray fez a primeira fotografia com light painting que se tem registro (Fig. traduzida como escrita espacial. dizendo que ele mesmo desenhava com a luz. Com a ajuda do fotógrafo Gjon Mili. mesmo usando um equipamento profissional. Fonte: http://goo.gl/fExYCd . E se isso é difícil hoje em dia. Fonte: http://goo. Posterior a ele. 8). a mais de 60 anos atrás(Fig.gl/hYQUN8 O americano Ray. mas a verdade é que para dominar essa técnica requer prática e planejamento para ser bem executada. imagina em 1935 quando a fotografia ainda tinha pouco tempo de existência. Picasso realizou alguns trabalhos como a imagem “Picasso desenha um centauro no ar”. 7: Primeira fotografia com light painting por Man Ray. Fig. 7).

Fig.gl/fExYCd . 8: fotografia de Gjon Mili com Pablo Picasso desenhando com luz. Fonte: http://goo.

10). hoje são várias as possibilidade de registro com light painting. isqueiro. brinquedos luminosos. Essa técnica permite que você manipule raios luminosos que são disparados ao ater fogo em uma espoja de aço. etc. lanternas.Diferente da época em que Picasso fez esses trabalhos. . Além de tudo isso. existe uma outra maneira de adquirir efeitos ainda mais irreais como a técnica Steel Wool (Fig. celulares que possuem aplicativos com diferentes tipos e cores de luz. LEDs.

10: Fotografia de light painting com steel wool. Foto: Sharlene Melanie .Fig.

primeiramente os modelos foram posicionados e enquadrados na câmera. A dica para fazer esse efeito é que você gire bem a lã. como um batedor de ovos (Fig. A câmera usada foi uma Nikon D3100 colocado o botão de disparo em modo bulb. . A lã deve ser inserida em algum objeto que ajude a não se soltar. Cuidado para não ficar super exposto e a fotografia sair muito clara! E não esqueça da segurança! Coloque uma roupa que lhe deixe coberto. com ISO 100 e uma abertura de f/3. 10). quanto mais rápido. é necessário que atei fogo em uma espoja de aço (também conhecido no Brasil como Bombril) e gire.5. como um moletom. criando raios de fogo que geram esse efeito. Para realizar a fotografia anterior (Fig. mais se projetam os raios e mais intenso eles ficam. na tradução literal do inglês lã de aço. para que não se queime. uma outra pessoa foi posicionada por trás e colocou fogo na esponja.Para fazer fotografia com a técnica steel wool. Amarre a lã de aço junto com o suporte em um fio de cobre ou corrente de metal para que não haja contato direto com a mão e ao ser girado se forme um círculo perfeito. 11). gerando uma exposição de 7 segundos.

Foto: Sharlene Melanie Fig. 11: materiais para fazer uma fotografia com steel wool segura. Fonte: http://goo.gl/Ylw9Qx .

Aplicação de fotografias com light painting no Design .

efeitos visuais para personagens de jogos e animação.Independente de como criada e quais ferramentas utilizadas. a questão é que a técnica de light painting pode sempre agregar estilos fora do comum para suas fotos. editorial de moda. etc. Não importa como. Só basta você imaginar e colocar isso em prática! . fotografia de produto. as fotografias de light painting podem ser aplicadas em diferentes áreas do Design sejam elas campanhas publicitárias.

ª Mª Sharlene Melanie Prof.ª Mª Cristina Colombo Nunes .Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Expressão Gráfica EGR 7188 FOTOGRAFIA DIGITAL Prof.