You are on page 1of 15

Unidade de

Revisão
Professores Conteudistas: Profa. Ms. Janaina Pinheiro
Vece e Profa. Ms. Simone Dias da Silva

Revisão Textual: Profa. Esp. Vera Lídia de Sá Cicaroni

Escola e Sociedade podendo verificar tudo o que aprendeu. que é composta por dez questões de autocorreção. Unidade de Revisão Esta unidade foi organizada para orientá- lo na revisão dos conteúdos trabalhados na disciplina. Lembre-se! Ao final da leitura não esqueça de realizar a Atividade de Sistematização. . você retomará tudo o que estudamos ao longo da disciplina Currículo. Lendo a Unidade de Revisão. que são exclusivas desta unidade.

Unidade 1 Afinal. o que é currículo? Reveja atentamente a Unidade Currículo: Currículo: termo de uso social aspectos históricos e legislativos.  Currículo escolar: Historicamente permeado por significados diversos:  Rol de conteúdos  Grade curricular  Plano de ensino .  Estudo etimológico: Palavra de origem latina que está ligada ao sentido de percurso e carreira.

Ano: 1980. problematização do Currículo oculto: currículo normas e valores transmitidos de forma implícita. Aspectos Históricos .Abordagens Histórico Técnico linear Perspectivas críticas Neomarxista Hermenêutico Ano: 1940 Ano: 1970 Ano: 1980. Michael Young (1971) (Ralph Tayler – 1949) Paulo Freire Michael Apple. reprodutivo da escola. Bourdieu e técnico linear Passeron Características: Características: Características: Características: Atividade racional Discutir as Experiência dos alunos O currículo não pode A histórica determinações sociais e e suas necessidades ser separado da Neutralidade a estrutura de poder na como centrais à totalidade social e Descontextualizado sociedade construção do currículo cultural. Henry Contraposição à teoria Giroux. . Prescrição do Corrente sociológica Contrapor à educação Declarar o caráter planejamento curricular voltada à elitista. para poucos. .

º contemporâneas.  Constituição Federal (1988). . 9.  Democratização do ensino: repercute na necessidade de estabelecer um currículo mínimo .394/96). Legislação e currículo: uma abordagem necessária LEGISLAÇÃO  Declaração Universal dos Direitos  Educação como direito de todos e para todos.  Lei de Diretrizes e Bases da  Adequação do currículo às necessidades Educação Nacional (LDB – Lei n. Humanos (1948).  Princípios de igualdade de acesso e da difusão dos direitos e deveres dos cidadãos.  Efetivação e garantia do direito à educação.

ao longo do tempo. Diferentes formas em função do contexto social. Unidade 2 Reveja os conteúdos da • Caráter ideológico e cultural do currículo escolar Unidade Currículo: múltiplas interpretações • Diferentes concepções de currículo • Currículo escolar O currículo torna-se um conceito polissêmico pelas diferentes formas como é encarado. . econômico e cultural da sociedade a que se destina.

2001) Currículo Currículo Currículo Currículo Acadêmico Humanístico Tecnológico Reconstrucionista social Foco no Foco no aluno Foco no saber Foco na formação conhecimento fazer crítica do aluno . Concepções de Currículo (McNeil.

Tipos de Currículo Níveis de Currículo (Sacristán. 1998) Currículo Formal Currículo Prescrito Currículo Apresentado Currículo Real Currículo Moldado Currículo Oculto Currículo Realizado Currículo em Ação Currículo Avaliado .

. Constituição Federal (1948) Artigo 210: “estabelecer conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental. de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos. nacionais e regionais”. Unidade 3 Reveja os conteúdos da Contextualização Unidade O currículo escolar e os documentos oficiais: Democratização da Educação Básica Educação Infantil e Ensino (1980/1990): O resgate histórico do currículo Fundamental escolar evidencia os desafios em busca da garantia de uma escola democrática e do acesso e permanência na primeira etapa da educação básica.

394/96 FORAM ELABORADOS PELO MEC:  PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais  Currículos não obrigatórios que conferem para o Ensino Fundamental (1997). diretrizes e conteúdos mínimos em conformidade com a base nacional. sistemas de ensino.  RCNEI – Referencial Curricular Nacional oferecendo liberdade de organização aos para a Educação Infantil (1998).Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000).  Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (2010).  PCN . . Unidade III EM CUMPRIMENTO À LDB 9. incorporando a parte diversificada.

Unidade III RCNEI (1998) PCN (1997) Melhoria da qualidade do ensino para a Melhoria da qualidade do Ensino Educação Infantil. • Volume 2: Formação Pessoal e Social • Volume 2 a 8: Áreas de conhecimento e • Volume 3: Conhecimento de Mundo. Temas Transversais. . Três Volumes: Oito Volumes: • Volume 1: Introdução • Volume 1: Introdução. Fundamental.

Unidade 4 Os documentos oficiais orientam as Reveja os conteúdos da políticas curriculares do Ensino Médio e Unidade O currículo da EJA escolar e os documentos oficiais: Ensino Médio e PCN – Ensino Médio Educação de Jovens e Adultos • Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Proposta Curricular para EJA • Primeiro Segmento • Segundo Segmento .

política e filosofia. geografia. Língua Portuguesa. educação física. antropologia. química. Volume III:objetivos e conteúdos das áreas de: sociologia. Primeiro Segmento . no Brasil língua estrangeira moderna. física e matemática. História e Geografia habilidades das áreas de história.1ª a 4ª série do EF 3 partes: Parte II – Linguagens. Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza Parte III – Ciências da natureza. matemática e  Planejamento e avaliação suas tecnologias: apresenta as competências e habilidades destinadas ao conhecimento de 2. Volume I: fundamentos comuns Parte IV – Ciências humanas e suas Volume II: objetivos e conteúdos de Língua tecnologias: apresenta as competências e Portuguesa e Estrangeira. Segundo Segmento – 5ª a 8ª série do EF biologia.PCN Ensino Médio – 4 volumes: Proposta Curricular para EJA – 2 volumes: Parte I – Bases legais 1.  Objetivos e conteúdos organizados em áreas: arte e informática. Matemática. códigos e suas tecnologias: apresenta as competências e  Breve histórico da educação de jovens e adultos habilidades das áreas de língua portuguesa. Arte e Educação Física . Ciências Naturais.

. é muito importante que você leia e retome o material disponível em cada unidade. Tire as dúvidas com o tutor antes de fazer a Atividade de Sistematização desta Unidade. Finalizamos a disciplina certos de que você pôde construir novos conhecimentos e apropriar-se dos conteúdos acerca do currículo escolar e a sua relação com a sociedade.Considerações Finais Após finalizar a Unidade de Revisão.