A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.

com to remove the watermark

índice
Introdução Esboços e conceito Funcionalidade Materiais Características Utilização Mercado Referências

2

introduçao
A vitaBOMB foi projectada e desenhada para a disciplina Projecto em Design na Universidade de Aveiro. Aqui é explicado como o espremedor de citrinos funciona e todos os seus aspectos, para a ajudar à sua utilização. Os materiais também são esclarecidos, bem como a escolha dos mesmos.

3

funcionalidade
A vitabomb tem 2 funcionalidades: espremedor de citrinos e garrafa térmica. O espremedor tem um funcionamento comum, liga automaticamente com a pressão exercida no mesmo. O sumo desce, passa pelo filtro e entra directamente na garrafa. Para recarregar, basta retirar o espremedor, separar o motor eléctrico e liga-lo ao carregador. Após ter espremido, retire o espremedor e coloque a tampa e o sumo está pronto para levar.

5

materiais
Todo o corpo da garrafa é feito em alumínio. O único tratamento que esta leva é uma lavagem apos sair do molde. Esta lavagem retira qualquer gordura que estivesse agarrada a garrafa. Este segue depois para uma cobertura de tinta em preto anodizado. O interior da garrafa é tratado com um revestimento de poliestireno modificado. Este poliestireno, conhecido por ‘’isopor’’ tem um tratamento especial que faz com que este não absorva ou transmita propriedades e sabores (http://www.fazfacil.com. br/materiais/isopor.html). É um polímero totalmente reciclável o que torna a garrafa altamente verde para o ambiente. A tampa, filtro e espremedor serao feitos em pvc normal amarelo.

6

características técnicas
A vitabomb é composta por 5 peças: garrafa e tampa, filtro, espremedor e motor. O motor inclui um carregador eléctrico que lhe confere uma autonomia de cerca de uma hora, com apenas quinze minutos de carregamento. Todas as peças são desmontáveis para limpeza das mesmas. Aconselha-se especialmente a limpeza regular do filtro e da garrafa.

tampa espremedor motor ltro garrafa

7

utilização
Este espremedor é tão simples de usar como aparenta. Após retirar a tampa, coloque o fruto que desejar no espremedor e ao aplicar força no mesmo, este liga automaticamente. O sumo desce e é filtrado. Em seguida, retire o espremedor e o filtro e feche a garrafa termica com a tampa. Passe o spremedor e o filtro por água e limpe. Para recarregar o motor do espremedor, separe-o do mesmo e ligue à tomada durante aproximadamente 15 min ate o LED ficar verde.

1

2

3

4

5

8

estudos e conceitos
O desenho final demorou ainda algum tempo a surgir, mas o conceito partiu do mais simples: a ogiva. O desenho mais minimalista que se pode tirar de um espremedor de citrinos é a ogiva, então apartir daí surgiu a ogiva nuclear. Seguiu-se uma serie de esboços, desde motores de avião a mísseis, até chegar a um final, até ‘’cartoonesco’’, da ogiva nuclear.

4

mercado
A dualidade de funções da vitabomb faz com que seja uma compra vantagiosa, conquanto seja um pouco mais cara do que um espremedor de citrinos comum, devido aos materiais que a compõem. Destina-se a um mercado comum de classe média, particularmente a famílias com crianças, cujas mães pretendem incentivar as crianças a ingerir vitaminas - daí a forma apelativa da vitabomb - ou a jovens consumidores que desejem dar um toque de inovação à sua casa.

9

referências
sigg botles
http://www.sigg.com/about/sigg/knowledgebase/

wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polímero http://pt.wikipedia.org/wiki/Isopor

international aluminium institute
http://www.worldaluminium.org/About+Aluminium/Production

krups
http://www.krups.pt/All+Products/Juicers/Pr oducts/ZX7000/KRUPS+Prep+Expert+-+Séri e+Citrus.htm

Philips
http://www.philips.pt/c/espremedores-decitrinos/13997/cat/#filterState=CITRUS_PR ESSES_SU_PT_CONSUMER%3Dtrue

10