You are on page 1of 5

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR

FACULDADE REDENTOR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E ______________
Aluno(a) Matrícul Turma
: a: :
Profa.: Matheus Rocha Avaliação/Valor: Nota:
Discipli Mecânica dos Solos e Data: 2ª Verificação
na: Fundações 28/01/2017 8,0 pontos
A prova é individual e sem consulta. As respostas tem que estar
escritas a caneta!
Você e sua equipe foram contratados para elaborar o projeto completo de uma loja
comercial, incluindo projeto de arquitetura, estruturas, fundações e instalações.
Para elaborar o projeto de fundações, você visitou o terreno e solicitou a
_____________________ através do ensaio ________________. Como resultado foi
entregue para você o documento abaixo:

Não há montanha intransponível, crer é ver a vitória! – _______________________
Página 1 de 5

Após calcular a resistência do solo. inicialmente para analisar qual tipo de fundação melhor se adequaria ao tipo de solo do local. Após realizar os devidos cálculos você conclui que as fundações para os pilares P1. que possui SPT no valor de ________. por questões de recalque. você coletou os valores das cargas que são transferidos dos ____________ para as ________________ no projeto estrutural previamente elaborado e anotou as maiores cargas: CARG PILAR A P1 55 t P2 76 t P3 85 t Em seguida você iniciou o estudo do relatório de sondagem. O chefe da sua equipe orienta que. dividida pela _____________ da __________ da fundação. Você precisa converter o SPT em resistência do solo. você avalia a possibilidade de fundação _________________. Para tal. Primeira conclusão que chegamos é que o nível de água é __________________________________________________________________. P2 e P3 devem ter as seguintes dimensões: S1 ____________ cm x ____________ cm S2 ____________ cm x ____________ cm S3 ____________ cm x ____________ cm Não há montanha intransponível. deve-se evitar fazer dois tipos de fundações diferentes no edifício. RESISTÊNCIA DO SOLO (kg / ____) = ( NSPT^(0.1 RESISTÊNCIA DO SOLO (kg / ____) = ( NSPT ) / 5 O conceito de pressão máxima suportada pelo solo é igual à _________________ aplicada ao solo pela fundação. Você opta por avaliar o SPT do solo para apoiar a base da ______________ em uma profundidade de 2 (dois) metros. Em seguida.Após a visita. você deve encontrar as dimensões das _____________.5) ) . crer é ver a vitória! – _______________________ Página 2 de 5 . que é executada em profundidades inferiores a 4m. existem as duas fórmulas anotadas abaixo. e que você deve optar pelo _____________ valor entre as duas.

00 0.00 0. As dimensões verticais da fundação.79 35. marcadas na figura abaixo como A e B são. respectivamente ____________ e ______________.00 8. dividida pela Não há montanha intransponível.36 25.00 1. Utilizando novamente p conceito de pressão máxima suportada pelo solo é igual à _________________ aplicada ao solo pela fundação.28 20.00 9.00 Para iniciar o cálculo você escolhe a profundidade que detém o ___________ número de SPT.00 7.00 0.60 0. vocês e sua equipe decidem estudar a viabilidade de utilizar fundações _______________.50 28. Você inicia transformando o NSPT escolhido no valor da Resistência do Solo.68 0.00 0.10 15.07 10. descobrindo a resistência de ____________ kg / cm² para o solo nesta profundidade.80 0. Como o cliente deixou clara a possibilidade expansão vertical da loja. Após adota o diâmetro das estacas e a quantidade de estacas necessárias por pilar.00 10. a estaca somente poderá se apoiar na _____________________ para dar sustentabilidade à estrutura. de concreto armado pré-moldado. pois sabe que se este SPT for insuficiente.36 0. Para tal você solicita o catálogo de estacas de seu fornecedor de confiança.00 0. crer é ver a vitória! – _______________________ Página 3 de 5 .30 0.00 6. Calcula a _________ de contato de cada estaca com o solo com a fórmula A = pi x raio². conforme recortado abaixo: DIÂMET CARGA ÁREA COMPRIMENT RO ADMISSÍVEL (m²) O (m) (m) (t) 0.00 12.

A correta execução deste. calculamos a resistência do solo necessária para estabilização da fundação. Nesta profundidade de maior SPT. deixando o aço exposto. descobrimos uma resistência de ____________ kg / cm² para o solo nesta profundidade. possuindo o NSPT de __________. e deseja fazer também um estudo desta profundidade. concluímos que poremos utilizar as seguintes estacas para os pilares: P1 – Estaca diâmetro ______ cm – Quantidade de Estacas ________. Você conclui que ________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________. Após. As estacas necessitarão de emendas. P2 – Estaca diâmetro ______ cm – Quantidade de Estacas ________. sustentando as vigas. P3 – Estaca diâmetro ______ cm – Quantidade de Estacas ________. Este processo de quebrar a estaca e deixar o aço exposto chama-se ________________________________. você precisa propiciar a conexão das estacas com os _____________ que vão seguir verticalmente seu prumo. crer é ver a vitória! – _______________________ Página 4 de 5 . sendo. comparamos a resistência necessária com a resistência real do solo (NSPT) e concluímos se o solo naquela determinada profundidade é resistente suficiente. quebrar o concreto da estaca da cabeça da estaca (cerca de 40cm do topo da estaca). consiste de. após a conclusão da fundação. Você analisa o novamente a sondagem e percebe que na profundidade de ________ metros a resistência do solo dobra em apenas um metro. para que a forma do __________________________ seja elaborada ao seu redor. Não há montanha intransponível. _____________ da __________ de contato doe cada estaca com solo. concretando sua estrutura à estrutura de aço da fundação. Após a execução da fundação __________________. Novamente transformando o NSPT escolhido no valor da Resistência do Solo. O elemento estrutural utilizado é o _____________________________________. ____ emendas na fundação do Pilar 2 e ____ emendas na fundação do Pilar 3. ____ emendas na fundação do Pilar 1.

Boa sorte a todos! Não há montanha intransponível. crer é ver a vitória! – _______________________ Página 5 de 5 .