You are on page 1of 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA

Profa. Dra. Minerva
Amorim

ASPECTOS HISTÓRICOS Os Jogos que se assemelham:
Petanca Lawn Balls

Malha Boliche

Curling Bocha

ASPECTOS HISTÓRICOS Petanca .

nos países nórdicos.ASPECTOS HISTÓRICOS O Bocha teve inicio nos anos 70. . que resgataram este Surgimento desporto com o propósito de adaptá-lo para pessoas com deficiência.

ASPECTOS HISTÓRICOS As primeiras competições da Bocha adaptada aconteceram em 1982 na Surgimento Dinamarca no campo da deficiência. .

Canadá. GB. a Bocha adaptada surge como modalidade paraolímpica nos Jogos em Surgimento New York (Stoke Mandeville).ASPECTOS HISTÓRICOS 1984. Participaram cinco países: EUA. . Dinamarca e Portugal (19 jogadores).

ASPECTOS HISTÓRICOS Bocha Adaptada Surgimento Inicialmente somente para pessoas com paralisia cerebral (grave grau de comprometimento). devem apresentar um grau de deficiência similar ao da paralisia cerebral e que sejam inseridas dentro das classes específicas. . Atualmente pessoas com outro tipo de deficiência podem competir. No entanto.

ASPECTOS HISTÓRICOS DINÂMICA Surgimento DO JOGO DA BOCHA DINÂMICA DO JOGO Objetivo: encostar o maior número de bolas na bola alvo. 1 bola branca. Cadeira de rodas. . Equipe de arbitragem. A partida é realizada com um conjunto de: 6 bolas azuis. 6 bolas vermelhas. Quadra marcada com a superfície lisa e plana.

Juiz de linha. Árbitro Principal. . Cronometrista. . Árbitro de campo.ASPECTOS HISTÓRICOS DINÂMICA DO JOGO DA BOCHA Surgimento Equipe de arbitragem: DINÂMICA DO JOGO . . .

. lisa e regular.5 m 3m 7m 1m Largura 6m 1. boxes de jogadores e área de DINÂMICA DO JOGO jogo.2 áreas.ASPECTOS HISTÓRICOS QUADRA DE JOGO Surgimento -Plana. Linha V Área válida do lançamento Zona de lançamento 2.5 m 5m 3m 12. 5m Área total da quadra .

ASPECTOS HISTÓRICOS CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL Surgimento Objetivo: Elegibilidade dos atletas DINÂMICA DO JOGO Composta por: 1 médico. CLASSIFICAÇÃO 1 fisioterapeuta. FUNCIONAL 1 professor de educação física. .

BC3 E BC4 CLASSIFICAÇÃO .BC1.4 CLASSES DISTINTAS DINÂMICA DO JOGO . BC2.ASPECTOS HISTÓRICOS CLASSES Surgimento .BC – BOCCIA CLASSIFICATION FUNCIONAL .NÚMERO: GRAU DE COMPROMETIMENTO CLASSES MOTOR .

bem como precisa de um auxiliar de campo para lhe dar bola.Não impulsiona a cadeira de rodas CLASSIFICAÇÃO manualmente.Atleta com disfunção locomotora que afeta o corpo todo. .Tem dificuldade em alterar a posição CLASSES de sentar-se.ASPECTOS HISTÓRICOS CLASSES BC1 Surgimento . FUNCIONAL . .Não consegue pegar a bola ao solo.Usa o tronco em movimentos de cabeça e braços. DINÂMICA DO JOGO . .

ASPECTOS HISTÓRICOS Surgimento CLASSES BC1 DINÂMICA DO JOGO CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL CLASSES .

Capaz de deslocar a cadeira de rodas. FUNCIONAL . DINÂMICA DO JOGO .Capaz de ficar de pé. utilizando as mãos e/ou os pés. .Possui controle de tronco. . mas envolve CLASSIFICAÇÃO movimentos dos membros.ASPECTOS HISTÓRICOS CLASSES BC2 Surgimento . bem como andar de maneira instável. .Capaz de afastar os dedos e os CLASSES polegares.Atleta com disfunção locomotora que afeta o corpo todo. mas não rapidamente.Capaz de pegar a bola ao solo. .

ASPECTOS HISTÓRICOS Surgimento CLASSES BC2 DINÂMICA DO JOGO CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL CLASSES .

Não apresentam força e coordenação suficientes para segurar ou largar a bola.Utilizam ponteiras e calhas e necessitam de um auxiliar de campo para manusear a calha e as bolas. . .ASPECTOS HISTÓRICOS CLASSES BC3 Surgimento .Atleta com paralisia cerebral. CLASSIFICAÇÃO . doentes neuromusculares. CLASSES .Disfunção motora grave nos quatro FUNCIONAL membros. tetraplégicos e DINÂMICA DO JOGO deformações congênitas.

ASPECTOS HISTÓRICOS Surgimento CLASSES BC3 DINÂMICA DO JOGO CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL CLASSES .

ASPECTOS HISTÓRICOS CLASSES BC3 Surgimento DINÂMICA DO JOGO CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL CLASSES .

DINÂMICA DO JOGO .ASPECTOS HISTÓRICOS CLASSES BC4 Surgimento . FUNCIONAL Distrofia muscular. Esclerose múltipla e Acidente Vascular Encefálico CLASSES .Não podem ter auxiliar de campo.Inclui doentes neuromusculares.Jogadores com pouco equilíbrio de tronco.Atleta com grave disfunção locomotora sem paralisia cerebral. . lesão CLASSIFICAÇÃO medular (tetraplégicos: C5 e C6). bem como limitações severas nos quatros membros (superiores e inferiores) e fraca apreensão. .

. CLASSES .Usa a força do movimento da cabeça e dos braços para retornar a posição DINÂMICA DO JOGO inicial após um lançamento.ASPECTOS HISTÓRICOS CLASSES BC4 Surgimento .É capaz de movimentar e deslocar a cadeira de rodas. CLASSIFICAÇÃO .É capaz de mostrar destreza suficiente FUNCIONAL para manipular e lançar a bola além da linha “V” em direção a quadra.

ASPECTOS HISTÓRICOS CLASSES BC4 Surgimento DINÂMICA DO JOGO CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL CLASSES .

BC3 e BC4 FUNCIONAL CLASSES .Duplas: Somente jogadores que pertencem a O JOGO classe BC3 Somente jogadores que pertencem a classe BC4 .Equipes: Somente jogadores pertencentes as classes BC1 e BC2.ASPECTOS HISTÓRICOS O JOGO DA BOCHA Surgimento Pode ser praticado: DINÂMICA DO JOGO . BC2. .Individualmente: CLASSIFICAÇÃO BC1.

uma bola que Bola morta tenha sido retirada do campo pelo árbitro no seguimento de uma violação. Linha V É a linha que a bola alvo tem que cruzar para ser considerada em jogo . branca. Ou partida é uma competição entre dois “lados” que é composta por um certo Jogo número de parciais. Lado Na bocha de equipes ou pares. Bola É uma das bolas azuis ou vermelhas. Isto inclui as casas dos jogadores. Parcial É quando bolas são mexidas fora da ordem normal de jogar. de uma equipe como uma unidade. Campo É a área de jogo limitada pelas linhas de campo. seja acidental ou interrompida deliberadamente. É uma bola que foi para fora do campo depois de ter sido lançada. por exemplo uma calha.Jack É a bola alvo. Inclui Lançamento lançar. ou que não tenha sido lançada por o tempo ter terminado. utilizado auxiliar pelos jogadores da BC3. auxiliar ou treinador que é Violação contra as regras do jogo. pontapear ou largar a bola quando é usado um dispositivo auxiliar. É o termo usado para definir a ação de impelir a bola para dentro do campo. É qualquer ação assumida por um jogador/lado. Na bocha individual é definido como um (1) jogador singular. Dispositivo É o termo utilizado para descrever um instrumento de auxílio para jogar. respectivamente. suplente. um “lado” é definido como três (3) e dois (2) elementos. É uma parte de um jogo em que uma bola alvo e todas as outras bolas são jogadas Parcial por ambos os lados.

ASPECTOS HISTÓRICOS MATERIAIS DO JOGO DA BOCHA ADAPTADA Surgimento Compasso Bolas DINÂMICA DO JOGO CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL CLASSES Sinalizador O JOGO .

BC2.Individual: DINÂMICA DO JOGO BC1.Equipes: SUGESTÕES DE BC1.Duplas: O JOGO BC3 (4 parciais de 8 minutos cada) BC4 (4 parciais de 6 minutos cada) SIMULAÇÃO DE JOGO . BC3 e BC4 JOGOS (6 parciais de 6 minutos cada) .ASPECTOS HISTÓRICOS APRENDENDO A JOGAR BOCHA Surgimento Parciais e Tempo Limite de Jogo . BC2 e BC4 (4 parciais de 5 minutos CLASSIFICAÇÃO cada) FUNCIONAL BC3 (4 parciais de 6 minutos cada) CLASSES .