You are on page 1of 12

Cadastro de horários .

Net
Processo : Horários

Subprocesso : Cadastro de horários .Net

Versão : 11.20

Introdução

Este roteiro visa demonstrar o procedimento para cadastro de horários nas telas .Net.

Procedimento

A forma de cadastrar horários foi alterada nas telas .Net.

Para criar novos horários, será necessário acessar o módulo, Cadastros/Tabelas auxiliares/Horários.

Após clicar no botão incluir, será apresentada a seguinte tela:
Imagem (clique aqui)

Informar o código, a descrição, o tipo do horário e a parametrização do mesmo.

Observação: Os tipos de horário, antes informados no cadastro do funcionário, agora devem ser informados
diretamente no cadastro de horário.
Parâmetros
Icon
Horário Inativo:Um horário quando inativo não ficará visível para escolha nos parâmetros do funcionário, em
alterações globais de horário ou no RM Portal.

Considera feriados no cálculo:Por default, esse parâmetro vem marcado e irá considerar os feriados
cadastrados no calendário associado à seção do funcionário. Caso ele seja desmarcado, o sistema não irá
considerar os feriados.

Horário de Escala:Determina se o horário será de escala. O horário será apresentado no menu de alteração
global de escala.

Considera feriado no início da jornada do dia anterior:Para considerar o dia anterior ao feriado como início do
feriado e seu término será no próprio dia em que o feriado foi cadastro.

Segue abaixo, um exemplo de criação de um horário do tipo Rígido:

Selecionar a opção Anexos/Jornada. Imagem (clique aqui) . Será apresentada na tela uma nova aba: "Jornada".Após selecionar o tipo do horário. será necessário selecionar a opção Processos/Criar jornada planejada Imagem (clique aqui) Será aberto um assistente para a montagem do horário. Basta preencher as informações e clicar no botão avançar. Nesta aba. clicar no botão ‘Salvar’.

Na tela Índice da jornada. Nas telas . Imagem (clique aqui) Na tela. ao cadastrar a jornada. será necessário informar se o índice que está sendo criado se trata de um dia trabalhado. Imagem (clique aqui) . Tipo da jornada. o primeiro índice sempre será igual ao primeiro dia do período atual.Net. será necessário informar a letra que será associada ao primeiro índice (letra não obrigatória como em versões anteriores). compensado. descanso ou um dia com batida nula.

Para criar o segundo intervalo.Na próxima tela. Intervalos Planejados da Jornada. Ausência Planejada. Também será possível informar a tolerância de extras e atrasos. na saída e entrada do Intervalo Planejado. será cadastrado o período em que o funcionário estará ausente para cumprir seu intervalo de refeição. basta clicar no botão incluir que está no canto superior esquerdo da tela. Imagem (clique aqui) . será cadastrado o intervalo de trabalho do funcionário. Imagem (clique aqui) Na tela seguinte.

o parâmetro "Lança Horário lançando horas extras" deve ser habilitado. demonstrará a jornada cadastrada para este índice. informe neste campo o número de horas de falta que deseja.A tela que será apresentada a seguir. Extra para Lançamento de Batidas Caso queira lançar horas extras para o funcionário no momento do lançamento global de horários. Serão calculadas 08:30h de falta para ele. informe neste campo o valor a ser lançado. no momento do lançamento global de horários. Falta Caso queira que o sistema calcule um número de horas de falta diferente do que será calculado conforme a jornada cadastrada. Exemplo: Intervalos Planejados da Jornada (Intervalos de Trabalho) [08:00 12:00] [14:00 18:00] = 08:00 Horas Falta 08:30 Funcionário não efetuou as batidas. Visualização da Jornada. Após cadastrar um valor neste campo. Normalmente essa alteração só se faz necessária quando a jornada é de um dia para o outro. Será possível informar os seguintes campos: Índice Fim Caso seja necessário altere o índice fim conforme intervalos planejados da jornada. Imagem (clique aqui) .

este índice estará criado. criando os índices 2 e 3 (quinta-feira e sexta-feira. Para efetuar a cópia de um índice já criado. Imagem (clique aqui) Neste exemplo. irei efetuar a cópia duas vezes. Imagem (clique aqui) . podem ser criadas manualmente. ou o índice 1 poderá ser copiado. Imagem (clique aqui) As próximas jornadas trabalhadas. como no processo anterior. respectivamente). para facilitar a criação do horário. basta selecionar este índice e selecionar a opção Processos/Copiar Jornada Planejada.Após isso.

na tela Tipo de Jornada. conforme o print abaixo: Imagem (clique aqui) Após a criação dos índices de descanso e compensado. é que eles devem começar às 00:00h de um dia e terminar às 00:00h do próximo dia. poderá ser usado na criação destes índices. O processo deCopiar Jornada Planejada.Net.Para criar os índices de descanso e compensado. porém. basta efetuar o mesmo processo anterior. índices 6 e 7 (segunda-feira e terça-feira. Imagem (clique aqui) Uma particularidade do cadastro de um dia de descanso ou compensado no cálculo . neste caso. deverão ser marcados os campos Compensado ou Descanso. Imagem (clique aqui) . respectivamente). No caso deste horário. o dia compensado (sábado) irá iniciar às 00:00h do dia 04/12/2010 e terminar ás 00:00h do dia 05/12/2010. deverão ser criados os dois índices restantes.

Será aberta uma nova aba onde poderão ser visualizados todos os dias do período. ele poderá ser alterado ou excluído. Isto poderá ser realizado através das opções Processos | Configurar Jornada Planejada ou Remover | Configurar Jornada Planejada. Imagem (clique aqui) . Imagem (clique aqui) Uma vez que todos os índices foram criados. o horário poderá ser visualizado através da opção Anexos | Visualizar Horário.Caso um índice tenha sido criado incorretamente.

através da opção Anexos | Limite de Tolerância. Imagem (clique aqui) .Poderão ser informados os Limites de Tolerância para a jornada planejada.

a tela ‘Ausência Planejada’. Tempo Mínimo Cadastre o tempo mínimo que o funcionário deverá realizar no Intervalo de Ausência. Horários do tipo Flexível e Semi-flexível No cadastro dos horários do tipo ‘Flexível’ e ‘Semi-flexível’. somente é obrigatório para horário Semi-Flexível. o sistema irá calcular hora extra até o tempo mínimo.O limite de tolerância serve para limitar dentro do período. será alterada para ‘Intervalo com Tempo Planejado (Limite de Refeição)’. Para horário Flexível. . será possível informar Intervalos de Ausência para os horários do tipo ‘Flexível’. Caso o funcionário tenha uma ausência menor que o tempo mínimo cadastrado. o número de vezes ou o número de horas que será aplicada a tolerância cadastrada nos Intervalos Planejados da Jornada. Exemplo: Intervalos Planejados da Jornada (Intervalos de Trabalho) [08:00 11:00] [15:00 18:00] Intervalo com Tempo Planejado [11:00 15:00] Intervalo de Ausência [12:00 14:00] = 02:00 Tempo Mínimo [01:00] Funcionário executou as batidas [08:00 12:40] [13:30 18:00] [12:40 13:30] = 00:50 Minutos O sistema irá cálcular 01:00 de hora extra. No novo cálculo . este cadastro é opcional. da semana ou do dia. o restante não será calculado. O mesmo deve ter um tipo de ocorrência associado e deve ser associado a um horário. Observação: o cadastro do Intervalo com Tempo Planejado. Maiores informações sobre esta funcionalidade acesse.Net.

Observação: o cadastro do Intervalo com Tempo Planejado é opcional para este tipo de horário. Imagem (clique aqui) Horário Núcleo Podem ser definidos intervalos dentro do horário em que o funcionário deve respeitar rigorosamente as batidas cadastradas. Se não houvesse o tempo mínimo cadastrado o sistema calcularia 01:10 de hora extra. serão intervalos compensáveis. Imagem (clique aqui) . Os outros intervalos do horário.