You are on page 1of 14

LS ESCOLA TÉCNICA

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Alessandra Paola
Edineusa dos Santos Rocha
Flavia P. da Silva Lopes
Gislene Moreira
Nadine Gonçalves da Silva
Thalia Alves Duarte
Valdeone

QUALIDADE DE VIDA

TAGUANTINGA -DF
2017

P. Profª: Angela TE2V2 TAGUANTINGA-DF 2017 .Alessandra Paola Edineusa dos Santos Rocha Flavia P.. da Silva Lopes Gislene Moreira Nadine Gonçalves da Silva Thalia Alves Duarte Valdeone CARTILHA DO IDOSO Trabalho realizado para conhecimento e nota de S.

.......................4 2.................8 5.................................3 Tratamento..................................................................................................................................................................................................................................14 7...................0 Drogas.............................2 Crack...............................................................5 3....................................1 Comportamento................4 Maconha.........................3 Cocaína....................................................................................................................................................16 8...................................................................................................................................14 7..0 Vícios emocionais..........................3 Tratamento....................................................................................................................................1 Refrigerante........................................................................15 8...............0 Compulsão Sexual ou Hipersexualidade.........................0 INTRODUÇÃO.............................................0 Vícios.................................12 7.14 7...........10 6..................................2 Causa.1 Tratamento..9 5.....................................................................................8 4..................................11 6.................................................9 6.......................0 Vício em Medicamentos.................................................................................................8 4.................................16 ......................................................................2 Causas........5 Heroína............................................................................................................................11 6..6 3..............................................................................................6 3..............10 6.................................2 Chocolate......1 Alguns tipos de Drogas.........................................................................................................................6 Tratamento..........7 4..........0 Virtudes................10 6..........................................................................0 Vícios de Comida.................................................................................................................................................................................................12 6.......................1 Tipos e Causas comuns................... SUMÁRIO 1..................................................................................................

................0 CONCLUSÃO..............................................................0 Jogos...............................................17 8.........18 9...................................................... 8........................................21 ....................................................................3 Tratamento..........................1 Causa..........................................................................19 10.........................19 9..............................................................................................20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................2 Tratamentos Pessoal e o Profissional:.........

741 DE 01|10|2003 (ESTATUTO DO IDOSO) . 4 1.  LEI 8. há direitos especiais que precisam ser garantidos.e que o estado tem obrigação de cumprir.  Para quem já completou 60 anos existem garantias legais que definem princípios e diretrizes e responsabilidades que asseguram os direitos das pessoas idosas .0ESTATUTO DO IDOSO. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO IDOSO  Para cada fase da vida.0 INTRODUÇÃO   2.842 DE 04|01|1994 (POLÍTICA NASCIONAL DO IDOSO)  LEI 10.

. ENFERMAGEM E O IDOSO O aumento populacional da terceira idade provoca a necessidade do setor saúde preparar-se para a assistência ao idoso. urbanização adequadas das cidades. indivisível. melhoria nutricional. econômica e sociocultural que singularizam seu processo de envelhecimento.países com a chamada ''população envelhecida' 'são aqueles que a proporção de pessoas com 60 anos ou mais atinge 7% com tendência a crescer. a vida é cada vez mais agitada . m nos países desenvolvidos em decorrência da queda de mortalidade. em decorrência dos avanços tecnológicos. na sua totalidade existencial. A VELHICE A velhice é a última fase do processo de viver humano. e isto influi na organização do serviço de infra-estrutura . elevação dos níveis de higiene pessoal e ambiental tanto em residências como no trabalho assim como. sendo percebida como fenômeno natural e social do ser humano. defronta-se com problemas e limitações de ordem biológica. que o idoso nem sempre possui fazendo com que essas pessoas enfrentem diversos problemas sociais. 5 SITUAÇÃO SOCIAL DO IDOSO NO BRASIL A sociedade passa por grandes modificações.o tempo cada vez menor e as condições econômicas são mais difíceis principalmente à medida que as pessoas vivem mais. A tecnologia avança. a princípio. área física e principalmente na formação de recursos humanas habilitados. único. a grandes conquistas do conhecimento médico. Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS). Todos esses fatores começaram a ocorrer no final da década de 40 e início dos anos 50. aspecto enfatizado nas salas de aula. Isso tudo exige uma capacidade de adaptação. IDOSO Pré-Idosos (entre 55 e 64 anos). que. os meios de comunicação bombardeiam com fatos e dados. ASPECTOS DEMOGRÁFICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DO IDOSO NO BRASIL O envelhecimento da população é um fenômeno mundial iniciado. sobretudo na formação de profissionais da área da saúde e de educação. A situação social da pessoa idosa no Brasil revela a necessidade de discussões Mais aprofundadas sobre as relações do idoso na família e na sociedade.

Estas pessoas estão aqui: os velhos do presente e do futuro do Brasil. A família.9 milhões. § 1º . 6 Idosos jovens (entre os 65 e 79 anos). De acordo com dados do Censo 2010. 230. de cada quatro brasileiros. de cada quatro brasileiros. defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Em 1999. esse número passou para 28. a população idosa no Brasil aumentou consideravelmente na última década. levantado pelo IBGE.0 HÁBITOS SAUDÁVEIS O Brasil está mais maduro. Constituição Federal de 1988 Art. Estas pessoas estão aqui: os velhos do presente e do futuro do Brasil.Aos maiores de 65 anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. § 2º . Nos próximos 30 anos. e em 2013.8 milhões. Muitos direitos foram conquistados ao longo dos anos mas. o crescimento da população jovem (até 19 anos) teve seu crescimento interrompido. Os principais hábitos saudáveis: Alimente-se bem . assegurando sua participação na comunidade. Nos próximos 30 anos. Em contrapartida. 3. a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas.Os programas de amparo aos idosos serão executados preferencialmente em seus lares. Idosos de idade avançada (com mais de 80anos). o número de idosos no país (a partir de 60 anos de idade) era de 14. um será idoso. um será idoso. ainda falta muitas coisas serem concretizadas na prática.

Ingerir alimentos muito gordurosos. hipertensão. é fundamental ter uma dieta saudável e balanceada. inclua alimentos saudáveis em sua alimentação. Correr. diabetes. como o ômega 3. o que evita que a pessoa tenha quedas ou outros acidentes. pois isso é uma coisa natural da idade. comprovaram que quando os idosos dormem menos que as pessoas mais jovens não prejudicam a sua saúde. Por isso. Esse tipo de chá ajuda na memória e pode auxiliar os idosos a ter uma expectativa de vida maior. Mais convívio social Isso também é um dos hábitos saudáveis! Idosos que mantêm vida social ativa acabam apresentando uma qualidade de vida maior e garantindo a longevidade. exercícios melhoram o equilíbrio. uma substância capaz de combater doenças degenerativas como o Alzheimer. derrames e até mesmo o câncer. Estudos realizados pela Universidade de Surrey. Esses alimentos são ricos em gorduras boas. Essa substância reduz as taxas de colesterol ruim e evita o entupimento das artérias. Consumir castanhas. avelãs e amêndoas que reduz o risco de infarto em 30%. Mas com o passar da idade. com altos teores de açúcares e sódio pode causar sérias doenças como infarto. Isso acontece porque essa bebida contém teanina. no Reino Unido. Um dos hábitos saudáveis que também pode auxiliar o individuo a ter uma vida mais saudável é consumir o chá verde. Outro benefício dessa substância é que ela está relacionada com a melhora na capacidade de aprendizado. a perda de sono é um problema comum entre as pessoas. Além disso. 7 Para viver mais e com saúde. Praticar exercícios é um dos mais . concentração e sensações de prazer. caminhar e andar de bicicleta também trabalham os músculos do corpo. fortalecendo as articulações. Durma bem Ter boas noites de sono é indispensável para quem quer ter uma vida saudável. EXERCÍCIO FÍSICOS Praticar exercícios não ajudam apenas no emagrecimento.

8 fundamentais hábitos saudáveis. são fundamentais para reduzir acidentes e lesões degenerativas do aparelho locomotor. déficit visual. ocorre quando a pessoa está executando . Algumas situações comuns nessa idade. quanto ao aumento da autoestima e da capacidade física e cognitiva. como o pilates. "Os exercícios de flexibilidade e o treinamento de força. faça a compressão no local . A melhora da força e da massa muscular é também importante na prevenção e tratamento de distúrbios como a osteoporose. Os benefícios podem ir desde a melhora na saúde. a maioria das quedas acontece em casa e. Em caso de sangramento. aumentam esse risco. Verifique com delicadeza se a pessoa consegue se movimentar e se há intensidade de dor no local da pancada.2 ALIMENTAÇÃO 4. como as doenças articulares. geralmente.leve o paciente imediatamente ao hospital. obesidade e o diabetes" 3. Quando ocorre uma queda e importante Observar se há presença de sonolência ou confusão mental.0PREVENÇÃO DE QUEDAS Todos os anos. A pele dos idosos é muito fina e pode ser necessária uma avaliação mais completa da situação. Embora a pessoa possa cair em qualquer lugar. pelo menos 30% dos idosos sofrem com complicações das quedas. alterações do equilíbrio e o uso de múltiplos medicamentos.

 Redobre o cuidado em dias de chuva.  O vaso sanitário e a cama devem se da altura do idoso.  Esses cuidados simples podem evitar serias complicações 5.  Não use tapetes. passadeiras e tapetinhos nas portas e banheiro. Portanto e preciso tomar algumas medidas para evitar tal situação. 9 atividades normais do cotidiano.0 MEDICAMENTOS/AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS GRATUITOS .  Use sapatos fechados e antiderrapantes mesmo em casa. para que ele não se abaixe muito ou não os alcance.0PREVENÇÃO DE SONO/DESCANSO 6.  Os armários devem ficar ao alcance do idoso para que ele não suba em cadeiras e escadas.  Coloque corrimão nas escadas.  Não deixar fios expostos na passagem.  Não deixe o idoso sozinho por muito tempo. por exemplo:  Coloque barras no banheiro para que o idoso possa se apoiar.

que podem ser contaminados. Depois de usar o banheiro lembre-se de lavar as mãos com sabonete (ou sabão) evitando contaminações. A higiene da cavidade oral significa prevenção de uma série de doenças. Elas devem estar sempre limpas. sempre aparadas. uma vez que um bom banho evita as irritações de pele e previne o corpo contra o aparecimento de infecções futuras. lembre-se de escovar os dentes. As próteses (dentaduras) precisam de cuidados especiais: Para limpá-las. 10 7. Ao cuidar de um idoso deve ter em atenção onde estão situados a sanitário e o lavatório. Uma está relacionada com a outra e o segredo para que as duas estejam em sintonia passa por uma boa alimentação e pela visita regular ao dentista.0 HIGIENE CORPORAL O banho um dos aspetos de limpeza mais importantes no cuidar da higiene de um idoso. estamos constantemente manuseando alimentos. Afinal. após todas as refeições. Um bom banho de chuveiro diário. A higiene das mãos é muito importante. pois estes são elementos fundamentais para a satisfação das necessidades básicas de um idoso. é aconselhável a colocação de cremes hidratantes nos pés e nos braços para fortalecer e tornar a pele mais resistente. ou próteses (dentaduras). A Saúde Começa Pela Boca Não é porque os anos passam que devemos deixar de lado os cuidados com a higiene bucal. com água em abundância. use uma escova de dentes mais dura e creme . A higiene do corpo é uma prática de auto cuidado de saúde e deve ser um dever de todos nós. No final do banho. Então. Os hábitos higiênicos estão entre os principais requisitos para uma vida saudável. As unhas. permitindo uma sensação de bem-estar e conforto. A manutenção da saúde oral é de extrema importância para a saúde geral de um idoso. para que a sujeira não se acumule sob elas. é um grande aliado para manter a saúde do corpo.

mais práticas e mais confortáveis para a prossecução das suas atividades e exercícios diários. Não durma com a prótese. se ela cair. em dobrar-se ou inclinar-se. A aplicação do flúor é muito importante na prevenção das cáries e na proteção dos dentes. inclusive para os que utilizam placa dentária. pois podem estar mal instaladas. mas isso não quer dizer que sejam desleixados na sua maneira de vestir. As dentaduras e outras próteses devem estar bem adaptadas. lembre-se de usar o fio dental periodicamente. na ocorrência de qualquer um desses casos. Não devem machucar e precisam ser limpas diariamente. Antes de recolocá-la na boca. o que faz com que o resto dos alimentos permaneça indevidamente no espaço que se encontra em torno da mesma. Muitas vezes. com água e um pouquinho de bicarbonato de sódio. Faça isso sobre a pia com água. álcool e exposição ao sol sem proteção podem causar câncer de boca. Examine sua boca periodicamente para detectar a presença de feridas. Assim. 11 dental (você pode usar sabão neutro). Alguns idosos precisam de ajuda para a limpeza da boca. escove a gengiva. A melhor opção passa por selecionar roupas mais largas. E. A limpeza da boca é assim fundamental para todos os idosos. À noite coloque as próteses num recipiente tampado. Fumo.0 IMUNIZAÇÕES . não se quebrará. qualquer dúvida procure um dentista. A saúde bucal contribui para melhorar sua qualidade de vida em qualquer idade. procure rapidamente um dentista. alterações ou manchas. 8. os idosos têm dificuldade em levantar os braços. A forma como um idoso se veste diz muito sobre a maneira como se trata e sobre a sua higiene pessoal. o palato (céu da boca) e a língua com uma escova macia para remover placas e possíveis restos de alimentos.

0 SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO 10. 12 9. PAPEL DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL/ORIENTAÇÕES DO PROFISSIONAL EM SAÚDE 11DIREITOS À SAÚDE/ PLANOS DE SAÚDE .

13 .