You are on page 1of 2

NOME DO PROJETO

:

HISTÓRIA E MEMÓRIA DO TURISMO NO BRASIL E NA AMÉRICA DO SUL

LINHA DE PESQUISA Linha 1 - Turismo, Cultura e Ambiente

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O

projeto tem como objetivo analisar os processos constituintes do fenômeno turístico

e

de seu desenvolvimento no país e na América do Sul, tomando-o como uma

construção social dotada de historicidade e cujas bases se assentam na modernidade,

mais precisamente a partir da segunda metade do século XIX.

As relações entre a história e a preservação da memória do turismo brasileiro e sul- americano são investigadas privilegiando-se a análise das práticas e dos discursos que conformaram e ainda conformam o campo turístico no país, enfatizando as múltiplas vozes de seus agentes (Estado, turistas, iniciativa privada, comunidade receptora, imprensa), com o uso de fontes documentais diversificadas.

JUSTIFICATIVA:

A pesquisa se faz relevante por posicionar nos estudos turísticos os novos debates que

estão surgindo no campo da História, dos quais temos participado ativamente, promovendo o diálogo entre as duas disciplinas a partir do enfoque da história e da memória do lazer e do turismo.

Esses temas até bem pouco tempo desprestigiados, começam a ganhar vigor em vários países do mundo e também no Brasil, com novos estudos que rompem com paradigmas ultrapassados sobre a chamada “evolução do turismo”.

Um dos produtos desse esforço de historiografar o turismo em nosso país e apontar novas luzes sobre o passado do turismo nacional, aproximando-o dos conhecimentos acadêmicos em Turismo, foi o livro História do Turismo no Brasil, lançado em agosto de 2013, que contou com a colaboração e a organização de pesquisadores de diversas partes do Brasil, muitos deles vinculados ao Laboratório de História do Turismo (HisTur), da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

Também na última década estão sendo produzidas teses e dissertações que valorizam

a aproximação do campo da História com o campo do Turismo, incluindo, novamente

os esforços de vários pesquisadores do HisTur, que conta ainda com a participação de

alunos de graduação do curso de Turismo da UFF e do curso de Mestrado. Além disso, simpósios temáticos de História e memória do turismo no Brasil e na América do Sul foram criados e estão ganhando representatividade nos mais importantes fóruns acadêmicos nas duas áreas, fortalecendo e consolidando esse novo campo de investigação no qual o presente projeto se inscreve.

Desse diálogo e das inúmeras trocas realizadas entre os pesquisadores do Brasil e do exterior comprometidos com o estreitamento das relações entre o saber turístico e o saber histórico têm surgido trabalhos que buscam superar velhos paradigmas ainda fortemente difundidos acerca da história do turismo, dentre os quais as já citadas

análises da evolução do turismo mundial e as limitadas, anacrônicas e eurocêntricas cronologias do turismo.

Nesse sentido, o projeto justifica-se por contribuir para a produção de uma história do turismo no Brasil e na América do Sul e para o registro e a análise de sua memória, seja ela pública ou privada, priorizando-se o uso e a valorização das fontes documentais que se reportam ao passado do turismo nacional, ao mesmo tempo em que se dá visibilidade à importância da preservação e valorização dos acervos existentes.

No âmbito do curso de mestrado, cuja área de concentração é Turismo e Sociedade, é imprescindível o estudo do turismo em perspectiva histórica e crítica para a compreensão do fenômeno turístico e de sua relação com as sociedades do passado e do presente, desconstruindo os seus mitos e compreendendo o fenômeno dentro de seus diferentes contextos.

DATA DE INÍCIO:

Março de 2013

PESQUISADORES Valeria Lima Guimarães PPGTUR/UFF

Karla Estelita Godoy PPGTUR/UFF