You are on page 1of 26

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Presidente Prudente

Integração entre o Google Earth e o Google Maps

Profa. Adj. Arlete Meneguette
Departamento de Cartografia
arletemeneguette@fct.unesp.br

Neste tutorial vamos demonstrar vários recursos de integração entre o Google Earth e o
Google Maps, com ênfase no cálculo e traçado de rotas, seja para motoristas ou pedestres.

Inicialmente, utilizando os recursos do Google Earth você vai planejar uma rota entre dois
lugares cujos endereços serão fornecidos. Primeiramente, clique em Rotas. Digite o endereço
de onde vai sair e o endereço para onde quer ir, por exemplo:

De: Rua Roberto Simonsen, 305, Presidente Prudente

Para: Rua Cyro Bueno, 40, Presidente Prudente

Clique em Enter no seu teclado e o resultado será mostrado, tanto graficamente sobre a
imagem de satélite quanto textualmente, com todas as indicações .

Amplie a imagem nas proximidades do ponto inicial, note que há uma inconsistência, pois o
marcador está posicionado incorretamente, com dois quarteirões de diferença! O ponto final
da rota também não corresponde exatamente o local onde está instalado o Núcleo Morumbi...

1

Clique com o botão direito do mouse sobre o marcador inicial e escolha a opção Propriedades.

Uma janela flutuante será exibida na qual você verá as coordenadas UTM do ponto inicial da
rota. Note que há um símbolo em volta do ponto inicial indicando que ele está selecionado.

2

desta vez não indicando o número 305 associado com a Rua Roberto Simonsen. em frente à Diretoria da FCT/Unesp. Note que as coordenadas UTM também foram alteradas na janela flutuante! Clique em OK. Note que uma rota completamente diferente foi traçada! 3 . faça agora outro teste. Crie uma nova rota. Considerando que esta rota foi traçada a partir do ponto inicial incorreto por erro de geocodificação dos dados dos Correios.Clique no ponto inicial da rota com o botão esquerdo do mouse e arraste-o para o local correto.

Há várias possibilidades: criar uma rota para ser seguida pelo usuário de veículo particular ..Por curiosidade. basta clicar em Exibição para impressão. o que faz com que seja acionado o Google Maps integrado no ambiente do Google Earth. Você pode gerar um mapa impresso. 4 . pelo usuário do transporte público e pelo pedestre .. digite agora 505 associado com a Rua Roberto Simonsen e veja o resultado! O marcador do ponto inicial agora é exibido exatamente em frente ao prédio da Diretoria da FCT/Unesp.

basta clicar em Link. a escolha foi pela URL curta. que gerará uma URL longa ou uma URL curta. Neste caso. como você preferir.gl/maps/1YZrP Outra alternativa é checar a previsão do tempo. 5 . para tanto. habilite a opção Clima. assim sendo a rota está disponível em http://goo.Além de imprimir sua rota você pode compartilhar com outras pessoas.

Clique em Salvar e depois em Pronto. Digite o título e uma breve descrição do seu mapa. 6 . Clique agora em Criar Mapa.Clique em Meus Lugares. Observe que a sua última visualização de hoje está disponível para revisita. Escolha se quer que seja público ou não listado.

Use a barra de rolagem para mostrar o conteúdo ao final do texto descritivo da rota. Note que há uma opção Salvar em Meus mapas. 505 e a Rua Cyro Bueno. 7 .Clique em Meus Lugares. depois clique no nome da rota traçada para ser percorrida à pé entre a Rua Roberto Simonsen. 40.

8 . Clique em Salvar e em seguida clique em Editar.Ao clicar nessa opção será questionado em qual mapa salvar o conteúdo. indique o mapa que você acabou de criar e no qual ainda não há qualquer conteúdo.

9 . além de uma linha que indica a rota a ser percorrida à pé. Uma etiqueta será exibida e nela há novamente o ícone mostrado.No menu à esquerda há uma legenda. Uma biblioteca de ícones será exibida a partir da qual você poderá escolher o que desejar para representar o ponto inicial da rota. Clique nesse ícone que fica no canto direito da etiqueta descritiva. Clique no ícone do ponto inicial. onde consta o mesmo ícone para o ponto inicial e para o ponto final da rota.

Tendo escolhido o ícone. Complete o texto da descrição. clique sobre ele e o Google automaticamente substituirá o antigo pelo novo ícone. 10 . Repita o mesmo procedimento para o ponto final da rota. Clique em OK na etiqueta do ponto inicial.

Além disso. poderá escolher que quer seguir ou não o traçado da estrada mais próxima. 11 .Clique novamente em OK. Edite também a linha que representa o traçado da rota a ser percorrida à pé. sendo que esta alternativa seria interessante se você mesmo tivesse desenhado a rota ao invés de solicitar o traçado automático ao Google. Você também pode alterar a largura e a opacidade da linha. A cor da linha pode ser escolhida a partir de uma paleta de cores.

em frente ao Núcleo Morumbi. Note que o ponto final ainda está no local incorreto. assim como a extremidade da rota.Complemente a descrição da rota com um texto explicativo. Clique na extremidade da rota com o botão esquerdo do mouse e arraste-o para o local correto. Clique em OK. Amplie a imagem para fazer a edição com maior precisão. Clique em OK. 12 .

Uma mensagem é mostrada informando que a linha foi alterada e você pode eventualmente desfazer. arraste o ícone 13 .Observe que agora a rota parece mais correta. portanto. caso deseje. Note que o ponto final está no local incorreto.

Seu mapa pode receber contribuições de outros mapeadores voluntários.para mover o marcador de lugar. 14 . informando que o marcador foi movido de lugar. Clique em Salvar e em Pronto. clique em Colaborar. Mais uma vez é mostrado um aviso. para tanto.

Você pode escolher se quer receber uma cópia do convite.Convide colaboradores. Clique em OK. por exemplo: “Contribua para o aprimoramento deste mapa colaborativo.gl/maps/FbGdi que pode ser aberto no Google Maps. Neste caso. Para gerar uma URL curta para este mapa clique em . se vai permitir que os colaboradores convidem outras pessoas e se qualquer um deles pode ou não editar o mapa. digitando os emails dos seus amigos e uma mensagem contendo instruções. inserindo marcadores que indicam os pontos intermediários nesta rota”. 15 . foi gerado link: http://goo. Para salvar o arquivo KML clique com botão direito em .

Se quiser ter uma cópia impressa do seu mapa.Salve o arquivo KML em C:\curso_web para abrir posteriormente no Google Earth. Se quiser você pode enviar a rota por email. você pode clicar em . Abra o arquivo KML no Google Earth e exiba a rota que você alterou. basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo KML que você acabou de abrir. 16 . inclusive com um texto personalizado e na escala que desejar.

Lembre-se de salvar seu mapa em Meus lugares. 17 .Após fazer login na sua conta do GMail. uma mensagem será exibida na qual você poderá preencher os emails dos seus amigos para quem deseja enviar o arquivo KMZ.

Depois vá para o ano de 2006.Como seria percorrer esta mesma rota ao longo do tempo? Clique em e escolha a data da imagem de satélite que deseja exibir. Comece por 2003. 18 .

html 19 .com/svn/trunk/demos/drive-simulator/index. Para tanto. Compare as imagens de satélite entre si e note as alterações causadas pela ação antrópica. como se estivesse dirigindo um veículo. Agora você vai navegar pelas ruas de Presidente Prudente. acesse um site onde há o Google Earth Plug-in Driving Simulator: http://earth-api-samples.googlecode.Finalmente mostre o ano de 2010. Analise o sistema viário e encaminhe propostas de como pode ser otimizado.

20 . 505. SP. Brasil Agora clique em “GO!”. Presidente Prudente. A rota é mostrada como uma linha azul e marcadores. por exemplo: De: Rua Roberto Simonsen. Brasil Para: Rua Cyro Bueno. SP. quanto no mapa no lado direito da tela. 80. No lado esquerdo da tela é mostrado detalhadamente o roteiro a ser seguido.Digite o endereço do ponto de partida e o endereço do ponto de chegada. Presidente Prudente. Clique agora em “START” e acompanhe o trajeto como se estivesse dentro do veículo. tanto na imagem de satélite na parte central da tela. circulando pelas ruas de Presidente Prudente.

enquanto que sobre a imagem de satélite a representação de veículo é alterada simulando exatamente como ele seria visto no nível da rua. mas com uma diferença: a forma do pictograma é estática quando mostrada no mapa. quanto na lateral direita. É possível aplicar zoom na imagem para mostrar os locais mais ampliados. 21 .O veículo é mostrado tanto na parte central da tela.

Clique no endereço de destino mostrado no painel à esquerda e veja que a imagem de satélite é exibida mostrando a posição do marcador exatamente na entrada principal da edificação. Mas você pode alterar o endereço de destino. 22 . bem como ampliar a escala do mapa mostrado à direita. que indica o ponto de destino. por exemplo. Caso deseje.Observe que o marcador verde. altere o número de 40 para 80 na Rua Cyro Bueno. não está posicionado na entrada principal do Núcleo Morumbi da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Clique em “GO!”. você pode aumentar a velocidade do veículo.

você chegou ao seu destino.. respeite os limites de velocidade (apesar de que no simulador virtual você pode ampliar a velocidade do veículo em 32 vezes..Pronto.). A distância entre cada trecho é mostrada na lateral esquerda. No mundo real. Navegue pela imagem de satélite para ter uma noção do percurso. 23 . dirigindo um veículo e respeitando o sentido obrigatório das vias. a distância total e a velocidade. no alto da tela na parte central é mostrado o tempo do percurso.

24 . mas observe que para Presidente Prudente no momento não está disponível no Google Maps o recurso de traçar rotas pelo transporte público. na Rua Cyro Bueno.google.com/site/arletemeneguette/tutorialge você teve a oportunidade de andar à pé..Nos tutoriais postados em https://sites. Entre em https://maps.com/ e digite o endereço de partida e o de chegada. de dirigir um veículo e até pilotar um avião ! Ainda falta traçar a rota utilizando o transporte público ..google. Utilizando o recurso do Google Maps Street View é possível constatar que há um ponto de ônibus em frente ao Núcleo Morumbi.

Será exibida a URL (longa ou curta. clique em .gl/maps/yNYuI é possível exibir novamente a mesma cena do Street View. 25 . O Google Maps salva todas as consultas e rotas de forma a permitir que você revisite os locais sem necessidade de gerar novo mapa. Os resultados a seguir foram gerados para um percurso com veículo particular . Com base nesse link http://goo. Além disso. para que você escolha a mais curta e/ou a mais rápida. ou enviar o link para outro usuário. como desejar). oferece diversas possibilidades de rotas entre o ponto A e o ponto B.Para revisitar a cena capturada pelo Google Maps Street View.

O histórico de pesquisa é salvo para consulta posterior ou pode ser feita a exclusão de todas as pesquisas anteriores.unesp. O mesmo ocorre com a opção transporte público.br 26 . Entretanto.No Google Maps e na versão gratuita do Google Earth estão disponíveis recursos para cálculo de rotas para veículos. Também há recursos para salvar a rota em Meus lugares ou copiar os dados como KML. transporte público e pedestres. Com base neste tutorial você poderá viajar pelo espaço e pelo tempo com o Google Earth e Google Maps. Sugestões de aprimoramento são bem-vindas! Arlete Correia Meneguette arletemeneguette@fct. no momento esse recurso ainda não está disponível em Presidente Prudente. limpando o histórico completo. No Google Earth Pro há um recurso adicional: rotas para ciclistas .