You are on page 1of 3

MINUTA DE DECUPAGEM OU

ROTEIRO TÉCNICO
Marilia Mello Pisani

O presente texto faz parte do curso de Produção de Vídeo e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0.
Não Adaptada. Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis em http://uab.ufabc.edu.br.

estude o modelo que se segue. Por isso. gravada sem corte: se uma sequência a sua própria Minuta de decupagem. você deverá mobilizar o vocabulário técnico caso de uma sequência única). mas começar a fazê-la desde que você precisa definir a decupagem. p. • Sigla do plano e movimento. pesquise e discuta OU ROTEIRO TÉCNICO durante as gravações. com o numero da cena. Você pode gravar uma cepção de imagem de seu Projeto de vídeo. Este modelo deve ser adap- tado às especificidades de seu próprio projeto audiovisual. Uma tomada (TOM) é a menor aprendido na Aula 2 e criar a direção de seu filme montando unidade de uma cena. MINUTA DE DECUPAGEM A Minuta de decupagem costuma ficar com o diretor Agora. o que auxiliará na construção de janela aberta. 47). o plano é aquilo que portante que você a conheça para conseguir pensar sobre a a câmera “vê” naquela tomada. já só ajudará a direcionar o seu olhar e facilitar as gravações. Assim. • Número da tomada (TOM). 43 . é dividida por várias cenas. filmado. Ela é dividida em: com seu tutor em caso de dúvidas. A sua linguagem é a dos movimentos de câmera e Uma cena é composta por várias tomadas ou uma só (no planos. tomada é a divisão da cena em partes. 2009. • Cabeçalho (que reproduz o modelo do roteiro. “Se nossa tomada fosse à imagem na hora da edição. o plano seria a paisagem que vemos através PRODUÇÃO DE VIDEO sua narrativa audiovisual. im. • Uma breve descrição do objeto que será enquadrado. dela” (ibidem). o espaço e o tempo). versas tomadas (Moletta. E atenção para não confundir plano e tomada! Se uma que costumam ser um momento muito tumultuado. Ela pode ser cena com diversas tomadas e é para organizar essas tomadas alterada durante as gravações. A decupagem é uma espécie de roteiro escrito para ser Vejamos com mais cuidado. várias cenas são divididas por di- A Minuta de decupagem ajuda você a construir a con.

TOM 2 – PLANO CONJUNTO (PC) nas pessoas da calçada gritando em segundo plano e tomando a tela. EXT. O plano mostra também vários calcanhares de pessoas ao lado do corpo. invadindo a tele. Minuta de Decupagem CENA 1. TOM 2 – PLANO FECHADO (PF) no rosto da mulher. APOIO: 44 . A CAMERA DESCE do sol ardente até aparecer totó o centro da cidade. TOM 3 – CLOSE em PLANO MÉDIO. CENA 2. Surge. RUA – CENTRO DA CIDADE . DECUPAGEM CAMERA NA MÃO tenta acompanhar os movimentos dos dois OU ROTEIRO TÉCNICO de forma frenética em toda a cena. EXT.DIA PRODUÇÃO DE VIDEO MINUTA DE TOM 1 – PLANO MÉDIO (PM) nos dois homens se socando. Manhã de calor intenso. o rosto de uma mulher de 40 anos. olhos arregala- dos. CALÇADÃO – CENTRO DA CIDADE – DIA TOM 1 – PLANO GERAL (PG) PAN Vertical. o que indica que estão indiferentes a ela. TOM 3 – PLONGÊ mostra o corpo da mulher inerte no chão. A mulher está morta . Os dois brigam a pontapés.

Related Interests