You are on page 1of 65

COMISSIONAMENTO

Experiência e Visão Forship

FURG, Rio Grande - Dezembro 2010
www.forship.com.br
www.hmsweb.com.br
Inovação e Liderança em Comissionamento, Compromisso com a Operabilidade 1

Agenda

 Comissionamento 40 m

 Forship 10 m

 Bibliografia 5m

 Sistemas de gestão - demo HMSWeb 30 m

 Possibilidades de trabalho FORSHIP / FURG 5m

 Perguntas 15 m

Inovação e Liderança em Comissionamento, Compromisso com a Operabilidade 2

COMISSIONAMENTO

Conceitos de Comissionamento

Visão Forship

Inovação e Liderança em Comissionamento, Compromisso com a Operabilidade 3

m.in/into commission 1 of a ship ready for active service 2 in use or in condition for use… out of commission 1 out of active service or use… Inovação e Liderança em Comissionamento.Commission  … . Compromisso com a Operabilidade 4 .Comissionamento  s. ato ou efeito de comissionar 1 delegação de poder provisório 2 nomeação para cargo ou função em comissão…  Logman (concise English dictionary) .Definição  Houaiss (dicionário da língua portuguesa) .

Compromisso com a Operabilidade 5 .Definição Forship (Wikipedia) Inovação e Liderança em Comissionamento.

instrumentos e equipamentos. operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietário. como peças.Definição Forship (Wikipedia) Comissionamento  Comissionamento é o processo de assegurar que os sistemas e componentes de uma edificação ou unidade industrial sejam projetados. modernização ou ajuste. inspecionar e testar cada componente físico do empreendimento. testados. Inovação e Liderança em Comissionamento. subsistemas e sistemas. desde os individuais. O comissionamento pode ser aplicado tanto a novos empreendimentos quanto a unidades e sistemas existentes em processo de expansão. até os mais complexos. instalados.  Na prática o processo de comissionamento consiste da aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar. Compromisso com a Operabilidade 6 . como módulos.

quando executado de forma planejada. segurança e qualidade do empreendimento. garantindo sua Operabilidade.  Adicionalmente. confiabilidade e rastreabilidade de informações. custos. traduzida em termos de desempenho.Definição Forship (Wikipedia) Objetivo e impacto  O objetivo central do Comissionamento é assegurar a transferência da unidade civil ou industrial do construtor para o proprietário de forma ordenada e segura. o comissionamento tende a se configurar como um elemento essencial para o atendimento aos requisitos de prazos. estruturada e eficaz. Compromisso com a Operabilidade 7 . Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 8 .Volume e Complexidade Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 9 .Volume e Complexidade Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 10 .Volume e Complexidade Inovação e Liderança em Comissionamento.

Volume e Complexidade Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 11 .

Volume típico do serviço (exemplo) Considerando uma grande plataforma de O&G:  Unidade 1  Módulos 10  Sistemas 100  Sub-Sistemas 300  Malhas 20.000  HH 400.000  Itens 50.000 Inovação e Liderança em Comissionamento.000  Atividades 150. Compromisso com a Operabilidade 12 .

000  HH 400.000 Custo = 3 a 5% do valor  Itens 50.000 Inovação e Liderança em Comissionamento.Volume típico do serviço Considerando uma grande plataforma de petróleo  Unidade 1  Módulos 10  Sistemas 100 Prazo = 2 a 3 anos  Sub-Sistemas 300 Equipe = 250 a 300 profissionais (no pico)  Malhas 20. Compromisso com a Operabilidade 13 .000 do empreendimento  Atividades 150.

Compromisso com a Operabilidade 14 . telecomunicações. automação. elétrica. tão importante quanto as especialidades tradicionais de engenharia (civil.Definição Forship (Wikipedia) Disciplina independente  O comissionamento de grandes empreendimentos civis e industriais é uma especialidade técnica complexa e sofisticada. naval). instrumentação. que tende modernamente a ser encarada como uma disciplina específica e independente. mecânica. química. eletrônica. Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 15 . baseado em testes dos equipamentos principais pelos respectivos fabricantes.Impelmentação do Comissionamento Prática (ainda) usual no mercado:  O Comissionamento com frequência ainda é visto como um conjunto de atividades executadas após a construção da planta industrial. e em testes dos sistemas operacionais. Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 16 .Comissionamento Tardio Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 17 .Comissionamento – Abordagem Forship Inovação e Liderança em Comissionamento.

considerado em seu sentido mais amplo. desde o projeto básico e detalhado.Definição Forship (Wikipedia) Comissionamento vs Fases do Empreendimento  As atividade de comissionamento. muitas vezes. por uma fase de operação assistida. o suprimento e o diligenciamento. até a entrega da unidade ao cliente final. são aplicáveis a todas as fases do empreendimento. passando. Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 18 . a construção e a montagem.

Inserção no Empreendimento Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 19 .

Compromisso com a Operabilidade 20 .Papel no Empreendimento Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 21 . A metodologia de comissionamento é normalmente expressa por um conjunto de manuais. execução. definindo a forma de gestão (planejamento. Inovação e Liderança em Comissionamento. acompanhamento e controle) das atividades de comissionamento. para empreendimentos específicos. diretrizes e/ou procedimentos. em um anexo contratual.Metodologia de Comissionamento Uma Metodologia de Comissionamento é constituída por uma abordagem estruturada do processo. assim como os mecanismos de tratamento de suas interfaces com as demais áreas do empreendimento. e costuma ser consolidada. listas e planos.

Compromisso com a Operabilidade 22 .Metodologia de Comissionamento Inovação e Liderança em Comissionamento.

Organização conceitual da FORSHIP Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 23 .

Focos e Visões no Projeto  Projetista  Foco na Operabilidade. Compromisso com a Operabilidade 24 . com consideração de aspectos de Construtibilidade  Visão sistêmica e de área  Suprimento & Logística  Foco na Qualidade-Preço-Prazo  Visão de Volume-Quantidade  Construtor  Foco na Construtibilidade  Visão de Área-Peso-Quantidade  Comissionador  Foco na Operabilidade  Visão de área e sistêmica Inovação e Liderança em Comissionamento.

Hierarquias de objetos  Física  Sistêmica Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso Apresentação com a Operabilidade HMSWeb 25 .

Corpo Humano . Compromisso com a Operabilidade 26 .Órgãos Inovação e Liderança em Comissionamento.

Corpo Humano . Compromisso com a Operabilidade 27 .Sistemas Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 28 .  Módulo  Divisão da unidade em um grande pacote de construção e montagem que pode ser pré-comissionado de forma independente Inovação e Liderança em Comissionamento. em geral identificado por um código de identificação (TAG). painéis e cabeamento elétrico. instrumentos ou acessórios.  Skid  Unidade de montagem constituída tipicamente de um ou mais equipamentos montados sobre uma plataforma estrutural. sujeitos a atividades de pré-comissionamento.Objetos Comissonáveis  Item Comissionável  Cada um dos equipamentos. juntamente com seus acessórios. trechos de tubulação.

Inovação e Liderança em Comissionamento. limitado por válvulas e/ou flanges. Compromisso com a Operabilidade 29 .  Malha de Tubulação  Trecho contínuo de tubulação.  Malha de Instrumentação  Conjunto de circuitos elétricos de medição. potência e aterramento de equipamentos. instrumentação e controle relacionados à atuação de um determinado componente a partir de um sinal de comando remoto (automático ou manual).Objetos Comissonáveis Malhas  Malha de Elétrica  Conjunto de circuitos elétricos relacionados a funções de comando. limpeza e testes de estanqueidade. sujeito a testes de pressão (hidrostáticos ou pneumáticos).

Malhas de Instrumentação (exemplo) Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 30 .

Malhas de Instrumentação (analogia) Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 31 .

tubulações e instrumentos cujo funcionamento em conjunto produz ou mantém uma determinada situação. Compromisso com a Operabilidade 32 . utilidade. otimizando ou facilitando as atividades relativas à verificação de seu desempenho. processo.Objetos Comissonáveis  Sistema  Conjunto de equipamentos.  Subsistema  Divisão de um sistema em partes que possam operar de forma independente. meio de segurança ou facilidade operacional. Inovação e Liderança em Comissionamento.

ÁGUA REFRIGERADA SISTEMA DE SISTEMAS SISTEMAS DE PRODUZIDA ESD UTILIDADES (NÃO DISTRIB. Rede de precedência (modelo) Energização Segurança e Controle Utilidades Processo ABASTECº SISTEMAS DE SISTEMAS DE COMBUSTÍVEL CONTROLE PRODUÇÃO SIST. E DE ÁGUA AR CONDICº ÁGUA OUTROS SIST. VENT. CRÍTICOS) ENERGIA ELÉTRICA SISTEMA F&G PRIMÁRIA DETECÇÃO ELÉTRICA SISTEMA F&G COMBATE A SISTEMA DE INCENDIO ÁGUA SALGADA SISTEMAS DE ENERGIA FLUIDOS SECUNDÁRIA CRÍTICOS PNEU / HID. SUPRIMENTO OUTROS SISTEMA DE TEMPORÁRIO SISTEMAS DE ÁGUA POTÁVEL SEGURANÇA Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 33 . CAPACITAÇÃO SIST.

A FORSHIP Breve apresentação do Grupo Forship Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 34 .

Compromisso com a Operabilidade 35 .Perfil da Empresa  Empresa de engenharia 100% brasileira  Presença em 8 países  +6 milhões HH trabalhadas  +70 grandes plantas comissionadas  Aprox. 500 colaboradores  Conceitos de gestão PMI  Excelência em QSMS  Sistema de gestão da qualidade (ISO 9001:2008) Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 36 .Principais Produtos  Comissionamento  Operação e Manutenção  Construção e Montagem  Consultoria Técnica  HMSWeb Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 37 .Presença Geográfica Quebec Holanda Cadiz Houston Ilha da Madeira Corpus Christi China Abu Dhabi Coreia São Luiz Cingapura Açu Pernambuco Angola Salvador Três Lagoas Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo Florianópolis Porto Alegre Canoas Presença institucional Presença operacional – projetos correntes Presença operacional – projetos passados Inovação e Liderança em Comissionamento.

Clientes Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 38 .

Clientes Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 39 .

Projetos FORSHIP FPSO P-50 – Construção em Cingapura. EUA – Operação na Bacia de Campos (Albacora Leste) Leadership in Commissioning. Commitment to Operability 40 . Itália.

Commitment to Operability 41 .Projetos FORSHIP FPSO Cascade-Chinook – Construção em Cingapura – Operação no Golfo do México Leadership in Commissioning.

Projetos FORSHIP FPSO OSX-1 – Integração em Cingapura – Operação na Bacia de Campos (Waimea) Leadership in Commissioning. Commitment to Operability 42 .

Operação na costa do Brasil Leadership in Commissioning.Projetos FORSHIP Sonda de Perfuração Goldstar .Construção em Cingapura . Commitment to Operability 43 .

MS Leadership in Commissioning. Commitment to Operability 44 .Projetos FORSHIP UTE Luiz Carlos Prestes – Três Lagoas .

Projetos FORSHIP UTE Termo Pernambuco . Commitment to Operability 45 .PE Leadership in Commissioning.

Commitment to Operability 46 .Projetos FORSHIP UTE Termo Açu .RN Leadership in Commissioning.

Projeto Terceira Pelotização.Projetos FORSHIP Samarco . Ubu (ES) e mineroduto (MG  ES) Leadership in Commissioning. Germano (MG). Commitment to Operability 47 .

Iacanga e Valparaíso .Projetos FORSHIP TBG – Estações de Medição e Entrega de Jacutinga. Commitment to Operability 48 .SP Leadership in Commissioning.

Braskem e VALE – Consultoria em Comissionamento Leadership in Commissioning. Commitment to Operability 49 .Projetos FORSHIP Petrobras.

Projetos FORSHIP

Statoil e Maersk – Suporte Regulatório para Campo de Peregrino – Bacia
de Campos

Leadership in Commissioning, Commitment to Operability 50

Bibliografia de Comissionamento 

HORSLEY, D. Process Plant Commissioning, a User Guide, Institution of Chemical
Engineering, 1998. 
NORSOK, the Norwegian Technology Standards Institution, Standard Z007 -
Mechanical Completion and Commissioning, 1999. 
BENDIKSEN, T., YOUNG, G. Commissioning of Offshore Oil and Gas Projects: The
Manager's Handbook, AuthorHouse Publishers, 2005. 
IEC - the International Electrotechnical Commission, IEC 62337 - Commissioning of
Electrical, Instrumentation and Control Systems in the Process Industry, 2006. 
GANDRA, R. M. Comissionamento como uma Ferramenta do Processo de Controle
de Qualidade em Projetos Industriais. In: 9º Seminário Internacional de
Gerenciamento de Projetos, São Paulo, Brazil, Project Management Institute, out
2009.

Inovação e Liderança em Comissionamento, Compromisso com a Operabilidade 51

Bibliografia de Comissionamento (cont) 

PRATES, A. Inovações Tecnológicas no Comissionamento de Projetos de Óleo &
Gas. In: Revista TN Petróleo, ano IX, num 50, 2006. 
GAETE, L., PRATES, A. Ferramentas de TI para o Comissionamento de
Empreendimentos Industriais. In: Congresso Pan-Americano de Engenharia Naval,
Transporte Marítimo e Engenharia Portuária, Rio de Janeiro, Brazil, out 2007. 
FARES, F., MONTENEGRO, B., PRATES, A., Commissioning of Oil & Gas Projects –
Current Status, Evolution and Trends. In: Rio Oil & Gas 2010, Rio de Janeiro, Brazil,
set 2010. 
FARES, F., Commissioning Engineering. In: Revista TB Petroleum, ano XI, num 29,
set 2010.

Inovação e Liderança em Comissionamento, Compromisso com a Operabilidade 52

Compromisso com a Operabilidade 53 .Sistemas de Gestão Sistemas de Gestão de Comissionamento HMSWeb Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 54 . capazes de otimizar o planejamento e acompanhamento de todas as atividades dessa importante fase do ciclo de vida do ativo industrial.Sistemas de Gestão Sistemas de Gestão do Comissionamento  Em projetos de grande porte. demandam a utilização de sistemas de gestão do comissionamento cada vez mais poderosos e sofisticados. o grande volume e complexidade dos dados de comissionamento. aliado à necessidade de garantir a eficiente rastreabilidade e disponibilidade de todas as informações envolvidas. Inovação e Liderança em Comissionamento.

Organização conceitual (completa) Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 55 .

Características  Em desenvolvimento desde 1998  Configurável aos Requisitos do Projeto / Cliente  Solução completa para a gestão do comissionamento  Enfoque abrangente: Operador e Executor  Ambiente Web  Base de dados centralizada Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 56 .

Características  Guia para a execução padronizada das atividades de campo / Garantia de aderência à metodologia  Programação e Controle por Atividade (ITR)  Flexibilidade para geração de relatórios  Integrável com outras ferramentas de TI  Controle de acesso por grupo de usuários e perfis Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 57 .

HMSWeb .Módulos Administraç Administração Projetos e Registro & Portfolios Certficaç Certficação Documentaç Documentação Pendências de Referência Time sheet Preservaç Preservação Programaç Programação & Controle Inovação e Liderança em Comissionamento. Compromisso com a Operabilidade 58 .

Compromisso com a Operabilidade 59 .Interfaces: Arquitetura Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 60 .Demonstração Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 61 .FORSHIP / FURG Possibilidades de Trabalho Conjunto FORSHIP e FURG Inovação e Liderança em Comissionamento.

Compromisso com a Operabilidade 62 .  Curso de pós-graduação em Gestão de Comissionamento (PROMINP).  Cursos de férias em Comissionamento.Possibilidades FORSHIP / FURG  Cadeiras de Comissionamento inseridas nos cursos regulares de Engenharia.  Licenças acadêmicas para uso do HMSWeb  Soluções de TI envolvendo integração com o HMS Inovação e Liderança em Comissionamento.  Cadeiras opcionais de Comissionamento. oferecidas como Tópicos Especiais.

Compromisso com a Operabilidade 63 .  Curso de pós-graduação em Gestão de Comissionamento (PROMINP).  Cadeiras opcionais de Comissionamento.  Licenças acadêmicas para uso do HMSWeb  Soluções de TI envolvendo integração com o HMSWeb  Dependem da presença da FORSHIP em Rio Grande.  Cursos de férias em Comissionamento. Inovação e Liderança em Comissionamento. oferecidas como Tópicos Especiais.Possibilidades FORSHIP / FURG  Cadeiras de Comissionamento inseridas nos cursos regulares de Engenharia.

Perguntas? .

.Obrigado.