You are on page 1of 5

Sistemas de Comunicação

Exercícios e Respostas
Uniceub
Engenharia da Computação
Professor: Francisco Javier de Obaldia
e-mail: dobaldia@gmail.com
6 Semestre
02 / 2007

Bibliografia Utilizada:
SOARES, Luis Fernando et al. Redes de Computadores: das LANS, MANS e
WANS ás redes ATM. Editora Compus

.............. Semestre de 2007 Exercícios e Respostas Sistemas de Comunicação Lista 1 – Teleprocessamento.Sistemas de Comunicação 6°.................3 2 ............................

Esquematize o modelo básico de um sistema de comunicação e mencione quais são as tarefas realizadas por este sistema? 3 .Sistemas de Comunicação 6°. Semestre de 2007 Exercícios e Respostas LISTA 1 – TELEPROCESSAMENTO 1.

5. Em redes de computadores é a quantidade de informação que pode ser transferica de um no para outro em determinado periodo de tempo. Com isso. 4. O que é largura de banda e banda passante? Qual é a diferença? Largura de banda é a medida da faixa de um sinal dada em hertz. Que faixa de freqüência isso cobre? 4 . Ex: a largura de banda em redes ethernet 10 base T(10 Mbps) é de 10 MHz onde o sinal é decomposto entre frequencias de 0 a 10 MHz. Explique o que é taxa de transmissão e o que é taxa de sinalização? Taxa de transmissao é a quantidade de dados (bits) que um padrao é capaz de transmitir. Banda Passante é o intervalo de frequencias que compoem um sinal. o meio de transmissao atua como um filtro sobre o sinal. Desta forma. o sinal resultante seria todo reduzido em amplitude. mas não distorcido. Se todos os sinais componentes fossem igualmente reduzidos em amplitude. um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo. a largura de banda que este meio fisico tem que preservar o sinal e o esquema de codificação que sera adotado. a banda passante do sinal. A banda passante do meio fisico é a faixa de frequencia onde o meio fisico é capaz de preservar o sinal. Perdas de energia significam reduções na amplitude de sinais componentes. Porque podemos afirmar que o meio físico de transmissão se comporta como um filtro? Isso devido à incapacidade dos meios de transmissao não serem capazes de transmitir sinais sem que haja perdas de energia durante o processo. Diferença entre a faixa maior e a menor frequencia que compoe o sinal. com variação inferior a 3dB. Antenas razoáveis variam de 1 cm a 5 metros de diâmetro. Para que isto seja possivel quando se especifica um padrao é escolhido o meio fisico. 6. corresponde a faixa de frequencia na qual um sistema tem uma resposta em frequencia aproximadamente plana. ocasionando distorções no sinal resultante. enquanto o sinal digital é o tipo de sinal com valores discretos (descontinuos) no tempo e amplitude.Sistemas de Comunicação 6°. Essas distorções serao tao maiores quanto quanto maiores forem as perdas nas frequencias mais significativas do sinal original. Diferencie o sinal analógico do digital. e o conjunto de valores que podem assumir é finito. Antenas de rádio freqüentemente trabalham melhor quando seu diâmetro é igual ao comprimento de onda da onda de rádio. citando suas principais características. Os sinais analógicos são continuos e variam em função do tempo. que sofrera uma perda em cada uma das suas componentes de acordo com a curva caracteristica do ganho daquele meio físico. Semestre de 2007 Exercícios e Respostas 2. 3.

01 ma2  5m   f 2  f1 v 1 f    Hz  s d v  3.Sistemas de Comunicação 6°. A taxa de transmissão de um canal pode varia em relação ao tempo.1010  0.1010  29. O que é o processo de quantização? 9. Quantos bits/s podem ser transmitidos neste canal se sinais digitais em quatro níveis são utilizados? Assuma um canal sem ruído.108 m / s 3. Conceituar ruído e sua influência em sistemas de comunicação.6.1010  30 GHz 0.108  2. Cite os tipos de taxas (tipos de tráfego).01 3. com o quantizado. Compare o sinal amostrado. 10. com o codificado. citando exemplos. Um canal possui largura de banda de 6 MHz.108 f2   0.94 GHz 7. Que ações tomariam para evitar ou minimizar os efeitos dos ruídos térmicos e impulsivos 13. Cite os principais tipos de ruído e suas características 15. 11. 5 . 12.994. Qual é o significado da relação sinal ruído (S/N) em sistema de comunicação? 14. 8.6. Semestre de 2007 Exercícios e Respostas 1  1 cm  0.108  60 MHz 5 w  30. Explique o processo de amostragem.108 f1   3.