You are on page 1of 8

Vamos aprender a usar o software Pspice. Este software é capaz de simular circuitos eletroeletrônicos. Utilizaremos este software para verificar as formas de onda dos circuitos retificador de meia onda e retificador de onda completa.

1) - Vá em Iniciar – Todos os Programas – Designlab Eval 8 e click em Schematics. È neste programa que você colocará os componentes e fará as ligações do circuito que você quer simular.

2) - Para inserir componentes digite Control+G. Abrirá uma janela. Click em Advanced para visualizar o componente a ser inserido. Em Part Name digite R (Resistor) e click em Place. Click com o botão direito do mouse na área da pontilhada (GRID) para inserir o resistor. A cada click será inserido um novo resistor. Como só vamos inserir um apenas, dê ESC para sair do modo inserir. 3) - Em Part Name digite Vsin (fonte senoidal) e click em Place. Click na área pontilhada para inserir a fonte senoidal. Novamente de Esc para sair do modo inserir.

4) - Em Part Name digite GND EARTH (Terra) e click em Place. Click na área pontilhada para inserir o terra. Novamente de Esc para sair do modo inserir.

5) - Em Part Name digite d1n4002 (Diodo retificador) e click em Place. Click na área pontilhada para inserir o diodo. Novamente de Esc para sair do modo inserir.

6) – Para movimentar o resistor basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e arrastá-lo até o lugar correto em que ele deve ficar.

7) - Para girar um componente basta clicar sobre ele e clicar Control R.

8) – Para ligar os componentes utilize o lápis de traço fino

Vamos aprender a usar o software Pspice. Este software é capaz de simular circuitos eletroeletrônicos. Utilizaremos

mostrado no menu

superior. Basta clicar em um terminal de um componente (parte azul do componente) e, sem manter o botão do mouse abaixado, levar o lápis até o terminal do outro componente clicando neste último também. Automaticamente eles serão conectados por um fio verde como abaixo. Arraste, movimente e conecte os elementos de forma a deixá-los assim:

7) – Para alterar os valores dos componentes basta clicar duas vezes sobre o valor que

7) – Para alterar os valores dos componentes basta clicar duas vezes sobre o valor que está ao lado deles ou clicar duas vezes sobre o corpo do elemento. Por exemplo, o Resistor é de 1k ohms. Basta dar 2 clicks em 1k e uma janela abrirá. Digite o valor 10 e dê OK.

8) - Dê 2 clicks na fonte Vsin. Outra janela abrirá. Faça DC = 0 e dê Save Attr. Faça AC = Voff = 0, VAMPL = 100V, Freq = 60Hz, TD = DF = Phase = 0. dê OK.

Desta forma estamos criando uma senóide de 60Hz com valor máximo, tensão de pico, igual a 100V. Portanto os parâmetros importantes são Vampl = Tensão de pico da senóide, Freq = freqüência da Senóide e Phase = ângulo de fase ou argumento da senóide.

8) – coloque os medidores de tensão conforme mostrados na figura, um para medir a tensão da carga e o outro para medir a tensão da resistência. Estes medidores estão no menu superior, ou vá em markers – Mark voltage/level.

9) – Antes de simular vá em analysis – Setup – Desabilite Bias Point , habilite

9) – Antes de simular vá em analysis – Setup – Desabilite Bias Point, habilite Transient. Click em transient e aparecerá uma janela. Nesta janela vamos preencher:

Print step= 20ns Final Time (Tempo final ou duração da simulação) = 32ms Step Ceiling – 500ns

10) - Click em Ok e depois close para fechar as janelas.

11) - Salve o circuito no Desktop com o nome Retificador meia onda. Para simular basta apertar a tecla F11. Abrirá uma Janela Redit – click Ok. Se der tudo certo, o programa de simulação, Pspice abrirá e fará a simulação do circuito. Para visualizar as formas de onda, na janela do Pspice, click em File – Run Probe, e o programa de visualização de formas de onda (PROBE) deverá abrirá a seguir.

A forma de onda verde é a tensão da fonte de alimentação e A forma de

A forma de onda verde é a tensão da fonte de alimentação e A forma de onda vermelha é a tensão no resistor de carga.

Agora use o Marcador diferencial para ver a forma de onda sobre o diodo retificador:

Agora vamos simular o retificador de onda completa. Para isso insira mais 3 diodos d1n4002 e

Agora vamos simular o retificador de onda completa. Para isso insira mais 3 diodos d1n4002 e monte o circuito como na figura abaixo. Coloque o marcador de tensão na carga e o marcador diferencial de tensão na fonte:

12) - Salve o circuito no Desktop com o nome Retificador Onda Completa. Para simular basta

12) - Salve o circuito no Desktop com o nome Retificador Onda Completa. Para simular basta apertar a tecla F11. Abrirá uma Janela Redit – click Ok. Se der tudo certo, o programa de simulação, Pspice abrirá e fará a simulação do circuito. Para visualizar as formas de onda, na janela do Pspice, click em File – Run Probe, e o programa de visualização de formas de onda (PROBE) deverá abrirá a seguir.

A forma de onda verde é a tensão da fonte de alimentação e A forma de

A forma de onda verde é a tensão da fonte de alimentação e A forma de onda vermelha é a tensão no resistor de carga.

Agora use o Marcador diferencial para ver a forma de onda sobre o diodo retificador: