You are on page 1of 5

PRÉ-PRODUÇÃO E

PRODUÇÃO
Marilia Mello Pisani

O presente texto faz parte do curso de Produção de Vídeo e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0.
Não Adaptada. Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis em http://uab.ufabc.edu.br.

mais importante se torna uma equipe. é ele manda e ninguém obedece: cada um cuida de sua parte. garantindo que o diretor possa acontecer. isto não implica que cada um deva se restrin- gir a conhecer apenas uma parte. é o diretor ou fotógrafo que cui- realiza suas atividades em três momentos: a pré-produção. Nesta dinâmica coletiva ninguém • Editor: ele é o artista da linguagem técnica. a dam da câmera. • Roteirista: é ele que inicia o trabalho. PRODUÇÃO DE VIDEO PRÉ-PRODUÇÃO E cada etapa para ser capaz de desempenhar esses diversos o que lhe permitirá adquirir um conhecimento completo de cada PRODUÇÃO papéis. Trabalha volvidos. dando ritmo a sequencia às vir as sugestões. Aprender a ou. é ele quem estabelece o tempo das cenas. Devido aos diversos conhecimentos e processos en. Vamos então conhecer as especificidades de cada uma das etapas de uma produção audiovisual. segundo Alex Moletta. mas que transforma as imagens gravadas em imagens todos ouvem e compõe uma obra audiovisual. Quanto mais membro da equipe de uma produção de vídeo. as críticas e a trabalhar coletivamente é uma imagens. • Fotografo: ele cuida da imagem. tema desta aula. complexa a ideia a ser filmada. pro- dução e pós-produção e organiza todo equipamento e recurso necessário. Cada membro desta equipe não está presente. trabalhando direta- mente com o diretor. • Diretor: é aquele que apresenta a concepção de imagem e transforma o roteiro em cenas de movi- mentos de câmera e planos. você pode contar com a colabora- processos. com efeitos e cortes. 58 . produção e a pós-produção. a ideia e transformando-a em um roteiro. Ele está sempre de olho nos elementos que compõem a forma das imagens. Quando ele desenvolvido por uma equipe. É importante que conhecer um pouco sobre ção de outras pessoas ou assumir todas estas diversas funções. a produção audiovisual costuma ser um trabalho diretamente com o diretor e o fotógrafo. como luz e cores. o que permite a produção de um final. desenvolvendo Vejamos agora as especificidades do trabalho do produtor. Seu trabalho cobre praticamente 50% da das características positivas deste trabalho. alienando-se dos outros No caso de seu vídeo. salvar ou afundar de vez um projeto audiovisual Porém. • Produtor: participa das etapas de pré-produção. • Cinegrafista: é aquele que cuida da câmera. e pode democratização do processo criativo.

material de imprensa. di. Iniciar x PRODUÇÃO DE VIDEO PRÉ-PRODUÇÃO E • Produção: nesta fase ocorrem as atividades que esta. finalizar trilha e x som e divulgar a exibição. Pré-produção Levantar material são adquiridos os elementos de cena. Encerrar gravações ção de serviço de edição e montagem.A Produção: CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO Nome do projeto: Produtor responsável: A Produção de um audiovisual participa de todas OBJETIVOS ATIVIDADES PERÍODO DE REALIZAÇÃO aquelas atividades de suporte à sua realização e que podem GERAIS DESENVOLVIDAS Dia/mês Dia/mês Dia/mês ser divididas em três fases: Fechar locações e x elenco • Pré-produção: nessa etapa são definidas as locações. o transporte da equipe Produção Continuar x e dos equipamentos e acessórios. x x e trilha. Assistir ao material bruto e selecio. bem como os ma- teriais necessários à gravação como equipamentos. um cronograma de realização. etc. 59 . Editar corte final. os figurinos. vulgação e preparação de cópias do material pronto para exibição. designer gráfico. Inserir trilha x no modelo abaixo. Dependendo da complexida- de da produção. sonorização e entregar loca. Também conta nesta locações fase o orçamento de materiais e serviços. gravações Execução • Pós-produção: atividades relacionadas à contrata. cartão de memória. que ajuda a não se perder na hora de Finalização sonora. x nar imagens para As fases do trabalho de produção são organizadas em edição. utiliza-se uma planilha tal como se segue Editar primeiro Pós-produção corte. Preparar elenco e x x tripé. Preparação de produção x escolha e preparação do elenco. Preparar organizar as etapas. material gráfico. gravações PRODUÇÃO rão diretamente envolvidas no processo de gravação Produzir locações - como: organização da locação. ções em perfeito estado.

carpinteiros. • Elenco e figuração: todos os personagens e possíveis Locações: atores.93-4). realização da obra audiovisual. tintas. seguindo o modelo sugerido abaixo. de modo a que você possa • Materiais diversos: ferramentas. É o produtor que faz a Você pode esboçar inicialmente um checklist com a lista ponte entre as diversas áreas. esta lista pode ser dividida em (idem. p. ou ainda arte gráfica. podemos listar quais seriam as atividades princi.para organizar o trabalho de produção. como assistentes. necessários para começar as suas filmagens. fitas deverão constar em cada uma das cenas. automóvel. assim como a quantidade de figurantes que Elementos de cena: serão necessários. de produção divididos por cenas. se organizar durante as gravações identificando os itens que pequenos materiais de decoração e cenografia.Materiais diversos: so para as gravações: como flor. Junto com o diretor e fotógrafo. mas ele é lizadas como serralheiros. se forma a tríade que cria a visão artística de um projeto. Esse é o primeiro passo Assim. etc.gunda atividade de produção: transcrever os principais recursos ções. divulgação. Depois de fazer checklist. alimentação de de Produção você já terá em suas mãos todos os elementos equipe e elenco. que são apresentadas em um checklist ou planilha de produção. CHECKLIST PRODUÇÃO DE VIDEO Equipe: PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO • Equipe: seleciona as pessoas que serão necessárias Elenco / Figuração: ao desenvolvimento do projeto. com esses dois outros personagens. junto cópias. ao contrário do que pode parecer. mídias de CD e DVD. o produtor • Serviços: tarefas executadas por pessoas especia- não é um mero operacionalizador de atividades. mecânico. você poderá realizar uma se- • Figurinos: tudo que os atores vestirão para as grava. da estética visual de um filme ou vídeo. também um criador. impressão. edição. fita adesiva. etc. Serviços: clips de papel. Também se sugere que seja dividido por cena. • Locações: seleciona e organiza os locais de gravação. Em termos gerais. etc. Veja um esboço de planilha de produção e tente desenvolver a sua. não se limitando apenas à de materiais que serão necessários para produzir o seu vídeo. participa chaveiro. Porém. caneta. Figurinos: • Elementos de cena: listagem de tudo que será preci. para facilitar sua organização. Sugere-se que esta listagem seja dividida por cena. talheres. Deste modo. pais de um produtor. 60 . Com esta Planilha para filmadora.

PLANILHA DE PRODUÇÃO Referências bibliográficas Nome do projeto: Nome do produtor: Data: 00/00/00 Locação: casa da Luana LUCENA. Personagem: Luana Atriz: Fulana MOLETTA. Como fazer documentários: conceito. 1 Luana abrindo a Sala OK PRÉ-PRODUÇÃO E porta PRODUÇÃO TOM. 3 Detalhe da foto Quarto OK . 3 Imagem fora da Fachada OK casa CENA 9 – Mãe descobre a foto na caixa Personagem: mãe de Luana Atriz: Beltrana Objetos de cena: caixa preta de foto antiga Figurino: blusa vermelha e bermuda cinza CENA 9 DESCRIÇÃO LOCAÇÃO GRAVAÇÃO TOM. Luiz Carlos. 2009. 2012. São Paulo: Summus edito- CENA 8 – Luana atende ao telefone rial. Figurinos: blusa branca e calça jeans CENA 8 DESCRIÇÃO LOCAÇÃO GRAVAÇÃO APOIO: PRODUÇÃO DE VIDEO TOM. São Paulo: Sum- Objetos de cena: telefone residencial mus. Criação de curta metragem em vídeo digital: uma proposta de produção de baixo custo. 1 Mãe de Luana no Quarto OK quarto TOM. 2 Luana atendendo Sala OK ao telefone TOM. linguagem e prática de produção. Alex. 2 Mãos da mãe Quarto OK abrindo a caixa 61 TOM.