You are on page 1of 23

Caderno técnico para a

formatação de trabalhos
acadêmicos do curso de
Engenharia Civil
MONOGRAFIA
Revisão 04 2017/1

Manaus- 2017

Ficha Técnica

Reitor
Geraldo Harb

Diretor da Escola de Ciências Exatas e Tecnologia
Jaime Kuck

Coordenadora do Curso de Engenharia de Civil
Alzira Miranda de Oliveira

Professora Organizadora
Fabíola Bento de Andrade

Página 2 de 23

nas modalidades monografia e projeto de engenharia. Página 3 de 23 . Ressalta-se que os procedimentos e regras necessárias a serem observadas no desenvolvimento destas atividades estão detalhados no regimento do trabalho de conclusão de curso (TCC) e normas de formatação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). APRESENTAÇÃO O caderno técnico de formatação para trabalhos acadêmicos do curso de Engenharia Civil apresenta uma descrição para a normatização da via escrita dos trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Profa. Boa leitura. Fabíola Bento Página 4 de 23 .

2 O QUE É MONOGRAFIA? A Monografia é um estudo particularizado que se faz de um determinado assunto ou tema. ou um conjunto de aspectos de determinado assunto ou tema (NBR 6023:2002. 6028:2003: resumo – apresentação. 12225:2004: lombada – apresentação.1 OBJETIVO O caderno consiste em apresentar o aspecto gráfico para o documento escrito e versão digital definitiva do trabalho de conclusão de curso (TCC) da Engenharia Civil. 2. Neste contexto. tamanhos e fontes Página 5 de 23 . 6023:2002: referências – elaboração. Este documento foi elaborado com base nas NBR `S: 6024:2012: numeração progressiva das seções de um documento — Apresentação. O foco deste trabalho é a produção de resultados que posteriormente deverão ser discutidos amplamente. 2. 10520:2002: citações em documentos – apresentação e 15437:2006: pôsteres técnicos e científicos – Apresentação. para qualquer situação não prevista nas seções do caderno deve-se adotar o procedimento descrito na ABNT.1. item 3.1 QUANTO A FORMATAÇÃO MONOGRAFIA As seções abaixo descrevem os aspectos gráficos que serão avaliados quanto à formatação do projeto de engenharia. 14724:2011: trabalhos acadêmicos – Apresentação.7).1 Disposição de texto.

tabelas. tamanho 12 normal para o corpo de texto. croquis.5 cm observar para remover o espaçamento antes ou depois dos parágrafos. d) Tamanho da letra: deve-se utilizar tamanho 12 Negritado em caixa alta para títulos. c) Tipo de letra (fonte): deve-se utilizar a fonte ARIAL para todo o corpo de texto do TCC (seções. tamanho 10 para citações longas. deve-se colocar a forma completa do nome em Página 6 de 23 . fotos. não se deve aumentar o seu tamanho.a) Digitação: a digitação deve ser feita em espaço 1. entre outros). projetos entre outros) utilizar a técnica de dobradura para que seja alcançado o tamanho A4. As logomarcas institucionais são obrigatórias no cabeçalho de todas as páginas do trabalho. infógrafos e fluxogramas. legenda e texto de ilustrações e tabelas. isto é. IMPORTANTE: aos títulos de seções e subseções não se deve dar qualquer tipo de destaque que se relacione com o tamanho da letra. A impressão deve ser feita em preto e branco. fluxogramas. texto em imagens. Tabelas e quadros devem respeitar a formatação específica solicitada neste documento (APÊNDICE 1). subseções. Quando não for possível (uso em mapas. bem como a numeração das páginas nos rodapés. e) Siglas: quando se fizer necessário o uso de siglas para amenizar o texto. paginação. b) Tamanho das folhas: deve-se utilizar o padrão de folha tamanho A4. legenda e dados de gráficos. notas de rodapé. com a possibilidade de se utilizar cores nas ilustrações de gráficos. imagens.

questão e a sigla correspondente. entre parênteses na primeira aparição. Se o trabalho não estiver formatado dentro das normas da ABNT.0 cm. 0 cm (Figura 1). Exemplo: O trabalho deve ser digitado conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para ser considerado oficial. f) Margens: superior – 3 cm. inferior – 2. não estará dentro do que foi solicitado.0 cm. esquerda – 3. Figura 1: Configuração de margens Página 7 de 23 . direita – 2.

g) Numeração das páginas: deve ser inserida na margem direita embaixo alinhada à direita. A numeração deve ser em algarismos romanos para os elementos pré-textuais e em algarismos arábicos a partir da seção: Apresentação. fonte Arial 10 negritada. Página 8 de 23 . A capa não apresenta número. As páginas de início de seção devem apresentar os espaçamentos e margens conforme a (Figura 2). contudo é contada.

Observação: entre as logomarcas e o título devem-se inserir duas linhas em branco com espaçamento simples (sem espaços entre os parágrafos). TÍTULO Logos Institucionais Figura 2: Layout para margens e espaçamentos adotados. Página 9 de 23 .

Página 10 de 23 . Primeira letra de cada palavra em maiúscula. caixa alta. Exemplo: 3.1 Cálculo da Vazão do Projeto j) Fonte e tamanho de subtítulos (nível 2): arial 12 negritada e em itálico e alinhado à esquerda. Exemplo: 3. Primeira letra de cada palavra em maiúscula. Exemplo: 2. Deve-se evitar ao máximo o uso de termos imprecisos. Exemplo: APRESENTAÇÃO i) Fonte e tamanho de subtítulos (nível 1 ): arial 12 negritada e alinhado à esquerda.h) Fonte e tamanho de títulos: Arial 12.1 Exemplo de Grade de Notas m) Tempo verbal: O trabalho deve ser escrito na voz ativa da terceira pessoa do singular. de tal maneira que seja a característica fundamental do texto. itálico e sublinhado. As seções: apresentação e referencias não são numeradas.1. Primeira letra de cada palavra em maiúscula.1 Pesquisa de Campo l) Fonte e tamanho de subtítulos (nível 3): arial 12 normal.1. ainda que tenha que utilizar a linguagem natural. vagos e ambíguos. Deve ser alinhado à esquerda. negritada e alinhada à esquerda. Um relatório ou trabalho científico deve ter uma linguagem técnica.1.

deve-se evitar a construção da oração na primeira ou terceira pessoa do singular. portanto. "foi dito que" etc. Uma dúvida corrente: o estudante deve produzir seu texto na primeira pessoa do singular ("eu acredito que. "verificar-se- á" etc... ou. b) Folha de Rosto: contém os elementos essenciais que identificam e caracterizam o trabalho. "ter-se-ia de dizer". Assim.2. c) Folha de Aprovação: colocada logo após a folha de rosto. "é válido supor". Por conta disso. "percebe-se pela leitura do equipamento". deve-se utilizar as seguintes expressões: "conclui-se que".. Não é adequado.1 Elementos pré-textuais – (ordem hierárquica do início para o fim) a) Capa: proteção externa do trabalho que contém informações indispensáveis para sua identificação.. (As seções listadas são todas obrigatórias e ordenadas conforme a apresentação abaixo): 2. em vez de "dissemos que". dizer: "conforme vimos no item anterior". constituído pela instituição a que é submetida nome do autor do Página 11 de 23 . por exemplo.") ? O trabalho científico deve ter um caráter formal e impessoal. 2. Diz-se: "conforme visto no item anterior".2 SEÇÕES DA MONOGRAFIA A monografia a ser apresentada ao curso de Engenharia Civil como trabalho de conclusão de curso deve seguir a hierarquização dos tópicos listados abaixo.") ou na primeira pessoa do plural ("nós pensamos que.

d) Dedicatória: é a homenagem que o autor do trabalho faz para alguém da família ou ente querido. objetivo. tamanho 10. O resumo deve seguir a normatização da ABNT 6028:2003. A data de aprovação dos membros da banca examinadora é colocada após a aprovação do trabalho. espaçamento simples para os conteúdos Página 12 de 23 . ele dedica o seu trabalho a uma determinada pessoa ou a familiares. g) Lista de ilustrações. como ilustrações. nome da instituição a que é submetida. Ao final da página se cita obrigatoriamente três palavras-chave. área de concentração. É uma lista única organizada em ordem alfabética. os quadros e tabelas citados no corpo de texto do trabalho devem seguir formatação específica: fonte Arial. data da aprovação. resultados e conclusões. nome titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. e) Agradecimentos: parte em que o autor agradece àqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a realização de seu trabalho. As listas de ilustrações. tabelas. natureza. quadros e tabelas: correspondem aos elementos complementares utilizados no corpo do trabalho. trabalho. metodologia. quadros e tabelas devem seguir a ordem em que aparecem no texto. símbolos. abreviaturas e siglas. f) Resumo: em língua nativa deve apresentar introdução. objetivo. Quanto ao layout. Utilizar no máximo 250 palavras. título do trabalho e subtítulo (se houver).

Deve mostrar uma descrição da área conforme o contexto do tema que foi abordado. e como o mesmo contribuirá com a evolução da ciência na área de engenharia. que recebem numeração progressiva 2. de maneira contextualizada e concisa. O objetivo geral deve ser inserido nesta seção corpo de texto. espaçamento simples. internos. Inclui todos os títulos principais e suas subdivisões. destacando sua relevância para o progresso tecnológico e social. c) Objetivo Geral e objetivos específicos: Deve iniciar o texto da seção no tempo infinitivo impessoal. Consiste em seção de apresentação detalhada do tema proposto. Legenda e nome em Arial 10. Quando aplicável o perímetro deve ser inserido também. no qual deve ser explicado assunto baseado em referências bibliográficas. Apresenta a justificativa de escolha do tema trabalhado. As citações são obrigatórias e podem ser tanto diretas quanto indiretas. b) Localização da área de estudo (quando aplicável): deve mostrar a localização da área de estudo em croqui ou mapa ao qual deve apresentar norte geográfico e coordenadas geográficas. (APÊNDICE 3) h) Lista de Abreviaturas e símbolos: a lista de abreviaturas e siglas deve ser apresentada em ordem alfabética. Página 13 de 23 .2 Corpo do trabalho – (ordem hierárquica do início para o fim) a) Introdução: não deve ser um título numerado.2. i) Sumário: deve oferecer uma visão global do estudo realizado.

o propósito do estudante com a realização da pesquisa”. Figura 3: exemplos de verbos utilizados em TCC`S Página 14 de 23 . Cervo & Bervian (2002. 83) complementam afirmam que. dos eventos ou das idéias estudadas (LAKATOS & MARCONI.] procura-se determinar com clareza e objetividade. O objetivo geral refere-se a uma visão global e abrangente do tema de pesquisa. utilizados para a composição do objetivo geral e dos objetivos específicos. 1992). resultados apresentados. Ele está relacionado com o conteúdo intrínseco dos fenômenos..Exemplo: Avaliar a capacidade hídrica da Bacia do Igarapé do Quarenta. A figura 3 abaixo sugere verbos.. Os Objetivos específicos são um desdobramento do objetivo geral. Deve ser inserido obrigatoriamente e servem de base para nortear as seções de metodologia. no objetivo geral. p. “[. discussão e conclusão do trabalho.

cálculos e/ou de laboratório é obrigatório. tabelas e quadros. gráficos e figuras e qualquer outro tipo de ilustração. Quais são os caminhos para se chegar aos objetivos propostos? Qual o universo da pesquisa? Será utilizado a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construídos os instrumentos de pesquisa? Qual a forma que será usada para a tabulação de dados? Como se interpretará e se analisará os dados e informações?] Explicitar a metodologia de pesquisas de campo. Deve ser norteada com base nos objetivos específicos. tabelas. Pede-se que no mínimo 10 referências bibliográficas sejam abordadas dentro do contexto do trabalho a fim de Página 15 de 23 . e) Resultados: é a descrição dos dados obtidos. [Por exemplo: Como se procederá a pesquisa?. É PROIBIDO nesta seção. citação direta e assuntos que não estejam diretamente relacionados com o tema do trabalho.d) Metodologia: é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. quadros. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. a colocação de qualquer tipo de ilustração. pela realização dos métodos contidos na seção de metodologia. f) Discussão: os resultados obtidos devem ser discutidos utilizando-se o embasamento teórico adquirido no desenvolvimento do trabalho e obrigatória mente deve-se aludir ao conteúdo desta seção os resultados. Nesta seção se coloca texto adicional.

a fim de complementar a pesquisa. É elemento obrigatório e constitui-se de uma lista dos documentos obrigatórios citados no trabalho. um questionário investigativo. Não pode vir em tópicos. mas sintetizado. um questionário investigativo. Constar em folha distinta. c) Anexos (quando aplicável): corresponde aos textos ou documentos não produzidos pelo autor da pesquisa.3 Parte referencial – (ordem hierárquica do início para o fim) a) Referencias: não é um título numerado. elaborada de acordo com a norma da ABNT NBR 6023:2002. 2. como um arquivo em Pdf. O autor avalia os resultados obtidos e a discussão e dessa forma elabora soluções e aplicações práticas. inserido em case específico conforme as fotos 1.2 e 3 abaixo. a fim de complementar a pesquisa. 2.3 REGRAS PARA A FORMATAÇÃO DA VERSÃO DIGITAL A versão digital do projeto de engenharia deve vir em CD ou DVD. entre outros. enriquecer o conteúdo a ser apresentado. como um arquivo em Pdf. DEVE VIR EM TÓPICOS. da discussão do trabalho.2. Deve ser apresentada em ordem alfabética. g) Conclusão: não é um título numerado. b) Apêndices (quando aplicável): corresponde aos textos ou documentos produzidos pelo autor da pesquisa. Equivale ao resumo completo. e Página 16 de 23 . entre outros.

Página 17 de 23 .deve conter uma versão do trabalho em . Foto 1: Exemplo do case para proteção do CD/DVD.doc (sem senha). Utilizar as logos do Curso da Engenharia Civil.pdf não editável e uma versão .

Foto 2: Etiqueta de impressão para o CD/DVD. Página 18 de 23 . Utilizar as logomarcas do Curso da Engenharia Civil.

Página 19 de 23 .Foto 3: Exemplo da lombada para o CD/DVD.

NBR 6023: Informação e documentação. NBR 6027: Informação e documentação – sumário – apresentação. ______ NBR15575-2 : Requisitos para os sistemas estruturais.REFERENCIAS ABNT . ______. 2003c. NBR 10520: Apresentação de citação em documentos. elaboração. ______ NBR 15575 – 3: Requisitos para os sistemas de pisos internos. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. NBR 5892: Norma para datar. ______. 2005. Rio de Janeiro. ______. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2012. 2003b. ______. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. ______. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. ______ NBR 5674: Manutenção de edificações. 2013. 2002a. 2013. 2002b. NBR 6028: Informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro. NBR 6024: Informação e documentação – numeração progressiva das seções de um documento escrito – apresentação. 2004. NBR 1225: Informação e documentação – lombada – apresentação. 2003a. 1989. Página 20 de 23 . ______. ______. referências. Rio de Janeiro.Associação Brasileira de Normas Técnicas. 2013. Rio de Janeiro. ______ NBR 15575-1: Requisitos gerais.

______ NBR 15575. aspectos e contribuições de sua aplicação. 2013. 2013. ALBERTIN. Introdução à metodologia da ciência. Rio de Janeiro. Marina de Andrade. 2. Metodologia do trabalho científico. MARCONI.______ NBR 15575-4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais externas e internas. SILVEIRA. Eva Maria. LAKATOS. SILVA. São Paulo: Atlas. Emerson Sena da. Alberto Luiz. José Maria da. Rio de Janeiro. 2013. São Paulo: Atlas. Página 21 de 23 . Pedro. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas.6: Requisitos para sistemas hidrossanitários. 1987. 1999. ______ NBR 15575-5: Requisitos para os sistemas de cobertura. DEMO. São Paulo: Atlas. Comércio eletrônico: eletrônico: modelo. Rio de Janeiro. ed. 2007. Petrópolis RJ: Vozes. 2015.

para conteúdo. Tabela 1: Quantidade de poços estudados versus parâmetros físicos Item Poços Quantidade de intervalos estudados (m) 01 Beija – Flor 20 02 Texaco 12 03 Eucatur 34 04 Mutirão 26 Total 92 Fonte: Próprio autor Item Poços Endereço 01 Beija – Flor Rua das Pérolas. Obrigatoriamente deve-se fazer a citação no texto antes de a mesma aparecer. títulos. APÊNDICE 1 Quadros e tabelas: fonte: arial 10. 34 05 Mutirão II Rua Jeferson Peres. Espaçamento simples entre linhas. Legendas devem ser acrescentadas se for necessário. títulos centralizados e negritados. Página 22 de 23 . As ilustrações no texto desenvolvido servem para demonstrar algum aspecto a ser descrito ou discutido. 56 Quadro 1: Localização dos pontos amostrados. Fonte: Próprio autor Legenda de ilustrações: fonte: arial 10. A forma escolhida deve ser aplicada como padrão. fontes e nome. Pode-se usar as seguintes formas: Fig.1 ou Figura 1. 24 04 Mutirão Beco São Osvaldo. 12 02 Texaco Av. centralizada. Distrito I 03 Eucatur Rua Timbiras. sem negrito. Sharp.

2009.Figura 1: Sondas gravimétricas. Fonte: Cunha. Página 23 de 23 .