You are on page 1of 6

SEMANA 02

..............................................................5 2 ................4 Brainstorming ...................Parte 1............................................................3 Os tipos de ferramentas da qualidade ......................................................................3 Finalidade das ferramentas da qualidade.Sumário O que são as ferramentas da qualidade?...

é necessá- ria uma periódica checagem destes processos. Elas fazem isto através de uma organização de dados e informações em gráficos. Uma empresa deve. tabelas e fluxogramas. proporcionando o uso racional dos recursos por parte das organizações. São exemplos de objetivos e metas empresariais: Processo Objetivo/Meta RH Absenteísmo RH/Segurança e medicina do trabalho Taxa de acidentes Produção Produtividade Produção Não conformidades Administrativo Lucratividade Comercial Satisfação de clientes Comercial Quantidade de atendimentos Engenharia Número de projetos entregues no prazo Da mesma forma. fixar os seus objetivos e metas. “Para uma empresa que não sabe aonde quer chegar. identificar problemas. portanto. do tamanho da empresa e do ambiente competitivo em que esta empresa está inserida. Estas informações servirão de base para direcionar os rumos da organização. entre ou- tros. as ferramentas da qualidade podem oferecer a base para a evolução dos pro- cessos incentivando os integrantes de uma organização a trabalharem em equipe na busca da solução de problemas e desafios apresentados. Finalidade das ferramentas da qualidade Segundo um dos princípios de Deming. de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e. qualquer lugar serve!”  Peter Drucker Temos uma infinidade de exemplos de objetivos e metas  empresariais. propor novas ideias. Seguindo este princípio. à organização lógica de informações e à priorização de fatos. da cultura empresarial. reduzir de forma sistemática os custos. a organização deve melhorar constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços. consequentemente.  As ferramentas da qualida- de têm o objetivo de informar prioridades. a função das ferramentas da qualidade é de agrupar e facilitar a leitura dos dados e informações que são colhidos diariamente nas organizações. também. dependendo do seg- mento. Esta é uma das principais funções das ferramentas da qualidade. As ferramentas visam. obrigatoriamente. deve 3 .O que são as ferramentas da qualidade? As ferramentas da qualidade são um conjunto de técnicas que permitem aos técnicos e gesto- res verificarem o andamento dos processos e o atingimento dos objetivos e das metas de uma organização. Então.

Algumas promovem o livre  pensamento coletivo. Atitudes que devem ser aplicadas: ●● Clareza dos objetivos. não devendo ser omitido. ●● Busca pelo envolvimento e. Os tipos de ferramentas da qualidade . organização de informações e solução de problemas Estas técnicas visam identificar. ●● Senso de grupo.gerar credibilidade sendo que o  resultado negativo deve servir como impulso para a correção. enquanto outras determinam o que deve ser feito e fixam o prazo limite para que aconteçam. principalmente em organizações em que as ferramentas estejam em fase de implantação. ●● Objetividade. ●● Participação de todos e uma atitude positiva frente às dificuldades. determinar e priorizar atividades para que os processos de ges- tão atinjam seus objetivos. 4 . São exemplos de algumas ferramentas estatísticas da qualidade: Os tipos de ferramenta da qualidade . Neste tipo de ferramenta.Parte 2 2) Ferramentas de busca.Parte 1  As ferramentas da qualidade podem ser classificadas da seguinte forma: 1) Ferramentas estatísticas As técnicas estatísticas oferecem com maior probabilidade de acerto quais as tendências de um processo em atingir ou não um objetivo. os dados são agrupados e são demonstrados em forma de gráfico para uma melhor visualização. A atitude dos técnicos e gestores tem grande importância para que as ferramentas sejam utili- zadas em intervalos planejados e sem interrupções.

os publicitários brasileiros foram os primeiros a utilizarem a ferramenta. O grupo deve ter no mínimo cinco pessoas e no máximo doze e recomenda-se que a participação seja voluntária. A ferramenta é um processo de grupo em que os indivíduos emitem ideias livremente. Para que o Brainstorming aconteça é necessário que os indivíduos do grupo:  ●● Tenham capacidade de autoexpressão e desinibição. sejam pró-ativos e que contribuam para o desenvolvimento de times de tra- balho. O objetivo do brainstorming é lançar e detalhar ideias sob um assunto pré-definido em um am- biente favorável. Alex era proprietário de uma importante agência de publicidade norte-americana. 5 . portanto. Espera-se que os indivíduos do grupo tenham opiniões diversas.São exemplos de algumas  ferramentas de busca e organização de informações:  Brainstorming Brainstorming é o termo derivado de duas palavras de língua inglesa: “brain” que significa cére- bro e “storm” que significa tempestade. brainstorming é o ato de gerar uma tempestade de ideias no cérebro. Esta técnica para a solução de problemas foi criada por Alex F. por isso. Osborn em 1938. ●● Tenham criatividade e que sejam estimulados para isto. sem crí- ticas. talvez. Deve ser nomeado um facilitador para que o andamento seja organizado e as regras seguidas. sem inibições ou preconceitos. em um espaço de tempo pré-determinado.

6 . ●● Não tenham diferenças hierárquicas durante o processo. uma variação do brainstorming chamada de brainwriting. Fase 2 . problema ou situação a ser abor- dado: O líder do time tem essa função e deve buscar o foco central do assunto. As demais fases são semelhantes às do brainstorming.Geração e registro das ideias: O facilitador do grupo deve ler periodicamente as ideias que foram apresentadas pelos integrantes da reunião.Clareza e objetividade na apresentação do tema. O Brainstorming é dividido em três fases: Fase 1 . segundo análise de prós e contras. ●● Sejam práticos e diretos. ou seja.Análise e seleção das idéias: A partir do momento que as ideias começam a ficar es- cassas. o líder propõe o encerramento da reunião e juntamente com a equipe procede a escolha das melhores ideias. pode-se adotar o brainstorming estruturado. O termo brainwriting é derivado de duas palavras de origem inglesa “brain” que significa cérebro e “write” que significa escrever. Fase 3 . desta forma reduz-se o risco de críticas e inibições no momento da geração das ideias. ●● Não sofram julgamentos prévios ou censuras. Existe. Portanto. brainwriting é o ato de es- crever as ideias e apresentá-las por escrito. as pessoas falam as suas ideias apenas quando chega a sua vez. ainda. conhecido também como brainstorming fechado. Para evitar que os integrantes mais fa- lantes monopolizem a reunião. O papel do facilitador é o de registrar as idéias e apresentar claramente o assunto a ser tratado.