You are on page 1of 31

INTEGRAÇÃO

SENSORIAL

COMO SURGIU?
 A primeira pessoa a identificar a disfunção de integração
sensorial foi uma terapeuta ocupacional chamada Anna
Jean Ayres, onde realizou diversas pesquisas sobre o
assunto, mas somente após seu pós doutorado, onde suas
iniciativas criaram força e onde ela começou a formular
sua teoria sobre a disfunção de integração sensorial.
 Na década de 70, mas precisamente em 1972 o método foi
criado pela Drª Ayres, onde foi estabelecida uma
organização sem fins lucrativos chamada ‘‘ International
Sensory Integration’’ a partir de estudos com crianças que
apresentaram a disfunção.

DEFINIÇÃO

 Integração: ‘‘ é um tipo de organização, quer dizer
organizar varias partes em um todo’’ (Ayres, 1995, p. 4)
 Sensorial: esta relacionado com sensação, que ‘‘são
energias que estimulam ou ativam células nervosas e
iniciam o processo neural’’. (Ayres, 1995, p. 4)

 Segundo Ayres (2005), a integração sensorial é o
processo pela qual o cérebro organiza as informações,
de modo a dar uma resposta adaptativa adequada,
organizando assim, as sensações do próprio corpo e do
ambiente de forma a ser possível o uso do eficiente do
mesmo no ambiente.

É através dele que a criança aprende a se mover.DEFINIÇÃO  A integração sensorial é a organização das informações recebidas para possibilitar uma resposta aos estímulos recebidos através dos sentidos. equilibrar e relacionar com os objetos (meio ambiente) e pessoas ao seu redor. alem de saber lidar com estímulos intrínsecos também. .

estímulos visuais e auditivos. hipoativo. ao contrario.PRINCIPAIS SINAIS DESSA DISFUNÇÃO  Portanto crianças que não apresentam uma boa integração sensorial apresentam alguns sinais:  Atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor  Baixa reação a estímulos sensoriais  Baixa auto estima  Comportamentos hiperativos ou.  Muita sensibilidade ao toque. . movimento.

em seu processo de aprendizagem. dando assim. para que busque um equilíbrio modulado. melhorando o desempenho de uma criança. uma resposta que esteja de acordo com suas capacidade e com o meio.OBJETIVO DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL  Visar a quantidade e a qualidade de estímulos proporcionados ao sujeito. .

BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL  Melhorar o desenvolvimento motor  Desenvolver a Linguagem  Melhorar auto estima  Obter um melhor desenvolvimento na escola  Melhorar emocionalmente  Melhorar .

resposta dos receptores da pele sobre o toque.TIPOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL  Estímulo tátil: o sentido do tato. dor e movimento dos pêlos sobre a pele. temperatura. Tapete sensorial Caixa surpresa Brinquedos de mão Bolas . pressão.

Estímulo tátil .

Estímulo tátil .

a habilidade de perceber corretamente. discriminar. transformar e reagir a sons.TIPOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL  Estímulo Auditivo: contribuição relativa aos sons. Brinquedos sonoros Música durante a terapia .

Estímulo Auditivo .

Estímulo Auditivo .

discriminar. a habilidade de perceber corretamente. processar e responder aos paladares ou a estímulos dentro da boca.TIPOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL  Estímulo Oral: Relativo à boca. Provar alimentos Mordedores Estão sempre colocando as coisas na boca .

Estímulo Oral .

Estímulo Oral .

discriminar. Reconhecer o cheiro da mãe Cheiro dos alimentos Cheiro dos objetos .TIPOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL  Estímulo Olfativo: relativo ao cheiro. uma habilidade de perceber corretamente. processar e responder a diferentes odores.

Estímulo Olfativo .

Estímulo Olfativo .

Garrafas sensoriais Brinquedos coloridos Vídeos com animações Brinquedos com movimentos Brinquedos luminosos . discriminar.TIPOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL  Estímulo Visual: relativo à vista. a habilidade de perceber corretamente. processar e responder ao que se vê.

Estímulo Visual .

Estímulo Visual .

Estímulo Visual .

TIPOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL  Estímulo Vestibular: situado no ouvido interno responsável sobre as reações ao movimento e equilíbrio. Balanço Rede Bola suíça .

Estímulo Vestibular .

Estímulo Vestibular .

Estímulo Vestibular .

peso. como nas atividades que demandam movimento (dinâmicas). alongamento. cada segmento corporal em particular ou o corpo como um todo. Tapetes sensoriais Andar sobre objetos Se equilibrar em um objeto instável . Como o cérebro interpreta a posição do corpo. pressão. tanto em situações estáticas. A capacidade de perceber espacialmente. movimentos e alterações na posição.TIPOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL  Estímulo Proprioceptivo: o sentido da "posição".

Estímulo Proprioceptivo .

jsp?idc=1811 .org.php?option=com_co ntent&view=article&id=192:integracao-sensorial-o- que-e&catid=3:biblioteca&Itemid=5 Dissertação de mestrado de Carlos Bandeira de Mello Monteiro ( paralisia cerebral: identificação do modelo de controle motor utilizado por seis diferentes abordagens de tratamento).cuidarcrianca.com/index.crefito10.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www. http://www.br/conteudo.

Trabalho realizado por: Guilherme da Silva Avelino Ariane Oliveira Rosalin Rebeca Viana de Lima Obrigado!!!!!! .