UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO SISTEMA DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS MAIS COMUNS NO AMBIENTE
ONDE FUNCIONAM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Fábio Rogério Veras Vieira - CPD: 38961

São Luís
2017

Os indivíduos respondem de modo diferente a um mesmo agente de estresse. elas podem se transformar em doenças crônicas. INTRODUÇÃO O homem é um ser social e seu bem-estar físico e emocional está diretamente relacionado ao ambiente em que vive. Todos esses conflitos pessoais existentes e associados ao trabalho. os amigos e em especial o trabalho. Porém. um acontecimento será estressante na medida . JUSTIFICATIVA Em uma sociedade moderna. Por isso. recorrência ou agravamento de sintomas. tendo em vista que esse ambiente organizacional associado as atividades complexas encontradas nos sistemas de informação levam muitas pessoas a vivenciarem um estado de estresse. precipitando início. estresse que levam as pessoas apresentarem sintomas físicos como depressão. DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS MAIS COMUNS NO AMBIENTE ONDE FUNCIONAM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1. dor. Este ambiente pode ser a família. que surgem com a ideia de cumprir metas. distinguindo das doenças puramente orgânicas. Esses distúrbios desempenham papel importante. tremores oriundos de causas psicológicas. medo. e atender as funções incompatíveis com os desejos profissionais. distúrbios emocionais como a raiva. onde está cercado de tecnologias advindas de sistemas de informação que se tornaram cada vez mais comuns e necessários para tornar as atividades mais práticas. angústia e desestabilização emocional. 2. executar tarefas. criativa e independente é uma tarefa que muitas vezes é difícil de alcançar e a necessidade de alcançar esses objetivos acaba por expor as pessoas a situações de conflito. angústia. diarreia. ansiedade. a necessidade de auto-estima e realização. podem acabar tornando-se um risco à saúde das pessoas. viver de forma prazerosa. que é um processo dinâmico de interação entre a sujeito e o meio ambiente. porém o que podemos observar atualmente é que o uso em excesso desses sistemas tem causado uma série de doenças psicossomáticas que tem como consequências. realizadora. ansiedade.

A insônia não somente é um sintoma de estresse. que mantém o corpo desperto e impede o sono. Inicialmente o estresse é um mecanismo de reação inofensivo. a política. As pessoas ansiosas são propensas a altos níveis de estresse. causando assim alguns efeitos patológicos mencionados abaixo: Ansiedade: além de ser um dos sintomas de manifestação do estresse. produz manifestações psicológicas de maior gravidade que se podem se transformar em doenças que serão observadas neste trabalho. 3. DESENVOLVIMENTO As tecnologias de comunicação e informação (TIC) têm ocasionado inúmeras e profundas transformações em praticamente todas as áreas da atividade humana. ela se constitui.em que assim for considerado pela pessoa. internet) fluíram em velocidades e quantidades inimagináveis representando profunda mudança na organização da sociedade e da economia criando-se assim um novo conceito chamado de sociedade da informação. A informação passou a ser o principal fator de produção e quando aliada as novas tecnologias de comunicação (computador. O processo de ansiedade inicia com a percepção de um estímulo. Os processos mentais (pensamentos) podem facilmente estimular as funções do corpo. mas a duração é excessiva. O estresse patológico está associado com altos níveis de Hormônio Adrenocorticotrófico – ACTH – circulante. independente das características objetivas do fato. Todo esse estresse tecnológico é denominado de tecnoestresse e está relacionado diretamente ao uso exagerado das tecnologias da informação no trabalho. por si só. software. . pode ser a causa deste. Insônia: a alteração do ritmo do sono é um dos primeiros sintomas do estresse. levando a um sentimento de medo. tanto desafiador quanto ameaçador. telefonia móvel. a própria organização do tecido social e das relações interpessoais. num fator estressante. Esse novo panorama tecnológico exige do trabalhador maior cognição e mais concentração em seus processos mentais de tal forma que podem levar a pessoa a ter desequilíbrios psicossomáticos. a cultura. envolvendo a economia.

No ambiente de trabalho. pois seus efeitos se autoperpetuam e diminuem a resistência ao estresse. CONCLUSÃO As doenças psicossomáticas podem ser entendidas como resultado de um mecanismo de defesa das pessoas. a diminuição dos números dessas patologias garante bem-estar e saúde das pessoas. ambiente e todas as variáveis necessárias que possam identificar o que afetam a saúde física e mental do trabalhador 4. em consequência. contribuindo assim tanto para produtividade no ambiente de trabalho. para a organização. sendo a noradrenalina a substância mais relacionada ao estresse. a tensão do estresse está associada com a ampla variedade de patologias psicóticas e psiconeuróticas. são necessários investimentos para implantação de programas de qualidade. A investigação psicossocial tem estudado a problemática das consequências da introdução das tecnologias de informação na saúde dos trabalhadores. Altos níveis de cortisol e ácidos graxos livres.Neste particular. quanto para a melhoria do desempenho individual. Além da depressão. onde absorve-se para o corpo aquilo que é insuportável para o psiquismo e no ambiente de trabalho não é diferente. também estão associados com a depressão. A incapacidade dos sistemas fisiológicos em suportar mudanças e tensões constitui uma característica dos aspectos neuroendócrinos e psicológicos da depressão. atividade muscular e comportamento. transtornos gastrointestinais que levam a um baixo desempenho nas atividades laborais. para que haja redução dessas patologias. Essas investigações tomam por base o tipo de trabalho. a fim de evitar riscos e efeitos negativos para o trabalhador e. substâncias vinculadas à reação do estresse. e onde já existem esses programas tem que haver um acompanhamento . Esses efeitos têm como consequência sintomas psicossomáticos tais como dores de cabeça. os mediadores das reações nervosas responsáveis pela percepção. por isso. dores musculares. tempo de trabalho. principalmente àquelas envolvidas com sistemas de informação. Distúrbios mentais: o estresse associado com vários distúrbios mentais afeta o equilíbrio dos transmissores neuroquímicos do cérebro. a insônia se apresenta como um problema importante. Essas consequências geradas pelas novas tecnologias demandam ações de prevenção.

tendo em vista que não adianta investir no ambiente e esquecer dos seus empregados. . para que assim ele se sinta equilibrado emocionalmente e motivado a produzir. pois geralmente o que eles esperam desse tipo de programa é se sentir satisfeito valorizado.no sentido de dar continuidade e maior valorização aos seus colaboradores sempre. respeitado.