INSTITUTO DE EDUCAÇO DO AMAZONAS

ARTIGO CIENTÍFICO
EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
Jennifer Bastos1
Millena Bianca2
Ives Toyoda3

RESUMO
EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA. O termo democracia vem do grego demokratía, que
significa “poder do povo”. A democracia confere ao povo o poder de influenciar na
administração do Estado. Por meio do voto, o povo é que determina quem vai ocupar os
cargos de direção do Estado. O objetivo deste trabalho é incentivar o conhecimento de cada
cidadão sobre o seu dever e ampliar o conhecimento dos leitores em relação ao tema
abordado. A metodologia deste artigo científico foi feita através de pesquisas bibliográficas. O
resultado do exercício da democracia é notório que, para a obtenção de um resultado
satisfatório, devem-se levar em conta três aspectos: o conflito, abertura e rotatividade.
Palavras-chave: Democracia. Povo. Estado. Poder. Direito.

ABSTRACT
EXERCISE OF DEMOCRACY. The term democracy comes from the Greek
demokratía, which means "power of the people." Democracy gives the people the power to
influence the administration of the state. By means of the vote, the people determine who will
hold the positions of the state. The objective of this work is to encourage the knowledge of
each citizen about their duty and to increase the knowledge of the readers in relation to the
topic addressed. The methodology of this scientific article was made through bibliographic
research. The result of the exercise of democracy is that, in order to obtain a satisfactory
result, three aspects must be taken into account: conflict, openness and turnover.
Key word: Democracy. People. State. Power. Cicitizen.

RESUMEN

1Jennifer Queiroz Bastos, aluna do 3º ano 04, do Ensino Médio, do IEA, 2016 2Millena
Bianca Silva Farias, aluna do 3º ano 04, do Ensino Médio, do IEA, 2016
3
Ives Takeshi Soares Toyoda, aluno do 3º ano 04, do Ensino Médio, do IEA, 2016

2

3

entendida como o conjunto de crenças e atitudes de uma sociedade em relação ás instituições. El término democracia proviene de la demokratía griega. Estado. la apertura y el volumen de negocios. que depende da chamada sensibilidade democrática por Luís Felipe. 1. que significa "poder del pueblo". sendo que os cidadãos livres podiam votar.1 Países democráticos Segundo a revista britânica The Economist que realizou o levantamento de 2012 sobre o estado da democracia no mundo. Qualquer desequilíbrio extremo pode levar ao fascismo ou marxismo. La gente. ou no sistema parlamentarista. para obtener un resultado satisfactorio. La metodología de este artículo científico se hizo a través de la investigación bibliográfica. DEMOCRACIA A democracia é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo. e Nova Zelândia. sindicados. instituições religiosas representadas pelo congresso e o judiciário. 2. que elegem seus representantes por meio do voto. os partidos. A Grécia Antiga é o berço da democracia. avaliados como “democracia plena” – foram: Noruega. Dinamarca. EJERCICIO DE LA DEMOCRACIA. onde principalmente em Atenas o governo era exercido por todos os homens livres lá existiam assembleias populares. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista. Para combater o extremismo é importante possuir o conhecimento sobre os agentes governamentais. portanto. Palabras clave: Democracia. . Suécia. foram considerados cinco critérios: Processo eleitoral e pluralismo. onde a sensibilidade são os agentes democráticos como a população. leis e deveres da população. La democracia da al pueblo el poder de influir en la administración del estado. el pueblo determina quién ocupará las posiciones del estado. Os cinco países com médias mais altas – e. Funcionamento do governo. El objetivo de este trabajo es fomentar el conocimiento de cada ciudadano sobre su deber y aumentar el conocimiento de los lectores en relación al tema abordado. Islândia. El resultado del ejercicio de la democracia es que. Liberdades civis. Derechos.INTRODUÇÃO A democracia é fundamentada em dois conceitos antagônicos: a liberdade e igualdade. Poder. onde eram apresentadas propostas. Participação política e Cultura política. 2. para avaliar o regime democrático em cada país. onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas. Mediante la votación. hay que tener en cuenta tres aspectos: el conflicto. onde o presidente é o maior representante do povo.

É notório que grande parte da população brasileira não sabe dos seus deveres e direitos em relação ao governo do seu Estado. é fundamental. em seu livro Do contrato social. Na perspectiva de Thomas Hobbes “A constituição e o funcionamento de uma sociedade pressupõem que os direitos cedam.2. Cumprir nossos deveres é tão importante quanto exigir nossos direitos. apenas exercida diretamente. assim como o representante eleito deverá cumprir com suas obrigações.3 Exercício da Democracia Na atual conjuntura é notório que não são todos que sabem exercer de fato a sua democracia. Desta forma é possível observar. seus direitos naturais. quando ciente disso. torna-se mais forte e crítica. É através dos valores éticos e morais que se pode observar o exercício da democracia no Brasil. 2. pois a vontade geral não poderia ser representada. pequenas atitudes promovem grandes mudanças. a homens e a crianças de todas as biografias sociais. por sua vez. alguns fatores que contribuem para a exclusão democrática são: falta de organização dos indivíduos para ação reivindicatória coletiva. ” CONSIDERAÇÕES FINAIS Portanto. O poder público. trabalha mais e melhor. de acordo com as pesquisas realizadas durante a conclusão deste trabalho científico. ” Para Jean-Jacques Rousseau. é responsabilidade do cidadão escolher com consciência quem irá administrar o Estado. o que leva esperança a mulheres. afirma que “A democracia só pode existir se for diretamente exercida pelos cidadãos. é indiscutível que liberdade pressupõe responsabilidade. por transferência. que os objetivos . O despertar para a importância da participação popular. Para ele “O poder soberano deve permanecer nas mãos dos cidadãos. No dia a dia. que são os melhores juízes de seus próprios interesses. sem representação política. em diferentes situações. ” Outro autor contratualista é John Locke. (mantendo somente o direito de conservarem sua vida) ao soberano. A democracia direta é a única forma legítima da autoridade e do ato político. desconhecimento dos espaços e oportunidades de influência. a sociedade.2 Participação O processo democrático pressupõe a participação ativa de seus cidadãos para reivindicar direitos. no entanto. questionar políticas públicas e cobrar responsabilidades das instituições.

br/index. REFERÊNCIAS Disponível em: www.br/2013/05/04/a-democracia-e-seus- avancos-pelo-mundo/ Acessado em: 24/11/2016 Disponível em: https://www.org.com.com.br/o-que-fazemos/participacao-democratica Acessado em: 24/11/2016 Disponível em: http://chalita.significados.php/o-escritor/textos/item/1694-a-import %C3%A2ncia-da-democracia-participativa.centraldefavoritos.html Acessado em: 24/11/2016 .br/democracia/ Acessado em: 24/11/2016 Disponível em: http://www.br/2016/08/25/etica-e-democracia-exercicio- da-cidadania/ Acessado em: 23/11/2016 Disponível em: http://loungeempreendedor.actionaid.com.foram alcançados quanto aos direitos e deveres em relação ao exercício da democracia.