You are on page 1of 36

PARTE 1

Qual é o seu nome?

Oi! Vamos nos conhecer melhor. Qual é o seu nome?

Instruções

Escreva seu nome entre aspas, assim: "Ryan", então clique em "Salvar e Enviar
Código".

Descubra o comprimento

Muito bom!
Qual seria o comprimento do seu nome?

Instruções

Para descobrir o comprimento do seu nome, escreva-o entre aspas. Então, escreva um
ponto e a palavra length, assim: "yourName".length

Quando tiver terminado, clique em Salvar e Enviar Código
(De agora em diante, faça isso sempre que terminar um exercício).
No meu caso (meu nome é Leng) isso seria "Leng".length

Matemática básica

Bom trabalho! Agora, vamos fazer um pouco de matemática. Você pode fazer contas
com programação!

Instruções

Some quaisquer dois números, assim: 3 + 4

Números e mais

Vê o que aconteceu? Você pode usar a linha de comando para realizar operações
matemáticas básicas. Tente fazer mais algumas.

Instruções

Você pode usar * para multiplicação e / para divisão se quiser. Entre outra expressão
válida para encerrar esta lição.

Erro: não computa!

Há algumas coisas que você não pode fazer no console. Computadores falam apenas
certas linguagens, como a que você está usando hoje: JavaScript!

Se você usar palavras que não fazem parte da linguagem JavaScript, ele ficará confuso é
apresentará um erro.

Instruções

Tente confundir o interpretador usando uma palavra que ele não conhece, como
berinjela: Isso gerará um ReferenceError.

Editor e comentários
Até agora estivemos escrevendo linhas de código no editor. Agora vemos duas linhas
que começam com //.

O sinal // é para comentários. Um comentário é uma linha de texto que o JavaScript
não vai tentar executar como código. É apenas para humanos lerem.

Comentário tornam seu programa mais fácil de entender. Quando você relê seu código,
ou outros querem colaborar com você, podem ler seus comentários e entender
facilmente o que seu código faz.

Instruções
O computador vai ignorar o código nas linhas 1-2, já que ele está marcado como
comentário.

Na linha 3, encontre o comprimento da palavra "cake" (bolo).

Podemos encontrar o comprimento da palavra "Emily" assim:

"Emily".length;
Se você marcar seu novo código como comentário, ele não vai funcionar! Tenha certeza
de que ele não está marcado como comentário.

// Isto e um comentario, que o computador vai ignorar.

// Ele e apenas para voce!

"cake".length

O que é programação?

Programar é como escrever uma lista de instruções para o computador, para que ele
possa fazer coisas leagais com suas informações.

Programas ainda não podem fazer sua cama, mas podem fazer contas, manter o controle
da sua conta bancária, ou mandar uma mensagem para um amigo.

Para fazer qualquer uma dessas coisas, o programa precisa de uma entrada. Você pode
pedir por uma entrada com um prompt.

Exemplos:

1. prompt("Qual é o seu nome?");
2. prompt("O que é Ubuntu?");

Instruções

Use o comando prompt para perguntar ao usuário de onde ele é. Consulte os exemplos
acima para saber como fazer isso!

O que estou aprendendo?

Este é o JavaScript (JS), uma linguagem de programação. Há muitas linguagens, mas o
JS tem muitos usos e é fácil de aprender.

Para que podemos usar o JavaScript?

 fazer websites responder à interação do usuário

 criar apps e jogos (por ex. blackjack)

 acessar informações na internet (por ex. descobrir as palavras mais mencionadas
no Twitter por tópico)

 organizar e apresentar dados (por ex. automatizar o trabalho com planilhas,
visualização de dados)

Instruções

Clique em Salvar e Enviar Código para ver um exemplo de como o JavaScript pode ser
interativo!

confirm('Isto e um exemplo do uso de JS para criar interação em um
website. Clique em OK para continuar!');

// Tente também o forum de Perguntas e Respostas para obter ajuda // O link esta no canto inferior esquerdo da pagina! confirm("adriana sua chata!"). confirm("Estou pronto para ir. para que ele possa fazer coisas leagais com suas informações. prompt("Qual é o seu nome?"). Programas ainda não podem fazer sua cama."). Instruções Escreva sua própria mensagem para o que você quer que o usuário confirme. Exemplos: 1. Você provavelmente já as viu aparecer quando tenta apagar coisas importantes. Consulte os exemplos acima para saber como fazer isso! . Essas caixas podem ser usados em websites para confirmar coisas com os usuários. o programa precisa de uma entrada. prompt("O que é Ubuntu?"). Agora tente você! Exemplos: confirm("Me sinto ótimo!"). confirm("eu te amo!"). Para fazer qualquer uma dessas coisas. 2. Instruções Use o comando prompt para perguntar ao usuário de onde ele é. mas podem fazer contas. Você pode pedir por uma entrada com um prompt. ou sair de um website sem salvar modificações.JavaScript Interativo O que acabamos de ver foi um exemplo divertido de como o JavaScript pode ser interativo. O que é programação? Programar é como escrever uma lista de instruções para o computador. manter o controle da sua conta bancária. ou mandar uma mensagem para um amigo.

Para criar um número em seu código.Até mesmo pequenos erros de digitação podem causar erros. coloque as palavras entre aspas: "Qual é o seu nome?" Instruções 1. Tipos de Dados I e II: Números e Strings Dados vêm em diversos tipos. "4" e "Qual e o seu nome?" Strings são extremamente úteis como identificadores. prompt("QUAL O SEU NOME?").length.length. Encontre o comprimento da string escrevendo um ponto e a palavra length. assim: 3. Tenha certeza de que sua pontuação está correta e que todos as chaves ou colchetes abertos sejam fechados. incluindo os espaços! Dica Para verificar o comprimento de algo. 2. Leia os exemplos de strings acima. Length conta quantos caracteres há na string. nomes. strings são sequências de caracteres. Para escrever uma string. e até mesmo números. b. . Você pode fazer contas com eles. Você já usou dois deles! a. como as letras a-z. digitamos "string". 190. como você já está acostumado. Escreva uma string com pelo menos 3 palavras. Lembre-se que uma string pode não ser sempre uma palavra — você pode colocar praticamente qualquer caractere entre aspas para formar uma string. "string". espaços.12334. Todos esses são exemplos de strings: "Ryan". e conteúdo para seus programas. simplesmente escreva um número com algarismos sem aspas: 42. números são quantidades. prompt("NAO").

clique em "Problemas? Leia uma dica!" abaixo Usando console.log seguintes ao mesmo tempo. encontre o comprimento da string usando .log()! Isso é comumente chamado exibição. Então. Digite uma na linha 1 e a outra na linha 2.log(2 * 5) console. A seguir.log("Alô") Dica . comparar dois números retorna um resultado true ou false:  23 > 10 é true  5 < 4 é false Instruções Vamos comparar dois números para retornar um resultado verdadeiro: 1.log Você pode ter notado que o interpretador não exibe tudo o que ele faz.Tipo de Dados III: Booleanos Bom trabalho! Agora vamos aprender sobre booleanos. Instruções Exiba as duas declarações console.length 3. compare o comprimento da string para ver se ela tem mais do que 10 caracteres Se quiser verificar seu código. Então. Um booleano é verdadeiro (true) ou falso (false). Por exemplo. se quisermos saber o que você está pensando. console.log() tomará o que quer que esteja ente os parênteses o registrará (log) no console abaixo do seu código — é por isso que é chamado console. escreva a string "Estou programando como um profissional" 2. às vezes temos que pedir a ele que fale conosco. Então. clique em Salvar e Submeter Código. console. Primeiro.

Selecione o operador correto de comparação para fazer cada uma das quatro exibirem true. Verifique seus parênteses cuidadosamente. Lista de operadores de comparação:  > Maior que  < Menor que  <= Menor ou igual a  >= Maior ou igual a  === Igual a  !== Diferente de Instruções Tente usar cada um dos operadores acima. Tenha certeza de incluir aspas em strings. e não para números. 4. Então. 10)  booleanos (por ex. 1. digite a segunda declaração. "cachorros fazem au au!")  números (por ex. Tenha certeza de estar rodando duas declarações console. 5 > 4) Agora vamos aprender mais sobre operadores de comparação. 1. na linha 2. false. 2.log ao mesmo tempo Na linha 1. Então clique em "Salvar e Enviar Código"! Comparações Até agora aprendemos sobre três tipos de dados:  strings (por ex. digite a primeira declaração. 3. ? Dica .

adicione uma condição dentro dos parênteses ( ). o valor retornado é um número.log("Seu nome é bem longo!"). então apenas o código dentro do segundo par de chaves depois da palavra-chave else será executada. se seu nome tiver menos de 7 letras. Se a resposta for sim. quando você insere algo como "Jenny". Por exemplo. podemos responder com "Seu nome é bem curto!" Podemos fazer isso usando uma declaração if / else: if( "myName". o código dentro das chaves será executado. podemos fazer outra coisa se a condição for false.length >= 7 ) { console.. 2. o computador está avaliando se o número de letras em Jenny é igual a 5. então apenas o código dentro do primeiro par de chaves será executado. Na linha 1. decisões Bom trabalho com as comparações! Agora vamos ver como podemos usar comparações para fazer perguntas com respostas "sim" ou "não". Além de fazer algo quando a condição é true. Examine a declaração if no editor.length.Quando você usa . podemos responder com "Seu nome é bem longo!" Podemos fazer isso com uma declaração if: if( "myName". } else { console. e um par de chaves { }. Decisões. Digamos que queremos escrever um programa que pergunte se o seu nome tem mais do que 7 letras.log("Seu nome é bem longo!"). Computadores são inteligentes Ótimo! Usamos uma declaração if para fazer algo se a resposta à condição for sim. } Como antes. a condição é false. 1.length >= 7 ) { console. Se a resposta à condição for sim. Portanto.log("Seu nome é bem curto!"). se a condição for true.log na linha 2 para exibir uma string. Se a resposta da condição for sim. Caso contrário. Então use console. ou verdadeira (true) como dissemos em JavaScript. o código dentro das chaves será executado.length === 5. } Uma declaração if é composta pela palavra-chave if. . uma condição como as que vimos antes.

// execute este código 10. mas se precisar de um lembrete. ? Dica Você pode escrever uma condição com uma desigualdade. clique no botão "Problemas? Leia uma dica!" abaixo. { 9. Instruções 1. Eis como o código se parece: 2. Como a condição é false. Use console. preencha uma condição que resultará em false 2. Escreva uma declaração if/else como fizemos no último exercício. usando declarações if/else . use console. Na linha 1. Se sua condição for true. if (condição) 3.length >= 7 resulta em false já que "myName" tem apenas 6 letras. Faça o máximo que puder por conta própria.log para exibir "A condição é verdadeira". e exibe Seu nome é bem curto!. else // "caso contrário" 8. Instruções 1.No exemplo acima a condição "myName". como 10 < 5: if (10 < 5) { // Isso não será executado. } 11.log para esta parte. } 7. já que 10 > 5 } else { // Esta parte VAI ser executada! } Mais prática com condicionais Agora vamos praticar. { 4. // se a condição for verdadeira 5. apenas o código dentro das chaves depois da palavra-chave else é executado. Preencha a porção else com um trecho de código (isso será executado se a condição for false). . // execute este código 6.

Tenha certeza de que sua condição seja false. 12. Você está fazendo o que é chamado de "depurar" ou "debugar".log("A condição é verdadeira"). } else { code. Encontre e conserte todos. as declarações if / else tem esta aparência: if (condition) { code.log("A condição era falsa"). A sintaxe precisa ser exata para que o computador compreenda o código. um termo popularizado por Grace Hopper quando ela literalmente tirou uma mariposa de seu computador. ? Dica Seu código deve se parecer com isso if( 10 < 3 ) { console. vamos ensinar muitas regras de sintaxe. ? Dica Lembre-se. Caso contrário (else) quando ela for false. Quando você começar a programar. 13. computadores são muito literais.log para exibir "A condição é falsa". use console. Isso é como a gramática das linguagens de programação. } . } Computadores não são muito inteligentes Bom trabalho! Agora. Primeiro a gramática. } else { console. e depois a poesia da programação! Instruções Há muitos erros neste código. para que seu programa exiba "A condição é falsa".

strings (por ex. Instruções Esperamos que essa pausa tenha sido útil! Clique em 'Salvar e Enviar' para continuar. 2. 5 > 4) 3. Os símbolos da matemática básica que aprendemos na escola funcionam aqui. tanta sintaxe. false. Até mesmo a ordem em que o computador entende a matemática é igual à da escola! Código: 1. Confirm e prompt Podemos fazer quadros pop-up aparecerem! confirm("Estou bem"). "especialista em JavaScript") c. prompt("Você esta bem?").3. 100/10 é igual a 10 2. Tipos de dados a.e +: subtração e adição Exemplos: 1.Tenha certeza de que a condição está entre parênteses. Matemática Vimos matemática básica antes. . 134) b. 5*(3+1) é igual a 20 . * e /: multiplicação e divisão 3. execute o código no bloco else. Veja o código à direita para outro exemplo. booleanos (por ex. e que o código está entre conlchetes! Pausa no Meio da Lição Avançamos muito até agora! Tantos novos termos. execute o primeiro código de bloco. Vamos fazer uma pausa e uma revisão. Aprendemos: 1. ( ): controle da ordem das operações 2. números (por ex. "Jane". Se ela não for atendida. Condicionais Se (if) a primeira condição for atendida. 4. "cachorros fazem au au!".length + 5 é igual a 9 3.

A palavra-chave if e o {} depois da palavra- chave else foram deixados de fora. o computador divide o primeiro pelo segundo. dividimos 23 por 10. e então retorna o resto da divisão.Instruções 1. Isso pode fazer seu código falhar! Matemática e o resto Vamos conhecer um símbolo interessante chamado resto. 99 / 8 c. 11 / 3 ? Dica Digite console. Complete os trechos de código que faltam para construir a declaração if / else. Então. 23 % 10 é igual a 3. preenchendo os parênteses a cada vez com uma nova declaração. o que é igual a 2 com resto 3. Faça a condição ser verdadeira. Finalize a declaração else exibindo a string "Erro Erro Erro" no console. Mais exemplos: 17 % 5 é igual a 2 13 % 7 é igual a 6 Instruções Use console. 2. Tenha certeza de não deletar nada do código fornecido.log três vezes em três linhas. 14 / 3 b.log e resto três vezes para exibir o resto das seguintes equações: a. se fizermos 23 % 10. Quando % é usado entre dois números. Então. Não se esqueça de usar % e não / para obter o resto! . ? Dica Há muita sintaxe que deixamos de lado.

Instruções Vamos fazer a declaração if/else exibir "O primeiro número é par". Considere 30 % 10. Código: "uma palavra". 10 % 2 ===0 deve funcionar! Tenha certeza de não adicionar ponto e vírgulas em seu código. Esse trecho é uma substring da string original (a mensagem inteira). ele é bom para testar a divisibilidade. como fizemos no exemplo acima. apenas uma parte dela. Podemos usar restos em comparações. 1. E quanto a 9 % 3? Também 0. E quanto a manipular strings? Às vezes você não quer exibir toda a string. Não deve haver um ponto e vírgula entre o ) e { em sua declaração if! Substrings Aprendemos alguns meios de manipular números. você pode configurar sua caixa de entrada do Gmail para exibir os primeiros 50 caracteres. assim:  10 % 2 === 0 é true  7 % 3 === 0 é false porque há um resto de 1. para que possa ver do que se tratam. use um resto e um número par.Resto e if / else Então. . ? Dica Números pares são divisíveis por 2 sem resto. O que ele retorna? Não há resto. porque aprender a calcular o resto? Para começar. Edite a linha 5 adicionando uma comparação que resulta em true. Na comparação. então 0. y) em que x é onde você começa a cortar e y é onde você termina de cortar a string original. Por exemplo. Por exemplo. de cada mensagem.substring(x. 2.

Instruções Encontre a 4a até 7a letras da string "wonderful day". . 2).log.6). Cada caractere é uma string e indexada a partir do 0. já que não pedimos para que você exiba-as! Mais prática com substrings Conseguir o posicionamento das letras na substring é complicado! Vamos garantir que entendemos tudo. assim: 0 1 2 3 4 | | | | | h e l l o A letra h está na posição 0. Portanto.A parte dos números é um pouco estranha. Da 4a até a 6a letra de "laptop" "laptop". a 1a letra começa na posição 0.substring(3. a letra e está na posição 1 e assim por diante. 2.log. e cortar na posição 2. Instruções Usando console. para a palavra "hello". exiba as substrings das seguintes strings. As 3 primeiras letras de "Batman" "Batman". Em outras palavras. Então. em três linhas separadas.substring(0. a 2a começa na posição 1. se você começar na posição 0. substring(0. Para selecionar o "he" em "hello".3). a letra e está na posição 1. ? Dica Lembre-se de começar a contar a partir do 0. você escreve: "hello". e assim por diante. Lembre-se que cada caractere em uma string é numerada a partir do 0. e assim por diante. Não é necessário usar console. a letra h está na posição 0. tem só he Mais exemplos: 1.

? Dica Lembre-se de não usar aspas. pode chamar esse valor digitando o nome da variável. b. Depois que você cria (ou declara) uma variável como tendo um nome em particular.log( "hello". ou sua idade será uma string. "Jan" em "Janeiro" b. "burgers" em "Hamburgers" ? Dica É assim que se exibe as duas primeira letras da palavra "hello": console. "Melbourne e" em "Melbourne e otima" (note o espaço!) c. fazer contas básicas. 2) ). Variáveis Já aprendemos como fazer algumas algumas coisas: compor strings. var myName = "Leng".substring(0. Instruções Crie uma variável chamada myAge e digite sua idade. Nada mal para um dia de trabalho! Para criar programas mais complexos. encontrar o comprimento de strings. Código: var varName = data.a. Fazemos isso definindo uma variável com um nome específico e sensível à caixa alta/baixa. Exemplo: a. var myAge = 30. c. precisamos de um modo de salvar os valores do seu código. var isOdd = true. você precisa apenas digitar: var variableName = /* some value */ . encontrar o caractere na n-ésima posição. Para declarar uma variável.

Outro exemplo var myAge = 120. Por exemplo: var myName = "Steve Jobs".substring(0.Mais Prática com Variáveis Vimos como criar uma variável. . O que é myAge % 12 ? Leia a dica para verificar sua resposta. Mas como as usamos? É interessante pensar que sempre que você digita o nome da variável. está pedindo ao computador para trocar o nome da variável pelo valor da variável. então myName. Então. Como você verá logo.5) se torna "Steve Jobs". (ou seja. Você pediu ao computador para trocar myName por Steve Jobs. isso torna escrever programas muito mais fácil! Instruções Siga as instruções nos comentários do código para continuar. ? Dica Note que "Nova York" e "new york" são vistas pelo computador como strings diferentes. seja este um número ou uma string. "Nova York" não é igual a "nova york") E a resposta é que myAge % 12 é igual a 0.substring(0. myName.substring(0.5) que resulta em Steve.5) Examine a segunda linha acima. a variável armazena o valor da variável.

// Declare uma variável na linha 3 chamada // myCountry e atribua a ela uma string. digamso que eu fiz aniversário e quero mudar minha idade na variável. // Use console.log para exibir o comprimento da variável myCountry. . linha 5 e linha 8. coloque myName entre os parênteses depois de console.log("myCountry". var myCountry = "myCountry" // Use console. O valor de uma variável é mudado facilmente. linha 3. myAge = "Trinta e um".3)). Estamos usando esse método para mostrar a você a ordem na qual você diz ao computador o que fazer é muito importante. como usar uma variável Agora vamos ver como mudar o valor de uma variável. Agora o valor de myAge é "Trinta e um"! Instruções Siga as instruções na linha 1. Faça de conta que você está criando uma nova variável enquanto usa o mesmo nome da variável já existente! Exemplo: var myAge = "Trinta". como criar uma variável b.log. ? Dica Para exibir a variável myName.substring(0.length ). Mude os valores das variáveis Até agora. console.log para exibir as tres primeiras letras de myCountry.log("myCountry". console. vimos a.

Instruções . "oi". >. // Na linha 7. console.) console. Manipulando números e strings  comparações (por ex.2)).substring(0. use console.// Na linha 2.length. "Emily". 5 > 4) Variáveis Armazenamos valores de dados em variáveis. declare uma variavel myName e atribua a ela seu nome.)  substrings (por ex. Conclusão: Parte 1 Vamos fazer uma revisão rápida! Tipos de dados  strings (por ex.log (myName. console.log para exibir a variavel myName.log para exibir a variável myName. false.log( ) Exibe no console o que quer que colocamos entre os parâmetros.substring(0. 4. use console. Podemos trazer de volta os valores dessas variáveis digitando o nome da variável. mude o valor de myName para ser apenas as primeiras 2 letras do seu nome.log (myName). "cachorros fazem au au!")  números (por ex. var myName = "Wilian Walney" // Na linha 4. Myname = "". 1). // Na linha 9. 10)  booleanos (por ex. <=)  resto (%)  comprimento da string(por ex.

exiba o comprimento de myColor no console. A única instrução é que o resultado de avaliar a declaração é a exibição no console de "Terminei minha primeira aula!". decida o outro código que você quer executar! if(condição escolhida){ // código que imprime "terminei minha primeira aula!" else{ // código. Na linha 2.length ). ? Dica Há três etapas em uma declaração if / else. 1. Sob condições diferentes. Se for falsa. 3. Declarações if / else são declarações condicionais. Instruções 1. escreva seu primeiro comentário! Pode ser qualquer coisa! // bora programas Conclusão: Parte 2 Parabéns por chegar até aqui.log(myColor. o computador exibirá coisas diferentes. 2. // Na linha 2. Se a condição for verdadeira. decida que código você quer executar. 1. crie uma variável myColor e atribua a ela uma string. Você aprendeu muito! Só mais um exercício antes de um grande tapinha nas costas! A última coisa complicada aprendemos foram as declarações if / else. Decidir que condição você quer 2. console. 2. Na linha 1. var myColor = "branco". } . Escreva sua própria declaração if / else.

confirme se seu usuário está pronto para jogar. Ele terá uma história simples.Escolha Sua Própria Aventura! Confirme! Você já tem alguma habilidade com programação. Cada um dos exercícios a seguir pedirá que você crie sobre seus códigos anteriores. Depois. Por exemplo. eu usaria a frase "Estou pronto para jogar!". o usuário deverá tomar algumas decisões. confirmado!"). 2. É sempre de bom-tom perguntar se o usuário está pronto para começar. você pode modificá-lo como quiser e exibir seus talentos criativos! Uma observação antes de começarmos. É hora de fazer algo que você pode mostrar para as pessoas! Vamos mostrar como programar um jogo do tipo "escolha sua própria aventura". ? Dica Para que o usuário confirme alguma coisa. a sintaxe será: confirm("Entendi. Lembre-se de não apagar ou modificar nada que tenha feito nos exercícios anteriores. Boa sorte! Instruções 1. Adicione qualquer frase que queira em confirm. Usando o comando confirm. e o final deve ser feliz. .

3. 2.log ("bora jogar mane"). exatamente como está escrita. Não se esqueça de usar console. A introdução é uma string. start racing'.// Verifique se o usuario esta pronto para jogar! confirm("esta pronto").log ("pode jogar nao pive"). if(age < 13) { console.log. exiba a introdução. . Copie e cole a string exatamente como está escrita nas instruções. Lembre-se de que a introdução é uma string. "Você está em um show do Justin Bieber." Instruções Exiba a introdução usando console. } else { console. } Acrescentando um pouco de história Vamos criar o cenário para sua história. cometi alguns erros! 1. var age age = prompt("Qual e sua idade?").log para exibir coisas. então não se esqueça de colocá-la entre aspas. ? Dica Quando eu estava jogando. então tenha certeza de mantê-la entre aspas. e ouve a letra 'Lace my shoes off. Sob todo o código anterior.

var age age = prompt("Qual e sua idade?"). if(age < 13) { console. } console.log ("bora jogar mane").log ("bora jogar mane").log ("Você está em um show do Justin Bieber. } else { console. e ouve a letra 'Lace my shoes off. } .log ("pode jogar nao pive"). } else { console.// Verifique se o usuario esta pronto para jogar! confirm("esta pronto"). var age age = prompt("Qual e sua idade?"). start racing'.log ("pode jogar nao pive"). if(age < 13) { console.") // Verifique se o usuario esta pronto para jogar! confirm("esta pronto").

A história esquenta! Agora você deve criar cenários diferentes. Lembre-se.. so I can race without pacing.log("De repente. em minúsculas.. ou não. Bieber para e pergunta 'Quem quer correr comigo?'"). e ouve a letra 'Lace my shoes off. // Faça outra coisa! } . nada funcionará! Lembre-se de responder com sim. Que bom que sabemos como fazer isso usando declarações if / else.'" Lembre-se: = é para atribuição.") console. exiba: "Você e Bieber começam a correr. ? Dica Corte e cole as sentenças que você deve exibir para evitar erros de digitação.log ("Você está em um show do Justin Bieber. Se você não digitar as coisas exatamente.console. Se userAnswer for "sim". start racing'. var userAnswer userAnswer = prompt ("Voce quer correr com Bieber no palco?"). exiba: "Oh não! Bieber balança a cabeça e canta 'I set a pace. Estão cabeça a cabeça! Você vence por um nariz!" Caso contrário. e === é para verificar se as coisas são iguais! Instruções Use uma declaração if / else para escrever a última parte do seu jogo! Tenha certeza de verificar o console em busca de mensagens de erro e sugestões sobre como consertá-los. if/else funciona assim: if (condition) { // Faça alguma coisa } else { // Caso contrário.

Bieber para e pergunta 'Quem quer correr comigo?'"). .log("Você está em um show do Justin Bieber.'")."). exiba: "Vou continuar a praticar corrida e programação. } Pedindo feedback Vale a pena pedir feedback do usuário! Instruções 1.log("Oh não! Bieber balança a cabeça e canta 'I set a pace. } console.log("Jogue então"). so I can race without pacing. } else { console.log("Você e Bieber começam a correr. exiba: "Obrigado! Vamos correr de novo no próximo concerto!" 3. var userAnswer = prompt("Voce quer correr com Bieber no palco?"). if(userAnswer === "sim"){ console. console. o prompt deve se parecer com isso: var feedback = prompt("Mensagem"). Se feedback for maior do que 8. } else { console. start racing'. if(age < 13){ console." ? Dica Lembre-se . Esta cabeça a cabeça! Voce vence por um nariz!"). var age = prompt("Qual e sua idade").log("De repente.confirm("Estou pronto para jogar!"). e ouve a letra 'Lace my shoes off. 2.log("Pode jogar mas eu não me resposabilizo!"). Crie uma variável chamada feedback e use prompt para pedir ao usuário para dar uma nota para seu jogo. Caso contrário.

").log ("Vou continuar a praticar corrida e programação."). e ouve a letra 'Lace my shoes off. var age = prompt("Qual e sua idade"). } else { console.log("Oh não! Bieber balança a cabeça e canta 'I set a pace. . var userAnswer = prompt("Voce quer correr com Bieber no palco?").log("Você e Bieber começam a correr.").log("Jogue então"). } var feedback feedback = prompt ("Favor dar uma nota ao jogo.log("De repente. Bieber para e pergunta 'Quem quer correr comigo?'"). } console.'"). console.confirm("Estou pronto para jogar!"). if(age < 13){ console.log("Você está em um show do Justin Bieber. Esta cabeça a cabeça! Voce vence por um nariz!"). } else { console.log ("Obrigado! Vamos correr de novo no próximo concerto!"). if(userAnswer === "sim"){ console.log("Pode jogar mas eu não me resposabilizo!"). if(feedback >= 8) { console. so I can race without pacing. } else { console. start racing'.

Em Começando aprendemos sobre as declarações if / else. Queremos continuar aprendendo modos de instruir o computador como realizar tarefas repetitivas com eficiência.log para exibir "Reduza a velocidade" 2. use console.. Lembre-se.. "Dirija com segurança" deve ser registrado. 1. use console. if/else funciona assim: if (condição) { // Faça uma coisa } else { // Caso contrário. Instruções Vamos fazer uma rápida revisão! Use if / else para verificar a velocidade com que está dirigindo. Caso contrário (else). Se speed for maior que 80. já que 65 é menor do que 80. // Faça outra coisa! } .} Introdução a Funções em JS ntrodução Programar é simplesmente um modo de fornecer instruções para o computador.log para exibir "Dirija com seguranca" ? Dica Neste caso.

Por exemplo: 1. substitua o 6 com qualquer número e clique em Salvar e Enviar Código. as instruções `assar') 3. E se pudéssemos dizer apenas assar e Jane soubesse exatamente como realizar essas três etapas? É exatamente isso que uma função faz! Instruções 1. // Uma funcao tem esta aparencia: . A linha 5 exibe o valor dessa variável. entradas). A linha 3 declara a função e dá um nome a ela. 5. Pré-aqueça o forno a 300 graus 2. (ou seja. Faça isso algumas vezes para ver a beleza das funções! ? Dica Tudo o que você precisa fazer é substituir o 6 na linha 12 por qualquer número que você quiser. Coloque a massa no forno por 30 min. 4. Cada bolo leva ingredientes diferentes (ou seja. 2. É sério! Imagine que você está tentando ensinar sua amiga Jane como assar diferentes tipos de bolos. Na linha 12. O código dentro das chaves { } é o código que queremos usar várias vezes. Nas linhas 8-11. Misture todos os ingredientes em uma tigela 3. Concentre-se nas linhas 4 e 5. E a saída será um bolo diferente a cada vez. A linha 4 declara uma variável chamada val. mas as instruções para assar são sempre as mesmas.Introduzindo Funções Programar é parecido com assar bolos. É tedioso ter que repetir para Jane as mesmas instruções assar a cada vez. explicamos o que significa chamar uma função.

Eis um exemplo de uma função: var sayHello = function(name) { console. Este é uma variável temporária. O código entre parênteses é chamado um parâmetro. }. e produz uma saída. Então. Existe uma convenção em que o nome de uma variável deve começar com uma letra minúscula e cada palavra (exceto a primeira) começa com uma letra maiúscula. faz algo com elas. válida somente dentro da função. Mais dúvidas. usamos a palavra-chave function para dizer ao computador que você está criando uma função 3. clique em "Problemas? Leia uma Dica!" para mais detalhes. 1. escreva seu bloco de código reutilizável entre { }. na qual atribuiremos um valor específico quando chamarmos a função. // Na linha 12. chamamos a funcao pelo nome // Aqui. Primeiro declaramos uma função usando var.log(val).var divideByThree = function (number) { var val = number / 3. Sintaxe das Funções Uma função toma suas entradas. 2..log('Alô ' + name). Você pode executar este código "chamando" a função. assim: . Então. Cada linha de código neste bloco deve terminar com . console. no caso tempos "lowerCamelCase". ela e chamada de 'dividebythree' // Dizemos ao computador qual e o numero de entrada (ou seja. }. e então damos a ela o nome sayHello. 1. 6) // O computador entao executa o codigo dentro da funcao! divideByThree(85).

console. // Na linha 11.log("Alô" + "voce"). Não é isso que queremos! Se você quiser um espaço entre as palavras. Clique "Salve e Enviar Código" e veja a função entrar em açao! Isso poupa muito tempo. Instruções 1. . exibirá Alôvocê.log("Alô" + " " + "você"). }.sayHello("Emily"). chame a função greeting! greeting("walney")." + " " + name). usamos um sinal de mais. Como funciona uma função? Vamos detalhar exatamente como um computador pensa quando vê o código de uma função. chamamos a função greeting e inserimos um nome que queremos que a função greeting inclua. deve adicionar esse espaço também! console. Na linha 11. exibirá Alô você // Mostramos abaixo a função greeting! // Veja a linha 7 // Podemos unir strings usando o sinal de mais (+) // Leia a dica para mais detalhes sobre como isso funciona.log("Que bom ver você. Chamar esta função exibirá Alô Emily. ? Dica Quando queremos unir duas strings. var greeting = function (name) { console. 2.

Queremos colocar nela ingredientes diferentes. 2.log("Quero comer" + " " + food). 5. simplesmente digitando o nome da função. 3. O computador executará o código reutilizável com o valor específico do parâmetro substituído no código. Cada linha de código entre { } deve terminar com um ponto e vírgula. Parâmetros vão entre parênteses.var functionName = function( ) { // codigo codigo codigo // codigo codigo codigo // (mais linhas de codigo) }. 1. O bloco de código é o código reutilizável que está entre as chaves { }. O computador vai procurar por eles no bloco de código. Instruções Vamos criar uma função que diga ao mundo o que você quer comer. Por que? Você quer usar seu código várias vezes. porque é isso que vai mudar sempre que chamarmos a função console. A palavra-chave function diz ao computador que functionName é uma função e não alguma outra coisa. Toda a função termina com um ponto e vírgula. Chame a função e insira uma comida específica que você queira! ? Dica O parâmetro é basicamente o que torna uma função útil. 2. Mas vamos chamá-lo food. a chamamos usando diferentes números. 3. Você pode dar ao parâmetro qualquer nome que quiser. Então. 1. 4. A palavra-chave var declara uma variável chamada functionName. Temos a função bake. . nós a chamamos. 2. Temos a função calculate*. Para usar a função. Declare sua função e chame-a foodDemand. Mas quer usar esse código com entradas diferentes! Alguns exemplos abaixo: 1. e colocando um valor de parâmetro nos parênteses depois dela.

. Temos a função greeting. Por que ele não funcionou? 1. Tenha certeza de que a sintaxe está correta.) var foodDemand = function (food) { console. 3. Então. Isso significa encontrar que diabos deu errado com seu código. Agora temos a função foodDemand. // Escreva sua funcao foodDemand abaixo // Última dica: no seu bloco reutilizável de código. Mas essa prática torna a edição muito mais fácil e é uma das melhores práticas. Vê como a falta de espaçamento torna a depuração mais difícil? 2. Ele ajuda o computador a saber onde estão os pontos de parada do código. Eu devo colocar um ponto e vírgula no fim de cada linha de código depois de cada linha de código no bloco reutilizável? E no final da função toda? Sim.Ela contém muitos erros de sintaxe. Instruções Uma parte importante da programação é a depuração. Você irá chamá-la colocando nela qualquer nome de comida que quiser. finalize cada linha com um // ponto e virgula (. Tenha certeza de que ela tem boa aparência. 4. Juntando tudo Por que o código está organizado como está nas linhas 2-5? O computador pode entender o código sem os espaços. O ponto e vírgula age como um ponto em uma frase. Conserte a função na linha 9. Examine a linha 9.log("Quero comer" + " " + food). a chamamos usando nomes diferentes. Adicione um ponto e vírgula no final de cada linha de código (dentro do { }) e depois da função toda (depois do { }). } foodDemand("comida japonesa").

S. você quer calcular o custo das 5 juntas. // Funcao bem escrita: var calculate = function (number) { var val = number * 10. é realmente muito importante em programação. Não Se Repita (N.log(val).R. Mas os preços das laranjas mudam o tempo todo! 1. greeting("sexo"). Chame a função greeting depois que ela estiver consertada! Não esqueça de passar para ela um nome específico. Instruções Você é uma criatura de hábitos. Nada de repetição! Sempre que você se encontrar digitar a mesma coisa mas modificando apenas uma pequena parte. A pequena parte que você modifica será o parâmetro. 3. provavelmente pode usar uma função. }.o código dentro de { }.) O princípio N. Então.log("sexo adoro muito").R. Você quer declarar uma função que calcule o custo de comprar 5 laranjas. console. 2. Toda semana você compra 5 laranjas. 3. E a parte que você fica repetindo será o código no bloco reutilizável . }. Escreva uma função que faça isso. .S. chamada orangeCost(). // Funcao mal escrita com erros de sintaxe! var greeting = function (sexo){ console.

A linha 8 exibe newNumber. então veremos como usar funções com uma declaração if / else no próximo exercício! A palavra-chave return simplesmente devolve ao programador o valor que sai da função. Vamos aprender sobre a palavra-chave return. 6. E quando chamar sua função. a saída da função) em outro código. }. ? Dica Qual é o trecho da entrada que muda a cada vez? Este seria o preço. . queremos apenas que ela retorne um valor. Então. nem sempre queremos apenas exibir coisas. coloque um número para o preço (price) para ver quanto custam 5 laranjas! var orangeCost = function(preço){ console.log(preço * 5). depois do sinal de igual. Palavra-chave return Bom trabalho! Agora. Ela deve tomar um parâmetro. orangeCost(5). quando chamamos uma função. 5. temos uma função chamada timesTwo() que toma um número e retorna esse número multiplicado por dois. Na linha 7. o preço de uma laranja. Ela deve enviar o resultado da multiplicação para o console. 4. chame a função timesTwo com qualquer parâmetro que quiser 2. Então dê ao seu parâmetro o nome price. Note como o valor que retornamos (return) de timesTwo() é atribuído automaticamente a newNumber. Instruções Em nosso exemplo. e multiplicá-lo por 5. Às vezes. com as laranjas custando 5 reais cada. a função imediatamente parará de rodar e retornará o valor. 1. Chame a função. Podemos então usar esse valor (ou seja. a função é executada. e quando a palavra-chave return é usada.

simplesmente usamos o nome da função. Instruções 1. }. timesTwo(10) Funções.log(newNumber). number / 4.) 3. Esta função retorna um valor igual a um quarto do parâmetro (ou seja. return e if / else Quando chamamos uma função. Então entramos um valor para o parâmetro numérico. por exemplo. timesTwo(8). Chame a função dentro da condição da declaração if (e use um valor de parâmetro!) de modo que "A declaração é verdadeira" seja exibido no console. Esse valor pode ser usado como qualquer outro valor no JavaScript! Examine a declaração if que começa na linha 7. seu valor return é apenas o resultado de executar a função. e faremos contas com aquele parametro var timesTwo = function(number) { return number * 2. 2. // Parametro e um numero.? Dica Para chamar a função. // Chame timesTwo aqui! var newNumber = timesTwo(20). A declaração if está verificando se o resultado da chamada da função chamada quarter é divisível por 3. Defina uma função chamada quarter que tem uma parâmetro chamado number. console. ? .

quarter = function(number){ return number/4 } if (quarter(0) % 3 === 0 ) { console. a condição da declaração if chama a função! Ela precisa que você insira o valor numérico.podemos criar funções mais úteis Para chamar uma função com mais de um parâmetro.Dica Isso é um pouco complicado. Ele dá a você o resto quando um número é dividido por outro. width) { return length * width. . Mas muitas vezes é interessante escrever funções com mais de um parâmetro.log("A declaração é verdadeira"). Lembre-se que % é o resto. então vamos devagar. Por exmeplo. por ex. 13 % 3 é 1. Queremos quarter(algum número) que quando é dividido por 3 tenha resto 0. podemos ter a seguinte função: var areaBox = function(length. vimos apenas funções com um único parâmetro. Por exemplo. areaBox(3. retorna a área de uma caixa com comprimento de 3 e largura de 9. // Defina quarter aqui.9). } else { console.log("A declaração é falsa"). O código entre { } na função deve ser return number/4 Na linha 7. } Funções com dois parâmetros Até agora. Com mais de um parâmetro. }. simplesmente insira o valor de cada parâmetro nos parênteses.

2. Ela deve ter dois parâmetros. Uma fórmula para o perímetro é comprimento + comprimento + largura + largura. 3. E o bloco de código reutilizável vai entre chaves { }.Instruções 1. Escreva uma função chamada perimeterBox que retorna o perímetro do retângulo. . ? Dica Lembre-se que nas funções. ( ). 4. os parâmetros vão entre parênteses. Chame a função e passe para ela qualquer valor para o comprimento e largura que quiser.