You are on page 1of 29

Universidade Federal do Rio Grande

do Norte
Trabalho de Conclusão de Curso em
Engenharia Elétrica

CONTROLADOR DE CHUVEIRO
ELÉTRICO POR CONDIÇÕES
AMBIENTAIS
Eli Edson Cabral de Lima Júnior
Professor Dr. José Alberto Nicolau de Oliveira

Natal – RN, dezembro de 2016

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROPOSTA
3. MATERIAIS E MÉTODOS
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS

. ● O banho quente é importante para o conforto e a qualidade de vida das pessoas atualmente. ● Chuveiro elétrico é um “vilão”. 1. problema para o usuário). INTRODUÇÃO ● O ato de tomar banho é uma necessidade básica. ● Uso equivocado do chuveiro elétrico → costume → ambientes abafados e alta temperatura da água → sensação de desconforto térmico. mas proporciona conforto. ● Principal meio de aquecimento: – Chuveiro elétrico → aumento no consumo de energia elétrica (problema para o sistema elétrico) → -R$ (Maior gasto. qualidade de vida.

INTRODUÇÃO ● Problemática: – Diminuir o consumo de energia elétrica do chuveiro. através das condições ambientais. 1. no caso o térmico. . proporcionado pelo chuveiro. ● O que foi pensado para solucionar esses problemas? – Ideia de controle do chuveiro elétrico. – Manter/melhorar o conforto.

diminuindo o consumo de energia elétrica. ● Como fazer? – Uso de microcontrolador. – Chavear o nível de corrente. como central de controle. PROPOSTA Proposta: “Controlador de chuveiro elétrico que proporcione um banho saudável e concomitantemente uma economia no consumo de energia elétrica. . 2. – Sensores para medição das variáveis a serem controladas.” ● O que fazer? – Buscar relacionar variáveis ambientais ao conforto térmico. de acordo com temperaturas limites.

que diminua o consumo de energia elétrica e mantenha a qualidade do aquecimento e do banho. – Implementar um protótipo de controlador com uso de um microcontrolador. – Verificar a diminuição do consumo de energia e a qualidade do banho proporcionado pelo protótipo construído.1. – Estudar o conforto térmico e a qualidade do banho. ● Específicos: – Estudar o sistema de aquecimento de água por chuveiros elétricos. 2. . Objetivos ● Geral: – Implementar e testar a ideia de um controlador para chuveiros elétricos. – Diminuir o consumo de energia elétrica através do chaveamento de corrente. – Estabelecer uma relação entre condições ambientais de fácil medição e o conforto térmico.

– Problema 2: A eficiência energética. ● Realizou-se pesquisa de opinião. 3. MATERIAIS E MÉTODOS ● Dois problemas a serem solucionados: – Problema 1: A qualidade do banho. através do Google Forms. . para identificar melhor o nicho dos problemas.

5) Onde : T é a temperatura do ar (° C ) .(0.(0.55 .14. Problema 1: A Qualidade do Banho Uso do Índice de Desconforto de Thom: IDT = T . 3.0055 * UR ) ) * (T .1. UR é a umidade relativa do ar (%) .

1. Problema 1: A Qualidade do Banho .3.

um banho mais saudável. ao usuário. ● Assim. . 3. Problema 1: A Qualidade do Banho ● Com essas ideias apresentadas foi definido como limite para que haja o aquecimento da água pelo chuveiro elétrico. proporcionando assim. conseguiu-se estabelecer uma relação de conforto térmico com condições ambientais. partindo das Tabelas 1 e 2. o IDT de 27 °C.1.

lançou-se mão dos conceitos sobre os termorreceptores que proporcionam a sensação de calor e frio ao ser humano. Problema 2: A Eficiência Energética ● Resolvido o problema da qualidade do banho. . ● Então. visando uma diminuição do consumo de energia elétrica. 3. analisou-se como se daria o chaveamento da corrente.2. uma melhor eficiência energética.

2. Problema 2: A Eficiência Energética ● Faixa entre 30 °C a 40 °C há uma diminuição da resposta ao frio e um aumento da resposta ao calor.3. sem provocar sensações dolorosas ao ser humano. .

na faixa entre 30 °C a 40 °C. ● Simulação do sistema com aquecimento. 36 °C – 31 °C e 35 °C – 30 °C. 39 °C – 34 °C. Problema 2: A Eficiência Energética ● Intervalo de chaveamento de 5 °C. 37 °C – 32 °C. 38 °C – 33 °C.2. no programa Scilab. 3. . ● Há seis possibilidades de configuração de chaveamento: 40 °C – 35 °C.

875% . Problema 2: A Eficiência Energética ● Economia de 21.2. 3.

Protótipo do Experimento ● Fluxograma do sistema implementado.3.3. .

3. Protótipo do Experimento ● Hardware utilizado . 3.

Protótipo do Experimento ● Hardware utilizado . 3.3.

Protótipo do Experimento ● Hardware utilizado .3. 3.

3. Protótipo do Experimento ● Esquemático no Proteus 8. 3.1 .

3. Protótipo do Experimento ● Lista de componentes .3.

3. Protótipo do Experimento ● Sistema implementado .3.

18:00 horas. RN. – Modo do chuveiro utilizado: Modo inverno (6800 W). – Horários dos experimentos: 6:00 horas. – Sensibilidade à variação da temperatura da água devido o chaveamento da corrente. . – Datas de realização dos experimentos: Entre 07/11/2016 a 16/11/2016. – Local de realização dos experimentos: São Gonçalo do Amarante. – Ligar/Desligar do aquecimento. – Economia de energia elétrica. 12:00 horas. ● As variáveis a serem medidas e estudadas foram: – Potência consumida pelo chuveiro elétrico com e sem o controlador.4. Brasil. RESULTADOS E DISCUSSÕES ● Informações importantes: – Modelo do chuveiro: FAME Jato Forte – 6800 W – Tempo do banho (chuveiro ligado): 8 minutos.

no caso a COSERN (Companhia Energética do Rio Grande do Norte). Definições das Medições ● A medição da potência ocorreu através do medidor da Concessionária distribuidora de energia. 4. . ● Onde. permitindo apenas o funcionamento do chuveiro. obtendo a potência gasta. dividiu-se o tempo adotado para o banho pelo tempo de rotação e multiplicou-se o resultado pelo valor de potência por rotação presente no medidor.1. desligou-se todos os equipamentos que consumiam energia elétrica. anotou-se o tempo de rotação do disco magnético do medidor. ● Assim.

foram convidadas 10 pessoas para verificar essa sensibilidade. para verificar a sensibilidade à variação da temperatura da água. ● Para verificar o liga/desliga do aquecimento devido as condições ambientais. onde “0” é para indicar que é altamente perceptível a variação da temperatura e “10” para indicar que não se percebe a variação.1. devido o chaveamento da corrente. Subtraindo os valores (potência sem uso do controlador menos potência com uso do controlador) obteve-se a potência economizada. utilizou-se a verificação da temperatura da água como indicador. foram utilizados os intervalos de chaveamento da temperatura de 40 °C – 35 °C e 35 °C – 30 °C. ● E por fim. 4. ● Com isso. . onde cada uma dava uma nota entre 0 e 10. Definições das Medições ● Primeiro realizou-se a medição da potência sem o uso do controlador. que são os intervalos limites. depois com o uso do controlador.

4.2. Resultados .

5. Como foi percebido. mantendo a ideia de conforto proporcionada por ele. Pesquisou-se sobre o conforto térmico e o uso do chuveiro elétrico e construiu-se um controlador para chuveiros elétricos por condições ambientais. mantendo um conforto térmico e a qualidade do banho. CONCLUSÕES ● Esse trabalho buscou uma forma de diminuir os fatores negativos do chuveiro elétrico. Para tanto foram estudadas maneiras de implementar essas ideias. com uma economia de 20. de forma satisfatória. ● A ideia era um protótipo que diminuísse o consumo de energia elétrica. .83% no consumo de energia elétrica. esses fatores foram atendidos. proporcionando um banho de qualidade.

5. e para isso é necessário uma análise econômica do projeto. .1. já que os resultados demonstraram uma perspectiva positiva do controlador. buscando maneiras de baratear o produto e de melhorar a eficiência. o que pode ser feito para o futuro é a construção de um produto. inclusive de inserção em mercado. através da agregação de novas tecnologias e ideias. Trabalhos Futuros ● O projeto atendeu bem as expectativas.

br/encontro_anual/encontro3/arquivos/TA330-03032006-165539. Acesso em: 10 de maio de 2016. Acesso em: 22 de maio de 2016. Disponível em: <https://www. 34. Too Hot For Comfort: The Heatwaves in Greece in 1987 and 1988. Brasília.. Disponível em: <http://img. Disponível em: <https://dlnmh9ip6v2uc. C..filipeflop. Disponível em: <http://img. GILES. Data Sheet DS18B20. 3.filipeflop.pdf>.com/download/PIC16F877A.com/files/download/Datasheet_Display_20x4. Data Sheet LCD 20x4.pdf>..anppas. O campo térmico como indicador de qualidade ambiental para políticas públicas: estudo de caso no Bairro Maracanã/RJ. Disponível em: <http://www.. Vol. Acesso em: 10 de maio de 2016. M. Acesso em: 10 de maio de 2016. BRANDÃO. Data Sheet Sensor de Fluxo de Água. S.com/files/download/Datasheet_fotek_ssr..sparkfun. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://akizukidenshi. P. In: ENCONTRO DA ANPPAS. pp.filipeflop. D. REFERÊNCIAS Data Sheet DHT22.com/files/download/Datasheet_YF-S201. B.com/datasheets/Sensors/Temperature/DHT22. Acesso em: 10 de maio de 2016. Brasília.pdf>.pdf>. FARIAS. Nº XX. Acesso em: 10 de maio de 2016. 2006.pdf>. H.DOC>. Acesso em: 1 de maio de 2016. M.org.pdf>.net/datasheets/Sensors/Temp/DS18B20.cloudfront. Disponível em: <http://img. A. Data Sheet Relé de Estado Sólido Fotek. Data Sheet PIC 16F877A. International Journal of Biometeorology. 2006. BALAFOUTS. 98 – 104. .

FIM! MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO! PERGUNTAS? QUESTIONAMENTOS? DÚVIDAS .