You are on page 1of 10

Português 4.o ano Avaliação 3.

O período
Nome: _______________________________________________________________________________Data: ____/____/_____

Classificação: _________________O(A) Professor(a) ___________________O(A) Enc. de Educação ___________________

1. Lê o texto com atenção.
O Príncipe Feliz
Dominando a cidade, no alto de uma grande coluna, erguia-se a estátua do Príncipe Feliz.
Estava completamente coberto de delicadas folhas de ouro fino, os olhos eram duas safiras
brilhantes, e um grande rubi vermelho resplandecia no punho da sua espada. Causava a admiração
geral.
– Porque não hás de ser como o Príncipe Feliz? – perguntava uma mãe sensata ao rapazinho
que chorava a pedir a Lua. – O Príncipe Feliz nem sonha em chorar por coisa alguma.
Ora, uma noite, uma pequena andorinha voou por cima da cidade. As suas amigas já tinham
partido para o Egito, mas ela tinha ficado para trás porque se apaixonara pelo mais lindo dos
canaviais.
– Queres namorar comigo? – perguntou a andorinha e o canavial fez uma longa vénia.
Então ela voou ao redor dele, tocando na água com as asas e formando círculos de prata. Isto
foi o seu namoro durante todo o verão.
– Vens comigo? – disse-lhe por fim, mas o canavial abanou a cabeça.
– Então vou até às pirâmides. Adeus! – E levantou voo.
Voou durante todo o dia e ao cair da noite chegou à cidade.
– Onde é que me vou instalar? – pensou. – Espero que a cidade tenha acomodações.
Viu então a estátua no alto da grande coluna.
– É ali que me vou instalar – exclamou. – Tem uma ótima vista e é um local bem arejado.
Dito e feito. A andorinha foi pousar mesmo entre os pés do Príncipe Feliz.
– Tenho um quarto dourado – disse num suspiro para si própria, enquanto olhava à sua volta
e se preparava para dormir; mas, no preciso momento em que ia esconder a cabeça debaixo da asa,
uma grande gota de água caiu-lhe em cima.
– Que estranho! – exclamou. – Não há uma única nuvem no céu, distinguem-se
perfeitamente as estrelas a brilhar e apesar disso está a chover…
Outra gota. E, antes que tivesse aberto as asas, uma terceira gota caiu e ela olhou para cima –
olhou e viu… Oh! Os olhos do Príncipe Feliz estavam cheios de lágrimas. E lágrimas corriam-lhe
pela face dourada. A sua cara ao luar estava tão bela que a pequena andorinha ficou cheia de pena.
– Quem és tu? – disse.
– Eu sou o Príncipe Feliz.
– Então porque é que estás a chorar? – perguntou a andorinha. – Quase que me ensopaste
toda.
Oscar Wilde, O Príncipe Feliz, Verbo, 1982 (texto com supressões)

1

• O punho da sua espada era enfeitado com uma pérola. era revestida a folhas finas de ouro. ouro e brilhantes. Qual foi a pergunta feita pela mãe ao filho? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 5. • Os olhos do Príncipe eram muito grandes. duas safiras brilhantes. • A estátua do Príncipe Feliz tinha a cor da prata. era toda de ouro puro. Assinala com X a opção que completa cada frase de acordo com o texto. 4. um rubi grande e vermelho. O que se erguia acima da cidade? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 3. Porque chorava o rapazinho? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 2 . dois brilhantes grandes.2.

6. O que levou uma das andorinhas a não partir para o Egito? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 3 .

de acordo com a sequência do texto. A estátua estava junto ao chão. Uma andorinha apaixonou-se por um canavial. Uma mãe perguntou ao filho por que razão ele não era como o Príncipe. Uma andorinha voou pela cidade num dia de sol. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8. De acordo com as informações do texto. Todos admiravam a estátua do Príncipe Feliz. 7. A andorinha falou muito tempo com o Príncipe Ela perguntou Porque é que estás a chorar 4 . de 1 a 7.1 Transforma as frases falsas em verdadeiras. A andorinha sentiu pena da estátua que chorava. Todas as andorinhas partiram para o Egito. Numera as frases. A andorinha falou com o Príncipe. Uma andorinha instalou-se aos pés do Príncipe. assinala com X as afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F). Preenche os espaços com os sinais de pontuação adequados. Caiu uma grande gota de água na andorinha. 9. Uma andorinha pousou junto da estátua. V F A estátua do Príncipe Feliz causava admiração.7.

Assinala com X o conjunto em que todas as palavras pertencem à mesma família. Predicado: O canavial abanou a cabeça. a função destacada. pequena Príncipe atrás gota verão lágrimas aguda grave esdrúxula 5 . 13. Escreve na tabela as palavras sublinhadas. Nas frases seguintes.10. em cada uma. Copia as palavras. Sujeito: A andorinha foi pousar mesmo entre os pés do Príncipe Feliz. de acordo com a classe a que pertencem. de acordo com a posição da sílaba tónica. nome adjetivo verbo pronome 12. rodeia. E lágrimas corriam-lhe pela face dourada. brilho lembrar dormir brilhar lembrança adormecer brilhante recordar dorminhoco bilha lembrado dormitório 11. A sua cara ao luar estava tão bela que a pequena andorinha ficou cheia de pena.

6 .

do Príncipe que me e a razão por que ele estava a chorar. O texto que leste acaba com uma pergunta da andorinha ao Príncipe Feliz. ensopaste toda. Dá continuidade – Então ao texto porque é que estás e imagina a chorar? – perguntou a resposta– Quase a andorinha. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 7 .14.

8 .

6. Ela perguntou : Porque é que estás a chorar – ? 9 . ● um rubi grande e vermelho. X Todas as andorinhas partiram X para o Egito. 12. V F aguda grave esdrúxula A estátua do Príncipe Feliz atrás pequena Príncipe X causava admiração. pronom lhe 5. X 11. O que se erguia acima da cidade era 10. dormir ● era revestida a folhas finas de adormecer X ouro. a estátua do Príncipe Feliz. A andorinha falou muito tempo . Nem todas as andorinhas partiram para o Egito. numa noite. nome lágrimas face X adjetiv dourada bela 4. 1. . Uma andorinha voou pela cidade X num dia de sol. Uma andorinha voou pela cidade. dorminhoco X dormitório ● duas safiras brilhantes. 7 9. A mãe perguntou ao filho por que o razão é que ele não era como o verbo estava ficou Príncipe Feliz. 5.1 A estátua estava no alto de uma grande coluna. Uma andorinha pousou junto da X estátua. Uma das andorinhas não partiu Predicado abanou a cabeça porque se apaixonou por um canavial. verão gota lágrimas A estátua estava junto ao chão. 3. 2. 8. Sujeito A andorinha 6. 4. 7. 7. 3. O rapazinho chorava porque queria e a Lua. 13. com o Príncipe .Informação para o(a) Professor(a) 2.

10 .

Related Interests