You are on page 1of 7

EXEMPLOS DE QUESTÕES INTERDISCIPLINARES COM GABARITO

COMENTADO (UERJ- Exame de Qualificação).

1. A tabela abaixo mostra a quantidade de alguns dispositivos elétricos de uma casa, a

potência consumida por cada um deles e o tempo efetivo de uso diário no verão.

Considere os seguintes valores:

• densidade absoluta da água: 1,0 g/cm3

• calor específico da água: 1,0 cal.g-1 0C-1

• 1 cal = 4,2 J

• custo de 1 kWh = R$ 0,50

No inverno, diariamente, um aquecedor elétrico é utilizado para elevar a temperatura de

120 litros de água em 30 ºC.

Durante 30 dias do inverno, o gasto total com este dispositivo, em reais, é cerca de:

(A) 48

(B) 63

(C) 96

(D) 126

Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações

Item do programa: Conservação de energia em fenômenos físicos e químicos

Subitem do programa: Calorimetria

Eixo interdisciplinar 2: Bases Metodológicas e Instrumentais Item do programa 2: Valores Subitem do programa 2: Ordens de grandezas Objetivo: Transferir conhecimentos sobre fenômenos termelétricos para cálculo de energia. o consumo de energia diário é: Durante 30 dias de inverno.0 g/cm3 = 103 g/L. Comentário da questão: A energia necessária para elevar diariamente a temperatura dessa quantidade de água é dada por: Q=m cágua A densidade absoluta da água é igual a 1. o consumo de energia será: . Então: Logo. para . e o volume da água a ser aquecida é de 120 litros.

Admita um outro corpo de massa igual a 20 kg que desliza com atrito.O gasto total. entre a superfície deste corpo e o plano inclinado é cerca de: (A) 50 (B) 100 (C) 120 (D) 200 Alternativa correta: (C) Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento Item do programa: Leis de Newton . é cerca de: Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%) 2. com velocidade constante. A força de atrito. em newtons. em reais. em movimento retilíneo. do ponto F ao ponto B.

96% Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%) . Observe o esquema: fa = força de atrito m = massa g = aceleração da gravidade (10 m/s2) De acordo com as leis de Newton. Assim. a força de atrito fa é dada por: Percentual de acertos: 34. a aceleração é nula. Portanto.Subitem do programa: Dinâmica e cinemática dos movimentos uniforme e uniformemente variado Objetivo: Calcular força de atrito entre a superfície de um corpo e um plano inclinado. se a velocidade ao longo do movimento é constante. Comentário da questão: O corpo de massa m = 20 kg desliza com atrito em um plano com ângulo de inclinação em relação ao solo. na direção do movimento.

equivalente a: (A) 16 (B) 18 (C) 20 (D) 22 Alternativa correta: (B) Eixo interdisciplinar: Bases Metodológicas e Instrumentais Item do programa: Geometria espacial Subitem do programa: Áreas e volumes de cone . 3. n. Para o preparo de um desinfetante. em centímetros. Esse recipiente tem altura H. diluiu-se a solução inicial com água. até completar o recipiente. 12.Ano 5. ano 2012 A figura abaixo representa um recipiente cônico com solução aquosa de hipoclorito de sódio a 27%. O nível desse líquido tem 12 cm de altura. obtendo-se a solução aquosa do hipoclorito de sódio a 8%.

Comentário da questão: O volume de hipoclorito de sódio antes de ser diluído era 27% do volume V do cone de altura igual a 12 cm. o volume do hipoclorito passou a ser 8% do volume VH do cone de altura igual a H. Após a diluição.Objetivo: Calcular medida da altura de um cone com base na semelhança entre sólidos. Portanto: .

Como os dois cones são semelhantes. tem-se: Percentual de acertos: 26.88% Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%) .