You are on page 1of 5

Shemot – ‫ –שמות‬Êxodo 15

1 Então cantou Moshéh e os b’nei Yisrael este shir a ‫ יהוה‬:

Eu cantarei a ‫יהוה‬,
‫ יהוה‬pois Ele triunfou poderosamente: o cavalo e seu
cavaleiro Ele lançou no mar.

2 YAH é minha força e shir, e Ele se tornou minha Yashua: Ele é meu El, e eu
hei de hallel a Ele; o Elohim de meu aba, e eu Lhe exaltarei.

3 ‫ יהוה‬é um Homem de Guerra: ‫ יהוה‬é o Seu Nome.

[Enquanto reis e generais precisam de exércitos pra vencer uma guerra,
Elohim vence apenas com seu “Grande e Temível Nome”]

4 Mirkavot de Faraóh e seus exércitos, Ele jogou dentro do mar: seus
capitães escolhidos também foram submersos no Mar Suf (vermelho).

5 As profundidades os cobriram: eles afundaram para o fundo como uma
pedra.

[Cada perseguidor foi punido conforme sua obra, e aqui esta o grupo que é
comparado a “pedras”, tiveram uma morte com sofrimento mediano.]

6 Tua Mão Direita, Ó ‫ יהוה‬, tornou-se tiferet em poder: Tua Mão Direita, Ó
‫ יהוה‬tornou em pedaços o inimigo.
‫יהוה‬,

[As duas mãos de YHWH, a mão direita salva o povo de Israel, a mão esquerda
pune os inimigos de Israel. Mashiach também falou que as ovelhas serão
colocadas na mão direita enquanto os bodes na mão esquerda. Ver Mat. 25:33]

7 E na grandeza de Tua Excelência, Tu derrubaste os que se levantaram
contra Ti. Tu enviaste Teu furor que os consumiu como restolho.

[Este grupo de inimigos egípcios, é aqui no texto, comparados a restolho ou palha,
estes morreram lentamente, suas transgressões os enchiam de vaidades e orgulho
e suas maldades os exaltavam em seus cargos e vaidades, por isso morreram
flutuando como palha.]

8 E com o sopro de Tuas narinas as mayim foram reunidas, as correntes
ficaram verticais como um montão, e os abismos ficaram rígidos no lev do
mar.

9 O inimigo dizia: Eu perseguirei, eu alcançarei, eu dividirei a pilhagem;
meu desejo será satisfeito neles, puxarei minha espada, minha mão os
destruirá.

[Outro grupo de perseguidores. então eles adoraram YAH. a terra os tragou. se é lashon harah recebe maldição sob medidas. mas abençoa sem medidas.] 12 Tu estendeste Tua Mão Direita. fazendo maravilhas? [ Da criação do mundo até o dia que o povo de Israel atravessou o mar vermelho. 13 Tu em Tua rachamim guiaste o povo que Tu redimiste: Tu os guiaste em Tua força para Tua kadosh habitação. tristeza levará a tomar os habitantes da Filistia. entre os poderosos? Quem é como Tu. Aqui vemos a punição dos egípcios sendo afogados no mar vermelho.] 11 Mi-chamocha.] 10 Tu sopraste com Teu vento. é aquele que tem características semelhantes a natureza de YAH (imagem e semelhança). esses tiveram mais sorte que aqueles que morreram como palhas. Somente Mosheh realizou essa adoração. temeroso em tehilot. ninguém jamais tinha feito uma canção de louvor a YAH. pelo fato deles terem afogados muitos recém nascidos hebreus no rio Nilo. o mar os cobriu: eles afundaram como chumbo nas poderosas mayim. 14 O povo ouvirá. e terá medo. Todos os inimigos dos servos de YAH sofrerão suas punições sob medida. As palavras que saem de nossas bocas. se é lashon hatov recebe bênçãos sem medidas. Mas a nação de Israel quando viu a libertação do Egito através do mar que se abriu. Avraham foi do fogo e dos reis. por causa da presença de Elohim sobre Shaul pois este era um ungido/separado. todos os habitantes de Kanaan se derreterão. recebem espiritualmente o mesmo peso. Itzchaak foi salvo da akeida. desse modo o rei David nunca foi inimigo do melech Shaul que o perseguia. formoso em pureza. os homens poderosos de Moav tremerão de aperto sobre eles. afundaram como chumbo. Ó ‫ יהוה‬. Elohim pune sob medida. ou mesmo servo de YAH. qualquer que seja inimigo de um servo de YAH é também inimigo de YAH. 15 Então os chefes de Edom ficarão pasmados. . [ Um individuo que se coloca como israelita ou hebreu. morreram rapidamente nas profundezas do mar vermelho. Yaakov foi salvo do anjo de Esav se libertou de Lavan seu sogro e nenhum destes patriarcas entoaram um cântico de adoração e agradecimento como fez Mosheh.

não foram aceitos. e todas as mulheres saíram após ela com tamborins e com danças. irmã de Aharon. 18 ‫ יהוה‬reinará le-olam-va-ed. 16 Pavor e medo cairão sobre eles. . Ó ‫ יהוה‬. no lugar Ó ‫ יהוה‬. e não acharam mayim. até que Teu povo passe. pela grandeza do Teu Braço eles estarão tão imóveis quanto uma pedra. e ‫ יהוה‬trouxe outra vez as mayim do mar sobre eles.] 21 E Miryam as respondia: Cantai a ‫ יהוה‬.depois de terem entrado na terra prometida e perdido a terra. “A ALINÇA FOI QUEBRADA”. [Em Yisrael as mulheres são plenamente iguais e aptas a servir a YHWH. e os plantarás na montanha de Tua herança. que Tuas mãos estabeleceram. por isso o sangue de animal não foi mais aceito e o serviço no Templo “por vontade de Elohim cessou”. até que o povo passe. no Lugar Kadosh. e saíram rumo ao deserto de Shur. Hoje os israelitas estão espalhados em todas as partes do planeta. Ele lançou do mar. 17 Tu os introduzirás. foi o sangue do resgate de cada família israelita no Egito. 20 E Miryam. o cavalo e seu cavaleiro. 19 Pois o cavalo de Faraóh entrou com os seus mirkavot e com os seus cavaleiros no mar. já que o sangue de animal nos umbrais da porta não serviu para manter a aliança com Elohim. nos seus papéis que lhes forem designados. no Egito Elohim aceitou um mínimo de obediência. tomou um tamborim em sua mão. a neviyah. e aceitou o sangue de animal. mas. porque Ele triunfou poderosamente. desse tempo em diante somente o sangue de Mashiach como cordeiro poderia ser aceito para resgatar todas as gerações futuras. Conforme podemos ler em “1 Kefa 1:18-19” o preço do resgate é o Mashich. e eles caminharam por três dias no deserto. que Tu fizeste para Ti mesmo. Tua morada nele. o sangue do cordeiro de Elohim sim. os que Tu adquiriste. [ A redenção é vista como uma compra. por mais que eram animais puros. 22 Assim Moshéh trouxe Yisrael do Mar de Juncos (vermelho). Ó ‫ יהוה‬. mas os b’nei Yisrael prosseguiram em terra seca no meio do mar. o sacrifício de animais não foi suficiente.

isso não traz qualquer beneficio ou ganho a Elohim no mesmo sentido que para nós criaturas. porém água muito amarga (verso 23). que torna a vida doce. retificação. [ Um verdadeiro presságio aludindo ao madeiro. pois elas eram amargas: então o nome dali foi chamado Marah. e ali Ele os provou. isso ocorre num momento em que a libertação é relacionada com a observância de seus mandamentos.] 26 E disse: Se tu diligentemente escutares a voz de ‫ יהוה‬teu Elohim. [Entre o verso 25 e 26. aquelas que fazem tudo que querem. a maioria das pessoas ambicionam a realização de seus desejos e cobiças. passamos por aperfeiçoamento. e daí somos desafiados a . Elohim não ganha nada com isso. trata-se de mais um prova. eles não puderam beber das mayim de Marah. Como podemos ver o povo com muita sede chega onde tem muita água. descobrimos que entre nossa fé e nosso comportamento pode haver alguma divergência desagradável nos resultados que necessitamos. [ Conectar esse passuk com o passuk 27] 24 Então o povo murmurou contra Moshéh. Quando passamos por algum exame da parte de Elohim. Tudo isso nos leva a capacidade de agirmos com liberdade de espírito. a qual. pela cura e sacrifício de Yahushua. as mayim se tornaram doce: ali Ele fez para eles um chuk e um mishpat. Isso gera uma manifestação de cada individuo na sua forma particular de examinar as conseqüências das relações com Elohim. um mimo de um Pai muito zeloso e ciumento em gerar filhos extremamente apegados a seu AHAVAH/PODER DE DOAÇÃO. através da experiência que foram submetidos. Eu não porei nenhuma dessas enfermidades sobre vós. tudo que dá na cabeça” e pensam que não são escravas de si mesmas e das ditaduras mascaradas no sistema mundano? Os mandamentos do Eterno nos dá a possibilidade de sermos capazes de viver nesse mundo com total liberdade espiritual. quando é colocado na água amarga da vida. as quais trouxe sobre os Mitzrim: Pois Eu sou ‫– יהוה‬Rofechah/ É cura. e fizeres aquilo que é reto à Sua vista. e deres ouvido aos Seus mitzvot. Se por amor ou se por interesse. e shomer todos os Seus chukim. Quando somos colocados numa provação. “Quantas pessoas. redenção etc. onde o material ou a ilusão não escravizam e nem imperam nosso espírito. e vêem Elohim como um realizador escravo dessa condição.יהוה‬ ‫ יהוה‬e ‫ יהוה‬mostrou-lhe uma eytz. Nessa ocasião os fieis iriam agradecer e os interesseiros por premiação ou reconhecimento iriam se manifestar e murmurar.23 E quando eles chegaram a Marah. quando ele lançou- a nas mayim. mas nós sim. observamos a afirmativa de Elohim que Ele provou o povo. dizendo: O que nós beberemos? 25 E ele clamou a ‫.

setenta arvores. eles se acamparam ali junto às mayim. Descobrimos então.] 27 E eles chegaram a Eylim onde havia doze poços de mayim e setenta eytzim de palmeiras. então. a qual o sistema mundano tende a seduzir. [Por tudo isso shaliach Shaul diz que somos estrangeiros nessa terra e cidadãos de Yerushalayim celestial.] . uma fonte de água para cada tribo. quebrar nossas próprias barreiras e a seguir regras que direcionam o bem estar de nossa alma porém refreia os desejos e necessidades da nossa carne. setenta nações cujas raízes buscaram água nos 12 poços das 12 tribos de Israel. que o padrão de criatura Israelita a imagem e semelhança de Elohim não é o padrão mundano. [12 poços. onde o mal tenha domínio.