Sumário

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4
2 OBJETIVO.............................................................................................................4
3 ESCOPO DO PROJETO.......................................................................................5
4 SEGURANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB....................5
5 DIAGRAMA DE ATIVIDADE (UML)......................................................................6
5.1 CONCEITOS USADOS NOS DIAGRAMAS DE ATIVIDADES......................................7
5.2 NORMALIZAÇÃO DO DIAGRAMA ENTIDADE RELACIONAMENTO (MRN)............7
5.3 DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO (DER)....................................................8
6 NORMALIZAÇÃO..................................................................................................9
7 CONCLUSÃO......................................................................................................11
8 REFERÊNCIA......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Hoje os serviços disponibilizados para uma infinidade de situações
estão mudando cada vez mais para a plataforma WEB, isso ocorre devido a facilidade
que essa plataforma proporciona. Porém, nem sempre, as aplicações desenvolvidas
para essa plataforma atendem os requisitos básicos de segurança da informação,
confiabilidade da informação e disponibilidade da informação. Nesse trabalho, além de
abordarmos esses pontos, também falaremos de diagramas de atividade e normalização
de um Diagrama de Entidade Relacionamento.

2 OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo levar o aluno a conhecer os
problemas básicos que ocorrem no desenvolvimento de aplicações WEB, tendo
como foco a segurança no desenvolvimento de aplicações WEB. Os conceitos
básicos de um Diagrama de Atividade e suas características e a Normalização de
dados no Diagrama Entidade Relacionamento.
O Projeto Locadora Web visa alcançar os seguintes objetivos:
Possibilitar o cadastro de novos usuários e filmes no site;
Possibilitar o aluguel, e reserva de filmes por parte dos usuários;
Possibilitar uma forma de acesso ao link do filme para os usuários
através de internet ou sinal de TV;
Possibilitar formas de pagamento pelo site, e relatórios gerenciais
para os funcionários.

3 ESCOPO DO PROJETO

A Locadora Web visa criar um novo tipo de funcionalidade para os
clientes de tv por assinatura. O site possibilitará o cadastro de novos clientes,
aluguel de filmes, reserva de filmes, sistema gerencial e sistema financeiro. Quanto
ao cadastro de clientes, poderá tanto ser feito pelo cliente na entrada do site, ou por
um funcionário da prestadora de serviço.
Quanto à reserva de filmes, o usuário pode escolher qualquer filme
que está disponível no momento, e solicitar uma reserva para quando o filme estiver
disponível. Quanto a reserva dos filmes, o cliente selecionará os filmes desejados
para o agendamento. O sistema financeiro é constituído de pagamento e
recebimento dos filmes, e com base nos dois sistemas serão gerados os relatórios
gerenciais.
O escopo deste projeto inclui e exclui os seguintes itens:
• Cadastro de Usuários
• Reserva de Filmes e agendamentos
• Sistema de Pagamento
• Sistema de Recebimento
• Testes do programa com usuários
• Relatórios Gerenciais
• Persistência de Dados (Filmes, Clientes)
Fora do Escopo:
• Suporte à Decisão: Assistência técnica do call center

Será feita uma análise antes de iniciar o projeto, sobre o que o
cliente necessita. O projeto será divido em marcos. Há gerenciamento de escopo,
risco, comunicação, documentação, de questões e do plano de trabalho do projeto
visando ter o controle total sobre qualquer acontecimento referente ao projeto.
Uma apropriada estrutura organizacional do projeto é essencial para
alcançar sucesso em seu projeto. O seguinte diagrama apresenta uma proposta de
organização.

frequentemente desenvolvido in house ou por terceiros. Ruby. Para o sistema aplicativo. esses ataques evadirão as defesas tradicionais das redes empresariais. especificamente para a empresa. Python. Não há tempo hábil para duplas verificações nas aplicações e a necessidade de haver “confiança” entre os diversos subsistemas e é disso que os hackers e outros ciber criminosos se aproveitam. Muitas vezes as vulnerabilidades deste tipo estão fora da experiência tradicional dos administradores de segurança de TI. principalmente aquelas conectadas a uma rede aberta é perigosa como é a Internet.NET. está distribuída em vários servidores. Esta relativa obscuridade das vulnerabilidades das aplicações web faz deles alvos atrativos para atacantes. geralmente. Estas vulnerabilidades podem ser complexas e podem se manifestar em muitas situações diferentes. a aplicação precisa que as interfaces entre os diversos sistemas sejam construídas com a premissa que os dados passados através da mesma são confiáveis e não hostis. As vulnerabilidades das aplicações web em geral tem origem em configurações com falhas ou em erros de programação nas linguagens usadas para aplicações web (Java. . Perl. não existem patches de segurança. e novas defesas são necessárias. Uma aplicação típica. pois os atacantes sabem das suas fragilidades. Essa complexidade advém do fato que as aplicações web são agrupamentos bastante heterogêneos de plataformas. Segundo o Gartner.4 SEGURANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB Atualmente as vulnerabilidades nas aplicações web são o maior vetor para os ataques contra a segurança de TI. bancos dedados. Como muitas organizações têm descoberto. e outras. PHP. . 75% dos ataques são concentrados nos aplicativos específicos de cada empresa. servidores de aplicação. rodando diversos aplicativos e para funcionar na velocidade adequada. “SQL injection” e “erros de configurações de websites”. A segurança das aplicações. e outras). Os artigos no noticiário acerca dos ataques que comprometem os dados confidencias frequentemente mencionam o método usado sendo “cross-site scripting”.

mas também para a construção de sistemas executáveis por meio de engenharia de produção reversa. umhardware. Decisão: Dependendo de uma condição. É essencialmente um gráfico de fluxo. O Diagrama de atividade é um diagrama definido pela Linguagem de Modelagem Unificada (UML). e representa os fluxos conduzidos por processamentos.5 DIAGRAMA DE ATIVIDADE (UML) Um diagrama de atividade é essencialmente um gráfico de fluxo. Uma atividade é uma execução não atômica em andamento em uma máquina de estados e acabam resultando em alguma ação. isso envolve a modelagem das etapas sequenciais em um processo computacional. os diagramas de atividades dão ênfase ao fluxo de controle de uma atividade para outra. 5. Ação: Transformação. Objeto: O objeto da atividade. . Comumente isso envolve a modelagem das etapas sequenciais em um processo computacional. formada pelas computações atômicas executáveis que resultam em uma mudança de estado do sistema ou o retorno de um valor. mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra e serão empregados para fazer a modelagem de aspectos dinâmicos do sistema. mostra as diferentes transições. Transição: Fluxo de uma atividade para outra. por exemplo. Sub-atividade: Execução de uma sequência não atômica de atividades.1 CONCEITOS USADOS NOS DIAGRAMAS DE ATIVIDADES Atividades: Comportamento a ser realizado. Enquanto os diagramas de interação dão ênfase ao fluxo de controle de um objeto para outro. Bifurcação (Fork): Separa uma transição em várias transiçõesexecutadas ao mesmo tempo. Os diagramas de atividade não são importantes somente para a modelagem de aspectos dinâmicos de um sistema ou um fluxograma. Na maior parte. Envio de sinal: Transição pra um meio externo. mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra. Sincronização (Join): Concatenação de transições vindas do Fork. Raia: Diferenciação de unidades organizacionais.

Região: Agrupamento de uma ou mais atividades. Alguns campos de dados nestas tabelas apontam para índices em outras tabelas. um modelo entidade relacionamento (modelo ER) é um modelo de dados para descrever os dados ou aspectos de informação de um domínio de negócio ou seus requerimentos de processo. Um modelo ER é normalmente implementado como um banco dedados. que armazena dados em tabelas. como um banco de dados relacional. atributos e relacionamentos são chamados de diagramas entidade relacionamento. mas um apartamento pode estar localizado em apenas um edifício. Entidades podem ter várias propriedades (atributos) que os caracterizam. Diagrama De Atividade: . Exceção: Atividades que ocorrerem em decorrência de umaexceção. identificando assim a partir de um conceito do mundo real como os dados serão armazenados de fato. 5. como: um edifício pode ser dividido em zero ou mais apartamentos. Um modelo entidade relacionamento é uma maneira sistemática de descrever e definir um processo de negócio. Recepção de sinal: Recepção do envio. Nos casos de um banco de dados relacional.2 NORMALIZAÇÃO DO DIAGRAMA ENTIDADE RELACIONAMENTO (MRN) Modelo Entidade Relacionamento (MER) Em engenharia de software. O processo é modelado com o componentes (entidades) que são ligadas umas às outras por relacionamentos que expressam as dependências e exigências entre elas. Os principais componentes dos modelos ER são entidades (coisas) e os relacionamentos que podem existir entre eles.3 DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO (DER) O Diagrama Entidade-Relacionamento descreve toda estrutura lógica do banco de dados. as próprias tabelas representam as entidades. 5. É possível construí-lo a partir de um MER. e bancos de dados. de uma maneira abstrata que em última análise se presta a ser implementada em um banco de dados. Diagramas criados para representar graficamente essas entidades. Tais ponteiros representam relacionamentos.

Elipses . .representam os atributos.unem os atributos aos conjuntos de entidades e os conjuntos de entidades aos conjuntos de relacionamentos. Linhas . Losangos .representam os relacionamentos entre as entidades.representam as entidades. Suarepresentação utiliza os símbolos: Retângulos . Diagrama de caso de uso O DER tem como ênfase os dados e os relacionamentos.

Nem sempre essa normalização é eficiente. 6 NORMALIZAÇÃO A utilização do MER nos proporciona a criação de um DER(Diagrama de Entidades e Relacionamento). Codd em 1970. Na construção de um projeto de banco de dados é necessário saberquais são os objetos e os relacionamentos para elaborar o DER. Elipses duplas . Ao aplicar esse sistema de Relacionamento. A primeira forma normal foi definida por Edgar F. Os DER fazem uma representação de parte de um mundo real onde são feitas representações estruturadas e conceituais do que o ser humano pode fazer nessa parcela do mundo real. ou seja. Tais passos são chamados de Normalização de dados. Peter Chen propôs como notação desses diagramas os retângulos como sendo as entidades. dependendo da separação entre o projeto lógico da base de dados e a implementação física do banco de dados.A princípio.atributos multivalorados. existem uma série de passos para fazer com que os dados tornem-se menos redundantes e menos inconsistentes. os losangos como sendo os relacionamentos entre as entidades. . O Diagrama de Atividades concentra-se na representação do fluxo de controle de uma atividade. Essa norma tinha como definição permitir que os dados fossem questionados e manipulados usando uma"sub-linguagem de dados universal" atrelada à lógica de primeira ordem. descobrirquais os atributos que compõem as tabelas (objetos). os círculos como sendo os atributos das entidades e linhas de conexão para mostrar a cardinalidade entre uma entidade e outra.

se estiver na2FN e cada atributo não-chave de R não possuir dependência transitiva. Peter Chen propôs como notação desses diagramas os retângulos como sendo as entidades. Segunda Norma Formal: Uma relação está na 2FN se. isto é. para cada chave candidata de R. estiver na 1FN e cada atributo não-chave for dependente da chave primária inteira. Os DER fazem uma representação de parte de um mundo real onde são feitas representações estruturadas e conceituais do que o ser humano pode fazer nessa parcela do mundo real.não possuir atributos multivalor. A princípio. Primeira Norma Formal: Uma tabela está na 1FN. se e somente se. os losangos como sendo os relacionamentos entre as entidades. os círculos como sendo os atributos das entidades e linhas de conexão para mostrar a cardinalidade entre uma entidade e outra. . cada atributo não-chave não poderá ser dependente de apenas parte da chave. A utilização do MER nos proporciona a criação de um DER (Diagrama de Entidades e Relacionamento). e somente se. estiver na 3FN e não existirem dependências multivaloradas. se e somente se. Quarta Norma Formal: Uma tabela está na 4FN. Terceira Norma Formal: Uma relação R está na 3FN.

Q. UCHÔA. 8 REFERÊNCIA BEZERRA. 2006. L. Florianópolis. Pesquisar um pouco mais sobre a Normalização no Diagrama Entidade Relacionamento (DER) só veio a enriquecer ainda mais o conhecimento adquirido durante o semestre. 2007. Sistema de Segurança da Informação: controlando os riscos. quando devemos implementar o diagrama. N. ANEXO: 1. CARDOSO. LAWTON. Lavras. Banco de dados SQL CREATE TABLE locadora. 2006. disponibilizado para os clientes toda a segurança que sempre queremos ao utilizar qualquer serviço. Campus. CAMPOS. Web 2. Caíque. Estuda um pouco mais sobre Diagrama de atividade melhor ou bastante o entendimento sobre o mesmo. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Pag-1. .Esse trabalho de pesquisa trouxe conhecimentos que serão extremamente úteis para quem pretende trabalhar com esse tipo de desenvolvimento. San Francisco. Editora Ciência Moderna Ltda. do Problema ao Sistema. PRIMARY KEY (nome_categoria) ).7 CONCLUSÃO Nos dias atuais é impensável desenvolver uma aplicação sendo ela para qualquer plataforma sem pensar em um item essencial chamado segurança. G. A.0 Creates Security Challenges.categoria ( nome_categoria VARCHAR(30) NOT NULL.A normalização dentro de um projeto é fundamental para um correto funcionamento da aplicação e principalmente do banco de dados. Eduardo. Introdução à Segurança Computacional.e os benefícios de sua utilização dentro do projeto de desenvolvimento. UML na Prática. A segurança das aplicações voltadas para a Web é um dos requisitos básicos para termos uma aplicação funcionada de forma adequada. Brasil: 2003. 2011. Rio de Janeiro. J.

data_nasc TIME NOT NULL.cliente (cod_cliente) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION.dvd ADD CONSTRAINT filmes_dvd_fk FOREIGN KEY (cod_filme) REFERENCES locadora. PRIMARY KEY (nome_ator) ).cliente ( cod_cliente INT(10) NOT NULL. endereco VARCHAR(50) NOT NULL.dvd ( numero INT(10) NOT NULL. ALTER TABLE locadora. PRIMARY KEY (nome_locadora) ). cod_filme INT(10) NOT NULL. CREATE TABLE locadora.CREATE TABLE locadora. ALTER TABLE locadora. telefone INT(14) NOT NULL. PRIMARY KEY (numero) ). cod_filme INT(10) NOT NULL.locadora ( nome_locadora VARCHAR(10) NOT NULL.dvd ADD CONSTRAINT cliente_dvd_fk FOREIGN KEY (cod_cliente) REFERENCES locadora. nome_categoria VARCHAR(30) NOT NULL. telefone INT(14) NOT NULL. CREATE TABLE locadora. website VARCHAR(40) NOT NULL.categoria (nome_categoria) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION.filmes (cod_filme) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION. CREATE TABLE locadora. ALTER TABLE locadora. endereco CHAR(50) NOT NULL. titulo VARCHAR(50) NOT NULL. cod_cliente INT(10) NOT NULL.filmes ( cod_filme INT(10) NOT NULL. CREATE TABLE locadora. nome_cliente VARCHAR(50) NOT NULL. PRIMARY KEY (cod_filme) ). PRIMARY KEY (cod_cliente) ).filmes ADD CONSTRAINT filmes_categoria_fk FOREIGN KEY (nome_categoria) REFERENCES locadora. .ator ( nome_ator VARCHAR(50) NOT NULL.

'Laranja Mecanica'. INSERT INTO cliente VALUES (008. INSERT INTO filmes VALUES (3654.1966-09-12. INSERT INTO ator VALUES ('Leonardo Medeiros'. INSERT INTO filmes VALUES (5445. INSERT INTO categoria VALUES ('Terror'). INSERT INTO cliente VALUES (005. INSERT INTO ator VALUES ('Joshua Lee Holloway '. INSERT INTO filmes VALUES (1245.81454500. INSERT INTO filmes VALUES (4586. INSERT INTO filmes VALUES (1458. INSERT INTO ator VALUES ('Malu Mader'.235').981').'Feliz Natal'.98').'Janela Indiscreta'.'Rua Fatima Fraga.99877714.'Ana Maria Pereira'.'Rua Zeca Dias.'Drama').85').356').'Procurando Nemo'.'O Poeta'.'Suspense').'A Aventura'. INSERT INTO cliente VALUES (003.96457812.'Drama'). INSERT INTO ator VALUES ('Anne Jacqueline Hathaway'.96458871.1023). INSERT INTO filmes VALUES (2154. INSERT INTO cliente VALUES (001.'Rua Roraima de Sousa.'Rua Fernando Ferrari. INSERT INTO categoria VALUES ('Aventura').'Comedia'). INSERT INTO categoria VALUES ('Ficcao cientifica').ator ADD CONSTRAINT filmes_ator_fk FOREIGN KEY (cod_filme) REFERENCES locadora. INSERT INTO categoria VALUES ('Acao').'Paulo Bourbon'.860').245'). .1982-12-12.'Luzes da Cidade'.'Ficcao cientifica').'Aventura'). INSERT INTO filmes VALUES (9820.1978-10-15-.'Ariane Lamark'. INSERT INTO categoria VALUES ('Comedia'). INSERT INTO ator VALUES ('Devon Gummersall'. INSERT INTO cliente VALUES (007.1969-07-20.102'). INSERT INTO cliente VALUES (009.'Um segredo entre nos'. INSERT INTO categoria VALUES ('Romance').1458).'Comedia').1982-11-30.'Drama').'Sindicato de ladroes'. INSERT INTO cliente VALUES (002.1025).'Romance').'Angela Pinheiro'. INSERT INTO filmes VALUES (6987.'Rua dos Andradas.'Suspense').'Pedro Luiz de Almeida'.1964-11-20. INSERT INTO ator VALUES ('Elisha Cuthbert'.'Rua Venancio Aires.'Lucio Weber'.456').81456565.99878802. INSERT INTO cliente VALUES (004. INSERT INTO cliente VALUES (010.'Vanessa Garcia'.'Drama'). INSERT INTO filmes VALUES (1025.'Casa da mae joana'.9820).2154).'Cativeiro'. INSERT INTO filmes VALUES (2548.'Joana Machado da Silva'.'Joacir Andrade'.'Rua Jose Bonifacio. INSERT INTO filmes VALUES (1546.'Drama').96145268.'Rua Flores da Cunha.99655485. INSERT INTO categoria VALUES ('Policial'). INSERT INTO filmes VALUES (1023.6548).'Lost'.'Panico no deserto'.'Maria Aparecida do Amaral'.81457698. INSERT INTO categoria VALUES ('Suspense'). INSERT INTO cliente VALUES (006. INSERT INTO filmes VALUES (7701. INSERT INTO categoria VALUES ('Drama').'Policial').'Rua Pinheiro Machado.'Suspense').85').81154679.ALTER TABLE locadora.'Avenida Rio Branco. INSERT INTO filmes VALUES (6548.'Amor e inocencia'.filmes (cod_filme) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION.

1023).2548).nome_categoria = 'Drama'.1546).007.005.1025). INSERT INTO dvd VALUES (5. INSERT INTO dvd VALUES (2. INSERT INTO dvd VALUES (1.php" title="meu link"><p align="center"><font size="3" color = white >Administracao</a></p></font> </li> </ul> <BR><BR><BR> <ul id="botao"> <li> <a href="MenuUsuario.php" title="meu link"><font size="3" color = white >Usuario</a></p></font></div> </li> </ul> </td> </BODY> </HTML> . -------------------------------------------------------------------------------------------------------- 2. INSERT INTO dvd VALUES (6.7701). INSERT INTO dvd VALUES (3.003. INSERT INTO ator VALUES ('Charles Chaplin'.005.005.css"> </HEAD> <BODY> <table width = 100% height = 20% border = "1" bgcolor = "#006600" bordercolor = white> <td> <div align="center"><font size="10" color = white ><b>NetMovies Locadora </b></font></div> </td> <table width =100% height =80% border = "4" bordercolor = white bgcolor = "#00FFCC"> <td> <div align="center"><font color=black size="7" ><b>Seja bem vindo!!! </b></p></font> <BR> <ul id="botao"> <li> <a href="MenuAdmin.010.nome_categoria = 'Comedia'. CREATE VIEW comedia AS SELECT * FROM filmes WHERE filmes.2548).1889-04-16. INSERT INTO dvd VALUES (4. Pagina principal <HTML> <HEAD> <TITLE>Locadora</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. CREATE VIEW drama AS SELECT * FROM filmes WHERE filmes.1025).

$consulta = mysql_query ("SELECT * FROM cliente WHERE cod_cliente = $cod_cliente. echo "<b>Telefone:</b> $telefone<br />". $telefone = $camp["telefone"]. 3.?>"><br> </td> </tr> . Alteração Cliente <HTML> <HEAD> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. } } print(mysql_error()). echo "<b>Nome:</b> $nome_cliente<br />".php".").php"> <tr> <input type="hidden" value="atual" name="atualizarCli. include "AlteraCli. $endereco = $camp["endereco"]. //mysql_error -> Retorna o texto da mensagem de erro da operação anterior do MySQL // Resultados na tela echo "<br /><br /><b>Código do Cliente:</b> $cod_cliente <br />". } else { while($camp =@mysql_fetch_array($consulta)){ $cod_cliente = $camp["cod_cliente"]. $nome_cliente = $camp["nome_cliente"].php"> <td align="right"> Código do Cliente: </td> <td> <input type="text" name="cod_cliente" maxlength="80" size="20" value="<?php echo $cod_cliente. if($consulta == false) { echo "Cliente não existe!". echo "<b>Endereco:</b> $endereco". ?> </BODY> <table align = "center" border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <table align="center"> <form method="POST" action="atualizarCli.css"> </HEAD> <BODY> <?php include "connect_Mysql.php". $cod_cliente = $_POST["cod_cliente"].

php". Alteração filme <HTML> <HEAD> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. ?>"><br> </td> </tr> <tr> <td align="center" colspan="2"> <input type="reset" name="reset" value="Limpar" /> <input type="submit" name="submit" value="salvar alterações"/> </td> </tr> </td> </table> </form> </table> </HTML> 1.?>"><br> </td> </tr> <tr> <td align="right"> Telefone: </td> <td> <input type="text" name="telefone" maxlength="80" size="20" value="<?php echo $telefone. $consulta = mysql_query ("SELECT * FROM filmes WHERE cod_filme = $cod_filme.<tr> <td align="right"> Nome: </td> <td> <input type="text" name="nome_cliente" maxlength="80" size="20" value="<?php echo $nome_cliente.css"> </HEAD> <BODY> <?php include "connect_Mysql."). $cod_filme = $_POST["cod_filme"]. .?>"><br> </td> </tr> <tr> <td align="right"> Endereco: </td> <td> <input type="text" name="endereco" maxlength="80" size="20" value="<?php echo $endereco.

?>"><br> </td> </tr> <tr> <td align="right"> Título: </td> <td> <input type="text" name="titulo" maxlength="80" size="20" value="<?php echo $titulo.php"> <td align="right"> Código do Filme: </td> <td> <input type="text" name="cod_filme" maxlength="80" size="20" value="<?php echo $cod_filme. ?> </BODY> <table align = "center" border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <table align="center"> <form method="POST" action="atualizarFil. } } print(mysql_error()). //mysql_error -> Retorna o texto da mensagem de erro da operação anterior do MySQL // Resultados na tela echo "<b>Código do filme:</b> $cod_filme<br />". echo "<b>Titulo:</b> $titulo<br />".? >"><br> </td> </tr> <tr> <td align="right"> Categoria: </td> <td> . $nome_categoria = $camp["nome_categoria"].php". $titulo = $camp["titulo"].php"> <tr> <input type="hidden" value="atual" name="atualizarFil. } else { while($camp =@mysql_fetch_array($consulta)){ $cod_filme= $camp["cod_filme"]. echo "<b>Categoria:</b> $nome_categoria". include "AlteraFil.if($consulta == false) { echo "Filme não existe!".

Altera filmes <HTML> <HEAD> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. ?> .php".<input type="text" name="nome_categoria" maxlength="80" size="20" value="<?php echo $nome_categoria.php". ?> <form method="POST" action="alteracaoCliente. Altera cliente <HTML> <HEAD> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.php"> <center><p>Digite o Código do Cliente que deseja alterar:</p> <input type="text" size="25" maxlength="100" name="cod_cliente"><br><br> <input type="reset" name="voltar" value="Voltar"> <input type="submit" name="enviar" value="Avançar"> </td> </table> </BODY> </HTML> 3.css"> </HEAD> <BODY> <table align = "center" border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <? include "connect_Mysql.?>"><br> </td> </tr> <tr> <td align="center" colspan="2"> <input type="reset" name="reset" value="Limpar" /> <input type="submit" name="submit" value="salvar alterações"/> </td> </tr> </td> </table> </form> </table> </HTML> 2.css"> </HEAD> <BODY> <table align = "center" border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <? include "connect_Mysql.

php". Atualizar filmes <HTML> <HEAD> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.<form method="POST" action="alteracaoFilme. telefone='$telefone'. $verificacao = mysql_query($consulta) or die ("ERRO: " . $telefone = $_POST["telefone"].php". Atualizar cliente <HTML> <HEAD> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. .css"> </HEAD> <BODY> <table align = "center" border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <?php include "connect_Mysql.endereco='$endereco' WHERE cod_cliente='$cod_cliente'"). $titulo = $_POST["titulo"].mysql_error()). $cod_cliente = $_POST["cod_cliente"]. $endereco = $_POST["endereco"]. $cod_filme = $_POST["cod_filme"].css"> </HEAD> <BODY> <table align = "center" border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <?php include "connect_Mysql. } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 5. $nome_cliente = $_POST["nome_cliente"].php"> <center><p>Digite o Código do Filme que deseja alterar:</p> <input type="text" size="25" maxlength="100" name="cod_filme"><br><br> <input type="reset" name="voltar" value="Voltar"> <input type="submit" name="enviar" value="Avançar"> </td> </table> </BODY> </HTML> 4. if($verificacao==true) { echo "<p>Dados do Cliente alterados". $consulta = mysql_query( "UPDATE cliente SET cod_cliente='$cod_cliente' nome_cliente='$nome_cliente'.

$verificacao = mysql_query($consulta) or die ("ERRO: " . $pega_dados = mysql_query("SELECT * FROM comedia").exibimos.css"> </HEAD> <BODY> <table align= "center" width = 60% border = "1" bordercolor = white> <td> <!-. Classe comedia <HTML> <HEAD> <TITLE>Lista</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.php". Classe drama . todos os dados inseridos até então no banco ("Filmes" é o nome da tabela) --> <?php include "connect_Mysql. } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 7. while($mostra_dados = mysql_fetch_array($pega_dados)){ $titulo = $mostra_dados['titulo']. } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 6. echo "<b>Categoria:</b> $nome_categoria<br /><br />". if($verificacao==true) { echo "<p>Dados do Cliente alterados". nome_categoria='$nome_categoria' WHERE cod_filme='$cod_filme'").nome_categoria = 'Comedia'. $consulta = mysql_query( "UPDATE filmes SET cod_filme='$cod_filme' titulo='$titulo'. aqui. echo "<font color=red><b> CREATE VIEW comedia AS <br /> SELECT * <br /> FROM filmes <br /> WHERE filmes. <br /><br /> SELECT * FROM comedia</b></font><br /><br />". $nome_categoria= $_POST["nome_categoria"]. $nome_categoria= $mostra_dados['nome_categoria']. // Resultados na tela echo "<b>Título:</b> $titulo<br />".mysql_error()).

while($mostra_dados = mysql_fetch_array($pega_dados)){ $titulo = $mostra_dados['titulo']. aqui.".". if($conmy == FALSE) { echo "Erro ao estabelecer conexão com o mysql.$usuario. } else { . // Resultados na tela echo "<b>Título:</b> $titulo<br />".$conmy). echo "<b>Categoria:</b> $nome_categoria<br /><br />".. todos os dados inseridos até então no banco ("Filmes" é o nome da tabela) --> <?php include "connect_Mysql. $banco = "locadora". echo "<font color=red><b> CREATE VIEW drama AS<br /> SELECT * <br /> FROM filmes <br /> WHERE filmes. $pega_dados = mysql_query("SELECT * FROM drama").</font>".$senha). $conmy = @mysql_connect($servidor. } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 8. Connect mysql <?php $servidor = "localhost".css"> </HEAD> <BODY> <table align= "center" width = 60% border = "1" bordercolor = white> <td> <!-..nome_categoria = 'Drama' <br /><br /> SELECT * FROM drama</b></font><br /><br />"... } $conbd = @mysql_select_db($banco. $senha = "".<HTML> <HEAD> <TITLE>Lista</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style..php". $nome_categoria= $mostra_dados['nome_categoria']..exibimos. } else { echo "Conectado ao mysql. $usuario = "root". if($conbd == FALSE) { echo "<p><font color='red'>Erro ao tentar conectar ao BD.

if($_POST["nome_categoria"] == "") { echo "<p><font color='red'>Campo gênero não inserido!</font>".css"> </head> <body> <table align = center bordercolor = white border = "1" width = 60%> <td> <?php include "connect_Mysql. $nome_categoria = $_POST["nome_categoria"].php". $cod_cliente = $_POST["cod_cliente"]. $nome_cliente = $_POST["nome_cliente"]. . Inserir categoria <html> <head> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. } ?> 9. $rsp= FALSE.css"> </head> <body> <table align = center bordercolor = white border = "1" width = 60%> <td> <?php include "connect_Mysql. } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 10.echo "<p>Conexão com o BD estabelecida!". } else { echo "<p><font color='red'>Erro ao incluir os dados no BD!</font>".php###BOT_TEXT###quot;>Voltar</a>". Inserir cliente <html> <head> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. $telefone = $_POST["telefone"].php". } if($consulta == TRUE) { echo "<p>Operação realizada com sucesso!". $consulta =mysql_query(" INSERT INTO categoria (nome_categoria) VALUES('$nome_categoria')"). echo "<br /><br /><a href=###BOT_TEXT###quot;MenuAdmin.

'$titulo'.php". if($_POST["cod_cliente"] == "") { echo "<p><font color='red'>Campo código não inserido!</font>". telefone. echo "<font color=red><b> INSERT INTO cliente (cod_cliente. '$telefone'. nome_cliente. $rsp == FALSE.css"> </head> <body> <table align = center bordercolor = white border = "1" width = 60%> <td> <?php include "connect_Mysql.'$endereco')"). } else if($_POST["endereco"] == "") { echo "<p><font color='red'>Campo gênero não inserido!</font>". $query =mysql_query(" INSERT INTO cliente (cod_cliente. nome_cliente. } if($query == TRUE) { echo "<p>Operação realizada com sucesso!<br /><br />".'$endereco')</b></font>". $cod_filme = $_POST["cod_filme"]. }else if($_POST["nome_cliente"] == "") { echo "<p><font color='red'>Campo título não inserido!</font>". } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 11. $endereco = $_POST["endereco"].php###BOT_TEXT###quot;>Voltar</a>".endereco) VALUES($cod_cliente. '$nome_cliente'. echo "<br /><br /><a href=###BOT_TEXT###quot;MenuAdmin. titulo. $telefone. $nome_categoria = $_POST["nome_categoria"].endereco) VALUES('$cod_cliente'.'$nome_categoria')"). $rsp == FALSE. $query =mysql_query(" INSERT INTO filmes (cod_filme. Inserir filmes <html> <head> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. if($_POST["cod_filme"] == "") { echo "<p><font color='red'>Campo código não inserido!</font>". $rsp == FALSE. '$nome_cliente'. nome_categoria) VALUES('$cod_filme'. telefone. . } else { echo "<p><font color='red'>Erro ao incluir os dados no BD!</font>". $titulo = $_POST["titulo"].

}else if($_POST["titulo"] == "") { echo "<p><font color='red'>Campo título não inserido!</font>". $rsp == FALSE. '$titulo'. nome_categoria) VALUES($cod_filme.php" title="meu link">Alterar</a> .'$nome_categoria')</b></font>".php###BOT_TEXT###quot;>Voltar</a>". titulo. $rsp == FALSE. $rsp == FALSE. } else { echo "<p><font color='red'>Erro ao incluir os dados no BD!</font>". Menu admin <HTML> <html> <HEAD> <TITLE>MenuAdmin</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.php" title="meu link">Inserir</a> <a href="MostrarCli.php" title="meu link">Listar</a> <a href="AlteraFil. } else if($_POST["nome_categoria"] == "") { echo "<p><font color='red'>Campo gênero não inserido!</font>". echo "<font color=red><b> INSERT INTO filmes (cod_filme. } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 12.php" title="meu link">Alterar</a> <a href="RemoveCli.php" title="meu link">Remover</a> </li> <li> <div align="center"><font><b>FILMES </b></font> <a href="CadFilme.php" title="meu link">Inserir</a> <a href="MostrarFilm.php" title="meu link">Listar</a> <a href="AlteraCli.css"> </HEAD> <BODY> <table border=4% width= 100% bordercolor= white background= black> <td> <ul id="menu"> <li> <div align="center"><font><b>CLIENTES</b></font> <a href="CadCliente. echo "<br /><br /><a href=###BOT_TEXT###quot;MenuAdmin. } if($query == TRUE) { echo "<p>Operação realizada com sucesso!<br /><br />".

<a href="removeFil.php" title="meu link">Informações</a> . Menu usuário <HTML> <html> <HEAD> <TITLE>MenuUsuario</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.php" title="meu link">Inserir</a> <a href="MostrarAtor.php" title="meu link">Clientes</a> <a href="QtidadFilmes.php" title="meu link">Listar</a> <a href="RemoveAtor.php" title="meu link">Remover</a> </li> <li> <div align="center"><font><b>CONTAGEM</b></font> <a href="QtidadClientes. ?> </td> </table> </body> </html> 13.php" title="meu link">Remover</a> </li> <li> <div align="center"><font><b>ATORES </b></font> <a href="CadAtor.css"> </HEAD> <BODY> <table border=4% width= 100% bordercolor= white background= black> <tr> <td> <ul id="menu"> <li> <div align="center"><font><b>FILMES </b></font> <a href="MostrarListFilme.php" title="meu link">Mostrar lista</a> <a href="MostrarCatFilme.php" title="meu link">Mostrar Filme e Categoria</a> </li> <li> <div align="center"><font><b>ATORES </b></font> <a href="MostrarInfoAtor.php" title="meu link">Filmes</a> </li> </ul> <?php echo "<br /><a href=###BOT_TEXT###quot;index.php###BOT_TEXT###quot;>Voltar</a>".

nome_categoria FROM filmes"). while($mostra_dados = mysql_fetch_array($pega_dados)){ $titulo = $mostra_dados['titulo']. echo "<b>Categoria:</b> $nome_categoria<br /><br />".nome_categoria FROM filmes</b></font><br /><br />".css"> . aqui.exibimos.php" title="meu link">Ator e filmes</a> </li> <li> <div align="center"><font><b>CLASSIFICAÇÃO</b></font> <a href="ClassComedia.<a href="AtorFilme. Mostrar categoria filme <HTML> <HEAD> <TITLE>Lista</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 15. $nome_categoria= $mostra_dados['nome_categoria']. echo "<font color=red><b> SELECT titulo. Mostrar cliente com reservas <HTML> <HEAD> <TITLE>Lista</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. // Resultados na tela echo "<b>Título:</b> $titulo<br />".css"> </HEAD> <BODY> <table align= "center" width = 60% border = "1" bordercolor = white> <td> <!-.php". $pega_dados = mysql_query("SELECT titulo.php" title="meu link">Drama</a> </li> </ul> </td> </tr> </table> </body> </html> 14.php" title="meu link">Comédia</a> <a href="ClassDrama. todos os dados inseridos até então no banco ("Filmes" é o nome da tabela) --> <?php include "connect_Mysql.

php". todos os dados inseridos até então no banco ("Filmes" é o nome da tabela) --> <?php include "connect_Mysql. echo "<b>Endereco:</b> $endereco". } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 16. // Resultados na tela echo "<br /><br /><b>Código do Filme:</b> $cod_filme<br />". // Resultados na tela echo "<br /><br /><b>Código do Cliente:</b> $cod_cliente <br />". . Mostrar filmes resevados <HTML> <HEAD> <TITLE>Lista</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. echo "<b>Telefone:</b> $telefone<br />".css"> </HEAD> <BODY> <table align= "center" width = 60% border = "1" bordercolor = white> <td> <!-. while($mostra_dados = mysql_fetch_array($pega_dados)){ $cod_cliente = $mostra_dados['cod_cliente']. $pega_dados = mysql_query("SELECT * FROM filmes"). echo "<font color=red><b> SELECT * FROM filmes<b></font><br /><br />".exibimos.exibimos. aqui.</HEAD> <BODY> <table align= "center" width = 60% border = "1" bordercolor = white> <td> <!-. echo "<b>Nome:</b> $nome_cliente<br />". $nome_categoria= $mostra_dados['nome_categoria']. $endereco = $mostra_dados['endereco']. $nome_cliente = $mostra_dados['nome_cliente']. while($mostra_dados = mysql_fetch_array($pega_dados)){ $cod_filme = $mostra_dados['cod_filme']. aqui.php". $telefone = $mostra_dados['telefone']. echo "<font color=red><b> SELECT * FROM cliente<b></font><br />". todos os dados inseridos até então no banco ("cliente" é o nome da tabela) --> <?php include "connect_Mysql. $pega_dados = mysql_query("SELECT * FROM cliente"). $titulo = $mostra_dados['titulo'].

$pega_dados = mysql_query("SELECT titulo FROM filmes"). } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 17.css"> <body> <table align = center bordercolor = white border = "1" width = 60%> <td> <h1 align="center">.echo "<b>Título:</b> $titulo<br />".php". echo "<b>Categoria:</b> $nome_categoria". } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 18.Desenha o cadastro do cliente na tela --> <head> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.</h1> <h3 align="center">Campos com asterisco são obrigatórios</h3> <form action="InserirCli. Mostrar lista de filmes <HTML> <HEAD> <TITLE>Lista</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. echo "<font color=red><b> SELECT titulo FROM filmes</b></font>". todos os dados inseridos até então no banco ("Filmes" é o nome da tabela) --> <?php include "connect_Mysql. while($mostra_dados = mysql_fetch_array($pega_dados)){ $titulo = $mostra_dados['titulo']. Cadastro de cliente <html><!-. aqui.exibimos. // Resultados na tela echo "<br /><b>Título:</b> $titulo<br />".: Cadastro do cliente :.css"> </HEAD> <BODY> <table align= "center" width = 60% border = "1" bordercolor = white> <td> <!-.php" method="post" enctype="multipart/form-data"> <table align="center"> <tr> <td align="right"> Codigo do Cliente: </td> <td> <input type="text" name="cod_cliente" maxlength="80" size="20">*<br> .

sem nada anexado. enviar fotos ou arquivos em geral através de um formulário.ele sabe que necessita continuar "ouvindo" para obter a informação--> <!-.Enctype -> do form serve pra ti dizer qual o tipo de conteúdo do form.Action me diz pra onde enviar a informação--> <!-. utilizando post. Sem isso só dá pra enviar texto. --> .</td> </tr> <tr> <td align="right"> Nome: </td> <td> <input type="text" name="nome_cliente" maxlength="80" size="20">*<br> </td> </tr> <tr> <td align="right"> Telefone: </td> <td> <input type="text" name="telefone" maxlength="80" size="20">*<br> </td> </tr> <tr> <td align="right"> Endereco: </td> <td> <input type="text" name="endereco" maxlength="80" size="20">*<br> </td> </tr> <tr> <td align="center" colspan="2"> <input type="reset" name="reset" value="Limpar" /> <input type="submit" name="submit" value="Enviar" /> </td> </tr> </table> </form> </td> </table> </body> </html> <!-.Method = "post" -> este método transmite toda a informação via formulário.

Value -> Opcional. Remoção cliente <HTML> <HEAD> <TITLE>Documento PHP</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.: Cadastro de Filmes :.css"> <body> <table align = center bordercolor = white border = "1" width = 60%> <td> <h1 align="center">.--> 19.php" method="post" enctype="multipart/form-data"> <table align="center"> <tr> <td align="right"> Codigo do Filme: </td> <td> <input type="text" name="cod_filme" maxlength="80" size="20">*<br> </td> </tr> <tr> <td align="right"> Título: </td> <td> <input type="text" name="titulo" maxlength="80" size="20">*<br> </td> </tr> <tr> <td align="right"> Categoria: </td> <td> <input type="text" name="nome_categoria" maxlength="80" size="20">*<br> </td> </tr> <tr> <td align="center" colspan="2"> <input type="reset" name="reset" value="Limpar" /> <input type="submit" name="submit" value="Enviar" /> </td> </tr> </table> </form> </td> </table> </body> </html> 20.Desenha o cadastro do filmes na tela --> <head> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.<!-.especifica que texto aparecerá no campo quando o formulário for exibido. Cadastro de filmes html><!-.css"> .</h1> <h3 align="center">Campos com asterisco são obrigatórios</h3> <form action="InserirFil.

. } else { echo "Arquivo deletado com sucesso!<br /><br />". Remoção filme <HTML> <HEAD> <TITLE>Documento PHP</TITLE> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.php###BOT_TEXT###quot;>Voltar</a>".</HEAD> <BODY> <table border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <?php include "connect_Mysql. $consulta =mysql_query("SELECT cod_filme FROM filmes WHERE codigo = $cod_filme").php".. echo "<br /><br /><a href=###BOT_TEXT###quot;MenuAdmin.. . } } $sql = "DELETE FROM filmes WHERE cod_filme = $cod_filme".css"> </HEAD> <BODY> <table border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <?php include "connect_Mysql. if($consulta == TRUE) { foreach($_POST as $valor) { echo $valor. $cod_filme = $_POST["cod_filme"]. $resultado = mysql_query($sql).php".". $cod_cliente = $_POST["cod_cliente"]. $consulta =mysql_query("SELECT cod_cliente FROM cliente WHERE cod_cliente = $cod_cliente"). if($resultado == FALSE) { echo "Nenhum registro foi deletado. $resultado = mysql_query($sql).". echo "<font color=red><b> DELETE FROM cliente WHERE cod_cliente = $cod_cliente </b></font> ". } } $sql = "DELETE FROM cliente WHERE cod_cliente = $cod_cliente". if($consulta == TRUE) { foreach($_POST as $valor) { echo $valor.. if($resultado == FALSE) { echo "Nenhum registro foi deletado. } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 21.

echo "<font color=red><b> DELETE FROM filmes WHERE cod_filme = $cod_filme</b></font> ". } else { echo "Arquivo deletado com sucesso!<br /><br />".php"> <center><p>Digite o código do cliente que deseja excluir:</p> <input type="text" size="10" maxlength="30" name="cod_cliente"><BR><BR> <input type="reset" name="voltar" value="Voltar"/> <input type="submit" name="enviar" value="Avançar"/> </BODY> </HTML> 23.php". Remove clientes <HTML> <HEAD> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. ?> </BODY> <form method="POST" action="remocaoCliente.php".css"> </HEAD> <BODY> <table align= "center" border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <?php include "connect_Mysql. echo "<br /><br /><a href=###BOT_TEXT###quot;MenuAdmin.php###BOT_TEXT###quot;>Voltar</a>".php"> <center><p>Digite o código que deseja excluir:</p> <input type="text" size="10" maxlength="20" name="cod_filme"><BR><BR> <input type="reset" name="voltar" value="Voltar"/> <input type="submit" name="enviar" value="Avançar"/> </td> . Remove filmes <HTML> <HEAD> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style. } ?> </td> </table> </BODY> </HTML> 22. ?> </BODY> <form method="POST" action="remocaoFilme.css"> </HEAD> <BODY> <table align= "center" border="1" width= 60% bordercolor= white > <td> <?php include "connect_Mysql.

padding: 0. border-left: 10px solid #008000. } #menu ul { list-style: none. text-decoration: none. text-decoration: none.</table> </HTML> 24. padding: 5px 5px 5px 0. } #menu li a:hover { border-left: 10px solid #99FF99.5em. Estiloda da página ( Style ) body{ margin-right: 100px. margin-left: 100px. background-color: #FFFFFF. } . sans-serif. } #menu li a { display: block. font-weight:bold. border-right: 10px solid #99FF99. color: #000000. } #menu { width: 12em. margin-bottom: 10px. color: #808000. } #menu li { border-bottom: 1px solid #000000. margin: 0. background-color: #FFFFCC. border-right: 10px solid #008000. margin: 0. background-color:CCFFCC. padding: 0. margin: 0. font: 14px Verdana.

background:#006600. } .Helvetica.#botao{ padding: 0. text-decoration: none. display: block. width:150px. height:25px. font-family:Verdana. list-style: none. color:white. margin: 0. border:5px. font-weight:bold.