CGE 2125

CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Candidatos da Comunidade

Processo Seletivo 2º semestre 2016

. comunique o examinador. A alternativa c é a única correta. Não vire a página. Somente uma alternativa é correta. Aguarde a orientação do examinador. c. 2. b. 9. Cada questão tem cinco alternativas: a – b – c – d – e. conforme as instruções que serão dadas pelo examinador. 5. As respostas deverão ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas. Qualquer irregularidade.Instruções Gerais Verifique se este caderno está completo. Exemplo: 1 0. e. 8. 4. de 10 corresponde a 2 a. da página 3 à 24. d.

.

vitima. saúde. a intenção de aproximação com a linguagem popular. c. o descuido com a revisão da letra da canção. Tiro ao Álvaro De tanto levar frechada do teu olhar Meu peito até parece sabe o quê Tauba de tiro ao Álvaro Não tem mais onde furar Teu olhar mata mais do que bala de carabina Que veneno istriquinina que peixeira de baiano Teu olhar mata mais que atropelamento de automóver Mata mais que bala de revórver. c. Fonte: BARBOSA. 1.tumblr. CGE 2125 L Í N G U A P O R T U G U E S A A canção abaixo se refere à questão 1. A tirinha abaixo se refere à questão 3.filologia. vítima. so. so. Tiro ao Álvaro. b. vítima. em relação à norma culta da Língua Portuguesa. está. está. insônia. d. insônia.br/soletras/5e6/02. 2. só. presentes na canção revelam a. ésta. e. a pouca instrução acadêmica do compositor. saúde. e. saúde.pdf>. insonia. esta. esta. insônia. 2014. A. vìtima.org. Os desvios. vitíma. b. Disponível em: <http://www. 3 . Acesso em: 24 abr. só. insonía. Acesso em: 17 maio 2015. o mau gosto pelo acréscimo de coloquialismos na composição. saúde.com/image/42312437223>. sô. Fonte: Disponível em: <http://calvin-e-mafalda. d. A alternativa que contém as palavras corretamente acentuadas é: a. saude. o desconhecimento das regras gramaticas da língua materna.

o licopeno recentemente foi apontado como eficiente no combate aos radicais livres – responsável pelo envelhecimento precoce. adjunto adverbial. Dona Rosa sabia do amor do marido por Berenice. adjunto adnominal. c. que tal prestar mais atenção nos tons de seu prato? Fonte: A saúde é colorida. mas sempre se comportou com resignada discrição. c. número 37. b. entre outras encrencas. O resultado não foi dos melhores. essencial para diversas funções. Então. o cozimento de vegetais ricos em carotenóides é capaz de melhorar sua absorção pelo organismo. da acerola – a cor é sinal da presença de betacaroteno. na goiaba. Agora que você conheceu as virtudes dessa dupla. objeto direto. adjunto adverbial. Dr. Reconhecido por auxiliar nos problemas relacionados à próstata. 9 a 15 dez. sujeito. sujeito. objeto direto. a cor dos alimentos. As cores dão pistas de quais nutrientes importantes você pode estar ingerindo. No caso dos alaranjados – como da abóbora. e. CGE 2125 3. Fonte: TORERO. Augusto traía Dona Rosa com Berenice. respectivamente: a. Gioconda trabalha como doméstica numa casa situada na Avenida Eufrates. da cenoura. a saúde e a pigmentação dos alimentos. Pequenos amores. b. Para cuidar do Dr. Rio de Janeiro: Objetiva. objeto direto. outro composto que denuncia sua presença nos alimentos pela cor. 2003. Da mesma família do tal betacaroteno é licopeno. sujeito. A saúde é colorida Você já ouviu falar que um prato colorido é mais saudável? Pois é verdade. Dona Rosa decidiu contratar a própria Berenice. J. Informe publicitário n. E sabe o que esse composto de nome complicado faz? Ele se transforma. sujeito. por uma dessas ironias. Apenas Dona Rosa não está infeliz e vez ou outra pode-se vê-la assobiando um bolero. Revista Folha de São Paulo. como no tomate. 4 . Augusto. d. os tons são avermelhados. A classificação sintática das palavras destacadas no segundo e no quarto quadrinhos da tirinha é. uma de suas enfermeiras. O Doutor Augusto sofre profunda vergonha toda vez que sua amada enfermeira dá banho em seu corpo sem vontades. Só que desta vez. em vitamina A. a função dos radicais livres. a presença de compostos nos alimentos. adjunto adnominal. 20/2012. e. e Berenice chora um pouco a cada manhã. o Dr. a alimentação. d. na melancia ou na pitanga. pois dói-lhe muitíssimo ver o amado neste estado. proprietário do Hospital Sétimo Céu. São Paulo. 2012. 4. adjunto adverbial. Ali moram Dona Rosa e seu marido. o grande neurologista teve um derrame e perdeu todos os movimentos. O texto abaixo se refere à questão 4. em nosso corpo. E vai a dica: ao contrário do que acontece com muitos nutrientes. O texto abaixo se refere à questão 5. O principal assunto tratado no texto é a. R. Augusto. objeto indireto. sujeito. objeto indireto.

e. saúde. d. 7. duas palavras do anúncio são. I. 6. d. 2014. saúde.blogspot. I. e. melhor. Estão corretas as afirmações apenas em: a. vai. Sobre o texto. melhor. b. errado. A infelicidade de Berenice e do Doutor Augusto é previsível: o homem encontra-se em condição de paralisia e Berenice lamenta o sofrimento do amante. Observe o anúncio. III e IV. I. II. b.com. b. I. pois sabia do amor entre eles e sempre aceitou o fato com resignação. Separam-se grupos formados por ditongo decrescente + vogal. a. II. Dona Rosa contratou Berenice para amenizar o sofrimento do marido. Fonte: Disponível em: <http://quaseserios. já que o “sabor da vingança” de Dona Rosa é mais forte que o sofrimento com a doença do marido. II e IV. apenas. d. II e III. Assinale a alternativa que representa o conjunto de regras a serem observadas para a correta divisão silábica dos vocábulos: Paraguai e arroio. apenas. O tom irônico do texto decorre da infelicidade do Doutor Augusto e de sua amante. Acesso em: 02 dez. II e III. CGE 2125 5. e. I. III e IV. Ditongos e tritongos pertencem a uma única sílaba. Quanto à posição da sílaba tônica. errado. III. II. I. 5 . A ironia do conto consiste justamente no fato de um neurologista sofrer um derrame e ser tratado por sua enfermeira e amante. considere as seguintes afirmações. II e III. III e IV. I. I. c. Os hiatos são separados em duas sílabas. I e II. apenas. III e IV. viver. ao mesmo tempo.br>. c. paroxítonas e trissílabas. IV. São elas: a. Os dígrafos “rr" devem ser separados. plano. apenas. II. saúde. III. Leia as regras a seguir quanto à divisão silábica. c. II e IV. IV.

. a emissora de TV revelará a novidade. Analisando a estrutura dos enunciados. cessão. “emissora de TV” – “a novidade” d. II. seção. “Esta noite” – “a novidade” 9. sessão. b.. O texto abaixo se refere à questão 10. II. Observe as orações: I. e.. ou do macarrônico no cotidiano. respectivamente.. Sem mais nada para contar. cinemas. respectivamente: a. a. “A ilustração me assusta. (... Leia as seguintes acepções extraídas do Mini Dicionário da Língua Portuguesa. ed. “a novidade” – “Esta noite” b. sessão. cessão. 2002. cessão. Esta noite.. III. Fonte: FERREIRA.” e. nos teatros. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano. cessão. seção. Disponível em: <http://www.asp>. A última crônica. A. circos. ao episódico. “a novidade” – “a emissora de TV” c. A caminho de casa.” 6 . Rio de Janeiro: 4. que a faz mais digna de ser vivida. Ato de ceder. “. seção. cessão. sessão.. Cada uma das exibições de espetáculo.. 10.. de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. quer num flagrante de esquina. Na realidade estou adiando o momento de escrever...” b.. “. mantendo-se o sentido original do texto. torno-me um simples observador. As frases acima estão (I) na voz passiva e (II) na voz ativa. Não sou poeta e estou sem assunto. seção. “Esta noite” – “Esta noite” e.. seção. Nesta perseguição do acidental. enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: “assim eu quereria o meu último poema”. “. fruto da convivência. torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. sessão. B. Mini Dicionário da Língua Portuguesa. Cada uma das divisões ou subdivisões duma repartição pública ou dum estabelecimento qualquer. CGE 2125 8. As definições correspondem. Visava ao circunstancial. sessão. revista e ampliada do mini dicionário Aurélio. A perspectiva me assusta. Assinale a alternativa em que a palavra destacada foi substituída.. quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico.) Fonte: SABINO. entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão.. I.” c. Acesso em: 13 maio 2015. d. onde vivem os assuntos que merecem uma crônica. Gostaria de estar inspirado. nesta busca do pictórico. H. 7a impressão. é correto afirmar que os sujeitos da ação verbal são.com/i_samuel_fsabino. Esta noite. Lanço então um último olhar fora de mim.” d.. F.. “. c. a: a. curvo a cabeça e tomo meu café. a novidade será revelada pela emissora de TV. algo de seu articulado conteúdo humano.releituras..

divulgar os produtos. e. Ele jogou pela última vez nos Jogos Panamericanos. realizar um gesto educado. c. IV e V. 13. Faziam horas que esperavam por aquela notícia tão importante. CGE 2125 11. a. O médico receitou um anti-inflamatório para combater a tendinite. promover o estabelecimento comercial. I e III. É proibido a venda de refrigerantes durante o espetáculo. apenas. Havia histórias assustadoras a respeito daquele sítio. 2015. IV. 7 . b. dez. I e II. b. A maioria dos brasileiros prefere os filmes norteamericanos. n. II. Considerando o contexto. d. d. III. Todos os estrangeiros são bemvindos em nosso país. apenas. a expressão “Realce seu olhar” revela a intenção de a. Fonte: Revista Ponto de Encontro. estão corretas as frases: a. V. IV e IV. A luz da sala estava meio fraca. Gabriel foi aprovado no primeiro exame da auto-escola. I. apenas. III e IV. de acordo com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa. elogiar uma mulher. apenas. Observe estas imagens. Os relatórios com as notas dos alunos seguem inclusas. c. e. I. II. Assinale a alternativa na qual todas as palavras apresentam a grafia correta. Leia as seguintes frases. c. III. De acordo com a norma padrão de concordância verbal e nominal da Língua Portuguesa. d. III. 12. 53. II. 2014/jan. enaltecer os olhos das clientes. b. e.

Não fale-me! – Quem disse-lhe isso? – Lá se foram minhas esperanças! e. Quem disse isso? (lhe) III. II e IV. Acesso em: 20 fev. I. 14.blogspot. aponte a alternativa em que os pronomes foram utilizados adequadamente. Não me fale! – Quem disse-lhe isso? – Lá se foram minhas esperanças! 8 .todaletra.com. CGE 2125 Os textos abaixo se referem à questão 14. 2015. 2015. De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Não me fale! – Quem lhe disse isso? – Lá foram-se minhas esperanças! d. Texto III Texto IV Fonte: Disponível em: Fonte: Disponível em: <http://www.jpg>.html>.html>. 1_archive. Não me fale! – Quem lhe disse isso? – Lá se foram minhas esperanças! c. I.br/2013/06 e-erros. Não fale! (me) II.blogspot. II. I e III.com. d. b.com. 2015. <http://consultoriodasletras.html>. a. Observe as frases. 2015. Acesso em: 20 fev. e. /acento-grave. c. 15.47.blogspot. Texto I Texto II Fonte: Disponível em: Fonte: Disponível em: <http://lauroportugues.br/2011/06/cras <http://leraprendervivercrescer. a crase foi empregada corretamente apenas em a. IV.br/2011_08_0 content/uploads/2013/01/2013-01-06-17. Acesso em: 20 fev. Acesso em: 20 fev.55. Não fale-me! – Quem disse-lhe isso? – Lá foram-se minhas esperanças! b. Lá foram minhas esperanças! (se) Usando as regras de colocação pronominal.br/wp.com.

e. e vocês.. e nesse momento estão captando recursos e custear uma viagem aos Estados Unidos. Fonte: Disponível em: <http://exame.mus. C. 17. Texto III Comunhão O homem que pensa é uma dádiva. CGE 2125 16. Nós queremos comer pizza... Em cada despedida eu vou te amar cumprir o trato injusto e não falhar (. 1972. Rio de Janeiro. na qual representarão o Brasil (. foram selecionadas em um programa que insentiva progetos empreendedores com ideias inovadoras. c. Georgia Gabriela da Silva Sampaio e Raíssa Müller − foram selecionadas − em um programa que insentiva projetos empreendedores com ideias inovadoras. e Raíssa Müller foram: selecionadas em um programa que inscentiva projetos empreendedores com ideias inovadoras. Assinale a alternativa que utiliza incorretamente as regras de pontuação.. 1982. a. Texto I Texto II Eu sei que vou te amar Tarefa Eu sei que vou te amar Morder o fruto amargo e não cuspir Por toda a minha vida eu vou te amar mas avisar aos outros quanto é amargo.. Utilizando as regras-padrão de ortografia e pontuação. Brasileiras vencem concurso de ideias inovadoras em Harvard ____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________.).. a. Os textos abaixo se referem à questão 18. e. Civilização Brasileira.. 2014. é como o pão. Poesia quase completa. Georgia Gabriela da Silva Sampaio e Raíssa Müller.. empreendedores com ideias inovadoras. Recife 15 de maio de. Fonte: RAMOS.br/tom-jobim>. c. P.... 9 .) (. b. é como os rios. indique a alternativa que completa adequadamente a primeira parte do texto. O grupo teatral – muito elogiado – estava deixando o hotel esta manhã. A menina enfim disse: “Vamos dar nosso melhor hoje!” d. Georgia Gabriela da Silva Sampaio e Raíssa Müller foram selecionadas em um programa que incentiva progetos.com. S. Fonte: GEIR. b. d. promovido pela Harvard University.abril. E. 1981.. churrasco.) Fonte: Disponível em: <http://letras. 2014... Acesso em: 12 dez..br/pme/noticias/brasileiras-vencem-concurso-de-ideias-inovadoras-em- harvard>. José Olympio. Georgia Gabriela da Silva Sampaio.. Georgia Gabriela da Silva Sampaio e Raíssa Müller foram selecionadas em um programa que incentiva projetos empreendedores com ideias inovadoras. O técnico afirmou que não comandaria mais aquele time. Acesso em: 05 dez. Tarefa.

300. coordenação. 60. as palavras que completam corretamente as lacunas acima. cumprimento – absolvido – descrição c. Observe a tabela a seguir. apenas. de acordo com a estrutura fonética da Língua Portuguesa. Considerando os contextos. I. II e III estabelecem. subordinação. A vítima fez a ____ exata do ladrão. d. subordinação. CGE 2125 18. subordinação. a. I e III. c. apenas. 50. III. coordenação. cumprimento – absorvido – discrição e. 10 . coordenação. A costureira errou no ____ da barra da minha calça: ficou curta! II. I. subordinação. subordinação. relações de: a. II e III. Considerando o sentido das frases. apenas. comprimento – absolvido – discrição 20. II e III. e. I. um estudante consegue terminar sua leitura 10 dias antes do que se tivesse lido 5 páginas por dia. subordinação. Quantas páginas tem o livro? a. comprimento – absolvido – descrição d. os períodos destacados nos textos I. c. coordenação. 19. M A T E M Á T I C A 21. subordinação. respectivamente. Leia as seguintes frases. e. Classificação Encontro Consonantal Hiato Ditongo Tritongo Sílabas diferentes Mesma sílaba I saúde beijo saguão adjetivo processo II aonde queijo Paraguai psicologia quero III Luís céu Piauí algoz trilogia Aponte a alternativa que apresenta as classificações corretas. II. b. subordinação. respectivamente. O réu foi ____de todas as acusações. b. e. d. d. coordenação. comprimento – absorvido – discrição b. c. subordinação. assinale a alternativa que apresenta. a. b. apenas. coordenação. 240. 110. Lendo 6 páginas de um livro por dia.

1964. 369. • 137 pessoas responderam que utilizam as redes A e B. B e C. 29°C . e. d. e. a temperatura de uma substância foi medida quatro vezes. 23. Dados: 3 = 1. 7°C . 984. e acrescentou a área das paredes laterais internas. Qual é a medida da área total calculada. e. com lados medindo 20 mm (fundo da tomada). Considerando que a primeira leitura foi 7°C . π = 3. CGE 2125 22. com 4 mm de diâmetro. b. Com a implantação do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas. Uma pesquisa realizada com 1000 pessoas mostra a preferência dos usuários quanto às redes sociais A. Os dados da pesquisa são apresentados a seguir.7. • 199 pessoas responderam que utilizam as redes B e C. d. subtraindo-se a área dos três orifícios circulares. c. Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e solicitou que um dos seus engenheiros calculasse a área de contato da tomada com um plugue. • 262 pessoas responderam que utilizam as redes A e C. uma das empresas responsáveis pela fabricação precisou se adequar às novas exigências do Instituto Nacional de Metrologia. -25°C . c. b. • 445 pessoas responderam que utilizam a rede C. Assim. 18°C . em mm2? a. B e C. c. A segunda leitura foi 4°C menor que a primeira. • 124 pessoas disseram que não utilizam nenhuma das três redes. 245. 2076. a terceira foi 6°C menor que a segunda e a última foi 8°C menor que a terceira. 2184. 2220. já que as novas tomadas apresentam 10 mm de profundidade. • 54 pessoas responderam que utilizam as três redes sociais A. -11°C . 24. o engenheiro calculou a área em formato de hexágono regular. b. • 590 pessoas responderam que utilizam a rede A. 162. Durante um experimento químico. Qual é o número de pessoas que utilizam somente a rede A? a. 536. 227. • 385 pessoas responderam que utilizam a rede B. 11 . a última foi a. d.

e. seria de 7. o cliente não aprovou este aumento na área gramada. 3 3 AH e. aproximadamente. e a área do avanço representaria 875 m2. 4 12 . 4 2AH d. 2 AH b. . 10. d. . de quanto seria.00. Visando a redução no custo da construção e a manutenção de todo o gramado. . 12.875 m2. no novo projeto. em porcentagem.00. Considerando que a área de toda região gramada. . então a medida de AD é igual a AH a.50. a seguir. c. o aumento desta área proposta pela empresa? a. b. No projeto inicial de construção de um campo de futebol. mantendo-se somente a do campo. 26. 3 AH c. CGE 2125 25. F é ponto médio de AB e E é ponto médio de AF. a empresa projetou um avanço em todos os lados do campo. representa o perfil de uma estrutura de arame que foi criada para a construção de uma árvore de natal. 11. 9.10. 8.00. sendo essa nova área também gramada. . A figura fora de escala. Se AB = AC.

0. 4. qual o número máximo de grupos que poderão ser formados nessas condições? a. 6.8. d.0. o total aproximado (em milhões) de pessoas empregadas no Brasil no período da pesquisa é a. 94.4. 8. d. 5. Considerando que nesse torneio serão formados grupos. Uma câmera programada para fazer várias fotos consegue registrar o salto de um piloto de Motocross. 9.4 milhões de pessoas.24 = 0. se o piloto saltar a partir do solo com sua moto de um ponto a 3 metros de distância da origem do movimento. As pequenas e médias empresas brasileiras empregam 56.brasil. 13 . 56 desistiram. e. De acordo com o texto.gov. a que distância (em m) da origem sua moto tocará o solo após a realização da acrobacia? a.mrreid. e. b. 5. 28. d. 2015.x2 + 11x . acontecendo o mesmo com as escolas B e C. c. o que representa 60% dos empregos gerados no Brasil. Três escolas se inscreveram em um Torneio de Projetos e Interações entre escolas. metade deles se inscreveu para o torneio.0. de maneira que cada grupo tenha alunos das três escolas e a quantidade de alunos da escola A deve ser a mesma em todos os grupos. b. A imagem obtida representa uma parábola. A escola B participou com o dobro de alunos que a escola A. Fonte: Disponível em: <http://www. Acesso em: 01 jan. 29. Assim. com 144 alunos matriculados. cujos pontos de contato da moto com o solo podem ser encontrados pelas raízes da equação . 24. c. 2. 140. CGE 2125 27. Fonte: Disponível em: <http://wordpress. Na escola A. e a escola C fez a inscrição de 24 alunos. b. mas após a divulgação de algumas regras necessárias à participação. c. Acesso em: 10 maio 2014. e. 150. 42.br/economia-e-emprego/2012/02>. 8. 13. 11.org/2011/08/>.

Os colegas deram as seguintes respostas: I. III. c. 270. b. As distâncias entre as cidades (A e B). b. Seus tamanhos variam. d.8 mm.00048 mm. 21h24min. d. em km? a. sempre pertencem ao conjunto dos números racionais. (C e G) e (D e H). I.0048 mm. A que horas o ônibus chegou ao Rio de Janeiro? a. 0. 180. Nessas condições. e. 33.2 micrômetro e 5 micrômetros. entre 0. As bactérias são seres vivos com dimensões microscópicas. 32. d. 14 . podem pertencer ao conjunto dos números irracionais. d. podem pertencer ao conjunto dos números naturais. A viagem durou 20400 segundos. IV. um aluno que estava fazendo divisões com números primos distintos perguntou a cinco colegas diferentes a qual conjunto pertencem os resultados que ele obteve. podem pertencer ao conjunto dos números inteiros. 510. 20h15min. c. CGE 2125 30. II. D e E. Outras quatro estradas. e. 19h43min. (B e F). V. paralelas entre si. c. e. c. C. III. na sua maior parte. (B e C) e (C e D) estão representadas no esquema a seguir. Entre essas respostas. 150. b. G. a única correta é a. Sabendo que 1 micrômetro equivale a 10-3 milímetros. V. II. 18h15min. b. podemos dizer que o tamanho de uma bactéria pode variar em a. 0. e. qual é a distância entre as cidades G e H. Em uma aula sobre os conjuntos numéricos e as características de seus elementos. 0. H. F. B. 0. 31. sempre pertencem ao conjunto dos números irracionais. passam pelas cidades (A e E). 19h35min. Um ônibus saiu às 14h35min de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro. Há duas estradas que cruzam as cidades A.048 mm. 4.48 mm. IV. 90.

retângulo. trapézio. b. c. o professor perguntou: qual o nome do quadrilátero que tem apenas um par de lados paralelos? O aluno que acertou disse que esse quadrilátero é um a. a fatura mensal de abastecimento de água em uma residência informa um consumo de 13. que foi economizado nesse mês em relação ao mês anterior? a. b. Na aula de matemática. 8500. No entanto. 12. Aluno 4. Em um determinado mês. e. c. quadrado. 37. 8. qual o volume de água. b. Assim. losango. d. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 2x + 3 2x2 + 3x 2x2 + 3 x2 + 3x x(x + 3) Entre esses cinco alunos. 45. a obra precisou ser adiada em 2 dias. Aluno 1. e. utilizando-se 18 funcionários. 7. será necessário contratar quantos funcionários a mais de igual rendimento? a. 30. A professora de Matemática de uma turma de 7o ano escreveu na lousa a seguinte frase: A SOMA ENTRE O DOBRO DO QUADRADO DE UM NÚMERO E O TRIPLO DESSE MESMO NÚMERO Em seguida. b. Aluno 3. 35. c. d. quem escreveu a expressão que representa corretamente a frase? a. Considerando que no mês anterior essa mesma residência consumiu 22 m3 de água. Esperava-se concluir a reforma de uma casa em 5 dias. em litros. e. por motivos climáticos. 850. d. 36. As respostas de cinco alunos são mostradas a seguir. Aluno 2. d. 113. paralelogramo. considerando a letra x como número desconhecido. 15 .5. CGE 2125 34. e. Aluno 5. c. pediu que seus alunos escrevessem uma expressão algébrica que representasse a frase. 27.5 m3 de água. 13500. para que seja possível concluir esta reforma na mesma data prevista.

143 pés cúbicos. Todo quadrado é um retângulo. quantidade suficiente para manter o balão suspenso? a. formando ângulo reto com o plano.600 pés cúbicos. b. d. Considere as seguintes afirmações sobre algumas figuras geométricas. c.000 pés cúbicos. II. Todo quadrado é um losango. CGE 2125 38. 1. 14.br//>. I. 2 23 . e considerando as medidas mostradas na imagem. quantos pés cúbicos de ar frio são necessários aquecer para que se tenha uma redução de 400 kg de massa. I e II. 57 pés cúbicos. dessa vela? a. III. c. tem uma redução de 7 g em sua massa. c. observa-se uma vela artesanal em formato de pirâmide quadrangular.600.com. d. b. 40. 2 2.286 pés cúbicos. Supondo que a redução da massa seja proporcional. e. 2014. 16 . Acesso em: 09 dez. em cm. 5 3. Sabe-se que 1 pé cúbico de ar frio tem massa de 28 g e. 57. Os balões de ar quente são veículos que funcionam com base em um princípio físico muito simples: o ar quente é mais leve que o ar frio e por isso sobe. quando aquecido.blogspot. d. 39. qual a altura (h). II. 4 6. 1. Está correto o que se afirma apenas em a. e. b. III. 6 3. Na imagem a seguir. Todo quadrado possui apenas um par de lados paralelos. e. aproximadamente. Fonte: Disponível em (adaptado de): <http://velasartesanaisluzecor. Sabendo que em objetos neste formato a altura é a distância que vai do vértice da pirâmide ao plano da base. I. I e III.

menor temperatura ambiente naquelas condições. a água entra em ebulição em temperaturas inferiores a 100°C. d. maior quantidade de gases atmosféricos. Quando se coloca um pouco de água oxigenada a dez volumes sobre um pedaço de batata crua. IV e V classificam-se. b. menor pressão atmosférica. composta. Na figura a seguir. diretamente. composta. A reação química ocorrida nesse processo é representada por a. por causa da transformação da água oxigenada em água. simples. d. 3H2O2 → 3H2O + O3. III. além das substâncias normalmente encontradas na composição do ar atmosférico. composta e simples.com/blog/wp-content/gallery/3_54/definicao-de- poluicao-atmosferica-4. que decorrem de atividades antrópicas. b. maior quantidade de poluentes dispersos no ar. as substâncias indicadas pelas setas I. que o cozimento de alimentos é mais lento em altitudes elevadas. 43. c. simples. simples. simples. b. composta e simples. 2H2 + 2O2 → 2H2O + O2. por experiência própria. simples. 2H2 + 2O3 → 2H2O2 + O2. como a. composta. Alpinistas sabem. composta. são mostradas outras. simples.culturamix.jpg>. CGE 2125 C I Ê N C I A S 41. 17 . composta. Isso acontece porque. à a. Acesso em: 12 abr. 42. 2H2O2 → 2H2O + O2. composta. simples. nessas condições. e. menor umidade relativa do ar. composta. observa-se uma efervescência. com liberação de gás oxigênio para a atmosfera. simples e composta. 2015. Dentro desse contexto. composta. respectivamente. d. Fonte: Disponível em (adaptado de): <http://meioambiente. c. e. 2H2O2 → 2H2O + 2O. Essa redução na temperatura de ebulição da água se deve. simples e composta. II. c. e. simples e composta.

ácido. vidro comum de janela e meio transparente. d. básico. translúcido e opaco. b. c. vidro fosco e meio opaco. básico. figura B. Associando a figura com o meio. básico. ácido. figura C. básico. opaco. Cada um desses meios é classificado como transparente. na figura A. vermelho. amarelo. ácido. amarelo. e. b. vermelho. básico. vidro fosco e meio translúcido. correta e respectivamente. e. a mistura foi filtrada e o extrato recolhido foi utilizado como indicador ácido-base. b. figura C. vermelho. d. figura C. transparente. e. vermelho. vidro fosco e meio translúcido. vidro comum de janela e meio transparente. c. figura B. A tabela a seguir mostra alguns resultados observados nos testes feitos com materiais normalmente encontrados no comércio. ácido. 18 . Os metais são bons condutores de eletricidade porque a. básico. não possuem cargas elétricas livres. básico. Os esquemas abaixo representam a luz sendo refletida nos seguintes materiais: vidro comum de janela. ácido. são elementos químicos dotados de valência negativa. figura B. vidro comum de janela e meio translúcido. Após um período de repouso. possuem a ductilidade como propriedade principal. vermelho. placa metálica e meio a. figura C. translúcido. ácido. opaco. as lacunas são: a. quando em temperatura ambiente. vidro fosco e placa metálica. amarelo. 45. Material Cor assumida pelo extrato Classificação Soda cáustica amarelo Refrigerante ácido Suco de abacaxi vermelho Limpador multiúso básico Vinagre vermelho As cores e as classificações que completam. amarelo. vermelho. A eletricidade é um fenômeno natural controlado por materiais condutores e isolantes. ácido. tem-se. c. figura C. d. CGE 2125 44. possuem elétrons livres e mobilidade para esses elétrons. transparente. vidro comum de janela e meio transparente. ácido. vidro fosco e meio transparente. vidro comum de janela e meio translúcido. 46. vidro fosco e meio translúcido. figura B. A casca de uma ameixa foi triturada e coberta com álcool (solução 70%). figura B. estão no estado sólido.

o olho humano também possui três componentes essenciais: um orifício que controla a entrada da luz.pdf>. I é homogênea. 48. por meio de músculos específicos. III. a íris. II. desde que se saiba que: I. I e II. II e III são heterogêneas.usp. b. I. CGE 2125 O texto abaixo se refere à questão 47. I. c. Água com pouco sal dissolvido. instrumento usado para determinar a pressão atmosférica. e. a pressão atmosférica é maior em dias frios. Solução aquosa não saturada de açúcar. II e III são homogêneas. 19 . b.” Fonte: Disponível em: <http://www. II. “O olho humano é semelhante. Nesse contexto. II e IV. d. III e V. IV. orifício situado no centro do olho. I. I. pode ser usado para fazer previsões de mudanças no clima. e. I e III. I e III são homogêneas. IV e V. d. III. V. Assim como na máquina. e. uma lente para melhor focar a luz numa imagem nítida e um elemento capaz de fazer o registro dessa imagem. b. II. muda sua curvatura para focar objetos próximos ou distantes. A pupila comanda a entrada da luz no olho humano. O barômetro. 49. No olho humano. II é heterogênea.A íris abre ou fecha a pupila. Acesso em: 30 jun. 2015. c. III. fizeram-se as seguintes afirmações. em muitos aspectos. o uso desse instrumento deve ser associado ao conhecimento de outras condições atmosféricas para indicar tendências de mudanças. Sobre o uso do barômetro em previsões climáticas.O cristalino é a membrana mais externa do olho e é a camada que protege os olhos do meio externo. a pressão atmosférica é maior em dias quentes. O cristalino é uma lente localizada atrás da pupila e. I. II. I e II são homogêneas. Quanto ao funcionamento do olho humano.if. A respeito dessas misturas é correto afirmar que a. 47. é correto o que se afirma apenas em a. está correto o que se afirma apenas em a.br/gref/optica/optica1. III e V. a entrada de luz é comandada por uma membrana musculosa. Considere as misturas a seguir. I é heterogênea. III. II. Água e café não filtrado. III. I. II e III. à máquina fotográfica. III é heterogênea. I. II e III são heterogêneas. d. c.

2105. 20 . Fonte: Disponível em: <http://portaldoprofessor. d. as lacunas acima. b. condutor – madeira – isolantes c. as duas afirmações são verdadeiras. Se esses alimentos forem consumidos. C. REIS. podendo levar a pessoa à morte. a. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação é falsa. é uma intoxicação alimentar grave. Por outro lado. cáries. Os raios-x têm larga aplicação na medicina para a visualização de fraturas.mec.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002178/0000026198. deduz-se que a recusa do personagem da direita se deve ao fato de ele estar sem as luvas feitas de material ____ térmico. Acesso em: 21 fev. 1. etc. a primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.jpg>. Fonte: GARCIA. como bactérias e fungos. E.. mas não se justificam. c. a toxina botulínica liberada pela bactéria causa paralisia muscular e parada cardiorrespiratória. isolante – alumínio – condutores O texto abaixo se refere à questão 52. as duas afirmações são falsas. por exemplo. que normalmente vive nos solos. Assinale a alternativa que preenche. 51. Porque Os raios-x têm a propriedade de atravessar materiais de baixa densidade e são absorvidos por materiais com densidades mais elevadas. tumores. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira. isolante – borracha – condutores b. 2008. M. materiais como ferro e ____ são reconhecidamente ____ de calor. CGE 2125 50. Você já deve ter ouvido o ditado: “As aparências enganam!”.gov. O botulismo. Ciências em cena. mas também se desenvolve em alimentos mal conservados. correta e respectivamente.. ed. causada pela bactéria Clostridium botulinum.. condutor – vidro – isolantes e. São Paulo: Escala Educacional. Pois ele é muito verdadeiro no caso dos alimentos deteriorados ou estragados pela ação de microrganismos. condutor – cobre – condutores d.. Analisando as afirmações acima. Pelo contexto da charge. A figura abaixo se refere à questão 51. VALLE. e. C. conclui-se que: a. RETONDO.

A imagem abaixo mostra uma atração comum em diversos circos e parques de diversão. a matéria-prima utilizada for de boa qualidade. nas queimadas e incêndios florestais. A pele do faquir é calejada durante o treino. b. Fonte: Disponível em: <http://www. O faquir distribui seu peso pela maior quantidade possível de pregos ao se deitar. na pesca predatória. A quantidade de pregos é irrelevante. O faquir. c. As perturbações no meio ambiente que geram desequilíbrio ecológico estão associadas ao aumento ou à diminuição de matéria e energia no ambiente. não se fere. Portanto. na caça ilegal de animais silvestres. c. 53. por isso. A massa do faquir é menor que a de uma pessoa comum. os fabricantes do produto e da embalagem forem idôneos. Há desequilíbrio por aumento de matéria e energia a. pois a apresentação do faquir é impossível sem um truque de ilusão com espelhos. aumenta-se a segurança de que não ocorrerão problemas como esse se a. b. além de fiscalizado pelos órgãos do governo. e. não há força suficiente para a perfuração da pele. Supondo que os pregos sejam verdadeiros e pontiagudos.net/posts/imagenes/12206293/Mas-faquires-haciendo-locuras. desta forma. a pressão que cada prego exerce em seu corpo fica dividida. d. estiver dentro do prazo de validade. como é possível que o artista não se machuque? a. pois as de lata podem “enferrujar”. baseando-se em conceitos físicos.taringa. nos despejos de matéria orgânica em rios e lagos. sem nunca terem sido denunciados por irregularidades. a contaminação e/ou intoxicação de outros consumidores nunca tiver sido relatada a nenhum órgão fiscalizador.html>. e. 54. Acesso em: 01 maio 2015. e. 21 . c. d. ao se deitar com cuidado. no desmatamento de florestas. a integridade da embalagem estiver preservada e o produto. CGE 2125 52. a embalagem que os contém for de vidro ou do tipo longa vida. d. tenta manter a menor área de contato entre o corpo e a cama de pregos e. independentemente das condições de processamento. Ao se adquirir alimentos industrializados. ele não se machuca. b. aumentando-lhe muito a resistência e a elasticidade e. Desse modo.

Uma reação química é a explicação para a “fumaça” que sai do copo. e. desempenha inúmeras funções. no entorno. Quando um frasco contendo uma solução aquosa de cloreto de sódio é mantido aberto. variação de temperatura. síntese da maioria das proteínas do plasma sanguíneo. nota-se a formação de cristais de sal nesse recipiente. Quando um drink é servido com um pedaço de gelo-seco (CO2 sólido) dentro do copo. IV. E e K. Acesso em: 09 mar. pâncreas. d. como o metabolismo de carboidratos. III e IV. Mudança de cor. Esse órgão é o a. I e IV. I. Observe a figura a seguir. c. fígado. apenas. Levando em conta essas informações. Quando um ferimento é limpo com água oxigenada. III e IV. 2015.fcnoticias. II e III. observa- se que dali sai uma “fumaça”. b. formação de substâncias gasosas ou sólidas (precipitado) são “pistas” da ocorrência de uma reação química. Nessa figura. d. apenas. analise as afirmações a seguir. e minerais como o ferro e o cobre. I. apêndice. 22 . armazenamento de vitaminas A. Fonte: Disponível em: <http://www. Estão corretas as afirmações a. depois de algum tempo. o maior órgão. II. que mostra órgãos acessórios do sistema digestório. é produzida. D. apenas. Essa “espuma” é uma evidência de que está havendo uma reação química. Quando se queima uma tora de madeira. 56. apenas. há aumento de temperatura e que também ocorre liberação de energia em forma de luz. uma “espuma”. e. II. armazenamento e liberação de glicose. b. CGE 2125 55. B12. indicando que houve uma reação química. c. II. baço. verifica-se que. que também é a maior glândula do corpo humano.com. III. esôfago. Essas duas manifestações indicam que nesse processo está ocorrendo uma reação química. II e III. I.br/orgaos-do-corpo-humano-e-suas-funcoes-resumo-completo>. composta de pequenas bolhas. lipídeos e proteínas.

participam da regeneração de tecidos. reduzem a necessidade de consumo de fibras. 2015. Resfriamento. III e IV. são restritivas. como a dieta dos pontos. IV. As técnicas que se baseiam em mudanças de temperatura para aumentar o tempo de vida dos alimentos são apenas a. II e V. dieta das proteínas. Fonte: Disponível em (adaptado de): <http://www. As dietas. Fermentação. d. I e III. 64000. III. A figura abaixo se refere à questão 58. Considerando o contexto. Na imagem. d. Irradiação. b. e. são ricos. calcula-se que a força. dieta da sopa. d. c. em N. também. I. em sais minerais e vitaminas. CGE 2125 57. 1000. 58.superdecorada. Acesso em: 21 fev. não é permitido o consumo de carboidratos e a restrição a alimentos que os contenham pode ser prejudicial. Considere estas técnicas usadas para conservação de alimentos. são utilizados na respiração celular. 500. e. 59. b. b. Na dieta das proteínas. Pasteurização. exigida à elevação do piano será de a. ou seja. observa-se um sistema de roldanas ou polias. a força necessária à realização da tarefa depende do número de polias utilizadas. I e II. IV e V. por exemplo. c. II. Muitas são as dietas da moda. respondem pela síntese de aminoácidos. quase sem exceção. já que esses nutrientes a.com.br/>. entre outras. Em sistemas desse tipo. e. 16000. principalmente para atletas. quem as segue deve deixar de comer algum tipo de alimento. Isolamento a vácuo. 250. c. que são máquinas simples empregadas na execução de atividades como o deslocamento de objetos pesados. A cada ano tem uma nova. 23 . V.

III e IV. Estão corretas. 24 . Para observar detalhes de um pequeno inseto. II e III. apenas as afirmativas a. IV. I. I. como uma formiga. III e IV. Analise as afirmativas. responsável pela formação da imagem no filme fotográfico. A máquina fotográfica contém uma lente convergente. c. III. b. No olho humano há uma estrutura chamada cristalino. II. I. d. II e IV. II. que atua como uma lente projetando a luz sobre a retina. CGE 2125 60. III e IV. e. A hipermetropia corresponde a um encurtamento do globo ocular e sua correção se dá com o uso de lentes divergentes. pode-se utilizar uma lupa dotada de lente convergente.