CCE0327 – Refrigeração e Climatização

Aula 8: Compressores

COMPRESSORES
Função:

O Compressor toma o vapor do refrigerante a uma baixa pressão e temperatura, eleva-o a
uma alta pressão e temperatura.
Assim pode-se afirmar que ele :

1) Reduz a pressão e a temperatura do refrigerante no evaporador, permitindo absorver
calor das redondezas;

2) Aumenta a pressão e a temperatura do refrigerante no condensador o suficiente p/
permitir que dissipe calor para o ar ou água a temperatura existente;

3) Movimenta o fluido refrigerante através da tubulação e componentes do sistema.

Refrigeração e Climatização

Tipos de compressores

• Compressores Alternativos
• Compressores de Palhetas
• Compressores Centrífugos
• Compressores de Parafuso
• Compressores Scroll

Compressor Alternativo Hermético

Refrigeração e Climatização

Compressor Alternativo Semi-hermético Refrigeração e Climatização .

Compressor Alternativo Aberto Refrigeração e Climatização .

Refrigeração e Climatização Compressor Scroll .

Sistema com Compressor de Parafuso Refrigeração e Climatização .

Sistema com Compressor de Parafuso Refrigeração e Climatização .

Compressor Centrífugo Refrigeração e Climatização .

Durante a descida do êmbolo o refrigerante é aspirado pela válvula de aspiração. Os compressores Alternativos podem ser mono ou multicilindros. Compressores Alternativos Os compressores alternativos são os mais utilizados. abrangendo a maioria das aplicações de refrigeração e ar condicionado. e durante a subida o pistão comprime o refrigerante e posteriormente o empurra para fora através da válvula de descarga. São especialmente recomendados para sistemas com refrigerantes que requerem pequena vazão e com condensação e pressão relativamente altas. Refrigeração e Climatização .

Refrigeração e Climatização .

Compressor alternativo volume de gás ideal admitido = v3 – v1 volume de gás espaço nocivo = vc eficiência volumétrica do espaço nocivo =  vn = ??? −− ??? ? ??? ? ? Refrigeração e Climatização .

durante expansão do gás do en = ??? ????????? ? ???????? ?  vn = 100 . Rendimento volumétrico de espaço nocivo ?? ???ã? ?????é????? ??? ????? ?? ?????????? ( )  vn = ?? ? ???? ?? ???????????? ( ) ? ??? ???çã? ?? ????ç? ?????? =  % = ? . 100 − ? ??? ?? − ?? en = ? ??? ?? − ?? ?? ???????çã? massa cte.[ ( ) ? ??????çã? ? −? Refrigeração e Climatização .

volumétrico exclusivamente expansão gás no esp. cte = 35º C hipótese : rend.?????é????? ?= x taxa deslocamento 100 ?? ? = (???? ?? ?????????????) -59º C = Tevap = Tcond (???)? ??????çã? Pasp = Pa3 Refrigeração e Climatização . nocivo ????. esp. d= 0. de rend.0% . Efeito da temperatura de evaporação sobre a vazão de refrigerante (amônia)  = 4. volum. nocivo vazão do refrigerante ?3 ?( ) ?= ? ? ??????çã? (?³/?) da def.146 m3/s T cond.

?? .? Volume Deslocado = ? D diâmetro do cilindro S curso do pistão Z quantidade de pistões N rotação do compressor Há perdas ???ã? ???? Eficiência Volumétrica Efetiva = ?????? ????????? ??ó???? ? ??? Refrigeração e Climatização . ? .? . ?? Eficiência volumétrica do espaço nocivo vn = 100 – m(? ) ?− ? m = fração do espaço nocivo Ciclo de compressão: Pressão x volume  .

0% .  Capacidade frigorífica (comp) é determinada pela vazão (gráf. uma vez que frequentemente se defrontam com situações onde é necessário decidir que parâmetro deve ser afetado a fim de elevar a capacidadedo sistema. anterior) Refrigeração e Climatização . d= 0. Efeito da temperatura de evaporação sobre a capacidade de refrigeração (amônia)  = 4. cte = 35º C ?????????? ?? ?????????çã? = (vazão) (efeito de refrigeração) efeito de refrigeração = incremento de entalpia do refrigerante através do evaporador em cuja saída é admitido como vaporsaturado o conhecimento do efeito da temperatura de evaporação ou da pressão de aspiração é muito importante para os engenheiros. Tevap afeta pouco Erefr.146 m3/s T cond.

d= 0.0% . cte = 35º C potência de compressão = (vazão) . ( trabalho de compressão) isoentrópico Importante : seleção do compressor  consumo de energia Observar condições de partida do motor : Superdimensionar o compressor ou estrangular o gás na aspiração (válvula) ou desativar alguns cilindros Tcondensação  compressor não comprime o gás Refrigeração e Climatização .146 m3/s T cond. Efeito da temperatura de evaporação sobre a potência de compressão (amônia)  = 4.

0% . Efeito da temperatura de condensação sobre a vazão de refrigerante e a capacidade de refrigeração (amônia)  = 4.146 m3/s T evaporação= -40º C Compressor ideal : compressão isoentrópica e rendimento volumétrico de ação exclusiva do espaço nocivo V aspiração = constante  pela manutenção da mesma Tevaporação Refrigeração e Climatização . d= 0.

Efeito da temperatura de condensação sobre a vazão de refrigerante e a capacidade de refrigeração Ocorrências idênticas às do gráfico anterior Refrigeração e Climatização .

146 m3/s T evaporação= -40º C Potência de compressão = Vazão x Trabalho de compressão W = 0 =  T condensação = T evaporação Refrigeração e Climatização . Efeito da temperatura de condensação sobre a potência de compressão (amônia)  = 4.0% . d= 0.

200 rpm = 20 rps cortesia Vilter Manufacturing Corporation Refrigeração e Climatização .09 m rot = 1.114 m percurso = 90 mm = 0. Rendimento volumétrico real = 4.0 % 8 cilindros D = 114 mm = 0.

437.167 Kg/s (????. da Tabela da Vilter : capacidade de refrigeração = 186.623.??) Refrigeração e Climatização .7 KJ/Kg líquido que entra do dispositivo expansão.? ?= = 0.624 m³ / Kg ???. saturado : entalpia = 317.7 l/Kg = 0. Exemplo : Rendimento volumétrico real Determine o rendimento volumétrico real do compressor da tabela de desempenho de compressor de amônia para temperaturas de evaporação e condensação de -20º C e 25º C respectivamente.? −???.7 KW vapor que deixa o evaporador saturado a -20º C : entalpia na saída = 1.67 KJ/Kg volume específico do vapor que deixa o evaporador e entra no compressor = 0.

10 Refrigeração e Climatização . 0.624 = 0.167 . 0. 0.27  o ponto está dentro da faixa coberta pelo gráfico 4. Rendimento volumétrico real vazão volumétrica real : Q = 0.003 KPa/190.2 % a relação entre as pressões de descarga e de aspiração (na tabela) são : 1.1416.1 KPa = 5. ((3.104 /0.114²)/4) = 0.089 m .104 m³/s taxa de deslocamento volumétrico do compressor 8 cil .146) = 71.146 m³/s rendimento volumétrico nr = 100 . (0. 20 rps .

Refrigeração e Climatização .

2 – 317. nas tabelas de propriedades da amônia as seguintes entalpias : vapor saturado a -12º C = 1. Exemplo 4.9 kW assumindo que o refrigerante entra no compressor como vapor saturado a -12º C potência de compressão isoentrópica.2.131 kJ/kg Refrigeração e Climatização .448.7 = 1.1 kW e uma potência de compressão de 64.7 KJ/Kg o efeito de refrigeração = 1.448.2 KJ/Kg liquido saturado a 25º C = 317. Determine a eficiência de compressão adiabática do compressor da tabela quando o mesmo opera entre as temperaturas de evaporação e de condensação de -12 C e 25º C respectivamente da tabela da Vilter :se obtém a capacidade de refrigeração de 290.

Tabela 4.1 25º C 290.1 KW = Cap refrig 64.9 KW = Pot compressão -12º C Refrigeração e Climatização .

vazão do refrigerante : m = 290. kJ/kg o trabalho de compressão isoentrópica hi .2 = 187 kJ/kg A eficiência de compressão adiabática será : ??? a = 100 x = 74. correspondente à temperatura de saturação de 25º C.257 = 252.257 kg/s trabalho de compressão real : hr = 64.0 % ???. através da entalpia de descarga. acompanhando a linha isoentrópica que tem origem na linha de vapor saturado a -12º C até a pressão de 1.9 / 0.5. A entalpia do gás de descarga será de 1.1 kW / 1.131 kJ/kg = 0. é determinado pelo diagrama a seguir.03 KPa.? Refrigeração e Climatização .635 KJ/Kg e o trabalho de compressão isoentrópica será : h1 = 1635 – 1448.

11 - Variação da eficiência de compressão adiabática com a temperatura de evaporação para o compressor de amônia cujo desempenho foi apresentado na Tabela 4. ???????? ?? ????????ã? ???????ó???? ?(%) = ??? ???????? ?? ????????ã? ???? Refrigeração e Climatização .1. Eficiência de compressão adiabática Figura 4.

103 kPa -12º C 1635 kJ/kg Refrigeração e Climatização .

No compressor de palheta simples. dividindo as câmaras de aspiração e descarga. De modo que este compressor apresenta um divisor atuado por mola. Compressores de Palheta Existem dois tipos básicos de compressores de palhetas: o de palhetas simples e o de múltiplas palhetas. Refrigeração e Climatização . A linha de centro do eixo de acionamento coincide com a do cilindro mas é excêntrica com relação ao rotor.

O rotor é provido de palhetas que se mantém permanentemente em contato com a superfície do cilindro pela força centrífuga. que não coincide com o do cilindro. No compressor de múltiplas palhetas o rotor gira em torno do seu próprio eixo. Nestes compressores não há necessidade de válvulas de aspiração. condicionadores de ar. congeladores. competindo com os compressores Alternativos. São utilizados principalmente em geladeiras. Refrigeração e Climatização .

induzindo a entrada do vapor de refrigerante. Na região de aspiração do compressor é produzido vácuo. formado de modo semelhante no rotor fêmea. equipado com orifício de entrada e saída. comprimindo o refrigerante. O rotor macho normalmente é o rotor de acionamento e consiste de uma série de ressaltos ao longo do seu comprimento que se engrenam com os sulcos helicoidais correspondentes. dispostos em um cilindro apropriado. Compressores de Parafuso No compressor de parafuso a compressão á obtida pelo engrenamento de 2 rotores conjugados. Refrigeração e Climatização .

ocorre um retardamento do início de compressão. normalmente para resfriamento da água. Quando a válvula está aberta. Refrigeração e Climatização . O centro de capacidade é realizado pelo uso de uma válvula corrediça que é localizada na carcaça do compressor. A capacidade pode ser modulada até 10% da capacidade máxima.A utilização deste tipo de compressor se dá na faixa de 300 à 500 KW de refrigeração.

O gás se dirige para o invólucro da pá ou voluta que converte a pressão dinâmica do vapor que sai do rotor em pressão estática. Compressores Centrífugos No compressor centrífugo o fluido penetra pela abertura central do rotor e pela ação da força centrífuga desloca-se para a periferia. Assim. Refrigeração e Climatização . os pás imprimem uma grande velocidade ao gás e elevam sua pressão.

Os compressores centrífugos podem ser de um ou múltiplos estágios ou seja com um ou vários rotores. Refrigeração e Climatização .

N. Kg/s v2  velocidade tangencial do refrigerante na m/s r2  raio externo do rotor.w P  potência em w w  rotação em.r2 A potência no eixo é o produto do momento torsor pela rotação. Relação entre a velocidade periférica e a pressão: O momento torsor que o motor exerce sobre o gás é: T= m(v2. rad/s Refrigeração e Climatização .r2. v1  velocidade tangencial do refrigerante na entrada do rotor (m/s) r1 raio médio da seção de entrada do rotor.r1) T  momento torsor.v1.v2.m m  vazão. P= T. Como o refrigerante entra no rotor na direção radial.w= m. m. A eficiência de compressão adiabática dos compressores frigoríficos com capacidade de refrigeração acima de 500 KW. m. V1=0 T= m.v2.r2 .

Lembrando : Momento Torsor

Potência transmitida, diagrama de momento e ângulo de torção

P=Tω Onde

P: potência em watts.
T: torque em N m.
ω: rotação em radianos por segundo.
A Figura dá o exemplo de uma barra cilíndrica com
Na parte inferior da figura são dados diagramas aplicação de dois esforços de torção em locais
aproximados dos esforços de torção e ângulos de distintos.
distorção ao longo do comprimento da barra. É suposto que a barra está engastada na
Refrigeração e Climatização extremidade C.

Em baixas rotações e velocidade periférica do rotor e a velocidade tangencial do
refrigerante na saída do rotor são praticamente iguais, então:

r2.w = v2

P = m.v22

A potência ideal também pode ser dado pelo produto da vazão pelo trabalho de
compressão.
P = m hi (1000)
comparando as duas equações de potência temos :

v2 2 = 1000  hi

Refrigeração e Climatização

Compressores Scroll

O conceito básico do compressor scroll (espiral)
existe desde 1886, quando uma patente italiana foi
requerida.

Devido a problemas de estanqueidade, a aplicação
do mesmo foi retardada. Hoje, a nova tecnologia de
máquinas operadoras e processos de manufatura
tornou possível a solução deste problema.

A partir da última década, o compressor scroll
passou a participar das linhas de produção seriada
sendo instalado em condicionadores de ar e
resfriadores de líquido

Refrigeração e Climatização

Refrigeração e Climatização . reduzindo a sua vibração. • baixa variação de torque. sendo extremamente resistente a golpes de liquido. • O resfriamento do motor feito pelo refrigerante na forma gasosa resulta em baixa temperatura dos enrolamentos do motor. O compressor scroll oferece muitos benefícios aos usuários de sistemas de ar condicionado: • em média é 5% a 10% mais eficiente que um compressor recíproco de igual capacidade. • não possui válvulas. • operação extremamente suave e silenciosa. o que propicia um aumento na vida útil do motor. • possui 64% menos partes móveis que um compressor recíproco de igual capacidade. o que aumenta a sua eficiência e confiabilidade. comparável à de um compressor centrífugo.

O compressor scroll utiliza duas peças em forma de espiral para realizar o trabalho da compressão do gás Refrigeração e Climatização .

1 . uma grandeza adimemsional.?? ))/(m .?? )) ?ሶ ? (6. COP é comumente utilizado par avaliar a relação entre a capacidade de refrigeraçào obtida e o trabalho gasto para tanto.1) Onde QE é a potência de refrigeração (kW) e Wc é a potência de compressão (kW) e podem ser calculados conforme os pontos inseridos no diagrama pressão versus entalpia ilustrado na figura 6.1. Figura 6. (?? . podendo se definido como: ?ሶ? ??? = =(m .Ilustração de um ciclo de compressão mecânica Refrigeração e Climatização . (?? . COP – Coeficiente de Desempenho (Coeficient Of Performance) Um ciclo de refrigeração pode ser analisado em termos de sua eficiência energética através do coeficiente de performance (COP).

com temperatura de condensação de 42°C e temperatura de evaporação de -12°C.2. Calcule o Coeficiente de Performance do sistema. Exemplo de aplicação do COP Considere um sistema de refrigeração padrão operando com fluido refrigerante R134a. Refrigeração e Climatização . Considere para a solução deste problema a sequência de pontos indicada na figura 6.

Refrigeração e Climatização .

O preenchimento da tabela permite sistematizar o cálculo do COP Inicialmente. Para traçado do diagrama pressão versus entalpia e da tabela para solução do problema apresentado. para buscar informações sobre novos fluidos e especificações técnicas dos novos equipamentos. conforme figura 6.2. Essas informações podem ser encontradas na Internet ou em livros. Solução É conveniente iniciarmos a solução de problema montando uma tabela que resuma as principais propriedades do fluido ao longo do ciclo de refrigeração. devemos traçar o diagrama pressão versus entalpia referente a este sistema. Refrigeração e Climatização . utiliza-se informações sobre as propriedades termodinâmicas do Fluido R134a. É muito importante que o profissional da refrigeração utilize a Internet.

pois a condensação ocorre à temperatura constante e o ponto está na linha de liquido saturado) e ponto 4 (-12°C) porque o ponto está sobre uma isoterma na região de saturação. Refrigeração e Climatização . Nas tabelas e diagrama de propriedades termodinâmicas. Já o ponto 2 está sobre uma linha isoentrópica partindo de 1 e sobre uma isobárica na pressão de condensação. pois o processo de evaporação ocorre a temperatura constante e o ponto está na linha de vapor saturado seco. é possível saber quais as pressões de alta (linha de condensação) e de baixa (linha de evaporação). tais como temperaturas dos pontos : ponto 1 (-12°C). O preenchimento da tabela começa através dos itens mais conhecidos. ponto 3 (42°C).

Refrigeração e Climatização .

Logo a entalpia do ponto 1 pode ser obtida da tabela de propriedades como sendo hvapor para a temperatura de -12°C. Com essa tabela preenchida podemos obter as entalpias no ponto . na coluna de hlíquido para 42°C.2.2. a entalpia do ponto 4 como sendo igual a do ponto 3. o ponto 3 está no estado de líquido saturado (sobre a curva de saturação) sendo que seu valor pode ser lido da tabela 6. 3 e 4. Esse valor é de 391.6 kJ/kg. então. Como o processo de expansão é considerado isoentálpico. Refrigeração e Climatização . Esse valor é de 259. o ponto 1 está no estado de vapor saturado seco na temperatura de -12°C e pressão de evaporação. Já a entalpia do ponto 3 pode ser obtida observando que no diagrama pressão versus entalpia.7 kJ/kg. temos. Conforme a figura 6.

podemos obter informações apenas da região da saturação. é possível encontrar a entalpia do ponto 2 por meio gráfico no diagrama pressão versus entalpia. Já no ponto 2.S.2. saída do compressor. Há possibilidade de uso de programas tais como E. Mas para fins práticos o uso do diagrama pressão versus entalpia é suficiente.E. e Refprop para obtenção exata dessas informações. o fluido encontra-se superaquecido. Refrigeração e Climatização . Na tabela 6. Logo.

Nesse exemplo. o valor da entalpia do ponto 2. na figura 6. o ponto 1 na temperatura de -12°C e traça-se uma isoentrópica partindo deste ponto até encontrar a linha horizontal da pressão de condensação. Refrigeração e Climatização .2. A entalpia pode ser obtida lendo-se o valor diretamente na extremidade horizontal do diagrama. indica-se. conforme ilustrado na figura 6.3 é de aproximadamente 430 k] jkg. Neste encontro tem-se o ponto 2. Para obter a entalpia do ponto 2.

Refrigeração e Climatização .

Refrigeração e Climatização .

Refrigeração e Climatização .

36 {1. o valor do título é de 0.36 ou 36%. o fluido refrigerante entra com cerca de 36% de fluido no estado de vapor e com 64% no estado líquido.9407 + 0. ou seja.9407} – 1. Já a grandeza entropia específica do ponto 4 pode ser calculada por: s4 = s1(PE) + x4[ sv(PE) – s1(PE)] Logo tem-se que a entropia do ponto 4 é : s4 = 0. hl (PJ é a entalpia do líquido na pressão de evaporação). sobre a curva de saturação.23 kJ / kg ºC Refrigeração e Climatização . ou seja. no evaporador. Onde as grandezas hl e hv correspondem à entalpia do líquido saturado e do vapor saturado.7456 – 0. Nesse caso. respectivamente.

(???. O coeficiente de performance tem a função de verificar o quanto o sistema é eficiente quando comparado com um ciclo de compressão ideal. aplicados na equação 6.1. também. conhecido como ciclo de Carnot. Pode-se ainda calcular o COP do sistema através dos valores das entalpias encontradas na tabela 6. ?? ??? − ???. Refrigeração e Climatização .3. ?) ??? = = ?. ? Pode-se observar. que o fluxo de massa não foi necessário para solucionar esta equação. uma vez que este termo aparece no numerador e no denominador da equação. ? − ???.

83. operando entre duas temperaturas diferentes. ?? − (−?? + ???. ?? ?????ê???? = ??? . ??) ???. o COP de Carnot é calculado em 4. ?? Refrigeração e Climatização .45 com o COP máximo possível pode-se dizer que a eficiência do sistema é de 71.7. Carnot estabeleceu que nenhum sistema. ?? ?? + ???. terá um COP superior ao definido pela equação 6. ?? ??? ?????? = ?? − ?? No exemplo. ?. onde as temperaturas devem ser em Kelvin. ?% ?. ???? = ??. = ?. (−?? + ???. com temperatura de evaporação de -12ºC e de condensação de +42ºC.3%. ?? ??? ?????? = = = ?. ??) (?? + ??) Comparando o COP calculado em 3.

a linear que é a mais fácil e traz bons resultados. pelo comum. o que pode trazer ocasionalmente problemas. Interpolação As tabelas apresentam seus valores de entrada com espaçamentos variáveis. Refrigeração e Climatização . pois os valores desejados não são diretamente obtidos. A solução é. o uso da interpolação. naturalmente.

Para continuar. Assim. a conclusão automática é que estamos lidando com mistura de líquido vapor. Interpolação Simples Vamos supor que seja necessário conhecer o volume específico da água à 198 C e título 50%. nota-se que se tem informações na temperatura de 195º C e também à 200º C. dever se proceder à uma interpolação que será linear. consultando uma tabela como a seguir. Como a informação diz respeito ao título. Entretanto. mas não a 198ºC. Refrigeração e Climatização . precisa-se das informações sobre os volumes específicos do líquido saturado e do vapor saturado seco naquela temperatura.

O primeiro passo é montar a tabela: Refrigeração e Climatização .

y (volume específico do líquido saturado a 198º C) e z (volume específico do vapor saturado seco a 198º C). Deseja-se calcular os valores de x (pressão de saturação a 198º C). Refrigeração e Climatização . y e de z devam estar entre os valores correspondentes a 195º e 200º C. É razoável que se espere que os valores a 198º C para x. montada com informações de temperaturas imediatamente superior e imediatamente inferior.

Como resultado da interpolação linear. podemos escrever: obtendo-se os resultados: Refrigeração e Climatização .

Regra Geral da Interpolação Simples ? −? ?′ − ?′ = ′ ? − ???????? ? − ????????′ Refrigeração e Climatização .

O diâmetro do cilindro é de 67 mm e o percurso é de 57 mm.8 %. Calcule : a) a eficiência volumétrica do espaço nocivo. operando com refrigerante 22 a 29 rps. c) a eficiência de compressão. O desempenho é baseado em 3º C de sub-resfriamento do líquido e 8º C de superaquecimento do gás de aspiração no compressor. b) a eficiência volumétrica efetiva. se a fração deste espaço é de 4. indicam uma capacidade de refrigeração de 96. Dados para cálculo : para 5º C e para 50º C Refrigeração e Climatização .4 kW e potência de 28.Exemplo Dados de catálogo para um compressor de 6 cilindros.9 kW para uma temperatura de evaporação de 5º C e uma temperatura de condensação de 50º C.

livro Stoecker /Jabardo pag.6 kPa).Refrigerante R-22 saturado . Solução O estado do valor na aspiração do compressor é de 13ºC (5ºC + 8ºC) superaquecido a uma pressão correspondente a uma temperatura de evaporação de 5ºC (pressão de 583. os valores das propriedades termodinâmicas são : Tab. 331 – para 5º C p= 583.6 kPa Refrigeração e Climatização . A.6a .

Refrigeração e Climatização .

333 – para tempsat = 5º C e psat = 583. ? − ? ?? − ?? ??.7656 kJ/kg ºK hv = 413.06 kJ/kg vv = 42. ?? − ??. ???? − ? x = h1 = 413.livro Stoecker /Jabardo pag.11 l/kg z = sv = 1. ???? − ?.7656 kJ/kg ºK isoentrópica Refrigeração e Climatização . Tab.11 litros/kg sv = 1.Refrigerante R-22 superaquecido . ???? = = = ?? − ?? ???. ? − ???.6b .6 kPa ?? − ?? ???. ? ?? − ?? ??.06 kJ/kg Y = vv = 42. A. ?? ?? − ?? ?. ?? − ? ?? − ?? ?.

livro Stoecker /Jabardo pag. são : Tab.Refrigerante R-22 saturado . As propriedades do refrigerante após uma compressão isoentrópica até uma temperatura de condensação de 50ºC (pressão de 1.942 kPa). 332 – para 50ºC p = 1.942 kPa A entalpia do líquido que entra no evaporador à temperatura de (50 – 3)ºC =47º C é de 259.6a .1 kJ/kg Refrigeração e Climatização . A.

Refrigeração e Climatização .

Isoentrópica – 1.7656 Refrigeração e Climatização .

A.5 kJ/kg y = vv = 14.livro Stoecker /Jabardo pag. Tab.Refrigerante R-22 superaquecido .??+??.745 (fazer a média aritmética) ???. ?? ??. 333 – para tempsat = 50ºC e psat = 1.13 l/s Refrigeração e Climatização .942 kPa entrando na tabela com isoentrópica s = 1. ?? ?/? ? ? x = h4 = 444. ?? + ???.6b .?? ?= = ???. ? ??/?? y= = ??.

06 kJ/kg Refrigeração e Climatização . 3 2 Condensador t = 50ºC Válvula Expansão Comp. t = 8+5 = 13º 13ºC t = 50 – 3 = 47ºC Evaporador t = 5ºC h1= 444.5 kJ/kg 4 1 h4 = 413.

057 m Tevaporação = 5º C Tcondensação = 50º C Tsub-resfriamento = 3º C Tsuperaquecimentoaspiração = 8º C Entalpia do líquido na entrada do evaporador à T = 50 – 3 = 47ºC Refrigeração e Climatização .4 kW Diâmetro cilindro = 67 mm = 0. Refrigerante : R-22 Compressor : nº de cilindros = 6 rotação = 29 rps Potência = 28.067 m Deslocamento cilindro = 57 mm = 0.9 kW Capacidaderefrigeração = 96.

8% % vn = 100 – ?ሶ .97 litrosls Refrigeração e Climatização .4 % vasp = volume específico do vapor admitido no compressor vdesc = volume específico do vapor após compressão isoentrópica b) taxa de deslocamento do compressor há a necessidade de conhecermos a taxa de deslocamento em l/s.03497 m³s = 34.11114. (vasp  vdesc -1) = 100 .067²)  4) x 0.048(42.0.1416 x 0.057 = = 0.a) eficiência volumétrica do espaço nocivo fração do espaço nocivo = 4. nºcil x rot x A x percurso = 6 x 29 x ((3.13– 1) = 90.

36 litross finalmente a eficiência volumétrica efetiva ?????? ?? ??????çã? ??.? = 0.6260 kgs calcular a vazão medida na aspiração do compressor (em l/s) vazão em volume = vvol = ?. em seguida temos que calcular a vazão do refrigerante ?????????? ?? ?????????çã? vazão do refrigerante = ?ሶ = ?????? ?? ?????????çã? (??−? ) = ? ??? ?? = ???.38% ???? ?? ???????????? ?? ?????????? ??. ?? = 26. ???? ? ??.?− ???.?? = vef = x 100 = x 100 = 75.ሶ ???? = ?.?? Refrigeração e Climatização .

W  W = P  m  W = 28.9 / 0. potência vazão do refrigerante c) eficiência de compressão é necessário que conheçamos o trabalho real de compressão P = m . ?  ??.2 kJkg = W ???????? ?? ????????ã? ???????ó???? ??−?? c = ? ??? = ???????? ???? ?? ????????ã? ??−?? c = ? ??? = ???. ? − ???. ? % ? Refrigeração e Climatização .6260 = 46. ? ? ??? = ??.

Assuntos da próxima aula: Aula 9. Condensadores e Evaporadores .