CICLOS

BIOGEOQUÍMICOS
Profª: Tamires Nunes Zardin

98-99% dos organismos são
constituído por:

-Carbono (C)
-Hidrogênio (H)
-Nitrogênio (N)
-Oxigênio (O)
1-2% restante:
-Sódio (Na) -Cálcio (Ca)
-Potássio (K) -Fósforo (P)
-Magnésio (Mg) -Enxofre (S)
-Cloro (Cl)

Nutrientes = elementos essenciais aos seres
vivos

voltam ao ambiente e se tornam novamente disponíveis para outros organismos. envolvendo os organismos e o ambiente. Todos esses elementos são absorvidos pelos organismos. Absorção Retorno do Elemento pelos elemento ao disponível para organismos ambiente outro organismo Essa “ciclagem” dos elementos. ocorre através de CICLOS BIOGEOQUÍMICOS .

ELEMENTO NO ORGANISMO AMBIENTE Movimento circular => Ciclagem de nutrientes . esses ciclos promovem a circulação de tais elementos na biosfera em caminhos característicos. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Um ciclo biogeoquímico é o percurso realizado. por um determinado elemento químico que é essencial à vida. no ambiente. Desta forma.

 Principais ciclos:  Água  Carbono  Nitrogênio  Oxigênio . Ciclo em escala global. de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos.

CICLO DA ÁGUA .

CICLO DA ÁGUA .

. PORQUE A ÁGUA É TÃO IMPORTANTE?  Alta capacidade de absorver e reter calor  É fundamental no metabolismo dos seres vivos (dissolve compostos e reage para formar moléculas complexas)  Alta tensão superficial: movimentação e retenção da água em pequenos poros  Solidificação: molécula que se expande ao congelar Caso contrário: gelo afundaria e congelaria reservatórios de água líquida de baixo para cima. modificaria drasticamente os ecossistemas (células vivas se romperiam com a contração da água congelada).

e o tempo de residência nos reservatórios da Biosfera? Fonte: Botkin & Keller (2005) . RESERVATÓRIOS GLOBAIS Onde se localiza. qual a quantidade.

urina) de humanos e de animais  Uso de fertilizantes e agrotóxicos no campo  Efluentes da agroindústria . industriais e domésticos  Resíduos (fezes. IMPACTO HUMANO Poluição da água de rios e aquíferos por efluentes agrícolas.

.

CICLO DO CARBONO .

CICLO DO CARBONO .

* Equação geral da fotossíntese: 12 H2O + 6 CO2 + energia → C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 .

.

carvão. lipídeos. proteínas.  Estoque de energia: açúcares. petróleo. etc. etc. DNA. IMPORTÂNCIA DO CARBONO Porque o carbono é importante?  Base de construção de moléculas orgânicas  Vida: membranas. tecidos. gás.  Regulação do clima . etc.

EFEITO Aumento da poluição (CO2) = aumento da ESTUFA temperatura Importante para manutenção da temperatura: aquecimento da Biosfera .

CICLO DO NITROGÊNIO .

CICLO DO NITROGÊNIO A atmosfera é composta por. seguido pela matéria orgânica no solo e nos oceanos. 78% de nitrogênio = é o maior reservatório (gasoso). aproximadamente. Microrganismos e agentes físicos (relâmpagos) Atmosfera = principal Organismos reservatório . É um dos ciclos mais complexos. pois envolve várias etapas e várias formas químicas do nitrogênio.

CICLO DO NITROGÊNIO .

CICLO DO NITROGÊNIO N2 NH3 NO2 NO3 Nitrogênio Amônia Nitrito Nitrato atmosférico Rhizobium Nitrosomonas Nitrobacter NITROSAÇÃO NITRATAÇÃO NITRIFICAÇÃO Pseudomonas DESNITRIFICAÇÃO .

IMPORTÂNCIA DO NITROGÊNIO  N2: 78% da composição da atmosfera  Compostos de nitrogênio: fundamentais para a vida (aminoácidos. formação de ozônio na troposfera (fertilizantes humanos).)  N: Macro-nutriente essencial para os seres vivos  Aquecimento global: ênfase ao ciclo do carbono (CO2 e CH4)  N2O: óxido nitroso : gás de efeito estufa  Contaminação da água. eutrofização. DNA. etc. hormônios. proteínas em geral: tecidos musculares. chuva ácida. .

Rodízio de culturas Leguminosas Cereais Rhizobium nas raízes de leguminosas (fixação de Alternância nitrogênio atmosférico) .

Transgênicos Genes responsáveis pela fixação do nitrogênio Menores gastos com adubos. barateando os alimentos .

CICLO DO OXIGÊNIO .

Este forma uma camada que funciona como um filtro.• O ciclo do oxigênio se encontra intimamente ligado com o ciclo do carbono. Parte do O2 da estratosfera é transformado pela ação de raios ultravioletas em ozônio (O3). A liberação constante de clorofluorcarbonos (CFC) leva a destruição da camada de ozônio. Os processos de fotossíntese liberam oxigênio para a atmosfera. evitando a penetração de 80% dos raios ultravioletas. • . uma vez que o fluxo de ambos está associado aos mesmos fenômenos: fotossíntese e respiração. enquanto os processos de respiração e combustão o consomem.

.

CICLO DO OXIGÊNIO .