TEXTO DA PEÇA

:

O Evangelho Segundo Mateus

Cena 1: João Batista e os mestres da lei.

E naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizendo:
Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;

E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

Os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem:
(fariseu1) Quem és tu?

É perguntaram-lhe: Tu és Elias? E disse: Não sou.

(fariseu 2) Tu és profeta? E respondeu: Não.

(fariseu1) Disseram-lhe, pois: Diga-nos quem és?

Para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?

(João Batista) Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do
Senhor, como disse o profeta Isaías.

E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.

(fariseu 2) E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és os
Cristo, nem Elias e nem profeta?

Respondeu-lhe, pois João: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

Produzi, pois frutos dignos de arrependimento; E não presumais de vós mesmos, dizendo:
Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode
suscitar filhos a Abraão.

E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não
produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

E eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após
mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará
com o Espirito Santo, e com fogo.

Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará
a palha com o fogo que nunca se apagará.

E estava ali a fonte de Jacó. Disse-lhe. que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). e foi outra vez para a Galileia. Deixou. e quem é o que te diz: Dá-me de beber. tu lhe pedirias. tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó. cansado do caminho. Disse-lhe a mulher: Senhor. isto disse com verdade. e o que agora tens não é teu marido. que nos deu o poço. e o seu gado? Jesus respondeu. e disse: Não tenho marido. Porque tiveste cinco maridos. pois. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. e pregando o evangelho do reino. e não venha aqui tirá-la. pois. pois. A mulher respondeu. a mulher samaritana: Como. . Jesus a Judéia. me pedes de beber a mim. assentou-se assim junto da fonte. Disse-lhe Jesus: Vai. ensinando nas sinagogas deles. e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor vejo que és profeta.Cena 2: Jesus e a mulher samaritana. e os seus filhos. pois. chamada Sicar. E era-lhe necessário passar por Samaria. sendo tu judeu. e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede. Era isto quase à hora sexta. onde. tu não tens com que a tirar. e o poço é fundo. bebendo ele próprio dele. e vem cá. para que não mais tenha sede. Disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água. pois. Jesus respondeu. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Veio uma mulher de Samaria tirar água. E percorria Jesus todas as cidades e aldeias. e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus. Foi. junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. Jesus. chama o teu marido. a uma cidade de Samaria. e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede.

e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher. lhes disse: Uma comida tenho para comer. porém. todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? Deixou. e foram ter com ele. e disse àqueles homens: Vinde.(Mulher samaritana) Nossos pais adoraram neste monte. E nisto vieram os seus discípulos. vendo. e. eu que falo contigo. come. e foi à cidade. quando ele vier. dizendo: Rabi. da cidade. e compreendam com o coração. acercando-se dele os discípulos. E. Jesus disse-lhe: Eu o sou. . vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. entretanto os seus discípulos lhe rogaram. ouvireis. nos anunciará tudo. Porventura não é este o Cristo? Saíram. vereis. vendo. Porque o coração deste povo está endurecido. Por isso lhes falo por parábolas. E neles se cumpre a profecia de Isaías. mas não compreendereis. porventura. Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe. que diz: Ouvindo. disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus. ouvindo. e ouviram de mal grado com seus ouvidos. disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas. pois. Ele. Disse-lhe Jesus: Mulher crê-me que a hora vem. que vós não conheceis. a mulher o seu cântaro. e. respondendo. e eu os cure. e realizar a sua obra. em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. pois. e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem. mas a eles não lhes é dado. e fecharam seus olhos. porque eles. não ouvem nem compreendem. não veem. Cena 3: Jesus e os discípulos E. alguém algo de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou. Para que não vejam e ouçam com os ouvidos. mas não percebereis. e se convertam. mas a nós abertamente? Ele.

ajuntou-se muita gente ao pé dele. porque come e bebe com pecadores? (Jesus): Os saudáveis não precisam de médico. e a tenham com abundância. dizendo: O tempo está cumprido. e a destruir. ninguém dirá ei-lo aqui ou ei-lo ali. Indo. pois o reino de Deus está dentro de vós. Aprendam o significado da parábola do semeador. o maligno vem e rouba dessa pessoa até mesmo o que foi semeado no coração. e os vossos ouvidos. (Jesus): O reino de Deus não vem com aparência exterior. deve ser o servo de todos. porque veem. o bom pastor da à vida por suas ovelhas. (aldeã): Você é o messias? (Jesus): Eu sou o bom pastor. a matar. e ao teu próximo como a ti mesmo. pois.Mas. aquele entre vocês que se tornar grande. amarás o senhor teu Deus de todo coração. e ouvir o que vós ouvis. não vim pedir aos justos. por que vocês dão ouvidos? (fariseu1): Se você é um homem santo. Cena 4: Jesus fala à multidão. mas para servir. e quem aspirar sem o primeiro. como posso servi-lo? (Jesus): O filho do homem não veio para ser servido. e não compreende então o próprio diabo. façam isso e viverão eternamente. mas os doentes sim. bem-aventurados os vossos olhos. (aldeã): O que farei para herdar a vida eterna? (Jesus): O que está escrito na lei? Ouve Israel. eu vim para que tenham vida. E pregava o evangelho do reino de Deus. O ladrão não vem senão a roubar. não em templos feitos por mãos de homens. digo a verdade: Eu sou a porta das ovelhas e elas me seguem porque conhecem a minha voz. porque ouvem em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes. (aldeã): Mestre eu acredito que tu és o messias. deve ser o servidor. e não o ouviram. o Senhor nosso Deus é o único Senhor. . E entre a multidão se encontravam alguns dos fariseus e saduceus. (fariseu 2): Tem demônio. esse cara está louco. Todo aquele que ouve a mensagem do reino de Deus. e o interrogavam sobre quando havia de vir o reino de Deus e diziam: (fariseu1): Como saberemos que esta aqui o reino de Deus? Mostre pra nós um sinal no céu. de toda a sua alma e de todo entendimento. prove pra nós quem você é. ter com ele os samaritanos. e não o viram. e o reino de Deus é chegado entre vocês. mas aos pecadores que se arrependam.

Porque notas um cisco no olho do teu irmão e não nota a trave no seu próprio olho. hipócritas: Retire primeiro a trave do seu próprio olho. Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade. Portanto. pois esta é a lei e os profetas.. Porque aquele que pede recebe. quanto mais o vosso pai celestial dará boas dádivas para aqueles que pedirem. pois a vida não vale mais do que o alimento? E o corpo mais do que a roupa? Mas. então enxergará bem claro para retirar o do seu irmão. a misericórdia e a fé. Peçam e receberão. falsa humildade e severidade com o corpo. por isso as prostitutas entram adiante de vós no reino de Deus. com sua pretensa religiosidade. aparência de sabedoria. o que procura encontra. com o que irão comer. busquem em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. e para todos aqueles que batem a porta está aberta. pois serás julgado pelo critério que você mesmo julgar. Alguém entre vocês daria a seu filho uma pedra. sendo maus. se lhe pedisse pão? Ou uma serpente se pedisse peixe? Pois se.(fariseu 2): Como julgar um transgressor? (Jesus): Não julgue para não ser julgado. mas desprezam os preceitos mais importantes da lei: a justiça.. São guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. Essas regras têm. mas não têm valor algum. vocês mesmos não entram. ou com o que irão vestir. e vos submetam a regras do tipo: "Não manuseie!". de fato. batam e a porta será aberta. sabem dar a seus filhos o que é bom. Vocês pagam o dízimo. "Não prove!". "Não toque!". Ai de vós. portanto tratem seus semelhantes como gostaria de ser tratados. mestres da lei e fariseus. hipócritas! Vocês fecham o reino de Deus diante dos homens. ou com relação a alguma festa ou celebração. Eu lhes digo isso para que ninguém vos engane com argumentos aparentemente convincentes. e nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê- lo. não aceitem que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem. . Em verdade lhes digo: não se preocupem com suas vidas. procurem e encontrarão.