RACIOCÍNIO LÓGICO

DIAGRAMAS LÓGICO

PROFESSOR: RODRIGO PASTURCZAK 2 .

CONSTRUÇÕES DOS DIAGRAMAS LÓGICOS / EXERCÍCIO RESOLVIDO . a) Alguns escritores são poetas. b) Nenhum pássaro é animal. QUADRO RESUMO 3 .

4 .

tais diagramas serão essenciais para determinarmos a validade ou não de um argumento. Ora.estaríamos representando a declaração :”Todo responsável é trabalhador”. não poderíamos ter colocado o conjunto dos responsáveis dentro do conjunto dos trabalhadores.. Portanto. Como o conjunto dos trabalhadores também se encontra dentro do conjunto dos responsáveis. nesse último caso. reparem como a afirmação acima é o mesmo que dizermos que todo filósofo e todo poeta é responsável. Sendo assim.. tem-se que. ou é trabalhador ou é poeta. teremos: 5 . ou seja. mais conhecido como representação em conjuntos. como resolveríamos a questão acima do TCU? Para cada declaração iremos construir um diagrama. se não for filósofo.é a utilização do Diagrama de Venn.Reparem como o contrário não é válido. a) todo responsável é artista b) todo responsável é filósofo ou poeta c) todo artista é responsável d) algum filósofo é poeta e) algum trabalhador é filósofo Uma forma muito útil para facilitar a resolução de tais questões. pois muitas declarações verbais podem ser traduzidas em proposições equivalentes a conjuntos. Até aí poderíamos colocar o conjunto dos filósofos dentro do dos responsáveis e também colocar o conjunto dos poetas dentro do dos responsáveis. Todo artista. não há filósofo e não há poeta que não seja responsável. EXERCÍCIO RESOLVIDO: (AFC/TCU) Em uma comunidade. todo trabalhador é responsável. ou as famosas “bolinhas”.com o primeiro elemento formando um conjunto que estará localizado dentro do segundo. necessariamente.bem como o seu entendimento. Não há filósofo e não há poeta que não seja responsável Primeiramente. Então vamos lá.”toda” ou qualquer forma equivalente será sempre assim. Todo trabalhador é responsável A representação de toda e qualquer declaração iniciada por “todo”.

a) todo responsável é artista ERRADO. ou trabalhador.”. Os elementos que estão na área escura não são artistas. Cuidado.. e) algum trabalhador é filósofo ERRADO.Isso quer dizer que os três grupos não se interceptam. 6 . podemos ter nenhum filósofo sendo poeta. pois. filósofo ou poeta.trata-se do ou exclusivo. pelos diagramas. ou poeta. Pois o artista ou é filósofo.não existe ninguém que pertença a mais do que um deles ao mesmo tempo. Não necessariamente.ou seja. pois a resposta verdadeira tem que ser aquela que satisfaz a qualquer situação desenhada para os conjuntos. Pode ser trabalhador. cuja representação é importante para que o nosso amigo concurseiro alcance a tão almejada vaga. teremos o seguinte diagrama: Vamos agora à análise dos itens apresentados. b) todo responsável é filósofo ou poeta ERRADO.ou seja. automaticamente será um artista. d) algum filósofo é poeta ERRADO. se não for trabalhador. Existem outras declarações que podem vir a aparecer em questões de prova. pelos diagramas. Não necessariamente.ou. Percebam a construção do “ou.. podemos concluir também que se alguém for trabalhador. Portanto.Detalhe importante: o examinador disse que todo artista. e estes conjuntos estão todos contidos no conjunto dos responsáveis.. Além disso. podemos ter nenhum trabalhador sendo filósofo. ou é filósofo ou é poeta. c) todo artista é responsável CERTO. pois.

02. Relativamente a esses resultados. (D) “nenhuma pessoa competente é universitária”. (C) todo funcionário fumante costuma faltar ao trabalho. (E) “nenhum universitário não é competente”. (Consulplan) Numa determinada escola de idiomas. que: (A) nenhum B é A. Pode-se concluir que: (A) Todos os alunos que estudam espanhol estudam inglês. Sabe-se que aqueles que estudam inglês estudam espanhol e os que estudam alemão não estudam nem inglês nem espanhol. também é necessariamente verdade que: (A) nenhum músico é escritor (B) algum escritor é músico (C) algum músico é escritor (D) algum escritor não é músico (E) nenhum escritor é músico 06. conforme indicado no diagrama a seguir. Questões Diagramas Lógicos 01. então. (B) todo funcionário que tem bronquite é fumante. (Esaf) Se é verdade que "Alguns escritores são poetas" e que "Nenhum músico é poeta". 04. (B) “toda pessoa competente é empreendedora”. (Cesgranrio) Se todo A é B e nenhum B é C.todo indivíduo que tem bronquite costuma faltar ao trabalho. . (E) é possível que exista algum funcionário que seja fumante e não tenha bronquite. é possível concluir. (D) Alguns alunos que estudam italiano não estudam inglês. 03. necessariamente. (E) Alguns alunos que estudam alemão estudam italiano. (FCC) As afirmações seguintes são resultados de uma pesquisa feita entre os funcionários de certa empresa. (C) “todo empreendedor é universitário”. (D) é possível que exista algum funcionário que tenha bronquite e não falta habitualmente ao trabalho. com as proposições apresentadas. (Funcab) Se “alguns universitários são empreendedores” e “todos os empreendedores são pessoas competentes”. corretamente. pode-se concluir que: (A) “algum universitário é uma pessoa competente”. todos os alunos estudam alemão ou italiano. (C) Alguns alunos que estudam espanhol não estudam italiano. 7 . (B) Todos os alunos que estudam italiano estudam inglês. é correto concluir que: (A) existem funcionários fumantes que não faltam ao trabalho. -Todo indivíduo que fuma tem bronquite. então. (B) nenhum A é C.

III. (E) nem todos os engenheiros são pós-graduados. D-IV (B) A-III. IV. B-I. Todo compositor é também cantor e pianista. também será valorada como V a seguinte proposição: “Algum flamenguista não é botafoguense”. Alguns compositores são pianistas e nenhum pianista é cantor. C-II. pode-se afirmar que. 07. Nesse caso. B-IV.(C) todo A é C. D-III (E) A-IV. (Verdadeiro) (Falso) 08. (D) todo C é B. B-II. (B) alguns administradores são pós-graduados. sabe-se que todos os mecânicos são engenheiros e que todos os engenheiros são pós-graduados. D-III (D) A-II. C-IV. (Consulplan) Observe os diagramas a seguir e suas correspondentes proposições: I. B-I. (D) todos os trabalhadores são pós-graduados. (E) todo B é A. Se alguns administradores da empresa também são engenheiros. (C) há mecânicos não pós-graduados. Assinale a associação correta: (A) A-II. B-II. Todos os cantores são pianistas e compositores. 09. nessa empresa: (A) todos os administradores são pós-graduados. II. (Cespe) Considere que as proposições “Alguns flamenguistas são vascaínos” e “Nenhum botafoguense é vascaíno” sejam valoradas como V. D-I GABARITO Diagramas Lógicos 8 . D-I (C) A-IV. C-III. (Esaf) Numa empresa de nanotecnologia. C-I. C-III. Todo pianista é cantor e alguns cantores são compositores.

D 3. A 4. C 2. D 6. B 09. V 8. B 7.1. SEMPRE ALCANÇA! 9 . D QUEM ACREDITA.