GUIA COMPLETO

DO BLOG PARA PRODUZIR,
AO EBOOK EDITAR E PUBLICAR
SEU PRIMEIRO EBOOK

Sumário
Introdução.......................................................................................................... 3
1. Planejando a temática do ebook...........................................................4
2. Briefing: a essência do seu ebook.........................................................7
3. Produção, Edição e Diagramação.........................................................10
4. Links e CTAs: o que são?...........................................................................14
5. Criando uma Landing Page.....................................................................16
6. Segmentação do público e envio de E-mail Marketing................ 20
7. Distribuição nas redes sociais............................................................... 23
8. Distribuição na mídia................ ............................................................... 25
9. Mensurando resultados...........................................................................28
Conclusão...........................................................................................................30

3

INTRODUÇÃO
O ebook está na lista dos meios mais eficazes para gerar
leads em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Esta ferramenta é uma excelente forma de disseminar
conhecimento por meio de conteúdos aprofundados,
didáticos e que gerem identificação com o leitor.
Além disso, produzir ebooks é uma forma muito eficaz
de uma empresa se apresentar como especialista na área
em que atua e, como consequência, melhorar a qualidade
dos leads recebidos, tornar-se mais conhecida com o
compartilhamento do conteúdo e educar seu público-alvo.
Algum destes está entre os objetivos da sua empresa?
Então está na hora de produzir ebooks.

De início, pode parecer muito complicado produzir um
material denso como um ebook por conta própria. Afinal,
um material educativo online precisa passar por mutas as
etapas para alcançar todo seu potencial. Pensando nisso,
elaboramos este guia completo para mostrar que produzir
ebooks não é um bicho de sete cabeças e incluímos todos
os passos envolvidos no processo, desde a elaboração do
tema até a divulgação.

Simplificamos a criação de ebooks para que você possa
compartilhar todo seu conhecimento com seu público.
Boa leitura!

4 PLANEJANDO 01 A TEMÁTICA DO EBOOK Agora que você decidiu criar um ebook para gerar. . E o primeiro passo para criar um ebook é entender a sua audiência e decidir o tema. Para isto. você pode começar com o mapa de empatia. precisa planejar todo o processo. converter ou ainda nutrir mais leads na sua estratégia de marketing digital. Ao entender a sua audiência você vai conhecer os problemas que ela enfrenta e o que você vai abordar em seu ebook.

Deixe para pensar no título quando o conteúdo já estiver pronto . Mas lembre-se: o tema é uma frase que resume o assunto do conteúdo e ela nem sempre é igual ao título. faz e ouve. que apresenta o que seu cliente pensa. Para acertar na elaboração do tema do seu ebook. É um mapeamento que auxilia o entendimento do cliente em um nível mais aprofundado do que uma simples segmentação tradi- cional de marketing.assim você terá mais facilidade em elaborar algo atraente e criativo. vê. resumido em uma folha. como: Que tipo de leads você quer gerar? Quem é o público-alvo deste ebook? Qual o problema que esses leads têm no dia a dia e que você pode ajudar a resolver? Quais são as perguntas frequentes que eles têm feito e você poderia responder com conteúdo? Qual a "dor" desse lead? Qual conteúdo você poderia oferecer para ajudá-lo? . pode ser muito eficiente responder algumas perguntas. 5 O mapa de empatia é um documento simples. Depois de entender quais são os problemas que seu cliente enfrenta. fica mais fácil definir o tema do seu ebook. senta.

A ideia do planejamento do tema é saber que o conteú- do que será produzido vai ter relevância suficiente para que os leitores se importem com o material e dediquem uma parte do seu valioso tempo para ler sobre o que você tem a dizer. Depois disso. 6 Que problemas o seu ebook vai ajudá-los a resolver? Você está tentando educar os leitores sobre seus produtos e serviços especificamente? O objetivo é dar bons conselhos para utilizarem em seus próprios negócios? Você está tentando posicionar sua empresa como especialistas na área? Depois de responder estas questões você já pode pensar no tema e começar a estruturar o ebook em tópicos. . busque algumas referências pertinentes e confiáveis para a produção do material.

. Ele funciona como um roteiro que inclui todos os detalhes importantes que vão guiar o redator durante a produção do conteúdo. Um briefing completo. o que deve ser abordado e a forma como as informações devem ser dispostas é essencial para garantir que o resultado seja positivo. que especifique quais tópicos são necessários. 7 BRIEFING: 02 A ESSÊNCIA DO SEU EBOOK O briefing é o documento que reúne todas as informações referentes ao que você espera do ebook.

É importante também incluir referências e linha de pensamento que você deseja que o redator siga. perguntas que precisam ser respondidas. maiores as chances de o redator produzir um conteúdo que alance . escreva respostas que você precisa dar ao leitor e tópicos que são essenciais ao conteúdo. DEFINA O TEMA: este é o passo mais importante de todo o processo. Mais tarde. linguagem.apenas deixe as suas ideias fluírem naturalmente. DIVIDA ESSES TÓPICOS EM SEÇÕES MAIORES: pense nisso como uma triagem na lavandaria — cada tópico pertence a uma pilha de ideias distinta. A partir do tema. Você deve ter uma compreensão clara do tema principal que vai guiar toda a produção do ebook antes de começar a pensar no briefing. dores que devem ser retratadas precisam estar explicitadas nos detalhes da pauta para garantir que o resultado será o esperado. 8 Tom de voz. 03.ou supere . . termos técnicos que devem ou não ser usados. estes tópicos se tornarão capítulos. 02. FAÇA UM BRAINSTORMING DE TÓPICOS: esta é a única vez em todo o processo que você não está preocupado com a organização .suas expectativas. siga os seguintes passos: 01. Quanto mais completo for seu briefing. Para descomplicar esta etapa.

Feito isso. . ADICIONE MAIS IDEIAS AOS TÓPICOS EXISTENTES: pensar sobre o que ainda está faltando é sempre difícil. parta para o próximo passo: A PRODUÇÃO DO TEXTO. INCLUA LINKS E DADOS PARA SEUS EXEMPLOS: para economizar tempo. Os links podem servir tanto para consulta de informações quanto para serem referência de linguagem ou suporte de dados. Aqui. é importante detalhar o que deve ser abordado em cada tópico para garantir que eles terão a profundidade que você espera. 9 04. 05. incluir apenas as informações mais relevantes e reorganizar os tópicos para contar uma história mais lógica. REVEJA. 06. EXCLUA E REORGANIZE DETALHES EM CADA SEÇÃO: você já fez a parte mais difícil. busque exemplos e dados que apoiem suas afirmações e adicione no briefing. mas vai ajudar a melhorar o briefing significativamente. Agora precisa cortar subtópicos.

10 PRODUÇÃO 03 EDIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO Sua empresa pode tanto decidir escrever o conteúdo internamente quanto contratar um redator e um editor externos (freelancer. agência de conteúdo. Seja qual for sua escolha. etc) ou ainda mesclar os dois modelos. há informações essenciais que devem constar no briefing para que o ebook seja produzido de acordo com aquilo que você imaginou. .

PRODUÇÃO O próximo passo é selecionar o redator e encaminhar a ele o briefing do conteúdo com todas as orientações. A persona do ebook não é familiarizada com termos estrangeiros? Avise o redator para que traduza essas palavras. Ele servirá como uma bússola que vai orientar os envolvidos no processo para a direção que você determinar. ele vai transformar todas as suas ideias explicadas na pauta em um conteúdo rico. Com todas as informações em mãos. . O tom é mais descontraído? Informe sobre a possibilidade de escrever um texto mais “solto” e livre de formalidades. que siga uma linha de raciocínio claro e que traga muitas informações objetivas e relevantes para o público-alvo. 11 PRÉ-PRODUÇÃO Lembre-se que ninguém tem bola de cristal e não há como adivinhar a intenção do material se ela não estiver bem documentada. para que produção seja assertiva. com ideias interconectadas. capriche no briefing do ebook. Dica: se optar por contratar um profissional externo. não se esqueça de definir previamente valores e prazos para evitar problemas. Portanto.

seja direcionando o conteúdo para o leitor. E uma capa bem produzida pode ser a diferença entre a conversão e o abandono da landing . É importante que ele também tenha acesso ao briefing para que saiba como deve atuar. DIAGRAMAÇÃO Se o conteúdo é rei. é ele quem vai corrigir quaisquer problemas de gramática e ortografia. nós garantimos que este passo é tão importante quanto a própria produção do texto. que os dados fornecidos estão corretos. Publicar um ebook com informações incorretas ou cheio de erros pode ser muito prejudicial à imagem da sua empresa. vale lembrar que o trabalho do editor também precisa ser orientado. que segue o tom de voz mais adequado ao público-alvo. o design é a rainha. No entanto. Por que? Porque o editor é quem vai garantir que o conteúdo está alinhado com a mensagem da marca. você precisa impressionar da forma que puder. certo? Em meio a um mar de conteúdos disponibilizados online todos os dias. por fim. 12 EDIÇÃO Você pode até se perguntar sobre a necessidade de contratar um editor externo ou até mesmo de chamar algum colaborador interno para fazer a edição do conteúdo. Você certamente já comprou muitos livros pela capa. que a estrutura textual está coerente e. seja orientando o redator a fazer alterações. No entanto.

.com. Mesmo que o conteúdo esteja impecável. há a possibilidade de contratar um profissional de design que consiga deixar o conteúdo bem apresentado. a chance de ser lido vai ser muito menor do que se comparado a um ebook mediano mas com design atraente. não é mesmo? Para isso. utilizando fontes e cores ideais e incluindo ainda boas imagens. ilustrações e gráficos. 13 page. que permite a criação de capas e até a diagramação do ebook inteiro pela internet e com templates profissionais. É como se o design e o layout escolhidos fossem a vitrine do material educativo. se ele não for apresentado de forma limpa e profissional e não gerar uma identificação com o leitor. E você não quer deixar sua vitrine nas mãos de qualquer um. Você também pode usar ferramentas como o Canva.

funcionar como recurso extra para o leitor e ainda direcionar para outras páginas do seu site. Abaixo. apresentamos duas delas: . 14 LINKS E CTAs 04 O QUE SÃO? Depois que o conteúdo foi produzido. incentivando o leitor a efetuar ações de conversão. Há algumas formas e práticas que podem deixar o seu texto mais fácil de ler. é preciso pensar em outros fatores que envolvem a sua usabilidade.

Um CTA pode levar a outra oferta ou até mesmo a página do seu produto. a leitura permanece fluida e agradável. utilize hyperlinks sempre que forem relevantes para a compreensão do texto. 15 HYPERLINKS Utiliza hyperlinks apontando para o seu site (ou de outras autoridades no assunto) no corpo do texto. aumenta o número de visitas e o engajamento do leitor com sua marca. um hyperlink direcionando para posts no seu blog. por exemplo. um formulário). e aí cabe a você decidir a página de destino. Quando o leitor clica em um CTA ele faz uma conversão. CTAs Os chamados CTAs .determinam a ação que você espera do leitor ao final da leitura. A dica aqui é utilizar CTAs dentro de seu ebook para reconverter os seus leitores e impulsioná-los ainda mais para baixo do seu funil de vendas. Imagina ficar citando a fonte sobre cada informação externa no meio de um texto? Hyperlinks são ótimas maneiras de dar crédito às fontes e permitir que o leitor aprofunde sua leitura se assim desejar. O CTA pode ser apenas um texto ou um botão. você engrandece e facilita a leitura. Mesmo com essas informações adicionais. que induz o visitante a clicar em um link e chegar a uma outra página (seu site.call to actions . Além disso. Por isso. fanpage. .

. existem as Landing Pages (LP). páginas em que os usuários deixem informação de contato para acessar o seu ebook. Para isso. 16 CRIANDO UMA 05 LANDING PAGE Depois que seu ebook está finalizado é hora de hospedá-lo para conseguir distribuí-lo da forma mais eficiente. Esta é a melhor forma de converter seus visitantes em leads e começar um diálogo mais próximo com seus potenciais clientes.

Porém. HUBSPOT: também tem um sistema de criação de LPs. As mais conhecidas são: LEAD PAGES: permite a criação e edição das páginas sem saber programação. além de oferecer uma quantidade enorme de material educacional para quem está iniciando no marketing de conteúdo e no inbound. Otimizar sua LP é fundamental para que o usuário se sinta confortável em deixar suas informações pessoais a fim de baixar o ebook. . 17 COMO CRIAR UMA LP Uma página tão importante que vai transformar um conteúdo em prospects deve ser levada a sério. RD STATION: a plataforma permite criar LPs facilmente e utiliza um modelo simples e bastante efetivo. existem dezenas de sites pagos e gratuitos que tornam a tarefa bem simples (pelo menos no quesito técnico) e dispensam a contratação de um profissional da TI. tem um layout responsivo e seu preço é um dos maiores atrativos. Para criar uma LP você precisará de uma plataforma ou um programador. O modelo é baseado em testes e estudos e considera diversos elementos que garantem uma boa taxa de conversão.

basicamente. um formulário e um botão de conversão com um CTA. KLICKPAGES: com boa usabilidade a plataforma brasileira oferece um excelente serviço de suporte para os usuários. mas não é tão fácil assim fazer uma com altas taxas de conversão. . por estes elementos. um resumo dos principais pontos do ebook. OptimizePress: fornece ferramentas para sites em WordPress além da criação de LPs. 18 UNBOUNCE: com uma variedade de templates. mas nós separamos algumas dicas para fazer sua LP um motor de conversão. realizar a venda dos ebooks e muito mais. um ótimo título. iniciar um programa de afiliados para seus ebooks. o usuário ainda pode customizá-los da maneira que preferir e fazer testes A/B para medir quais páginas convertem mais. Uma LP é composta. O QUE DEVE CONTER UMA LANDING PAGE A imagem da capa. RAINMAKER PLATFORM: além de construir a sua LP de alta qualidade. é possível construir poderosos sites de conteúdo para liberar o acesso de uma biblioteca de ebooks com apenas 1 cadastro por usuário. Há diversos exemplos de LPs otimizadas para conversão na internet.

É importante guiá-lo durante todo o processo até que ele resolva clicar no botão de fazer download. etc. para conteúdos de topo de funil. o telefone pode ser uma informação muito sensível. CUIDADO COM DISTRAÇÕES: todo o conteúdo desta página é projetado para ajudar o leitor a se decidir pela conversão. Eles querem informações. . Dependendo do estágio do funil de vendas para o qual você produz um ebook. Por isso. PEÇA APENAS INFORMAÇÕES RELEVANTES: nada de pedir dados demais que sua empresa nem utilizará. Os usuários querem sua ajuda! Faça os visitantes da sua landing page sentirem que se não baixarem o ebook estarão perdendo uma grande oportunidade. cores textos). NÃO SUA EMPRESA: os usuários realmente não se preocupam com seus produtos ou serviços que você está tentando vender para eles. 19 PROMOVA A OFERTA. Não faça uma página com muita informação (imagens. endereço de e-mail e empresa pode ser suficiente. pedir nome. dicas para melhorar seus negócios.

Veja um pequeno guia de como distribuir seu ebook via email: . 20 SEGMENTAÇÃO DO PÚBLICO 06 E ENVIO DE EMAIL MARKETING Uma vez que sua landing page esteja pronta. Um desses canais e que ainda é considerado o mais eficiente é o e-mail marketing. você pode começar a promover seu ebook através dos canais de marketing.

Uma dica é criar o assunto depois de redigir o conteúdo do e-mail. lido e convertido. crie listas com personas em seus diferentes estágios da jornada de compra e só envie para quem for realmente relevante. MailChimp e Locaweb. Pense num título atrativo. já que se o leitor não abrir o e-mail de nada vai ter adiantado tudo o que você fez até aqui. Existem dezenas no mercado. SEGMENTE A BASE DE CONTATOS: para quem o ebook deve ser enviado? Não faz sentido enviar o mesmo conteúdo para todas as personas mapeadas. ESCOLHA UMA FERRAMENTA PARA ENVIO DE E-MAIL MARKETING: você vai precisar de uma plataforma de envio para distribuir seu ebook. Personalize os e-mails com o nome do destinatário. CRIE O E-MAIL DE DIVULGAÇÃO: esta etapa é extremamente importante já que vai determinar se o e-mail será aberto. . Em breve a Rainmaker Platform também fornecerá o serviço de e-mail marketing com base no Feedblitz. 03. Se você fizer isso. 21 01. com planos gratuitos e também para disparos de alto volume. Vamos a algumas dicas: Dedique tempo para o assunto do e-mail. E última dica desta fase: não compre lista de e-mails. Alguns exemplos são: MoonMail. objetivo e relevante. Por isso. certamente vai notar uma grande quantidade de descadastros e também marcações de spam. Jamais! 02.

Se a intenção é que o destinatário baixe o ebook. Utilize um bom CTA. Diga ao leitor porque ele está recebendo este e-mail e dê a chance de ele descadastrar. Por isso. Quantas pessoas abriram o e-mail? Quantas clicaram no CTA? Quantas dessas baixaram o ebook? Medir a taxa de sucesso de uma divulgação é essencial para melhorar os resultados futuros. 22 Escolha um colaborador da empresa para assinar o e-mail. Ele se sente mais próximo da empresa e mais propenso a clicar na oferta. Por mais que possa parecer tentador utilizar um layout cheio de imagens e cores. Segundo porque e-mails mais simples (parecidos com mensagens pessoais) despertam uma confiança maior no leitor. o problema pode estar na segmentação da base. continue monitorando e analisando os resultados . agora é hora de mensurar o envio. em outros no próprio assunto do e-mail. Primeiro porque alguns servidores não mostram essas imagens se o usuário não tiver confirmado o uso. Em muitos casos. Vá direto ao ponto. e não se atenha apenas a um botão. Pense nisso! 04. mas sim com pessoas. repita sua call to action ao longo do e-mail. evite. O usuário não precisa ler todo o e-mail para desejar converter. MEÇA RESULTADO: disparados os e-mails. Ninguém gosta de falar com “empresas”.

. as pessoas têm a necessidade de associar sua imagem social com bons conteúdos. Além de o efeito replicador ser bastante efetivo a partir dos compartilhamentos. 23 DISTRIBUIÇÃO 07 NAS REDES SOCIAIS As redes sociais se transformaram em importantes canais de distribuição na era do marketing de conteúdo.

Não tenha medo de postar várias vezes. . Há ferramentas disponíveis para Facebook (Lead Ads). Utilize imagens: ao postar nas redes. Ao criar botões de ação no próprio ebook. Pague para promover: existem meios de impulsionar a distribuição do seu conteúdo pagando. Desenvolva posts diferentes para cada mídia social. já que a maioria dos seus seguidores e fãs não veem todas as suas postagens. levando em conta o perfil do público que se encontra em cada uma delas. publique mensagens nesses canais com link para a LP do ebook. 24 Publique nas mídias sociais: para facilitar esse compartilhamento. Instagram. Insira botões de compartilhamento no ebook: esta é uma ótima forma de impulsionar o compartilhamento nas redes. entre outras mídias sociais. utilize a capa ou imagens do ebook para atrair a atenção dos usuários. você facilita e incentiva que o leitor compartilhe o conteúdo sem ter de abandonar o ebook para isso. Teste os melhores horários para postar. para o Twitter (tweets patrocinados).

do site GrowthHack.. Se todo mundo quer sair na mídia. Um dos pioneiros no Brasil. por que deixamos o Digital PR de lado nas estratégias de marketing? . viralidade. termo denominado à praticas de marketing focadas em melhorias contínuas com foco em melhorar con- versões. parcerias e PR (relações públicas). SEO. Muito se fala hoje em growth hacking.com.br. vendas. 25 DISTIBUIÇÃO 08 NA MÍDIA Qual foi a última vez que você virou notícia na mídia? Agora. imagine se seu ebook vira alvo de pauta para os jornalistas. Ramon.. em recente publicação nos mostra que os principais canais de aquisição para os profissionais de marketing são: propaganda.

Mas como grande maioria dos times não possuem (no Brasil. Faça com que ele se interesse por seu release e peça mais informações.Mapeie seus produtos e pergunte-se o que o leitor acharia interes- sante em ler sobre ele 03 . . estatísticas. Veja- mos: onde mais você alcançaria (gratuitamente) milhões de pessoas sabendo de sua empresa a não na mídia? Na mídia. pesquisas. menos de 1% das empresas utilizam o serviço de assessoria de imprensa. caso tivesse um profissional de PR nele.Contrate uma assessoria de imprensa externa ou um profissional para integrar seu time de marketing 02 . ser mencionado em outros veículos de comunicação. ou seja. para o propósito do growth hacking. é uma maneira de conseguir “mídia conquistada”. além de atingir uma massa muito maior através de notícias publicadas nas mídias. Só a mídia lhe dará um fortalecimento de imagem de algo que você quer falar com o público. essa pergunta seria respondida facilmente pelo seu time de market- ing. SEO. Mostre dados.Escreva um release com informações básicas para o jornalista. seja interna ou externa). gratuitamente. Sair na mídia com seu ebook pode ser resumido em alguns passos: 01 . etc. E como fazer com que minha empresa vire notícia? Bom. 26 O trabalho de relacionamento com a mídia é tão importante quando o trabalho de propaganda. Public Relations (PR) ou Assessoria de Imprensa.

se precisa de informaçõea adicionais.Faça uma clipagem para mapear onde sua notícia foi publicada 10 . 27 04 . maior será seu alcance e construção de imagem/reputação .Faça follow-up (ligue para o jornalista e veja se recebeu.Dispare o release por uma ferramenta ideal e acompanhe a evolução das aberturas 06 .Encaminhe sua notícia publicada em veículos e mostre para seus leads a autoridade/visibilidade que seu produto ganhou ao sair em veícu- los de expressão. Espalhe a notícia.Reforce o email para àqueles que ainda não abriram 08 . etc 11 . Quanto mais notícias públicadas.Repita todos esses passos semanalmente.Após contato com o jornalista interessado. Publique em suas redes sociais. maque uma entrevista e passe todas as informações possívei 09 .Faça uma segmentação em um mailing imprensa dos jornalistas que deverão receber seu release 05 . venda sua pauta) 07 . grupos de interesse.

para isso. está na hora de medir o sucesso do ebook. . E. Algumas perguntas podem ajudar a mostrar o caminho: Quantas pessoas estão chegando a sua LP? De onde estão vindo? Quantas estão convertendo? Quantos clicaram em seus CTAs? Quantos leads avançaram na jornada de compras? Essas são apenas algumas das perguntas que você precisa saber responder. 28 MENSURANDO 09 RESULTADOS Após o seu conteúdo ser lançado e distribuído. precisa ter certeza de que esses dados serão gerados antes mesmo de lançar o material rico.

Abaixo. Por exemplo. A partir daí. vai ficar mais fácil. 29 Se você estiver usando automação de marketing. . você deve ter algum tipo de software de análise na landing page para ter uma visão de quantas pessoas baixaram o seu ebook. Ao medir uma estratégia você poderá refiná-la e conseguir resultados cada vez melhores. separamos alguns dados que você deveria coletar e analisar com o objetivo de entender seus leads e melhorar as próximas campanhas. existem dezenas de possibilidades de medir resultados de uma campanha. Conversão na LP Pedidos de contato Compartilhamentos nas mídias sociais Descadastramentos do e-mail marketing Leads que se transformam em oportunidades As métricas escolhidas dependem dos objetivos de negócio e da estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa. já que essas ferramentas de monitoramento geralmente estão disponíveis e integradas. Além dessas. precisa monitorar esses leads e descobrir quais se tornaram clientes. Lembre-se por que você começou a criar conteúdo em primeiro lugar: alcançar objetivos específicos de negócio. Escolha aquelas que forem mais relevantes para sua organização.

os resultados disso estão fazendo cada vez mais empresas apostarem no lançamento de ebooks como materiais educativos. 30 CONCLUSÃO Para gerar resultados no marketing de conteúdo é preciso estratégia e ação. Como você acompanhou ao longo deste guia. precisa utilizar conteúdo de forma inteligente. No entanto. propulsores de conversão e de estabelecimento da imagem da marca. E uma dessas maneiras é produzindo e distribuindo ebooks. Esperamos que a leitura do ebook tenha ajudado a esclarecer os desafios de quem faz um ebook pela primeira vez e também promovido uma vontade maior em apostar neste modelo de material educativo. . criar um ebook do zero demanda tempo e alguns profissionais especializados. Obrigado pela leitura e mãos à obra! Até a próxima. Se sua empresa quer obter o máximo de benefícios que a metodologia oferece.

Desenvolvemos o Comunique-se Workr. Workr. Já são mais de 800 empresas que se beneficiam da tecnologia na nuvem do Comunique-se para gerir sua comunicação e relacionamento com seus diversos públicos de interesse. que fazem do Comunique-se um dos precursores da internet brasileira. Comunique-se Digital. monitoramento de mercado e notícias. RIWeb e DINO. CRM e clipping digital. distribuição de releases e comunicados. blog. primeiro software na nuvem para gestão da comunicação e Digital PR. . SuaTV. cerca de 100 colaboradores e 15 anos de história. Detém as marcas Portal Comunique-se. Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Prêmio Comunique-se. solução que integra gestão de conteúdo. 31 SOBRE O COMUNIQUE-SE O Grupo Comunique-se é um dos maiores grupos de comunicação digital do país. email marketing. webinar. mailing jornalístico.

Fale com um especialista em marketing de conteúdo. Enfim. publicação em diferentes mídias. 32 SOBRE A CONTENTOOLS A Contentools foi a primeira empresa a oferecer produtos de marketing de conteúdo no Brasil. Quando começamos. Se sua empresa está apenas começando. passamos a desenvolver algo ainda maior: uma plataforma para gestão de toda a produção de conteúdo. fluxos de trabalho de uma equipe multidisciplinar. A nova plataforma Contentools permite que empresas tenham total controle de sua produção de conteúdo. Acreditamos que o futuro do marketing de conteúdo está na aproximação dos envolvidos na produção — e não no controle da intermediação. Somente aproximando todos os envolvidos é possível potencializar o máximo de qualidade e eficiência. . uma plataforma de marketing de conteúdo. estratégia. Um sistema que unisse toda a produção. time. nosso sistema de gestão de times soluciona esse problema. A partir de sugestões e pedidos deles. ou já faz marketing de conteúdo e precisa organizar ou até escalar. ainda era baixa a adesão de empresas a estratégias digitais envolvendo conteúdo.

Entendemos como as pessoas usam ela. Das publicações com centenas de milhares de compartilhamentos e comentários. .700 artigos publicados ao longo de 6 anos. não marketing. Somos um grupo de empreendedores. Dos cursos que disponibilizamos para nossos membros e alunos. e como o seu negócio pode crescer com a web. 33 SOBRE A VITAMINA PUBLICITÁRIA Ajudamos você a criar e construir o seu negócio. no Brasil. Não Marketing. Mídia. Disponibilizamos o treinamento Mídia. design e afins focado em resultados. Publicar conteúdo é a melhor forma para construir o seu negócio. Do reconhecimento como formadores de opinião. Acima de tudo. Por isto construímos o nosso assim. somos profissionais de internet. Nos orgulhamos dos mais de 1. comunicação. Dos mais de 220 mil seguidores nas mídias sociais. profissionais de marketing. E por isso queremos ajudar você com o seu marketing digital. publicidade. a experiência mais simples e completa para você entender porque e como essa estratégia funciona. Somos a sua educação em marketing digital.

Seja nos artigos. nos e-mails ou nas redes. nos treinamentos. E o seu negócio nunca mais será o mesmo. aqui você vai aprender mais a cada dia. Inscreva-se no treinamento e comece a transformar o seu negócio agora. . 34 Aqui você vai construir e transformar negócios com a internet e as mídias sociais.

Gostou? Compartilhe: .