You are on page 1of 5

Exercício de revisão genética-FAR5NA

1) Os mecanismos da herança apresentam diferentes maneiras pelas quais os genes
interagem entre si e com o ambiente para manifestarem seus efeitos no fenótipo dos
seres vivos. Com relação aos princípios básicos da hereditariedade, assinale a
alternativa CORRETA:
a) Os genes codominantes têm menor influência no fenótipo do que os fatores
ambientais.
b) Na expressão gênica os efeitos do ambiente celular não são considerados.
c) Os genes dominantes são independentes dos fatores ambientais para se expressarem.
d) Pode ser muito difícil determinar se o fenótipo resulta mais do efeito gênico do que
do ambiental.
e) Na presença de genes recessivos, apenas o efeito ambiental prevalece no fenótipo.

2) A mãe e o pai são normais. Contudo, dois de seus quatro filhos são albinos. Supondo
que a pigmentação da pele seja um caráter monogênico, o alelo que a determina é:
a) Codominante b) Dominante c) Recessivo d) N.R.A

3) A Doença de Huntington ocorre em um par de genes alelos presentes no cromossomo
n.º 4. Esse par de alelos promove uma progressiva degeneração do Sistema Nervoso
Central provocando problemas motores e mentais. Não possui cura, manifesta-se após
os 40 anos de idade. O heredograma representa uma família que apresenta a doença.
Analisando o heredograma, pode-se concluir que se trata de uma herança genética:
A) ligada ao sexo.
B) autossômica recessiva.
C) restrita ao sexo.
D) codominante.
E) autossômica dominante.

4) Observe os heredogramas abaixo e diga qual tipo de herança monogênica é:
a)

b)

pois é uma herança multifatorial d) Não. pois como se trata de uma herança mitocondrial só é passada quando a mãe é afetada b) Sim. pois é uma herança monogênica c) Sim. pois é uma herança ligada ao sexo .c) d) 5) Com base no heredograma abaixo um pai afetado com herança materna mitocondrial passa esse tipo de herança para sua prole? a) Não.

síndrome de turner d) hemofilia. e Xd Xd C) Xd Y. Sabendo-se que o daltonismo deve-se a um gene recessivo ligado ao sexo. respectivamente. A) Xd Y. altura. diabetes mellitus c) Síndrome de down. B) recessiva autossômica. 7) A árvore genealógica abaixo. Xd Y e Xd Y 8) Considere as seguintes anomalias humanas: I. XD XD . síndrome de Turner II. respectivamente: a) daltonismo. E) dominante ligada ao cromossomo X. e XD Xd B) Xd Y. albinismo b) Cor do olhos. cor da pele . o genótipo dos indivíduos I. pele. XD Xd . D) recessiva ligada ao cromossomo X. peso. hemofilia. Daltonismo IV. A condição demonstrada no heredograma é herdada como característica: A) dominante autossômica. II e III. III e IV 9) Marque a alternativa correta quanto a principal diferença entre herança poligênica e multifatorial a) Ambas não são influenciadas pelo fator ambiental b) Ambas são influenciadas 100% pelo fator ambiental c) Na herança poligênica o fator ambiental não influencia na expressão do fenótipo enquanto que a multifatorial o meio ambiente influencia na expressão do fenótipo d) Ambas apresentam representação em heredogramas 10) Marque a alternativa correta quanto aos exemplos herança poligênica e multifatorial. doenças coronarianas. XD XD . hipertensão.hemofilia São determinadas por alelo localizado no cromossomo X SOMENTE A) I e II B) I e III C) II e III D) III e IV E) II. C) recessiva ligada ao cromossomo Y. e XD XD D) Xd Xd . mostra os indivíduos de uma família com problemas de daltonismo. síndrome de Down III.6) O heredograma abaixo mostra a ocorrência de uma determinada anomalia em uma família. marque a opção que contém.

XY. XX d) 46.11) Com base nas aulas de citogenética que é o estudo dos cromossomos. XX b) 45.A 15) Marque a alternativa das técnicas que fazem parte da citogenética molecular. marque a alternativa correta quanto ao seu cariótipo: a) 47.R. que permitem realizar um diagnóstico rápido e preciso para a detecção de alterações cromossômicas numéricas e estruturais a) Bandeamento de alto resolução b) FISH (Hibridização in situ por fluorescência) e CGH (Hibridização genômica comparativa) c) FISH(Hibridização in situ por fluorescência) d) CGH 16) Uma menina ao nascer foi diagnosticada com síndrome de down. +21 b) 47. marque a alternativa correta quanto ao seu cariótipo: a) 47. em qual fase da divisão celular os cromossomos tem estar em: a) Metafáse e interfase (FISH) b) Telofáse c) Anafáse d) Diacinese 12) Marque a alternativa correta quanto a classificação dos cromossomos quanto a posição do centrômero a) braço curto e braço longo b) Metacêntrico. submetacêntrico. R. X . C.XY 17) Uma menina ao nascer foi diagnosticada com síndrome de turner. XX. NOR e T d)N. Q. +21 c) 46. acrocêntrico e telocêntrcio c) Cromátide irmã. 14) Marque a alternativa correta das técnicas de bandeamento que utilizam colorações para visualizar as bandas cromossômicas a) FISH e CGH b) Bandeamento de alto resolução c) Bandeamento G. constrição secundária d) Cromossomos homólogos 13) Marque a alternativa correta em relação a importância das técnicas de bandeamento em citogenética a) Estudar apenas cromossomos normais b) não tem nenhum objetivo c) Apenas montagem de cariótipo d) Identificar alterações cromossômicas permitindo assim detectar alterações numéricas e estruturais.

esse tipo de leucemia apresenta um marcador citogenético característico é: a)Cromossomo 10 resultante de uma translocação robertsoniana b) Cromossomo telocêntrico c) Nenhum cromossomo incomum é detectado d) Cromossomo philadelphia (Ph).a . marque a alternativa correta quanto ao seu cariótipo: a) 47.c) 46. -5p d) 47.XY 18) Um menino ao nascer foi diagnosticado com síndrome de klinefelter. + 5p 20) Uma senhora de 60 anos foi diagnosticada com Leucemia Mielóide crônica (LMC) um tipo de leucemia que acomete principalmente pessoas idosas. em especial tetrassomia e nulissomia d) n. além do hemograma e mielograma alterados. -5p b) 46. XX d) 46. em especial trissomia e monossomia que resultam em síndrome genéticas b) Euploidia c) Aneuploidia. XX d) 46. X c) 46. marque a alternativa correta quanto ao seu cariótipo: a) 47. XXY b) 45.r. resultante de uma translocação recíproca entre o cromossomo 9 e 22 e técnica de FISH detecta esse tipo de translocação 21) Em relação as alterações numéricas cromossômicas marque a alternativa correta qual alteração numérica é mais comum a) Aneuploidia. -5p c) 45.XY 19) Uma criança ao nascer foi diagnosticada com a síndrome do miado do gato.