You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
POLO PALMEIRA DOS ÍNDIOS

EDNEIDE MARIA DE LIMA
13213859

ATIVIDADE 7

Palmeira dos Índios-AL
2017

ministrada pela professora France Pinheiro. da Universidade Federal de Alagoas como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1.EDNEIDE MARIA DE LIMA 13213859 ATIVIDADE 7 Trabalho apresentado no sétimo período do Curso de Pedagogia a Distância. Palmeira dos Índios-AL 2017 .

ora tratada neste trabalho. produto da ação do homem sobre a natureza. o espaço geográfico é o reflexo de toda a ação humana sobre a superfície e sua organização se dá por conta de várias etapas de transformação. lugar. ESPAÇO GEOGRÁFICO É o conceito dar sustentação a Geografia. Manoel André Correia o principal fundador da cidade. o que representa a expressão do espaço geográfico. a "Arapiraca". notadamente. por exemplo. Nesta perspectiva o espaço geográfico representa a intervenção do homem sobre o meio. um espaço que está em constante transformação. o que a torna uma importante rota para as mais variadas áreas das cidades circunvizinhas e demais cidades. No inicio da colonização em 1848. Segundo conta uma tradição do povo. geográfico: hidrelétricas. temos aí a transformação do espaço. portanto. Vivemos no espaço geográfico e é nesse espaço que se estabelecem as relações cotidianas dinâmicas entre sociedade e desta com a natureza. um produto das relações humanas e suas práticas sobre a essência natural. entre outros elementos. foi adentrando nas longas matas virgens intocadas até que descobriu uma planície fértil e rica em árvores frondosas. são as construções mais visíveis do espaço geográfico. conforme a sua evolução histórica-tecnológica e cultural. Se em uma cidade adotam-se medidas de revitalização de áreas degradadas. campos agrícolas. território é considerada pré-requisito para a compreensão dos elementos presentes na organização do espaço. localiza-se exatamente no centro do estado.5 km². cidades. constrói-se uma ponte. No contexto da geografia escolar o estudo das categorias de análise geográfica é fundamental para a compreensão das constantes transformações do espaço geográfico. A cidade de Arapiraca. paisagem. estamos provocando a alteração das paisagens locais. Diante disso. sistemas de irrigação. sendo que 8. A construção dos conceitos dessas categorias: espaço geográfico.6874 km² estão em perímetro urbano. tudo o que é construído pelo homem é. ou seja. Seu espaço geográfico é de 367. Se ao longo de um rio. principalmente a árvore que dá nome a cidade. remanescente do . Portanto. É.

Entretanto. significa: "ramo que arara visita" Árvore Arapiraca Foi embaixo da Arapiraca. é fundamental entender que espaço e território não .próprio fundador. a palavra Arapiraca tem origens indígenas e. Depois de algum tempo. com a vinda de outras famílias. originando posteriormente o município de Arapiraca. por analogia. a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. que Manoel André Correia descansou e teve a ideia de construir uma cabana. Mapa de Alagoas com destaque para o espaço geográfico de Arapiraca TERRITÓRIO O território é essencialmente um espaço definido e delimitado a partir das relações de poder. localizada as margens do Riacho Seco.

Por assim dizer. Como por exemplo. pois este é criado a partir do espaço. . pois argumentam que os vendedores atrapalham a passagem de pedestres e o comércio. O hábito de vender a noite deu-se por conta da proibição e/ou recolhimento dos produtos pelos agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito-SMTT. o território é definido pelas relações de poder tecidas na existência de práticas sociais que fazem parte da vida. quando as portas das lojas se fecham. a fachadas das lojas tornam-se palco de uma feira de CDs e DVDs piratas ao ar livre.são termos equivalentes nem tão pouco sinônimos. Neste sentido. atendendo ao comércio local. Essa prática é defendida pelos ambulantes como única forma de sobrevivência. A partir dos textos. mas é combatida. em Arapiraca temos a Praça Marques da Silva que durante o dia serve para o deslocamento de pessoas e carros. somente durante o dia pela SMTT. as mais difundidas e que marcam a tradição deste conceito são aquelas que enfatizam a ligação com relações de poder. território é um espaço definido e delimitado a partir de relações de poder. O espaço está em posição que antecede ao território. foi possível perceber que dentre as diversas concepções de território. mas durante a noite e nos finais de semana.

cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. O território da Praça Marques também é disputado cotidianamente por civis e pela gestão municipal como espaço para reivindicação de direitos. onde cada observador seleciona as . Sua observação é muito importante. entre outros. A paisagem é constituída através das relações do homem com o espaço natural. no território tem-se um conjunto de paisagens contidas nos limites político-administrativos. pois retrata as relações sociais estabelecidas em um determinado local. estado e país. como por exemplo: cidade. para campeonatos de ioiô. A paisagem está em constante processo de modificação. A paisagem. para promoção da saúde. pode ser definida como uma unidade visível do território. para apresentação de grupos teatrais. As categorias paisagem e território possuem uma relação bastante estreita. humano. Território de Arapiraca PAISAGEM A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural. social. Dito de outro modo. sendo adaptada conforme as atividades humanas. neste contexto.

imagens que achar mais relevante. Alagoas teve como base o período de 2000 a 2015. período no qual a cidade passa a investir na ideia de "Metrópole do Futuro". tendo as praças centrais ou as próximas a vizinhanças de alto poder aquisitivo. Mas. tais como quebra da monotonia da paisagem. e para a população. ou que reflita na especulação mobiliária. entre eles o embelezamento das ruas. . Os espaços públicos em Arapiraca são de grande importância para a constituição da cidade em vários aspectos. ao menos nos primeiros meses após a inauguração.. parques e áreas verdes da cidade recebem tratamentos diferenciados também de acordo com sua localização. As praças. baseada em alguns indicadores socioeconômicos anteriormente citados. uma constatação e o constante abandono de determinados espaços da cidade na medida em que outros são implantados. etc. diferentes pessoas enxergam diferentes paisagens. Depois disso o espaço sofre por falta de uso e manutenção. como a melhoria da qualidade de vida. valorização visual. portanto. A “ocupação” pela gestão municipal dos espaços públicos da cidade de Arapiraca. melhores cuidados. os efeitos positivos para o ambiente urbano.

Assim. Sua economia é pujante.LUGAR O conceito de lugar está relacionado à realidade de escala local ou regional. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. efetivamente apropriado para a vida. do Ministério do Trabalho e Emprego Apenas 126 cidades registraram saldo positivo de empregos em todos os anos desde 2002. ampla e desconhecida. Assim. da solidariedade.076 postos. das formas como trabalham. é a dimensão humana que pode transformar o espaço em lugar. resultado da vida das pessoas. deve ser valorizado para a construção de significados no ensino de geografia por meio do lugar. e uma situação não é semelhante a qualquer outra. estudar e compreender o lugar repleto de relações históricas. e que a história concreta do nosso tempo. repõe a questão do lugar numa posição central. Dentre elas. do coletivo. as paisagens tornam-se significativas ao estudo. de vínculos afetivos que ligam as pessoas aos lugares. que o lugar se apresenta como um espaço construído. independente de classe . o mundo. Arapiraca fica em primeiro lugar. ser comuns a vários lugares. como produzem. íntimo e humanizado. muitas vezes. particular. então. onde se desembocam as atividades cotidianas. como se alimentam e como fazem e usufruem do lazer. Isso significa. dos grupos que nele vivem. posto que o primeiro é fechado. O lugar é diferente do espaço. se divertir. da afetividade. morar. os negativos não são reprimidos. consumir. como a parte do espaço geográfico. variáveis que podem. com 21 mil novas vagas na soma dos últimos 14 anos. Não há dúvida de que Arapiraca cresceu. em função do grande fluxo de pessoas e de veículos que fazem da segunda maior cidade do Estado. à sua maneira. Cada lugar é singular. No entanto com tantos pontos positivos. o espaço da experiência. Em 2005. uma " Grande Arapiraca" . num tempo e num espaço específico. Ou seja. ao passo que o segundo seria qualquer porção da superfície terrestre. constituindo-se a própria realidade vivida produzida e reproduzida pelos sujeitos. foram 2. o cotidiano. o lugar está contido no espaço. dá para perceber no dia a dia. podendo ser entendido. Cada lugar é. principalmente a violência que assola a todos os moradores. progrediu e se tornou um lugar melhor para se viver. Cada lugar combina de maneira.

Maconha. é uma dura realidade na chamada terra de Manoel André. pois orienta-se também pela compreensão espaço da vida e dos homens como meio social. orientação e representação espacial. oxi. as residências. O tráfico de drogas. as escolas. Os assaltos nos mais diferentes pontos são rotineiros. seja na zona urbana. cocaína. para . causa muita infelicidade. Em consequência. CONCLUSÃO O ensino de Geografia não se restringe às questões relativas à localização. seja na zona rural. destrói famílias inteiras.social ou idade. são entorpecentes que se encontram à venda em qualquer lugar. antes um problema dos chamados grandes centros. crack. as experiências e práticas concretas dos alunos podem ser exploradas para fins pedagógicos. O comércio de drogas invadiu os eventos.

A Uma Árvore Cidade. Alves. Thiago. Acesso em 02 de junho de 2017.com. também. Brasil Escola. S. Mas a violência não deixa. Alagoas: uma avaliação pós-ocupação do Parque Municipal Ceci Cunha e do Bosque das Arapiracas. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuições de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. CÂMARA MUNICIPAL.com/noticia/9724-arapiraca-um-lugar-bom-para-viver- mas-a-violencia-nao-deixa.arapiraca. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. GOMES JÚNIOR.br/geografia/espaco-geografico.repositorio. 2006.ufal. Arapiraca. POEMA: Arapiraca.shtml. Genival.br/mercado/2016/02/1741524-arapiraca-em-alagoas- lidera-ranking-de-saldo-positivo-de-vagas-de-emprego.recantodasletras.com. Acessado em 03/06/2017. Rodolfo F. ROTA DO SERTÃO.folha. 2ª Ed. possa. p. 66-78.que o aluno. lidera ranking de saldo positivo de vagas de emprego. José de Souza.al. em Alagoas. L. Acessado em 03/06/2017. Acesso em 02 de junho de 2017. Disponível em: http://www. PENA. Disponível em: http://www.rotadosertao. São Paulo: Contexto. Arapiraca um lugar bom para viver. conhecendo de forma sistematizada o seu lugar. REFERÊNCIAS: AMÂNCIO. Produção e uso do espaço público em Arapiraca. In: CASTELAR. http://www. "Espaço Geográfico".br/handle/riufal/1432.br/poesias/2921947.com. CAVALCANTI. (Org).htm>. Arapiraca-Alagoas. seu próprio ninho .uol. Acesso em 02 de junho de 2017. Disponível em: <http://brasilescola.uol. Acessado em 03/06/2017.leg.br/. A Uma Árvore Cidade Quando tu eras só arvore Deste pouso a passarinhos E para Manoel André Foste tu. S. Disponível em http://www. ser por ele educado. RECANTO DAS LETRAS. Disponível em: http://www1. SILVA. Arapiraca.

Genival Silva . voltam a sorrir Arapiraca tu és mãe De cada guerreiro que chegou Nos outros que daqui saíram Tens deles. és Brasil. Exposta por Esperidião E nesse progresso vindouro Há gigantes e campos mil És terra. Alagoas.Vem a ti filhos postiços E aqui hão de dormir E aos filhos pródigos Quando aqui. filhos e frutos Nordeste. o seu amor És árvore grande e frondosa Gloriosa por cada irmão Livre por sua grandeza.