You are on page 1of 29

HR400

Configuração do cálculo das folhas
de pagamento SAP ERP HCM

.
.
ESTRUTURA DO CURSO
.
Versão do curso: 15
Duração do curso: 5 Dias

Direitos autorais e marcas da SAP

© 2015 SAP SE. Todos os direitos reservados.

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida sob qualquer forma
ou para qualquer finalidade, sem a permissão expressa da SAP SE. As informações
contidas neste documento podem ser modificadas sem aviso prévio.
Alguns produtos de software comercializados pela SAP SE e seus distribuidores contêm
componentes de software proprietário de outros fornecedores de software.

● Microsoft, Windows, Excel, Outlook e PowerPoint são marcas registradas da Microsoft
Corporation.

● IBM, DB2, DB2 Universal Database, System i, System i5, System p, System p5, System
x, System z, System z10, System z9, z10, z9, iSeries, pSeries, xSeries, zSeries, eServer,
z/VM, z/OS, i5/OS, S/390, OS/390, OS/400, AS/400, S/390 Parallel Enterprise
Server, PowerVM, Power Architecture, POWER6+, POWER6, POWER5+, POWER5,
POWER, OpenPower, PowerPC, BatchPipes, BladeCenter, System Storage, GPFS,
HACMP, RETAIN, DB2 Connect, RACF, Redbooks, OS/2, Parallel Sysplex, MVS/ESA,
AIX, Intelligent Miner, WebSphere, Netfinity, Tivoli e Informix são marcas ou marcas
registradas da IBM Corporation.

● Linux é uma marca registrada da Linus Torvalds nos Estados Unidos e em outros
países.

● Adobe, o logotipo Adobe, Acrobat, PostScript e Reader são marcas ou marcas
registradas da Adobe Systems Incorporated nos Estados Unidos e/ou em outros
países.

● Oracle é uma marca registrada da Oracle Corporation.

● UNIX, X/Open, OSF/1 e Motif são marcas registradas do Open Group.

● Citrix, ICA, Program Neighborhood, MetaFrame, WinFrame, VideoFrame e MultiWin são
marcas ou marcas registradas da Citrix Systems, Inc.

● HTML, XML, XHTML e W3C são marcas ou marcas registradas de W3C®, World Wide
Web Consortium, Massachusetts Institute of Technology.

● Java é uma marca registrada da Sun Microsystems, Inc.

● JavaScript é uma marca registrada da Sun Microsystems, Inc., utilizada sob licença
para tecnologia inventada e implementada pela Netscape.

● SAP, R/3, SAP NetWeaver, Duet, PartnerEdge, ByDesign, SAP BusinessObjects
Explorer, StreamWork e outros produtos e serviços SAP aqui mencionados, bem como
os respectivos logotipos, são marcas ou marcas registradas da SAP SE na Alemanha e
em outros países.

● Business Objects, o logotipo Business Objects, BusinessObjects, Crystal Reports,
Crystal Decisions, Web Intelligence, Xcelsius e outros produtos e serviços Business
Objects aqui mencionados, bem como os respectivos logotipos, são marcas ou marcas
registradas da Business Objects Software Ltd. Business Objects é uma empresa da
SAP.

● Sybase e Adaptive Server, iAnywhere, Sybase 365, SQL Anywhere e outros produtos e
serviços Sybase aqui mencionados, bem como os respectivos logotipos, são marcas ou
marcas registradas da Sybase, Inc. Sybase é uma empresa da SAP.

Esses materiais estão sujeitos a modificações sem aviso prévio. caso existam. iii . Nada do que se afirma neste documento deve ser considerado como constituindo uma garantia adicional. e o Grupo SAP não será responsabilizado por erros ou omissões respeitantes a estes materiais. sem qualquer tipo de representação ou garantia. Os dados incluídos neste documento servem apenas para fins informativos. As especificações nacionais dos produtos podem variar.Todos os outros nomes de produtos e serviços mencionados são as marcas das respectivas empresas. © Direitos autorais . Todos os direitos reservados. Estes materiais são fornecidos pela SAP SE e suas empresas filiadas ("Grupo SAP") apenas para fins informativos. As únicas garantias para produtos e serviços do Grupo SAP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressas que acompanham esses mesmos produtos e serviços.

. Todos os direitos reservados.iv © Direitos autorais .

Todos os direitos reservados. Essas informações são exibidas na apresentação do instrutor Demonstração Procedimento Advertência ou cuidado Dica Informações relacionadas ou adicionais Título da janela Controle da interface do usuário Texto de exemplo Título da janela Texto de exemplo © Direitos autorais . v .Convenções tipográficas O inglês americano é o padrão usado neste manual. As convenções tipográficas a seguir também são usadas.

. Todos os direitos reservados.vi © Direitos autorais .

Todos os direitos reservados. vii .Conteúdo ix Síntese do curso 1 Capítulo 1: Fundamentos do cálculo das folhas de pagamento 1 Lição: Processamento do cálculo das folhas de pagamento 1 Lição: Identificação de conceitos do cálculo das folhas de pagamento da SAP 1 Lição: Cópia de esquemas 3 Capítulo 2: Regras de cálculo de pessoal 3 Lição: Identificação de regras de cálculo de pessoal 3 Lição: Processamento de tabelas internas de cálculo das folhas de pagamento 3 Lição: Criação de regras de cálculo para pessoal 5 Capítulo 3: Inicialização do cálculo das folhas de pagamento 5 Lição: Identificação de atributos do esquema de inicialização do cálculo das folhas de pagamento 5 Lição: Identificação dos dados mestre de empregados em tabelas internas de cálculo das folhas de pagamento 7 Capítulo 4: Avaliação de rubricas salariais 7 Lição: Interpretação das regras de processamento do cálculo das folhas de pagamento 7 Lição: Configuração de bases de avaliação constante 7 Lição: Criação de bases de valorização relativas ao empregado 7 Lição: Criação de rubricas salariais derivadas 9 Capítulo 5: Avaliação de ausências 9 Lição: Configuração da avaliação de ausências 9 Lição: Atribuição de classes de contagem 9 Lição: Administração de regras de dia 11 Capítulo 6: Seleção de rubricas salariais de tempo 11 Lição: Administração de rubricas salariais de tempo 11 Lição: Configuração de seleção de rubricas salariais de tempo utilizando regras 11 Lição: Definição de regras de geração de rubricas salariais © Direitos autorais .

Todos os direitos reservados. 13 Capítulo 7: Fatoração das folhas de pagamento 13 Lição: Configuração de fatores do cálculo das folhas de pagamento 13 Lição: Configuração de regras de cálculo para pessoal para cálculo alíquota 13 Lição: Identificação dos elementos de contabilidade de custos 15 Capítulo 8: Rubricas salariais de acumulação 15 Lição: Esboço de rubricas salariais de acumulação e armazenamento 17 Capítulo 9: Cálculo retroativo 17 Lição: Identificação de diferenças de cálculo retroativo 19 Capítulo Processamento de médias 10: 19 Lição: Criação de bases para cálculo da média 19 Lição: Configuração de regras para cálculo da média viii © Direitos autorais . .

Todos os direitos reservados. ix .Síntese do curso PÚBLICO-ALVO Este curso destina-se aos seguintes públicos: ● Consultor de aplicação ● Superusuário/usuário-chave/usuário avançado ● Consultor de dados ● Suporte TI © Direitos autorais .

. Todos os direitos reservados.x © Direitos autorais .

1 . você estará apto a: ● Copiar um esquema incluindo funções e regras de cálculo de pessoal © Direitos autorais . você estará apto a: ● Processar o cálculo das folhas de pagamento para um novo empregado Lição 2: Identificação de conceitos do cálculo das folhas de pagamento da SAP Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. Todos os direitos reservados.CAPÍTULO 1 Fundamentos do cálculo das folhas de pagamento Lição 1: Processamento do cálculo das folhas de pagamento Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. você estará apto a: ● Identificação dos conceitos do cálculo das folhas de pagamento da SAP Lição 3: Cópia de esquemas Objetivos da lição Após a conclusão desta lição.

.Capítulo 1: Fundamentos do cálculo das folhas de pagamento 2 © Direitos autorais . Todos os direitos reservados.

você estará apto a: ● Utilizar regras de cálculo para pessoal para processar diversas tabelas de cálculo das folhas de pagamento.CAPÍTULO 2 Regras de cálculo de pessoal Lição 1: Identificação de regras de cálculo de pessoal Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. Todos os direitos reservados. você estará apto a: ● Criar uma regra de cálculo para pessoal específica do cliente © Direitos autorais . você estará apto a: ● Agrupar empregados para processamento do cálculo das folhas de pagamento Lição 2: Processamento de tabelas internas de cálculo das folhas de pagamento Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. 3 . Lição 3: Criação de regras de cálculo para pessoal Objetivos da lição Após a conclusão desta lição.

Capítulo 2: Regras de cálculo de pessoal 4 © Direitos autorais . Todos os direitos reservados. .

você estará apto a: ● Exibição de atributos do esquema de inicialização do cálculo das folhas de pagamento Lição 2: Identificação dos dados mestre de empregados em tabelas internas de cálculo das folhas de pagamento Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. 5 .CAPÍTULO 3 Inicialização do cálculo das folhas de pagamento Lição 1: Identificação de atributos do esquema de inicialização do cálculo das folhas de pagamento Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. você estará apto a: ● Identificar dados mestre de empregados importados para tabelas internas ● Identificar os atributos da tabela centro de trabalho/remuneração base (WPBP) preenchida durante a execução do cálculo das folhas de pagamento © Direitos autorais . Todos os direitos reservados.

Capítulo 3: Inicialização do cálculo das folhas de pagamento 6 © Direitos autorais . Todos os direitos reservados. .

você estará apto a: ● Interpretar regras e modificadores que controlam o acesso a tabelas de cálculo de folhas de pagamento Lição 2: Configuração de bases de avaliação constante Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. Todos os direitos reservados.CAPÍTULO 4 Avaliação de rubricas salariais Lição 1: Interpretação das regras de processamento do cálculo das folhas de pagamento Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. você estará apto a: ● Criar bases de avaliação relativas ao empregado utilizando a taxa horária pessoal de empregados Lição 4: Criação de rubricas salariais derivadas Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. você estará apto a: ● Criar rubricas salariais derivadas para processar remuneração adicional © Direitos autorais . 7 . você estará apto a: ● Configurar uma base de avaliação constante Lição 3: Criação de bases de valorização relativas ao empregado Objetivos da lição Após a conclusão desta lição.

Todos os direitos reservados. .Capítulo 4: Avaliação de rubricas salariais 8 © Direitos autorais .

9 . Todos os direitos reservados. você estará apto a: ● Configurar um agrupamento de avaliação de ausências Lição 2: Atribuição de classes de contagem Objetivos da lição Após a conclusão desta lição.CAPÍTULO 5 Avaliação de ausências Lição 1: Configuração da avaliação de ausências Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. você estará apto a: ● Criar regras de dia que impactem os cálculos das folhas de pagamento ● Criar uma ausência para um empregado © Direitos autorais . você estará apto a: ● Atribuir uma classe de contagem para contar ausências de empregados Lição 3: Administração de regras de dia Objetivos da lição Após a conclusão desta lição.

Capítulo 5: Avaliação de ausências 10 © Direitos autorais . Todos os direitos reservados. .

CAPÍTULO 6 Seleção de rubricas salariais de tempo Lição 1: Administração de rubricas salariais de tempo Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. você estará apto a: ● Definir regras de geração de rubricas salariais © Direitos autorais . 11 . Todos os direitos reservados. você estará apto a: ● Utilizar regras de seleção de rubricas salariais de tempo Lição 3: Definição de regras de geração de rubricas salariais Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. você estará apto a: ● Identificar os tipos de rubricas salariais usados durante o processamento do cálculo das folhas de pagamento Lição 2: Configuração de seleção de rubricas salariais de tempo utilizando regras Objetivos da lição Após a conclusão desta lição.

Todos os direitos reservados.Capítulo 6: Seleção de rubricas salariais de tempo 12 © Direitos autorais . .

você estará apto a: ● Identifique onde buscar os parâmetros de períodos parciais em um log de folhas de pagamento Lição 2: Configuração de regras de cálculo para pessoal para cálculo alíquota Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. você estará apto a: ● Configurar o cálculo da remuneração utilizando regras de cálculo para pessoal e fatores para períodos parciais Lição 3: Identificação dos elementos de contabilidade de custos Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. 13 . você estará apto a: ● Identificar elementos de remuneração distribuídos por rubricas salariais secundárias na contabilidade de custos © Direitos autorais .CAPÍTULO 7 Fatoração das folhas de pagamento Lição 1: Configuração de fatores do cálculo das folhas de pagamento Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. Todos os direitos reservados.

. Todos os direitos reservados.Capítulo 7: Fatoração das folhas de pagamento 14 © Direitos autorais .

Todos os direitos reservados. você estará apto a: ● Determinar como buscar rubricas salariais de acumulação com base nos dados mestre ● Atualização de rubricas salariais de acumulação © Direitos autorais . 15 .CAPÍTULO 8 Rubricas salariais de acumulação Lição 1: Esboço de rubricas salariais de acumulação e armazenamento Objetivos da lição Após a conclusão desta lição.

Todos os direitos reservados. .Capítulo 8: Rubricas salariais de acumulação 16 © Direitos autorais .

você estará apto a: ● Identificar diferenças de cálculo retroativo © Direitos autorais . 17 . Todos os direitos reservados.CAPÍTULO 9 Cálculo retroativo Lição 1: Identificação de diferenças de cálculo retroativo Objetivos da lição Após a conclusão desta lição.

Capítulo 9: Cálculo retroativo 18 © Direitos autorais . . Todos os direitos reservados.

você estará apto a: ● Definição de regras de remuneração dos empregados ● Ajuste de cálculos de folhas de pagamento usando médias © Direitos autorais . você estará apto a: ● Criar um cálculo de base médio Lição 2: Configuração de regras para cálculo da média Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. 19 .CAPÍTULO 10 Processamento de médias Lição 1: Criação de bases para cálculo da média Objetivos da lição Após a conclusão desta lição. Todos os direitos reservados.