You are on page 1of 5

CHECK LIST Comentado – Caixa Econômica Federal

Apresentar cópias legíveis dos documentos, de todos os clientes, mesmo que não possuam renda.

Documento de identidade e CPF
Apresentar a Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto. O documento apresentado deve estar
dentro do prazo de validade.
Evitar utilização de documentos com vencimento próximo, observando principalmente quando o cliente
apresentar a CNH, CREA ou outros documentos de identificação funcional.
Clientes que mudaram o nome, por exemplo, em função de casamento/separação não é obrigatório que o
documento de identidade esteja atualizado, mas é obrigatório que a atualização já tenha sido feita junto à Receita
Federal.
A consulta do nome atualizado pode ser feita no link abaixo:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=2

Documentos de Identidade aceitos:

 Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública dos Estados;
 Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que
tenha fé pública reconhecida por Decreto;
 Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo;
 Identidade Militar expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares (Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar)
para seus membros ou dependentes;
 Passaporte brasileiro;
 Registro de Identidade Civil – RIC.

CPF: Só é apresentado em separado se não constar no documento oficial com foto.
O CPF deve estar regular perante a Receita Federal.
A consulta da regularidade do CPF poderá ser feita através do link abaixo:
http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp

Pesquisas Cadastrais SPC/Serasa e Caixa Aqui

A consulta ao SPC/SERASA/CAIXA Aqui devem estar com o resultado “Nada Consta”.
Para avaliação SICAQ não é permitida a liberação de restrição cadastral somente com a apresentação do
comprovante de pagamento.

Carteira de Trabalho
Apresentação obrigatória para todos os proponentes que possuírem a CTPS assinada.

Apresentar as cópias das páginas referentes a:
 Qualificação civil (frente e verso);
 Todos os contratos de trabalho existentes (mais a página subsequente em branco);
 Anotações Gerais somente se na página dos contratos estiver VIDE ou VER anotações gerais;
 Alterações salariais SOMENTE se a apuração da renda for feita pela CTPS.

Observação: No cálculo do tempo de opção do FGTS, considerar somente os Contratos com regime Celetista. Nos
casos de empregador pessoa física é necessário enviar o extrato do FGTS mostrando que possui pelo menos 36 meses
de trabalho sob o regime do FGTS (Exemplo: Empregada Doméstica).

Equipe da Análise de Crédito – 15 de maio de 2014 Página 1 de 5

fazenda.  Solteiro: Certidão de nascimento (Opcional).  Documento com rasuras.5% da taxa de juros no caso de não ter contrato ativo. o cliente deverá apresentar Declaração do Imposto de Renda completa mais Recibo de Entrega. O extrato do FGTS também poderá ser solicitado para constatar o vínculo do cliente com a atividade e os rendimentos auferidos.  Documento com problemas na impressão. referente ao último exercício.  Valores de renda e descontos legais incompatíveis.app/index. Clientes que não declaram IRPF deverão apresentar a consulta atual da Situação das Declarações IRPF. Extrato do FGTS Obrigatório para utilização do FGTS como parte do pagamento ou para comprovar o direito ao redutor de 0. Declaração de Imposto Renda Para utilização dos recursos da Carta de Crédito FGTS ou do FGTS como parte do pagamento. separação de bens).  Quando constar na Sentença Judicial ou Escritura Pública de Separação/ Divórcio que há bens a partilhar. ter contrato de trabalho ativo ou saldo em conta do FGTS. A comprovação é feita através de cópia da Carteira de Trabalho e/ou extratos das contas vinculadas de FGTS emitidos pela Caixa Econômica Federal. se declarar. com data do casamento a partir de 26/12/1977.receita. o Formal de Partilha será solicitado.5% NA TAXA DE JUROS Comprovar mínimo de três anos sob o regime do FGTS. ***A comprovação dos 36 meses de trabalho sob o regime do FGTS pode ser feita também pelos extratos do FGTS desde que conste a data de entrada e saída das empresas. No caso de Declaração Retificadora observar a data de entrega à Receita Federal.  Viúvo: certidão de casamento e certidão de óbito. parcial. Atenção: Declaração de união estável não é comprovante de estado civil. a exemplo:  Impressão em formulário obtido de papelarias (documento verde). Declaração Retificadora entregue após o prazo regulamentar (30/04) deverá estar acompanhada das Declarações anteriores (referentes ao último exercício). No caso de contrato atual verificar o vinculo empregatício pelo último depósito efetuado. A consulta é feita no seguinte link: http://www. Equipe da Análise de Crédito – 15 de maio de 2014 Página 2 de 5 .  Separado/Divorciado: averbação na certidão de casamento. PARA TER DIREITO AO BENEFÍCIO DE 0.gov. o Pacto Antenupcial. se for o caso: Para o regime de Comunhão Universal de Bens ou Separação Total de Bens . nos casos em que houver dúvida em relação à autenticidade do contracheque e à veracidade e coerência das informações nele apresentadas. Pacto Antenupcial. deve ser apresentado juntamente com a Certidão de Casamento.asp Prova de Estado Civil Apresentar documento oficial de comprovação de estado civil atual conforme abaixo:  Casado: certidão de casamento (comunhão total. Observações importantes:  Para avaliação SICAQ é obrigatória a averbação da separação ou divórcio na certidão de casamento. ou averbação do óbito na própria certidão de casamento.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.

No comprovante de endereço devem constar.Procedimento para registrar no Cartório de Imóveis: Solicitar a Certidão de Casamento atualizada juntamente com a Escritura de Pacto Antenupcial no Cartório de Registro Civil em que foi realizado o casamento e registrar no Cartório de Registro de Imóveis da região onde reside ou da região do empreendimento que estiver adquirindo. energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel. energia elétrica.  Demonstrativo/comunicado do INSS ou da Receita Federal do Brasil. acompanhada de um dos comprovantes de conta de água. tios.  Declaração da organização militar.  CEP. as informações de:  Logradouro (Rua e número).  Conta de internet banda larga fixa (residencial)/ TV por assinatura.  Fatura de cartão de crédito. São aceitos os seguintes comprovantes de residência:  Boleto bancário de condomínio/ financiamento habitacional/ mensalidade de plano de saúde / mensalidade escolar/ financiamento de veículos. A cópia do documento deve ser frente e verso. Corrente ou Poupança.  Bairro. sendo vedada a utilização de CEP genérico (Ex: 99. com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório ou por empregado CAIXA.000-000 ou 99. irmãos ou do responsável legal. acompanhado de um dos comprovantes de conta de água. gás. O CEP informado pode ser consultado na página dos Correios na internet www.correios.  Unidade da Federação.com. Deve-se contar a partir da data de emissão e não a data de vencimento do comprovante. filhos.999-999).  Contrato de aluguel em vigor.  Contracheque emitido por órgão público. em papel timbrado.br. energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.  Extrato do FGTS. Exceção: Como exceção à regra acima podem ser aceitos comprovantes emitidos em nome do cônjuge.  Extrato/ demonstrativo bancário de empréstimo/aplicação financeira em outra conta.  Guia/ carnê do IPTU ou IPVA.  Escritura ou Certidão de Ônus do imóvel.  Cidade. Comprovante de Residência Apresentar documento emitido dentro dos últimos 60 dias. avós. Ficha de Cadastro Simplificada Equipe da Análise de Crédito – 15 de maio de 2014 Página 3 de 5 .  Infração de trânsito.  DIRPF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física). obrigatoriamente.  Extrato/demonstrativo bancário de movimentação em outra conta.  Contas de água. no caso Cliente residente em unidade militar. exceto para os municípios/bairros que possuam somente um CEP geral. gás. pais. com firma reconhecida em cartório e no caso de proprietário pessoa jurídica.  Declaração do proprietário do imóvel confirmando a residência do Cliente. gás ou telefone (fixo ou móvel).

 Em algum dos meses a movimentação ficou restrita a apenas um saque ou depósito. Informações sobre extrato bancário na apuração de renda informal:  Os extratos apresentados são de meses consecutivos e o último mês deve ser de até dois meses anteriores ao mês corrente da avaliação.  Não são aceitos extratos nas seguintes situações:  Não houve movimentação por um período igual ou maior que 30 dias nos últimos 3 meses. as informações cadastrais do empregado. Observações importantes Casos que impossibilitam rodar a avaliação de Risco do cliente pelo SICAQ: Proponentes/participantes e cônjuges.  O período mínimo exigido de movimentação bancária é de 03 meses. valor da renda informal e data de início da atividade. mesmo com comprovante de emancipação. Nos casos de contracheque/holerite deve conter no documento a renda bruta e a renda líquida do proponente. no máximo. os rendimentos a que tem direito e os descontos. Comprovação de Renda Renda Formal: Os comprovantes de renda devem ser de. *** As despesas contribuem para avaliação do cliente. Equipe da Análise de Crédito – 15 de maio de 2014 Página 4 de 5 . Renda Informal: Apresentar declaração do cliente contendo nome. Caso não conste. o mês de referência do pagamento. Compromissos financeiros Devem ser informados na Ficha Cadastro Simplificada. se houver:  Com idade entre 16 e 18 anos incompletos. atividade (não pode ser AUTÔNOMO). Deve apresentar a identificação da fonte pagadora. Deve ser preenchida uma ficha para cada um dos proponentes mesmo que um deles não possua renda. financiamentos diversos. deve ser encaminhado o máximo de despesas que o cliente possa comprovar.  Não são aceitos extratos de conta poupança. Portanto. Caso seja apresentado pró-labore (no caso de sócios e dirigentes de empresas) o documento deve ser do último mês anterior à avaliação.  Apuração da renda por despesas: Apresentar despesas do último mês exclusivamente em nome do proponente. É considerada a renda bruta do último contracheque. se houver. devem apresentar o documento que informa a quantidade de prestações a vencer.  Representados por tutela ou curatela. solicitar que a empresa bata o carimbo do CNPJ no contra cheque do empregado. com o respectivo comprovante de pagamento. ***É obrigatório que o CNPJ da empresa conste no contra cheque do empregado. Nenhum item poderá ser incluído ou excluído do valor total. dois meses anteriores à avaliação.  Apuração da renda por movimentação bancária: é feita através da média dos últimos 90 dias. consórcios). Clientes com compromissos financeiros contratados (empréstimos.

 Que apresentem comprovantes de renda escritos em idioma estrangeiro. Representados por inventariante.  Cujo somatório dos prazos de construção.  Que apresentem Carta de Consórcio para aquisição de imóvel.Portabilidade. mesmo que acompanhados de tradução oficial. amortização e idade do proponente mais idoso ultrapasse 80 anos e 6 meses. Equipe da Análise de Crédito – 15 de maio de 2014 Página 5 de 5 .  Estrangeiros.  Que apresentem determinação ou alvará judicial para aquisição do imóvel.  Que figure como participante do próprio financiamento habitacional.  Que forem utilizar exclusivamente os recursos da Conta Vinculada do FGTS para pagamento do preço total do imóvel . que pretenda trazer o seu financiamento habitacional de outra instituição financeira para a CAIXA . mesmo com comprovantes de visto permanente no País. se for o caso.  Que tenham endereço residencial ou comercial no exterior. ou seja.  Analfabetos e deficientes visuais.

Related Interests