Rede EaD SENAC/RS Especialização em Educação a Distância Módulo 4 Processo de Planejamento e Produção de Cursos em EaD Profa. Msc.

Daiane Grassi Paula Ugalde dos Santos

RS, Brasil, 2010

1

Nome da Rádio: Rádio ECC Redatora: Paula Ugalde dos Santos Retranca: Uso Rádio na Educação Programa: “Educaradio” Tempo: (2m”)

Data: 12/06/2010 Horário: 14h Fonte: Especialização EaD, SENAC/RS e Web Validade: 12/06/2010

Programa veiculado no período de: 17/05 a 27/08 de 2010 TEC (24”) Vinheta de (!) ... abertura (6”) BG (18”) Desce som (40”) “Fé na vida, fé no homem, fé no que virá Vamos lá fazer o que será.” (Trecho de Semente do Amanhã, Gonzaguinha) LOCUTOR: (!) Olá ouvintes da “Rádio E C C”! (!) Com vocês João da Luz, em mais um “Educarádio”! LOC

Sobe som 3’ Nós podemos tudo, nós podemos mais

(!) Nosso boa tarde especial, a convidada de hoje, pesquisadora do Projeto “Educaradio ponto com”, a Especialista em Educação a Distância, E a D, Professora Paula Ugalde.

Lembramos que a professora estará com vocês após o programa, no chat de nosso Site (saiti). Acesse w w w ponto rádio E C C ponto com. Repetindo w w w ponto rádio E C C ponto com.

(?) Professora, o que é o Projeto “Educaradio ponto com”?

Especialização em EaD, T13, Mod 4, Un 2 Planejamento e Desenho de Cursos em EaD, Profa. Msc. Daiane Grassi, SENAC/RS, Paula Ugalde, 2010

2

TEC (27”)

LOC PAULA: (!) Olá João e ouvintes da Rádio E C C! Agradeço a oportunidade de divulgar o Projeto Educaradio ponto com.

O projeto é uma ação colaborativa de livres docentes, egressos do SENAC/RS que, sob orientação da instituição, facilitam o aprendizado do uso educativo do rádio nas escolas públicas da Educação Básica e do Ensino Médio. (4”) (10”) (5”) Vinheta da rádio (5”) (23”) LOCUTOR: Sabemos que o projeto já implantado otimiza a construção do conhecimento com a exploração das potencialidades pedagógicas do rádio. Que os alunos aprendem através de novas linguagens, trabalhando em equipe, realizando pesquisas, leituras, exercendo a criatividade e o protagonismo. LOCUTOR: (?) E qual a abrangência do Projeto Educaradio ponto com? PAULA: O projeto beneficia diretamente a 34 docentes e aproximadamente 16 mil alunos, de 200 escolas do País. LOCUTOR: (!) Após o intervalo, vamos conhecer os primeiros resultados do projeto.

(?) Quais os principais resultados já alcançados professora? (38”) PAULA: Sim, o projeto facilita aos alunos várias aprendizagens e com sentido de responsabilidade social, de ética e de cidadania.

A nível macro, comprova que o rádio pode contribuir para a democratização da Educação, com programas produzidos com foco pedagógico.

Também a inovação metodológica que favorece a resignificação da escola, da aprendizagem, das relações, a participação ativa dos alunos e a horizontalidade das relações professor-aluno.

Destacamos ainda a colaboração das empresas que cedem parte de seus espaços.

Especialização em EaD, T13, Mod 4, Un 2 Planejamento e Desenho de Cursos em EaD, Profa. Msc. Daiane Grassi, SENAC/RS, Paula Ugalde, 2010

3

TEC (6”)

LOC LOCUTOR: (!) Agradecemos a Professora Paula pela participação! (?) Gostaria de dizer algumas palavras finais professora?

(51”)

PAULA: Bem, primeiro aproveito para convidar os ouvintes a visitarem nosso Site (saiti) no w w w ponto educaradio ponto com, para conhecerem os diferentes projetos e ouvirem os podcasts arquivados. (!) Educar efetivamente e a todos é um dos grandes desafios atuais! O rádio tem grande alcance e pode contribuir para inovarmos, potencializando aprendizagens em novos estilos, formatos e linguagens, em meio a diversidade. (!) Como educadores, quanto mais dominarmos seu uso pedagógico, mais preparados estaremos para dar nossa chancela para a transformação social! (!) Em nome da equipe do Educaradio ponto com deixo nosso carinhoso abraço a todos!

(4”) (20”)

LOCUTOR: (! e ?) É isso aí! Visitem o Site (saiti) ? PAULA: w w w ponto educaradio ponto com LOCUTOR: Bem, depois desta entrevista percebemos que o rádio pode figurar como proposta educacional, com professores mediando o processo. E para falar com a professora convidada agora acessem w w w ponto rádio E C C ponto com. Forte abraço do João da Luz e até a próxima!

BGs (18”) Sobe som 3’ Desce som

(Encerramento do programa)

Especialização em EaD, T13, Mod 4, Un 2 Planejamento e Desenho de Cursos em EaD, Profa. Msc. Daiane Grassi, SENAC/RS, Paula Ugalde, 2010

4

Referências ALMEIDA, Ozanir Silva. Gestão de Sistemas Educomunicativos para uso do Rádio na Educação. CORRÊA, Juliani. Mídias e tecnologias da informação na educação. FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS. Manual de Radiojornalismo. Produzido pelos professores de radiojornalismo. Maio/Ago 2002. KENSKI, Vani Moreira. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Revista E-Curriculum. http://www.pucsp.br MANDAJI, Mônica. Construção do Roteiro - O Texto para o Rádio. SENAC/RS. SENAC/RS. Especialização em EaD. Mod 4. Processo de Planejamento e Produção de Cursos em Educação a Distância.Un 2. Sem 1. Uso do Rádio em EaD. ____. Nas Ondas do Rádio. SOUZA, Mathias Gonzales. Limites e Possibilidades do Rádio na Educação a Distância. MEC. SED. Rádio Escola. DF, [s.d.]

Links
___________________________________________________________________________

http://www.radios.com.br/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Rádio_Web http://pt.wikipedia.org/wiki/Rádio_escolar http://www.eparque.com/radio.php# http://caicmariano.podomatic.com/ http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9612.htm http://portal.mec.gov.br/seed/index.php? option=content&task=view&id=155&Itmid=292 http://www.tvcultura.com.br/radiofm/ http://www.radioplay.com.br

Especialização em EaD, T13, Mod 4, Un 2 Planejamento e Desenho de Cursos em EaD, Profa. Msc. Daiane Grassi, SENAC/RS, Paula Ugalde, 2010

Master your semester with Scribd & The New York Times

Special offer for students: Only $4.99/month.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Cancel anytime.