You are on page 1of 27

Jornadas Técnicas da Amêndoa

TEMA: SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA
Augusto Ventura Assunção – engenheiro agrónomo
Técnico da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte - DRAPN
Divisão de Apoio ao Setor Agroalimentar
Quinta de S. José – S. Pedro de Merelim – 4700-859 Braga
tel: 253 206 400 fax: 253 206 401
email: augusto.assuncao@drapn.mamaot.pt

Alfandega da Fé, 23 de Maio de 2014

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA

ESTRATÉGIA DE ADAPTAÇÃO DA AGRICULTURA E
DAS FLORESTAS ÀS ALTERAÇÔES CLIMÁTICAS –
PORTUGAL CONTINENTAL – Abril 2013 (GPP)

cenários de evolução climática para Portugal
… condições progressivamente mais desfavoráveis para a
actividade agrícola e florestal, …

… redução da precipitação e aumento da temperatura …

… entre outras, é mencionada como espécie e cultivares
potencialmente mais adaptada às alterações climáticas e com
interesse económico (…, amendoeira, … ).

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA O NOSSO AMENDOAL .

EIXO REVESTIDO ou OUTRA) PODA .SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA QUESTÕES QUE SE COLOCAM À CONDUÇÃO DO AMENDOAL: VARIEDADES DENSIDADE (COMPASSO) COLHEITA (MANUAL / MECANIZADA) CONDUÇÃO (VASO.

-AUTOESTÉREIS (NECESSITAM DE UMA OU MAIS VARIEDADES POLINIZADORAS) EXEMPLOS: MASBOVERA. GLORIETA. -TRADICIONAIS/REGIONAIS EXEMPLOS: PARADA. TUONO. etc. TUONO. VERDEAL. etc. etc. MONCAYO. GLORIETA. -FLORAÇÃO TARDIA EXEMPLOS: FERRAGNÉS. GENCO. FRANCOLÌ. FRANCOLÌ. CASANOVA. etc. .SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA QUE VARIEDADES ESCOLHER (CASCA DURA/SEMI-DURA)? -AUTOFÉRTEIS EXEMPLOS: LAURANNE.

etc. . etc.SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA QUE DENSIDADE (COMPASSO)? . 6 m x 4 m. etc.Compasso em quincôncio EXEMPLO: 6m x 6 m x 6m. .Compasso em quadrado EXEMPLOS: 5 m x 5 m.Compasso em rectângulo EXEMPLOS: 6 m x 5 m. . 6 m x 6 m.

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA COLHEITA (MANUAL / MECANIZADA) .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA CONDUÇÃO (VASO) Projecção horizontal .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA CONDUÇÃO (VASO) ESQUEMA DE EXECUÇÃO Plantação Poda 1º ano Poda 2º ano Vaso formado .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA CONDUÇÃO (VASO) .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA CONDUÇÃO (EIXO REVESTIDO) .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA CONDUÇÃO (EIXO REVESTIDO) ESQUEMA DE EXECUÇÃO Plantação Poda 1º ano Poda 2º ano Eixo formado .

RAMALHETES DE MAIO.SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA PODA A PODA TEM POR OBJECTIVO ASSEGURAR O EQUILÍBRIO ENTRE O VIGOR VEGETATIVO (HÁBITOS DE FRUTIFICAÇÃO) E A PRODUTIVIDADE. ORGÃOS DE FRUTIFICAÇÃO DA AMENDOEIRA . O CONHECIMENTO DOS HÁBITOS DE FRUTIFICAÇÃO DA ESPÉCIE /CULTIVARES. O MAIS COMUM . TORNA A OPERAÇÃO SIMPLES E ECONÓMICA.

RAMOS MISTOS .SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA PODA ORGÃOS DE FRUTIFICAÇÃO DA AMENDOEIRA .

COMPRIMENTO ENTRE 5 CM A 30 CM E DE CURTA DURAÇÃO .“CHIFONA”.SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA PODA ORGÃOS DE FRUTIFICAÇÃO DA AMENDOEIRA .

PODA DE FRUTIFICAÇÃO.SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA PODA TIPOS DE PODA . . VERÃO E OUTONO. DURAÇÃO DE 3 A 4 ANOS. com eliminação dos frutos que possam vingar. . PODA DE RENOVAÇÃO. . PODA DE FORMAÇÃO. ASSOCIADA AO ESTABELECIMENTO DE ORGÃOS PRODUTIVOS E SUA MANUTENÇÃO. ASSOCIADA ÀS INTERVENÇÕES REALIZADAS NA PRIMAVERA. ASSOCIADA À ELIMINAÇÃO DE PARTES DA PLANTA ENVELHECIDAS TENDO EM VISTA A SUA RECONSTITUIÇÃ POR NOVA REBENTAÇÃO. PODA EM VERDE. ASSOCIADA ÀS FORMAS DE CONDUÇÃO DAS PLANTAS. .

DEZEMBRO E JANEIRO). . REALIZADA NA PRIMAVERA (MAIO E JUNHO). . PODA EM SECO. PODA EM VERDE.SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA PODA ÉPOCAS DE PODA . ASSOCIADA À ÉPOCA DO ANO QUE AS PLANTAS NÃO POSSUEM FOLHAS (NOVEMBRO. VERÃO (JULHO E AGOSTO) E OUTONO (ATÉ AO INÍCIO DA QUEDA DA FOLHA).

. SUPRESSÃO DA EXTREMIDADE DOS LANÇAMENTOS NO ESTADO HERBÁCEO (MAIO E JUNHO).SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA PODA OPERAÇÕES COMPLEMENTARES DA PODA . PINCEMENT.

REDUZEM O VIGOR DO LANÇAMENTO. INCISÕES TRANSVERSAIS NO TRONCO. . PERNADAS E RAMOS REALIZADAS ACIMA DO GOMO (A). (A) (B) . REALIZADAS ABAIXO DO GOMO (B).SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA PODA OPERAÇÕES COMPLEMENTARES DA PODA . ESTIMULAM A REBENTAÇÃO DO GOMO.

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA ALGUMAS IMAGENS .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA ALGUMAS IMAGENS .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA ALGUMAS IMAGENS .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA .

ADOPTAR O SISTEMA DE CONDUÇÃO MAIS ADEQUADO. . ACÇÕES DE FORMAÇÃO PARA PRODUTORES/PODADORES. PODAR A SEGUIR À COLHEITA. . MELHORIA DA CICATRIZAÇÃO DOS CORTES E PREVENÇÃO DA GOMOSE. . EFECTUAR PODAS ANUAIS. SER CONHECEDOR DOS HÁBITOS DE FRUTIFICAÇÃO DA AMENDOEIRA. . DAR PREFERÊNCIA À PODA EM VERDE. .SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA ALGUNS CONSELHOS . .

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA FIM DA APRESENTAÇÃO PRESENTES 2 OBRIGADO POR ESTAREM PRESENTES POR” .