You are on page 1of 2

2012

SI-03

SUPREMA INSTRUÇÃO – 03

ESTANDARTE

A Comissão de Ritual e Liturgia do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, no cumprimento de seus deveres e com a aprovação do Grande Mestre instrui a todos que:

1. O estandarte é um item opcional para os Capítulos ou associações filiadas. Mesmo assim, os que usam têm nele sua identidade;

2. O estandarte poderá se confeccionado com qualquer material, mas deve conter:

a) O nome do Supremo Conselho;

b) O nome do Grande Conselho ao qual está vinculado;

c) O nome e o número do Capítulo ou associação filiada;

d) O Brasão ou Símbolo do Capítulo ou associação filiada;

e) O(s) nome(s) da(s) cidade(s) sede(s);

3. Os Capítulos e associações filiadas deverão primar pela sobriedade e pelo simbolismo, mesmo que simples para que o estandarte tenha sentido, mas que este não se perca por excesso de informações;

4. Quando presente na Sala Capitular, Priorado, entre outros, o estandarte deve ser posto num mastro do lado esquerdo do Presidente dos trabalhos (Mestre Conselheiro, Ilustre Comendador Cavaleiro, Mestre Escudeiro etc) conforme estabelece os diagramas de arrumação das salas de reuniões nos Rituais de Trabalhos Secretos e no Monitor de Cerimônias Especiais.

5. O modelo do estandarte deverá ser enviado ao Grande Conselho Estadual ao qual o Capítulo ou associação filiada faz parte para verificar se não há irregularidades quanto ao uso da marca DeMolay e para aprovação.

6. O estandarte poderá ser usado como representação da instituição em desfiles cívicos, congressos, visitas a outras instituições e outras ocasiões semelhantes.

7. Mesmo com o estandarte presente, a bandeira nacional ainda tem o papel de destaque, cabendo-lhe todas as honras que são asseguradas pelo decreto-lei 5.700/71.

8. Estes padrões aplicam-se aos Estandartes feitos após a data de publicação desta SI. As instituições que já os possuem confeccionados, mas não seguem o padrão desta SI, poderão mantê-los e se adequarão quando renovarem ou refizerem seus estandartes.

Certos de que este tema está bem alinhado com todos, contamos com o cumprimento fiel de todos os envolvidos para que possamos ter uma prática uniforme do trabalho de Ritual.

Brasília, 27 de Novembro de 2012.