You are on page 1of 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: ENGENHARIA CIVIL – TURMA 7B

DISCIPLINA: ARQUITETURA E URBANISMO II

PROFESSOR: MARCELO FERREIRA RODRIGUES

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO

FERNANDO GUTHIERRY

HIGOR LUCAS DE OLIVEIRA PAOLO

PATOS DE MINAS

2017

FERNANDO GUTHIERRY

HIGOR LUCAS DE OLIVEIRA PAOLO

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação

na disciplina Arquitetura e Urbanismo II do curso de

Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de

Minas, sob orientação do professor Marcelo.

Ferreira Rodrigues.

PATOS DE MINAS

2017

..................................................................................... 9 Figura 17 ..............................................................................................................................Poste de energia elétrica perto do lote .......................... 1 Figura 2 .................................................. 10 Figura 19 .......... 5 Figura 9 ....................................................................Figura 1 ............ 15 Figura 20 ......................................................................................................... 16 .................................................................................................................................................................Bueiro próximo ao lote ............Área entorno demarcada ............................................................................... 8 Figura 14 ................Lote escolhido para construção ............................... Amélia Pereira de Andrade Barcelos..................................Ponto de ônibus .............................Localização do lote ...........................................................Rua Valdemar Sousa Melo ................................Projeto de curvas de níveis ............ 16 Figura 22 ............................................................................................ 2 Figura 3 ...................................Representação do Lote ....................... Erival Albino de Oliveira .......................................................................... 9 Figura 16 -Ocupação do entorno ........................................Fachada similar ..........................................Poço de esgoto sanitário ............... 4 Figura 7 .............. 6 Figura 11 .....................................Fórum ... 2 Figura 4 .................................................UBS Dr.............................. 8 Figura 15 .....................Posto de Saúde Dr................... 4 Figura 6 .....................................Área de lazer com churrasqueira similar .................. 6 Figura 10 ..............................................Área social ........................................................................................... 5 Figura 8 .. 7 Figura 13 ......................................................... 3 Figura 5 .....................................................................Modelo de projeto similar.................................................................Escola Municipal Prefeito Jacques Correa da Costa .......................Itinerário rota 5 ............ 15 Figura 21 ..... 7 Figura 12 ............................Bueiro próximo ao lote .......................

........................................Informações do prédio ........................................ 13 Tabela 6 ............... 17 ....................................... 13 Tabela 5 ........................Informações do prédio ............................................................Índice de tabelas Tabela 1 ......................... 12 Tabela 4 .............Informações sobre o Lote .....Informações do prédio .......... 14 Tabela 7 ...Parâmetro a ser utilizado ........................... 12 Tabela 3 ....Parâmetros Urbanísticos ................................................................................................ 11 Tabela 2 ...........Programa de necessidades ......................................................................................................................................................................................................................................................

........ 11 3 AVALIAÇÃO PRÉVIA DO EMPREENDIMENTO .................................7 LEVANTAMENTO DAS DEMAIS CONDICIONANTES REFERENTES AO TEMA QUE AFETARÁ O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ......... 17 5........................................................................................................... 11 4 CONSTRUÇÕES SIMILARES .................................................................................................5 OCUPAÇÃO DOENTORNO............. 4 2.. 2 2............ 17 5...............................3 LEVANTAMENTO DE INFRAESTRUTURA ..................................4 SERVIÇOSURBANOS ..........................................................................................................................................................................................6 LEVANTAMENTO DA LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA E O ENQUADRAMENTO DA ÁREA ................1 LEVANTAMENTO PLANOALTIMÉTRICO ..................................2 ESTUDO GEOTÉCNICO ..............................................2 QUANTITATIVO........................................................... 6 2............................................................ 1 2 LEVANTAMENTO DE DADOS ................................................................................................ 3 2................................... 8 2................................1 QUALITATIVO ...................................... 10 2........... 14 5 PROGRAMA DE NECESSIDADES .................................................Sumário 1 APRESENTAÇÃO E DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO .. 2 2............................................................................................................. 17 ..................................

Além disso. O zoneamento em que este se enquadrara é zona de adensamento 2. possuirá uma cobertura destinada a todos os moradores que serão compostos por uma área social de lazer com churrascaria. na quadra 19. esquina com a Rua Osvando Amaro Teixeira. no lote 27 situado na Rua Valdemar de Souza Melo. O mesmo também será construído de estacionamento subterrâneo e no pilotis contando com duas vagas de garagem por apartamento. 1 1 APRESENTAÇÃO E DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO Será construído um edifício residencial multifamiliar destinado a famílias de classe média.Localização do lote Fonte: Google Mapas . e o objetivo de cada apartamento e atender famílias de 3 a 5 pessoas. O prédio contara com 4 pavimentos sendo 2 apartamentos para cada pavimento. O residencial será localizado na cidade de patos de minas MG no bairro Laranjeiras. Esse edifício terá em sua estrutura de circulação vertical e utilização de escada. Figura 1 . salão de festas e sala de jogos.

Figura 3 . .Lote escolhido para construção Fonte: Dados dos autores 2 LEVANTAMENTO DE DADOS 2.1 LEVANTAMENTO PLANOALTIMÉTRICO O levantamento planoaltimetrico do lote foi realizado por meio de curvas de níveis previamente estabelecido.Projeto de curvas de níveis Fonte: Disponibilizado em sala de aula Os cálculos foram realizados das curvas de níveis 816 e 817. 2 Figura 2 .

sendo assim o mesmo deve passar por um processo de corte e aterro para seu nivelamento. 3 Figura 4 .816. A partir informações coletadas nota-se que o solo do local pode ser classificado como um solo mole. utilizandosapatas com profundidades de 6m a 8m.30 Cota 3 .816.816.81 Com isso é notável que no lote escolhido para a edificação há uma diferença de nível. 2.47 Cota 4 . Os valores encontrados para níveis das cotas do lote foram: Cota 1 . e algumas edificações vizinhas optaram pela utilização de fundações profundas.816.Representação do Lote Fonte: Dados dosautores. .67 Cota 2 .2 ESTUDO GEOTÉCNICO Foi realizado o estudo geotécnico da área a ser construída por meio de perguntas feitas a vizinhos e a operários que trabalhavam em obras vizinhas. Segundoos construtores o solo do local é bastante mole e possui coloração avermelhada.

que fornece água tratada aos habitantes. 4 2. . O local também conta com rede de esgoto sanitário. Figura 5 .Bueiro próximo ao lote Fonte: Dados dos autores Figura 6 .3 LEVANTAMENTO DE INFRAESTRUTURA A localização determinada para a construção do residencial é dotada de rede de drenagem urbana.Bueiro próximo ao lote Fonte: Dados dos autores O abastecimento de água no local é realizado pela Copasa. Nota-se a presença de 3 bueiros na esquina próxima ao local. que é constituída por bueiros que captam a água da chuva e levam para manilhas no subsolo.

pela empresa conserbras terceirizada pela Prefeitura Municipal. Há postes energia elétrica e iluminação públicos devidamente instalados no local. quarta e sexta.Poste de energia elétrica perto do lote Fonte: Dados do grupo Todas as ruas são pavimentadas. Figura 8 . e as coletas de lixo são feitas a noite das 23:00 as 23:50 na segunda. . 5 Figura 7 .Poço de esgoto sanitário Fonte: Dados do grupo A rede de energia elétrica e iluminação pública foram instaladas pela CEMIG.

Ponto de ônibus Fonte: Dados dos autores A rota que atende ao bairro é a Rota 05 – Coração Eucarístico – Centro. Essa rota facilita o acesso ao centro pelos moradores. 6 Figura 9 . e a área determinada para construção conta com ponto de ônibus localizado a poucos metros de distância. visto que passa por diversos pontos.4 SERVIÇOSURBANOS O transporte coletivo é realizado pela empresa Pássaro Branco. situado na Rua São Geraldo. .Rua Valdemar Sousa Melo Fonte: Dados dos autores 2. Figura 10 .

Figura 12 . e Padre Eustáquio. Dr. Os serviços mais próximos são localizados no bairro Copacabana.Itinerário rota 5 Fonte: Itinerário Pássaro Branco O bairro Laranjeiras não conta com escolas ou UBS (Unidade Básica de Saúde). Erival Albino de Oliveira. A Escola Municipal Prefeito Jacques Correa da Costa fica localizada aproximadamente 1 km do lote escolhido no Bairro Copacabana e ao lado da Escola tem um Posto de Saúde. Lagoinha. 7 Figura 11 . a UBS fica a 1 km do lote escolhido no Bairro Padre Eustáquio.Escola Municipal Prefeito Jacques Correa da Costa Fonte: Dados do autores . mas a serviços bem próximos em bairros vizinhos.

Amélia Pereira de Andrade Barcelos Fonte: Dados dos autores Figura 14 . . o tiro de guerra 04-013.5 OCUPAÇÃO DOENTORNO No entorno do local a ser construído há a presença de escolas e instituições sociais e esportivas localizadas nos bairros que o rodeiam. encontra-se também o Restaurante Popular de Patos de Minas.UBS Dr. Erival Albino de Oliveira Fonte: Dados dos autores 2. algumas associações sociais. O entorno do lote é constituído de muitos lotes ainda vagos e demais construções residenciais e comerciais. dentre outros. Próximo ao local encontra-se o Fórum Regional de Patos de Minas inaugurado recentemente. escolas. 8 Figura 13 . igreja.Posto de Saúde Dr. localizam-se.

Fórum Fonte: Dados dos autores Figura 16 -Ocupação do entorno Fonte: Google Mapas Legenda Cores: Verde: Área verde Marrom: Lotes vagos Azul: Construções acima de 3 pavimentos . 9 Figura 15 .

A partir daí foram definidos alguns dados: .onde foi definido que o lote se enquadra na Zona de Adensamento 02(ZA-02). 2.Área entorno demarcada Fonte: Google Mapas Legendas: Linha roxa: Rota do ônibus Laranja: Escola. Pontos verdes: Pontos de ônibus Vermelho: Supermercado. 10 Figura 17 . Posto de Saúde.6 LEVANTAMENTO DA LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA E O ENQUADRAMENTO DA ÁREA As informações básicas a respeito do lote e a Licença para construção e regularização de construções foram coletadas na prefeitura Municipal de Patos de Minas. Farmácia.

5 m .7 LEVANTAMENTO DAS DEMAIS CONDICIONANTES REFERENTES AO TEMA QUE AFETARÁ O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO As demais condicionantes foram feitas de maneira a trazer maior conforto para os moradores do novo edifício.Recuo frontal mínimo: 4. de 31 dezembro de 2008. portanto a escada será dimensionada de modo que os degraus apresentação altura A e largura L dentre os limites estabelecidos.Nº vagas de estacionamento: I vaga por unidade Fonte: Lei complementar nº 320.Taxa de permeabilidade: 10% .Parâmetros Urbanísticos Parâmetro Permitido .Taxa de ocupação: 70% .8 (3.Afastamento lateral e de fundo: H < 12.00m².5 m H > 12 m afastamento = 1/8 H . 3 AVALIAÇÃO PRÉVIA DO EMPREENDIMENTO As informações sobre o lote se encontram na tabela 2 abaixo: . 2.0 com outorga) .Altura máxima da edificação: 3 vezes largura da via . O edifício não contara com elevador. As condições de circulação foram bem planejadas de maneira que os compartimentos com maior tempo de permanência fossem mais confortáveis e com uma área superior a 6.Coeficiente de aproveitamento: 1. 11 Tabela 1 . As condições de iluminação serão seguidas de forma que cada área de permanência prolongada possua pelo menos uma abertura para entrada de iluminação e ventilação seguindo medidas necessárias.00 m afastamento = 1. Patos de Minas A licença e regularização da construção constam no anexo.

Patos de Minas.6 Pavimentos adota 3 Pavimentos + 1 Pavimento de Cobertura • Área e número de apartamentos e de cobertura = (5 x 2) = 10 com 80 m² cada apartamento e 1 com 108.00 m² de cobertura • Número de vagas de estacionamento por apartamento = 2 vagas • Número total de vagas de estacionamento = (10+1) x 2 = 22 vagas • Área total de garagem = (22 x 20.8 x 300. Tabela 3 .00 / 180. 12 Tabela 2 . de 31 de dezembro de 2008.00 m² • Número de apartamentos por pavimento = 2 • Área bruta do pavimento tipo = (2 x 80 m²) + 20 m² = 180.00) = 540.Informações sobre o Lote Informações sobre o lote Localização Rua: Valdemar de Souza Melo Bairro: Laranjeiras Quadra: 19 Lote: 27 Zoneamento ZA-2 Medidas (m²) Frontal: 12 Lateral: 25 Área: 300 Uso Residencial: Multifamiliar Fonte: Dados da Prefeitura O lote se enquadra na zona de adensamento 02.00 m² • Área de projeção conforme taxa de ocupação = (300. foram definidos os parâmetros urbanísticos para ser utilizados na avaliação previa do empreendimento.50 x 12.00 x 70%) = 510 m² • Área de projeção conforme afastamentos e recuos mínimos (1.00 m² no pilotis . então de acordo com a Lei Complementar n° 320.00 m² • Número de pavimentos= (648.00 m²) = 440 m² sendo 389.00 m² • Área líquida total permitida com outorga onerosa = (540.00 m² no subsolo e 51. Através destes parâmetros pode ser feito a verificação da área construída.Informações do prédio Verificação da área construída • Área liquida total permitida = (1.00) = 3.00 m) = (20.5m e 3. estes dados se encontra na tabela 1.00) = 246.00 x 20%) = 648.00 m² • Área líquida do apartamento padrão = 80.

725.00 x 1000.00 x 1500.00) = 2.577.00 m² =1. m² • Área líquida a ser utilizada = (2 x 80) x 5 + (108.00 m² x 1) = 908.00 m • Afastamentos laterais e de fundos = (12.00 x 20%) = 60.5 x 10.Informações do prédio Verificação da outorga onerosa • Área liquida construída excedente = (648.00 m² x 1) + 20 m²) + 440.00 m² (Garagem) e 129.00) = 18 ok! Fonte: Dados dos autores Em seguida foram realizados os cálculos do valor da outorga onerosa e o valor final de cada apartamento.00) x 100% = 60% Verificação dos afastamentos laterais e de fundos • Altura da edificação = (4 x 3) = 12.5 x 12.00 m² x 5) + ((108.00) + (300.00 x 1000.6 m³ Verificação da altura máxima da edificação • Altura da edificação = (1.00 x 2) = 600 litros ou 0.00 / 8) = 1.00) + (60. 13 • Área de pilotis = 180.75 m² sendo maior que a área bruta do pavimento 180 m² Verificação da taxa de permeabilidade • Verificar se há como prever a porcentagem necessária no pavimento térreo.8 = 60.00 m² (Lazer) • Área bruta total = (180.00 – 540. Tabela 5 .00 m² + 129.00 m² sendo 51.0 m² ou reservatório = área de terreno x 2 litros / m² = (30.577.00 / 300.Informações do prédio Verificação do coeficiente de aproveitamento • Coeficiente de aproveitamento = (648.5) = 246.16 m Verificação da taxa de ocupação • Taxa de ocupação = (180. caso não dimensionar o reservatório de água = (300.00 m² Fonte: Dados dos autores Através da verificação da área construída podem ser realizados os cálculos abaixo: Tabela 4 .500 Valor do apartamento .00) = R$2.00 / 300.00 m² Valor final do investimento • Valor final = (1.5 m • Dimensões do prédio = (23.00) / 1.

00 = R$ 336. fotos e métodos construtivos que se aproximassem do edifício em pauta. pilotis e cobertura.48 • Valor da cobertura = (2. A planta a seguir.481. . A partir dos dados encontrados foi construído a tabela abaixo com os parâmetros que serão utilizados na construção da edificação.00 = R$ 454. com área construída total de 648. primeiramente foi feita uma pesquisa na internet. representa um apartamento similar ao que é objeto deste trabalho. para encontrar projetos arquitetônicos.16m aproveitamento Taxa de ocupação 60% Recuo frontal mínimo 3.Parâmetro a ser utilizado Parâmetro A ser utilizado Coeficiente de 2.500 / 648. 14 • Valor do apartamento = (2. com 4 pavimentos.6 m³ de reservatório Altura máxima de edificação 12 m N° de vagas de 22 estacionamento Fonte: Dados dos autores 4 CONSTRUÇÕES SIMILARES Para que fosse realizado o estudo de obras similares. esses calores encontram-se na tabela : Tabela 6 .5 fundo Taxa de permeabilidade 0.250.725.0 Afastamento lateral e de 1.00) x 108.00 Fonte: Dados dos autores De acordo com os cálculos o prédio terá 10 apartamentos com área privativa de 80.00 m² .725.500 / 648.00 m² e 1 cobertura com área social de 108.00) x 80.00 m².

conforme citado anteriormente. 15 Figura 18 .Modelo de projeto similar Fonte: Google Outra característica que é desejado estar presente no apartamento em destaque é o uso de áreas sociais integradas. Além disso.Área social Fonte: Google A fachada do empreendimento deverá seguir uma arquitetura modernae familiar. deve ser merecido destaque a quantidade de . para chamar a atenção do público em destaque. que são famílias de 3 a 5 pessoas. Abaixo está representada uma figura de apartamento similar com área social integrada: Figura 19 . para que o espaço fique melhor aproveitado e as atividades em família sejam realizadas com mais dinamismo e integração.

Fachada similar Fonte: Google A área de cobertura possuirá área de lazer com espaço com churrasqueira para que haja integração social entre os moradores. a imagem a seguir expressa de forma similar a idéia de fachada idealizada para o prédio e como será o estacionamento para que não haja superlotação das áreas publicas do edifício. da obra que serão 3 pavimentos. Está demonstrada abaixo uma imagem de área com churrasqueira em cobertura similar ao proposto: Figura 21 .Área de lazer com churrasqueira similar Fonte: Google . Figura 20 . Esse espaço também proporciona a esses um local para confraternizarem nas horas vagas e em datas comemorativas. 16 pavimentos.

2 QUANTITATIVO Segue abaixo as principais necessidades que deverão ser atendidas para o bem estar de todos os moradores dos apartamentos. 5.Programa de necessidades Atividade Equipamento Dimensão (cm) Social Assistir Televisão Televisão 124x6. escolas etc. O edifício e ideal para famílias de classe media-alta morar ele conta com 2 vagas de garagem para cada apartamento. visto isso foram listados os principais equipamentos que melhor se encaixa nos parâmetros dos apartamentos. lojas. conta com uma cobertura para os moradores. farmácias.5 Mesa de jantar c/ 8 Refeições cadeiras 140x79 Cozinha Fogão cooktop 73x8.6 Forno elétrico 48 l 56x33. conta com área de lazer para famílias que tem filhos.1 QUALITATIVO O nosso empreendimento trata-se de um lugar ideal para morar.. 17 5 PROGRAMA DE NECESSIDADES 5. pois esta em uma ótima localidade contando com supermercados. via de ônibus que dão acesso aos locais.6 Pia de cozinha 120x53 Intimo Quarto 1 Cama de casal 138x54 Dormir 1 Criado mudo 40x43 Guarda Roupas 180x207 Banheiro Chuveiro com Box 125x90 E Lavabo 125x45 Suíte Vaso Sanitário 52x32 Quarto dois Cama de casal 138x54 C/suíte 2 Criados mudos 80x86 Quarda roupas 205x200 . para que isto seja validado foram feitas pesquisas na internet para sabermos o tamanho de cada equipamento segue abaixo em tabela: Tabela 7 ..4 (sala) Sofá 3 lugares 233x93 Painel para TV 188x8.

18 Televisão 124x6. todos os equipamentos foram escolhidos para um apartamento de 60m². . foi estipulado o menor espaço para que o morador utilize os equipamentos de forma confortável. 5 Serviços Armazenar Geladeira 69x70 Alimentos Armário 120x66 Lavar Roupa Maquina de lavar 73x66 Tanque de lavar roupa 50x42 Secar Roupa Varanda Fonte: Dados dos autores Com o dimensionamento dos equipamentos. 4 Painel para tv 188x8.