You are on page 1of 26

Biofísica aula 1

Fisiologia Humana
Prof. Dra. Adriana Cristina Levada-Pires
Prof. Dr Celio Kenj Myasaka

Universidade Cruzeiro do Sul

Fisiologia
• É o estudo das funções do organismo vivo e de
suas partes componentes, incluindo processos
químicos e físicos (Silverthorn).

) “a boa saúde estava associada ao equilíbrio” Após conduzir uma análise do fenômeno.Aristóteles (~ 300 a. nós devemos reconstruir nossa síntese fisiológica.C. de modo a vermos a ação conjunta de todas as partes que isolamos (Claude Bernard. século XIX .

.

.

Homeostase É a propriedade auto-reguladora de um sistema. . que permite manter o estado de equilíbrio de suas variáveis físico-químicas essenciais ou de seu meio ambiente. É a capacidade dos sistemas fisiológicos manter as condições internas do corpo em um estado de equilíbrio constante. ou organismo.

.

É garantida por cada um dos sistemas do organismo e pela combinação deles. .

Um organismo é dito em homeostase quando seu meio interno contém:  Concentração apropriada de substâncias químicas. Temperatura e pressão adequadas. .

4 100 PO4-3 60 2 HCO3.Concentrações de íons e moléculas no LIC/LEC mmol/L LIC LEC Na+ 10 142 K+ 140 4 LIC - Mg2+ 30 1.5 Glicose 0-20 90 Proteínas 4 variável . 10 27 Ca2+ 0-1 2.5 Cl.

O meio interno refere-se ao fluido entre as células. . Homeostasia • Condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos. na órgãos apropriados. . Sistema nervoso regula a O sistema endócrino é homeostase pela detecção formado por um grupo de dos desequilíbrios do corpo. glândulas que secretam e pelo envio de mensagens mensageiros químicos. (impulsos nervosos) aos chamados de hormônio. corrente sanguínea.

Sistemas que controlam a homeostase .

Manutenção das respostas homeostáticas COMUNICAÇÃO Mensageiros químicos Hormônios Neurotransmissores .

Como os Sistemas controlam a homeostase Endócrino Realizam por meio de mecanismos de Nervoso Feedback (retroalimentação) Positivo Negativo .

Componentes que compõem o feedback Respostas .

Fedback . .responsável por dar a resposta a alteração. Receptores – Sensores para receberem esses estímulos e os enviar para o centro integrador.Estímulo – Qualquer fator que perturba a homeostase. Centro integrador – A informação é avaliada e um comando alcançará o órgão efetor. A resposta é percebida pelo receptor e pelo centro integrador pelo feedback. Efetor .conjunto de respostas promovidas pelos sistemas do nosso corpo diante de um desequilíbrio.

Feedback negativo .

Vasoconstrição .

Feedback Positivo .

Feedback positivo .

Perturbação da homeostase Meio interno Meio ambiente Nível de glicose alta Calor ou frio intenso Aumento da pressão Falta de O2 Doença auto-imune Invasão de corpos estranhos .

Sinais vitais Pressão arterial Temperatura corporal Frequencia respiratória Frequencia cardíaca Dor .

(d) Em um indivíduo que se apresenta com febre a temperatura alta acelera a maioria das reações químicas do interior do organismo. aumentando.1) Para cada um das situações abaixo. qual se constitui como um feedback positivo ou negativo: (a) secreção de glucagon em resposta à diminuição das concentrações sanguíneas de glicose. os processos metabólicos. (c) Aumento da descida e da secreção de leite em resposta à sucção. (b)O suor em resposta ao aumento da temperatura corporal. . consequentemente.

pois a evaporação diminui o calor do corpo c) feedback positivo. . assim.a) Fedeeback negativo. uma vez que a sucção da mama levará a um estimulo nervoso para a produção de mais prolactina. a produção de mais leite. d)feedback positivo. pois o glucagon auxilia o fígado a liberar glicose. assim. a produção de mais leite. ocorrendo. uma vez que a sucção da mama levará a um estimulo nervoso para a produção de mais prolactina. ocorrendo. b) Fedeback positivo.

Olhando essa figura explique onde e como os Sistema Nervoso e Endócrino atuam em cada momento? Músculos rígidos Vasoconstrição Reação de medo .

os batimentos cardíacos aumentam e ocorre a vasoconstrição. 2. Desse modo.(SNC) Ao receber os estímulos. o SNC provoca respostas nos músculos que reagem ficando mais rígidos e tensionados.Fim do passeio. As pupilas e os brônquios dilatam. Cessam os estímulos que ativam o SNC e ele para de acionar as suprarrenais. 4. por exemplo. fica arregalado. o organismo interpreta que pode retomar o equilíbrio.(endócrino) Ao mesmo tempo. receptores superficiais do corpo captam estímulos (visuais e sonoros) e geram uma corrente de impulsos elétricos para o SNC que desencadeia reações como o olhar. 3. . as glândulas suprarrenais são estimuladas e secretam adrenalina no sangue.1-(SNC) Antes do passeio. O corpo passa a produzir mais suor.