Estagio introdução

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim
de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá
atuar.

Sendo este de fundamental importância até mesmo para sabermos se
de fato estamos preparados para entrarmos nesse mundo cheio de conflitos,
complicações e acima de tudo muita luta, pois, a profissão de professor hoje
exige além de uma boa formação acadêmica, pessoas comprometidas com um
único e exclusivo ideal transformar essa triste realidade em que se encontra a
educação brasileira.

Assim o estágio dá oportunidade de ligar teoria à prática. O presente relatório
tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado
do curso de Licenciatura em ciências naturais -biologia – UFMA, da disciplina Estágio
Supervisionado V.

O estágio foi realizado na Escola Isabel Castro Viana, no período de 16 de
agosto a 06 de setembro de 2016. O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação
teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de
competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida
acadêmica quer na vida profissional.

. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento
e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área
profissional.

Lembrando-se que as teorias surgem a partir da leitura da realidade e a fundamentam e por isso. mas eficaz de transmitir nossos conhecimentos. em função do uso que se faz dela. copiadora. uma vez que a formação não se constitui por acumulação. sala de professores. E o estágio proporciona a possibilidade de pensar o tipo de profissionais que queremos ser e a maneira. banheiro dentro do prédio. lixo destinado à coleta periódica. como tal. sala de leitura. biblioteca. laboratórios de informática. alimentação escolar para os alunos. ou que se mostrem sem significado para eles. . necessitam ser constantemente revistas e avaliadas. 91 funcionários. Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos biologia totalmente desvinculados da realidade. acesso a internet. está sujeita a erros e acertos. A instituição possui em sua infraestrutura: água filtrada. quadra de esportes descoberta. mas através da reflexão sobre a prática. a formação precisa estimular o aspecto crítico reflexivo para que os professores desenvolvam o pensamento autônomo. a qual recebe sinal de Antena parabólica. energia elétrica de rede publica. fossa. num ciclo dinâmico e interdependente entre teoria e prática. hoje possui o nome Centro de Ensino Isabel Castro Viana. É preciso também reconhecer que ela evolui e se modifica no tempo. equipamento de som. O desafio para nós estudantes de licenciatura em biologia é mudar a forma de pensar e de ensinar biologia assim como também qualquer disciplina. Para Nóvoa (1995). Em suas dependências apresenta 11 salas de aulas. Além da experiência profissional. estratégias de ensino-aprendizagem e a perspectiva da aprendizagem significativa podem ser aplicados. em homenagem à senhora Isabel Castro Viana (in memoriam). ! CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO A escola anteriormente conhecida como Unidade Escolar Roseana Sarney. o estágio proporciona uma reflexão crítica sobre a prática docente. TV. a antiga diretora da instituição. A mesma possui equipamentos como Computadores na sala de administração. viva. O estagio é o momento em que as críticas realizadas ao ensino de Biologia podem ser revistas e as técnicas. rica. equipamento de multimídia. Para uma didática diferenciada no ensino da biologia na escola temos que torna-la uma disciplina dinâmica. impressora. é preciso reconhecer que ela é fruto do trabalho humano e. cozinha. computadores para os alunos. água do poço artesiano.

utilizei dos recursos didáticos que a escola possuía e outros que eu na qualidade de estagiária achei necessário em concordância com os conteúdos abordados nos livros didáticos adotados pela escola. porem não adequados ou suficientes para a demanda de pessoas no local. vivenciei a triste realidade da educação publica de Brasil em se tratando de recursos e interesse dos alunos em buscar conhecimento. proporcionado aos alunos um processo de ensino e aprendizado diferenciados. eram compostas por no mínimo 50 alunos. mesa e cadeiras). As salas apresentam uma boa iluminação e em todas as salas havia meios de ventilação. C e D abordei os conteúdos que os professores regentes estavam desenvolvendo. apagador. Há também a existência do estimulo a pratica de esporte (futebol) com a realização de campeonatos (intercalasses) entre os alunos da instituição. ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE DOCÊNCIA Durante o estágio nas turmas do 1° ano A. Adicionalmente. a instituição fornece o material necessário para serem realizadas quaisquer atividades de interesse da escola. As salas de aulas como a maioria das escolas públicas do município de Bacabal- MA. A sala de mídia e o laboratório de informática são constituídos por aparelhos tecnológicos atuais. e são disponibilizados aos professores para utilização em suas aulas. No período de regência do estagio supervisionado foi possível colocar em pratica os conhecimentos adquirido na universidade. Havia cadeiras suficientes para os alunos e materiais básicos para os docentes (como giz. quadro. dando sequência ao plano de curso que elaboramos na primeira semana de aula. C e D e dos 2° ano B. A escola ainda proporciona diversas atividades extras para seus discentes que acontecem de 15 em 15 dias nas quais são caraterizadas pelas datas comemorativas e pelos projetos desenvolvidos pelos professores. de idades variadas. .

entre outros. cartazes. sendo desta forma o novo saber é ligado sobre informações já fixadas em sua rede cognitiva. com o auxilio da supervisora técnica consegui passar aos alunos de maneira simples e práticas os conhecimentos dos assuntos ministrados da instituição. Nas turmas do primeiro ano os alunos se mostraram envolvidos nas aulas ministradas buscando sempre curiosidades relacionas ao seu cotidiano. de acordo com a contingência e são elaborados ajustados com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). a heterogeneidade surge como um desafio diário no esforço da profissão. foram utilizadas também. uma vez que esta abordagem possibilitava a realização de conexões do novo conhecimento como o que já existente. podendo compartilhar e discuti-las através do diálogo coletivo. laboratório de informática. data show.Buscando priorizar a construção da aprendizagem. De acordo com Perrenoud (2002). em que os alunos tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões. . A discente buscou utilizar recursos que articulassem as temáticas com o cotidiano do aluno a fim de contextualizar o ensino As aulas ministradas foram elaboradas com um processo de ensino aprendizado diferenciadas através de exemplos com o cotidiano do aluno. que enfatiza a importância do processo de adaptação das estratégias utilizadas pelos professores de acordo com as necessidades dos alunos. Outro interessante método de discussão utilizado no estágio foram os debates. experiências . As aulas foram trabalhadas de formas expositivas na qual o professor explica oralmente a um determinado número de alunos e as informações que o professor dispõe sobre cada conteúdo adotado seguida de exemplos relacionada ao cotidiano dos alunos. Os conteúdos abordados pela estagiária seguiram a sequência didática proposta pelos planos de estudos da instituição. porem depois da segunda ou terceira aula com a ajuda dos vídeos e trabalhos como mine experiências aplicadas em sala consegui a atenção e melhoramento comportamento deles. visto que. vídeos. livros didáticos. experiências simples em sala de aulas e programas de internet. Mesmo com essas dificuldades típicas da maioria das escolas publicas do Estado do Maranhão. Já nas turmas do segundo anos as aulas iniciais foram mais complicadas devido à falta de interesse dos alunos principalmente dos meninos. Os recursos utilizados pela discente foram: vídeos.

busquei auxílio e a utilização de vídeos educativos e informativos. é importante esse olhar crítico quanto a sua metodologia. o aluno terá mais contato com a sala de aula e com o funcionamento da escola e o saber docente serão construído e fortalecido neste processo. construindo práticas de forma harmônica com as vivências do cotidiano dos alunos. Durante a realização do estagio curricular pude perceber o quanto foi importante para a minha aprendizagem como aluna e futura profissional da educação.relacionadas ao conteúdo. houve também a exibição de filmes e vídeos que complementavam o conteúdo. CONSIDERAÇÕES FINAIS Através dos estágios pude perceber o impacto que as aulas e o que a uma metodologia diferenciada da tradicional pode exercer sobre os alunos. que é bastante atrativo e explicativo para os alunos. Assim. na forma de representação real e na busca de uma maneira mais atrativa de se estudar biologia. . muitas vezes. sendo assim comprometido com o desenvolvimento e a aprendizagem do educando. Tive a oportunidade de aplicar uma metodologia diferenciada com a elaboração de aulas expositivas e interativas. Percebi a realidade da educação publica e as inúmeras dificuldades que encontrei para desenvolver uma melhor aprendizagem e uma metodologia atrativa para os discentes. para saber que ela esta conduzindo o aluno para o processo de aprendizagem. cujos métodos acabam por serem seguidos. Uma vez que o estágio é o momento em que o professor testa seu conhecimento quanto às práticas docentes. Para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados. onde a comunicação entre professor e aluno foi essencial. Através do estagio tive a oportunidade de explanar os conhecimentos obtidos durante a duração do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – biologia. Percebe- se entre os licenciandos uma grande dificuldade em ajustar a metodologia ao conteúdo que deve ser trabalhado em sala de aula. Desta forma. Os conhecimentos obtidos pela experiência do estagio serão de grande importância para o meu aperfeiçoamento como educadora. em relação à metodologia e aos conteúdos de biologia. acredita-se que as. Atividades práticas na formação do professor devem ser concomitantes ao curso de licenciatura. o que pode ser decorrente. das injunções e circunstâncias particulares da escola e/ou do professor titular da disciplina.

2002. se pelo menos cada um tentar fizer a sua parte o futuro da educação será promissor. O resultado foi bastante satisfatório. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. 1995.A. desinteresses dos alunos. e principalmente a falta de motivação). 234 p. . pois pude perceber o tipo de educador que não devo ser (profissional atuante desmotivado). Tradução de Cláudia Schilling. São Paulo: Editora Livraria da Física. e. irei encontrar diversas dificuldades. Aprendizagem significativa: a teoria e texto complementares. PERRENOUD. Porto Alegre: Artmed. Antônio (Coord. que para me tornar o tipo de professor qualificado que pretendo. M. 2°ed.). ou seja. com um pouco de esforço e dedicação consegui simples resultado que futuramente fara a diferença em relação à aprendizagem dos discentes. (falta de recursos. Os professores e a sua formação. Philippe. NÓVOA. (2011). Ao final entendi que. Referencias MOREIRA. Lisboa: Dom Quixote.