artesão

l
online Ano 1. Nº 1. Primeira Edição
Outubro de 2014.

Desvende os
MISTÉRIOS
do mundo das
vendas online
POR QUE VENDER NA INTERNET? - DICAS DE SUCESSO - COMO PERSONALIZAR SUA LOJA
COMO DIVULGAR SEU TRABALHO - OTIMIZE SUAS VENDAS

artesão
l
online
Este guia é para você artesã que deseja começar a vender seus produtos pela
internet e está cheia de dúvidas. Se você ainda não pensou nesta possibilidade
tenho certeza que este guia lhe dará muitas boas idéias! Com ele você vai apren-
der a se destacar no mundo virtual das vendas.

E se você já é uma veterana neste universo, tudo bem!
Aproveite para atualizar seus conhecimentos.

Rafaela Tulio

À minha mãe, Rosani, que sempre me apoiou e ajudou a estar aqui hoje.

.

como envio os produtos? 14 Dicas de sucesso 15 Como personalizar sua loja 19 Como fotografar seus produtos 26 Conquiste o cliente com um excelente atendimento 28 Como divulgar seu trabalho 31 Políticas da loja 33 Otimize suas vendas 35 Referências . 6 Por que vender na internet? 7 Primeiro passo: como criar minha loja 9 Entenda as diferenças 11 E o pagamento.como fica? 12 E agora.

sendo que sua abrangência é nacional. pois todo o precesso é automatizado. E não se preocupe. Enfrente seus medos! Fique tranquila! Vender pela internet não é nenhum bicho de sete cabeças. pois você não é a única a estar cheia de dúvidas.6 Por que vender na internet? Simples! O comércio online traz uma quantidade maior de possíveis clientes. Você também deve levar em consideração a comodidade que uma loja virtual representa aos consumidores já que ela ficará aberta 24 horas por dia sem que você precise investir em uma equipe espe- cializada em vendas. . ao contrário de uma loja física que apenas atinge o público de uma determinada região.

Outro ponto negativo é que você terá que cuidar sozinho da divulgação do seu endereço online. ou seja. onde todo tipo de trabalho pode ser vendido. Desta forma você vai deixar a loja completamente personalizada. pois os sites que acomodam sua loja virtual em geral têm sua própria estratégia de divulgação para promover seus assinantes. mantê-lo online. e agora? Como faço para criar um site completo. A desvantagem é que existem muitos produtos pare- cidos sendo oferecidos em um único local. o que torna a concorrência . Outra vanta- gem é que assim apenas seus produtos estão no local acessado. o que com certeza estimula o cliente a comprar mais.Tente deixar de lado as fotos com celular. Pesquisando um pouco pela internet encontramos muitos sites que trabalham ex- clusivamente com artesanato que são como grandes shoppings. pois nem sempre suas câmeras possuem uma qualidade aceitável. eficaz. Mas existem alternativas mais simples e baratas. Ok! Já tenho tudo isso. não há concorrência próxima. O artesão não precisa de co- nhecimentos técnicos. com todos os itens necessários? Como vou administrar meus pagamentos e os envios dos produtos? Preciso de alguém para criar um site para minha loja? Claro que você pode contar com a ajuda de profissionais es- pecializados para criar seu próprio site. com a sua cara. Você também poderá colocar a disposição do cliente diversas formas de pagamento.7 Primeiro passo: como criar minha loja? Para começar seu negócio você precisa de um computador com impressora e conexão com a internet e uma câmera fotográfica simples porém que faça fotos com um mínimo de qualidade. Eles também já possuem um convênio com os Correios que torna o frete muito mais barato. e até entrar em conta- to com uma agência dos Correios para contratar uma parceria que deixe o frete de seus produtos mais barato. Porém não se esqueça: você terá que pagar quem fez o site para você e também um valor mensal ou anual para hospedá-lo. pois o site cuida dos pagamentos e cálculos de frete.

Dentre os sites de compra e venda de artesanato podemos destacar: http://www. você e o comprador combinam qual a melhor forma de entrega. porém não é específico para artesanato.br E não se esqueça do Mercado Livre. Vale recordar outros sites de compra e venda que não são específicos para artesanato. porém não há convênio com os Correios.com.com.airu.com.solidarium.br/ http://www.com.br . Os endeços são: www.br www.com. já que normalmente as entregas são feitas em mãos.com. pois é você quem deve tomar esta decisão levando em conta não apenas as vantagens comerciais. ou seja. pois há diferenças entre suas interfaces. Pesquise.elo7. Basta você decidir com qual deles você se adapta melhor. mas delas falaremos mais tarde.net/ Cada site tem sua própria política de uso.meuatelier. mas também a facilidade encontrada para trabalhar com seu gerenciamento. mas ainda assim você pode utilizá-lo como ferramenta de divulgação para outro en- dereço eletrônico.olx.bomnegocio.br/ http://www. Claro que existem ferramentas para que algumas lojas se destaquem das demais.br/ http://www.br/ http://www. ou seja. 8 www.acirrada. na forma de navegação. Neles você também pode criar sua pró- pria loja agregando todos os seus produtos.com.mercadolivre. Todos os serviços são gratuitos. Este site também cobra uma porcentagem nas vendas.portaldeartesanato. Alguns cobram anuidade ou uma porcentagem sobre cada venda e outros fazem am- bas as cobranças. Outro ponto negativo é que normalmente esses sites possuem alcance regional.

loja personalizada cobra anuidade r fácil manutenção convênio com os Correios várias opções necessita dos a de pagamento serviços de um profissional A pricipal vantagem é a exclusividade de ter seus produtos em um não há seu site você é responsável exclusivo endereço único. loja personalizada não cobra cobra anuidade porcentagem nas vendas .9 Entenda as diferenças convênio com os Correios a cobra várias opções porcentagem de pagamento nas vendas A principal vantagem é a facilidade que estes sites sites oferecem inclusive maior específicos concorrência em termos de manutenção visibilidade de artesanato interna A principal desvantagem é a concorrência interna. concorrência pela interna visibilidade A principal desvantagem é que você é o único responsável pela divulgação do seu r endereço.

meio gratuito de divulgar da marca várias opções não pode ser personalizada de pagamento . fácil de responsável compra e venda manutenção pela As principais desvantagens são a visibilidade pouca visibilidade dos produtos e a falta de opções meio gratuito de divulgar você e o comprador combinam o r de pagamento e envio. não cobra porcentagem nas vendas a você é não cobra responsável anuidade pela entrega A principal vantagem é que este pode ser um meio gratuito de outros sites você é divulgação regional. da marca não pagamento pode ser personalizada convênio com os Correios cobra não cobra porcentagem a anuidade nas vendas A principal vantagem é que este pode ser um você é meio gratuito de divulgação. fácil Mercado responsável A principal desvantagem é a manutenção Livre pela visibilidade pouca visibilidade que o site oferece a produtos r artesanais.

11 E o pagamento. Mas fique calma. A possibilidade de parcelar a conta sempre atrai clientes! . você vai ver que é mais facil do que parece! Em primeiro lugar você nunca irá enviar um produto sem ter certeza absoluta que o pagamento foi realizado. Na hora que quiser sacar o dinheiro basta autorizar a transferência para sua conta bancária e ir ao banco receber o dinheiro. condição que permite o parcelamento do valor da compra. Os pagamentos digitais são intermediados por empresas es- pecializadas que realizam toda a operação. Estas mesmas empresas disponibilizam uma conta virtual que funciona quase da mesma for- ma que a conta do banco físico com que você já está acostumado. Lembre-se que esta possibilidade atrai os clientes! Sempre que possível dê destaque às formas de pagamento aceitas. mas também por cartão de crédito. como fica? Esta preocupação atinge uma parcela significativa de poten- ciais vendedores online. Estas mesmas empresas possibilitam o pagamento não só por boleto bancário. portando não há o risco de prejuízo.

ou que podem ser riscados no caminho devem ser muito bem embalados. revista. que é calculado automaticamente através das dimensões da embalagem de envio. jornal. Portanto lembre-se: Materiais que correm o risco de quebrar. Você só deve se preocupar em enviar o produto dentro do prazo combinado e em embalá-lo corretamente para que ele chegue intac- to ao seu destino. espuma. Vale plástico bolha. retalhos de tecido.12 E agora. porém você é o único responsável pelo envio dos produtos ao cliente. como envio os produtos? Os Correios possuem serviços de atendimento especializado às vendas online que reduzem em até 50% o valor do frete. . enfim… o que melhor proteja seu produto e também o que você tenha mais facilidade em encontrar.

Algumas exigencias variam de agência para agência. pois isso pode contribuir para que o produto seja danificado. a delicadeza e não o valor! Cuide para que não seja nada pesado que interfira no valor do frete. Cuidado com as embalagens vendidas nos Correios: elas são práticas mas possuem um custo muito mais alto que as vendidas nas papela- rias ou casas especializadas em embalagens. além do tradicional papel kraft. A embalagem externa deve segui o padrão dos Correios. ou mesmo um pequeno cartão que demonstra o cuidado especial que você tem com seus clientes. Uma boa ideia é reaproveitar caixas de papelão que você tenha em casa. então vale a pena dar uma conferida pessoalmente! . Não se esqueça que a forma como o produto é embalado também faz parte do diferencial da sua loja! Muitos artesãos enviam mimos aos clientes como essências. Cuide para que a embalagem interna não fique “dançando” dentro da embalagem externa. Mas não se esqueça que qualquer que seja o mimo escolhido ele deve estar dentro de seu orçamento. porém que possuem um custo que deve calculado. ou seja com um tamanho mínimo (16x11x2cm) e máximo (105x105x105cm). Existem embalagens prontas para comprar em casas de embalagens que facilitam a vida. docinhos. A embalagem externa deve seguir o padrão estipulado pelos Correios. O que conta é o gesto.

e se você segui-las direitinho a chance do seu novo negócio prosperar é muito grande! . 14 Dicas de sucesso Acredite: essas dicas são valiosas.

Não pense que este é um privilégio apenas das grandes empresas. . ou mesmo uma pessoa. Claro que uma boa marca não garante a venda. este símbolo não é uma imagem qualquer. Lembre-se que neste caso o barato pode custar caro! E nem pensar em simplesmente copiar uma imagem pronta da internet.15 Como personalizar sua loja Como dizem a primeira impressão é a que fica. mas não se enga- ne! Existem profissionais especializados nesta atividade. é algo que pode representar os valores. pequenos empreendedores também devem se be- neficiar de uma marca forte. além da seriedade de seu trabalho. Para causar essa primeira boa impressão você precisa de uma boa identidade vi- sual. Uma boa identidade visual demonstra seu profissionalismo e destaca sua empresa das demais. Por material de divulgação entenda tudo que esta relacionado a sua marca: car- tões de visita. embalagens. materiais digitais. Mas e o que é isto? Identidade visual é a apresentação visual da sua empresa. e demonstra também a preocupação que você tem com ela. a marca. o tipo da fonte. a história ou mesmo a mensagem que esta empresa quer transmitir ao seu cliente. etiquetas. mas mostra que você é uma profissional dedicada que valoriza a qualidade em tudo que faz. Mas cui- dado. Aos leigos criar uma marca pode parecer uma tarefa fácil. A padronização desses materiais garante a fixação e a rápida identificação da sua marca e do seu produto.. o nome disso é plágio e pode lhe causar uma grande dor de cabeça. e eles sim podem realizar um trabalho de qualidade e capaz de valorizar seu empreendimento. Todos devem combinar entre si. o que é uma marca? Marca é um símbolo que iden- tifica de imediato uma empresa. são os elementos gráficos que a representam. E afinal.. flyers. Após ter decidido qual será sua marca você deve padronizar todo seu material de divulgação tomando-a como base. as cores. tags. É muito fácil encontrar falsos designers que prometem criar identidades visuais a preços baixos e que no entanto entregam trabalhos de péssima qualidade.

e portanto eles devem ser repassados ao cliente na hora de cobrar pelo produto! . Você pode. flyers. embalagens. Uma ideia bacana que torna seus materiais mais baratos e infinitamente mais interessantes é confeccioná-los artesanalmente. etiquetas são todos gastos fixos que você tem. nos cartões de visita. Lembre-se: cartões de visita. como os de scrapbook. mandar fazer um carimbo com sua marca e seus dados e ir carimbando nas tags. nas sacolas de papel. mas não se esqueça da padronização com a marca. por exemplo. Utilize fitas e papéis especiais.

São cartões lindos.17 Observe os exemplos a seguir. É muito comum vermos este tipo de identidade. mas não há um que se destaca dos demais pois todos possuem a mesma ideia. Por isso lembre-se: a grande vantagem que uma boa identidade visual oferece é a autenticidade! . simplesmente com desenhos que estão na moda.

.

Muitas ve- zes as fotos não estão ficando muito boas por falta de conhecimento das funções do equipamento. A seguir destacamos algumas dicas básicas para lhe ajudar na hora do click. Mas lembre-se: a qualidade do equipamento não garante boas fotos! De nada adianta comprar a câmera top do merca- do se você não souber utilizar os recursos que ela oferece. Mas não basta ser uma foto qualquer.Como fotografar seus produtos 19 Com certeza a fotografia é um dos quesitos mais importan- tes para quem tem uma loja virtual. Se você já tem uma comece a conhecê-la melhor. e. As dicas a seguir são preciosas! Nunca as ignore. Fique atenta e não deixe nenhuma passar em branco. e portanto imagens com má qualidade irão desvalorizar sua marca. A primeira pergunta que você deve estar se fazendo é: que tipo de câmera preciso? Hoje em dia a maioria das câmeras compactas já produzem fotos de ótima qualidade. elas exigem o máximo de qualidade pois são a apresentação do seu trabalho. e uma das desvanta- gens de uma loja virtual é que não há contato físico com a peça. afinal o con- junto das fotos de sua loja fazem parte de sua comunicação visual. melhor. Não dispense a leitura do manual do usuário. Para começar uma câmera compacta já está de bom tama- nho. portanto não há necessidade de você se preocupar em comprar um modelo mais avançado. Nunca se esqueça que o cliente precisa explorar o produto antes de comprar. . pois certamente lendo-o você irá aprender mais sobre seu funcionamento. portanto quanto mais fotos com diversos ângulos e detalhes do produto. Caso você queira investir em um equipamento com mais recursos pesqui- se bem suas características e escolha aquele que melhor se adapte as suas necessidades.

a são ótimas opções. mas ele deve estar muito bem passado. e de preferência não conter uma estampa muito chamativa. .v. As cores do fundo devem destacar seu produto e não apagá-lo. Uma cartolina ou um e.20 r a Não utilize fotos borradas e fora de foco! r a Cuidado com o fundo. pois ela não pode competir com o produto. Você pode até utilizar um tecido.

r a Procure utilizar modelos reais para fotografar bijus. . chapéus e necessaires.r 21 a Não fotografe produtos em cima da cama. Fotografar o produto sendo utilizado transmite sua dimensão real. roupas. bolsas.

r a Nunca coloque moldura nas fotos. . pois ele distorce as cores.22 r a Evite usar o flash. A melhor luz para fotografar é a luz natural. O cliente deve se ater apenas ao produto e a moldura é uma péssima distração. pois ela mantém as cores mais próximas da realidade e não tira o volume da peça. tira o volume e muitas vezes pode desvalorizar seu produto.

Nunca cubra a imagem toda. O cliente deve entender de que se trata a o produto logo na primeira vez que olhe a foto. Ao menos a primeira imagem deve estar centralizada e com uma área de respiro. r Cuidado com o enquadramento. Se for colocar posicione-a em um canto e em tamanho menor. pois isto interfere na visualização do produto. Essa área é um espaço sem informações que ajuda o observador a captar melhor os dados que realmente importam.r 23 a Cuidado com as marcas d’água. .

e objetos auxiliares que tenham a ver com o produto. . a a A primeira foto do produto sempre deve identificá-lo.24 r a Capriche na composição! Escolha um fundo bacana. mas mantenha a coerência e cuide para que estes objetos não se destaquem mais que a peça que você está tentando vender. porém quanto mais fotos você colocar melhor! Mostre os detalhes. tire uma foto mais próxima da estampa para que o cliente tenha a melhor percepção possível do material.

e ainda assim eles não fazem milagres. Capriche na hora do clique. apenas para um leve ajuste de brilho e contraste. Editores de imagem devem ser usados o mínimo possível. Ele ajuda muito a tirar fotos de objetos pequenos. Nunca se esqueça que as fotos são a unica maneira que o cliente tem de anali- sar seu produto antes da compra! Você não vai querer reclamações por propaganda enganosa. Você encontra em vários tamanhos e a escolha deve ser feita com base no que será fotografado. . a Em hipótese alguma eles podem alterar as cores ou as dimensões do produto.r 25 r Muito cuidado com os editores de imagem. Uma ótima ferramenta para evitar que as fotos saiam tremidas é o tripé. assim você não dependerá da chamada pós produção.

Não se esqueça que uma das desvantagens de uma loja virtual é que o cliente não pode ter um contato direto com o produto. E acima de tudo. e claro que isso é péssimo! Portanto preste muita atenção nos itens a seguir: Nunca utilize fotos de terceiros. . SEMPRE respeite os prazos de entrega. e mande mimos. Valorize seu cliente! Mantenha registrado seus emails e mande para- benizações no seu aniversário. Capriche na embalagem quando en- viar os produtos. Uma loja virtual exige cuidados diários. A loja virtual requer medidas próprias. Melhor perder uma venda do que não conseguir respeitar o prazo de entrega. Não se esqueça que a atenção que você dá ao seu cliente pode ser um grande diferencial a sua loja. seja gentil em qualquer situação. Um cliente insatisfeito pode fazer uma propaganda negativa da sua empresa. Caso um cliente entre em contato você sempre deve atendê-lo prontamente e o mais rápido possível. pois prazos desrespeitados fazem com que o cliente perca a confiança em você. Jamais venda um produto que você nunca tenha feito. afinal é um canal de vendas diferenciado onde o cliente não contato direto nem com o produto nem com o vendedor. e portanto você deve fornecer o máximo de informações possíveis.26 Conquiste o cliente com um excelente atendimento Atender bem ao seu cliente significa dar a ele atenção desde o primeiro momento até a certeza de que o produto foi entregue e que causou total satisfação. Cada produto deve ter no mínimo três fotos. Caso você receba uma encomenda urgente de ultima hora consulte sua agenda e pense com calma.

mas nunca culpe o clien- te. Lembre-se que imprevistos acontecem. é assim que funciona.” . Nunca seja grosseiro ou desrespeite um cliente. enquanto o cliente insatisfeito relata para 11 pessoas sua experiência negativa. Utilize os comentários (bons e ruins) a seu favor! Use-os como fee- dback para melhorar seus serviços e seu atendimento! Um cliente satisfeito conta para 3 pessoas sobre sua experiência positiva. Não se esqueça que uma boa conversa é sempre a melhor solução. mas acredite. assuma e re- solva. “O cliente tem sempre razão” é uma frase totalmente clichê. e que você precisa manter a calma para resolvê-los. Se a culpa foi sua. Se não foi. resolva da mesma forma.

Você pode manter apenas esta página. E não se esqueça de convidar seus amigos pessoais para curtir a página. sempre informando seus contatos (telefone. e através dela você terá novos artifícios para valorizar seu produto. O próprio Facebook é um excelente (e gratuito) meio de comércio. ótimas fo- tos? Então agora é hora de divulgar sua loja! Conte para todo mun- do. e então distribua-os nos pontos comerciais da sua região. e muitas vezes conseguem concretizar vendas ape- nas em seu círculo social. É atra- vés dela que você conquista novos clientes e apresenta seu produto. Utilize as redes socias a seu favor e divulgue seus produtos. Se estiver disposto a investir em mais fãs você pode pagar para que o próprio Facebook divulgue seu trabalho. você deve criar uma página específica de produtos/ serviços. pois você deve ter seus contatos sempre em mãos para nunca perder um potencial cliente. Muitos artesãos abusam dessa ferramenta. ou seja. email. Você deve saber que a divulgação é a alma do negócio. se puder faça flyers com fotos. O essencial para que sua página faça sucesso é que ela te- nha a cada dia mais “curtidas”. . mais público. como pode também utilizá-la para divulgar seu outro endereço. Mas lembre-se: não é só anunciar em sua página pessoal. O clássico boca a boca continua sendo o carro chefe de uma boa di- vulgação. e assim você conquiste no- vos possíveis clientes. Cartões de visita são indispensáveis.28 Como divulgar seu trabalho Já está com tudo prontinho? Tudo personalizado. mas existem incontáveis mecanismos que podem te ajudar (e muito) nesta tarefa. Abuse das redes sociais. seus amigos reais e virtuais. colocando-o sempre em seus cartões de visita. Esta página ficará vinculada à sua página pessoal. site) e com qual tecnica você trabalha. pois apenas quem curte tem acesso às informações que você disponibiliza. Mande fazer os cartões. pois elas são um ótimo veículo de divulgação. Por este motivo você deve divulgar ao máximo o endereço de sua página no Facebook. Faça promoções e divulgue-as também.

pois você pode fazer divulgações que chegam direto (e gratuitamente) ao seu público alvo. e não se esqueça de como essa rede social é importante. Vale a pena investir em flyers. mensagens relacionadas a sua técnica. use a criatividade! . email. ou com frequên- cia. Publique textos. pois você nunca sabe quando vai precisar! E não se esqueça de espalhar os cartões e flyers em todos os lugares que puder. Promoções sempre agradam ao público. imagens. No caso de outras técnicas você pode fazê-las com papel adesivo. Mas não se esqueça: as fotos sempre devem ser sempre de boa qualidade. Fotografe seus trabalhos prontos ou mesmo alguma etapa da produlção. enfim. assim caso seu produto seja dado de presente você divulgou sua marca para esta pessoa. ou mesmo em sua embalagem são outra ótima opção. pois muitas grá- ficas utilizam uma cola muito forte. Outro material importante são etiquetas. Lembre-se: a embalagem na qual você entrega seus produtos também fazem parte da divulgação de sua marca. Se você trabalha com tecidos pode fazê-las de cetim ou nylon para costurar no própio trabalho. pois neles você pode colocar fotos de seus produtos. O próprio Facebook possui aplicativos que gerenciam os famosos “compartilhe e curta”. com que técnica você trabalha. e neles sempre deve constar seu nome. telefone.. que rasga o papel na hora da re- tirada. Coloque sua marca e um contato. mas cuidado para não estragar o trabalho. endereço de sua loja virtual e de sua página no Facebook. Nunca saia de casa sem cartões. mas pode sair caro! Invista na customização da sua própria embalagem: faça etiquetas ou tags ar- tesanais. abuse das fitas de cetim e dos papéis de seda. sempre desperta curiosidade em descobrir quel será o resultado final. Mandar fazer uma sacola personalizada é muito bacana. e claro. Procure alimentar sua página diariamente..Ver um pouco do making of sempre agrada. Você nunca deve ficar sem cartões de visita. Um material impresso de qualidade também é imprescindí- vel. e você pode organizá-las de forma física ou virtual. pois páginas desatualizadas não conquistam público. Tags para amarrar no produto.

00 ganhe um brinde surpresa”.. e ofereça-os em datas especiais como natal ou aniversário. Tem também o Instagram. o Twitter. Outro item que agrada o público são brindes.. mantendo a comunicação com os seus seguidores..Você precisa atualizar constatemente. Use-os como materiais promocionais: “em compas acima de R$x. Inove. A atenção que você dedica aos seus clientes ou possíveis clientes é o principal . E não é só o Facebook. surpreenda. apenas criativo.. Pense em al- gum produto bacana que tenha relação com o seu trabalho. não pre- cisa ser nada caro. os blogs. Isto demonstra o carinho que você tem pelo seu cliente. Mas elas não fazem nada sozinhas. o Pinterest.

Prazo de cancelamento de pedidos Estipule um prazo máximo para que uma compra seja concretizada. Trocas e devoluções Lembre-se: segundo o Procon SP o consumidor que compra um produto ou serviço pela internet tem o direito de se arrepender da compra sem qualquer justificativa. Este cuidado existe porque o consumidor não consegue ver o produto pessoalmente antes da compra. e evitam possíveis desentendimentos. débito em conta.. se cartão de crédito. Deixe claro que a produção só irá começar após a confirmação do pagamento. ressalte o número máximo de parcelas em que o consumidor pode dividir sua compra.. e caso realmente cancele o pedido avise-o de que ele pode ser reativado. Quando este prazo acabar não esqueça de entrar em contato com o cliente perguntando se ele ainda tem interesse no produto.31 Políticas da loja Toda loja que se preze deve ter suas próprias políticas. afinal elas transmitem credibilidade e profissionalismo a sua empresa. Nestes casos o ven- dedor não pode exigir que a embalagem não tenha sido violada. Um pedido em aberto pode impedir que outros clientes visualizem ou até mesmo comprem este produto. boleto bancário. Elas prote- gem o cliente e o consumidor. Moip. . Meios de pagamento Informe ao cliente quais as formas de pagamento aceitas. e portanto ele tem 7 dias contados a partir do recebimento do produto para efetuar a troca ou a devolução. Para ajudá-la nesta tarefa fizemos uma lista com itens essenciais: Prazos de produção e envio: Se seus prazos variam de acordo com o produto deixe isto bem claro. bem como não pode cobrar nenhum valor pelo frete da devolução.

.. Se você oferece algum diferencial como um brinde. descreva isto! Estas informações agregam valor a sua loja. Leia políticas de outros lojistas para se inspirar. entrega em mãos. descontos para vendas no atacado e outros comentários que julgar necessário. Você pode definir regras sobre garantias. e não se esqueça de ser positivo: evite frases do tipo: “não me responsabi- lizo”. porém tente não ultrapassar das 24h. Lembre-se: de nada adianta caprichar na redação das políticas de sua loja se você não cumprir os itens mencionados! . porém na hora de escrever use suas próprias palavras.) e caso você possua o convênio com os Correios que disponibiliza frete com desconto ressalte essa informação. Se você notar que muitos clientes estão com a mesma dúvida coloque a solução neste espaço reservado para as políticasda loja. Deixe claro que o produto só será enviado após a confirmação do paga- mento. afinal quem gosta de esperar por mui- to tempo? Opções de frete Informe as formas de envio disponíveis em sua loja (e-Sedex. pac. Prazos de respostas Determine um prazo máximo para responder seus clientes. porém adicione as informações de acordo com sua necessidade. uma embalagem especial ou até mesmo um prazo de envio super curto. envios para o exterior. Seja breve e claro. Estes são apenas os itens mais importantes.

como também per- mite que você faça novos contatos. Se aprimore! Vá atrás de cursos na sua área. sempre há algo novo para aprender. Outra vantagem é a promoção de sua marca. Esta eco- nomia poderá ser passada ao cliente. boas fotos. Procure eventos para participar. . afinal a exclusividade é um dos principais aspectos procurados no artesanato. o que certamente estimula a venda. Expor em feiras e bazares não só é uma ótima chance para vender seus produtos. Não se esqueça de como é im- portante fazer contatos.33 Otimize suas vendas Uma boa marca. Personalize seu produto o máximo que você puder! Quanto mais exclusivo ele for. um ótimo plano de divulgação são imprescindíveis. mais irá conquistar o público. a partir do momento em que as pessoas vão conhecendo sua empresa você consegue potenciais clientes. Pesquise o melhor preço para os materiais que você utiliza. sozinho dificilmente você irá crescer. porém existem outras dicas práticas que ajudam você a vender mais e a aumentar seus lucros: Fique sempre antenada nas tendências! Você sempre tem que ter no- vidades para manter a atenção do público.

.Terceirize suas vendas. Mas sempre faça um contrato especificando quais e quantos produtos você está entregando. peça para amigas oferecer a outras amigas e em troca ofereça uma por- centagem nas vendas. só não deixe passar....Você pode investir em lembrancinhas temáticas. dia das mães. Aproveite as datas comemorativas! Natal. deixe claro o valor que está cobrando e qual a porcentagem que dará ao vendedor. pais. alunos. Deixe seus produtos em consignação. promoções.. E não se esqueça de conferir os produtos quando for pegá-los de volta. afinal você deve ter certeza que está recebendo exatamente o que entregou. datas especiais sempre rendem boas vendas. Ofe- reça em escolas e empresas pois estes lugares sempre estão em busca de lembrancinhas para presentear seus colaboradores. páscoa. en- fim.

procon.elo7.com.sp.br/Artigos-sobre-Lojas-Virtuais-ecom- merce/vender-pela-internet-nao-e-tao-simples-veja-15-erros-co- muns.com.br/ http://shopping.correios.gov.br/pdf/acs_guia_comercio_eletronico.br/a-importancia-da-identidade-visual/ http://www.35 Referências http://blog.com.br/marketing/a-importancia-de-u- ma-boa-identidade-visual/ http://designechimarrao.cfm http://www.br/wbm/shopping/script/faq.2bweb.htm http://www.saiadolugar.com.com.pdf .

com . diagramação e fotografia Rafaela Cristina Tulio Ouvidoria rafaelactulio@gmail. Conteúdo Rafaela Cristina Tulio Projeto gráfico.artesão l online Uma revista dedicada especialmente aos amantes do artesanato que desejam transformar sua paixão em uma atividade rentável.