Khalil Oliveira Portugal

Marinez Meneghello Passos

 Como o YouTube pode contribuir para o ensino de ciências nas escolas e universidades? .

 Análises das entrevistas. a partir da análise de conteúdo (ou textual discursiva?) .  (Kahn academy também?)  Entrevistas com produtores de vídeos e professores que utilizam estes vídeos. Um levantamento bibliográfico do uso do YouTube em sala de aula.

 Pesquisa por YouTube em quais revistas?  Pesquisa em anais de eventos? .

 Paulo Angélico (?).  Iberê Thenório.  Mais alguém? . Alfredo Mateus.

Tem uma série de coisas. tem professores que dão 40 ou 50 horas por semana. quer dizer. As salas estão cheias. então ela pode achar que ela precisa daquele tipo de laboratório pra fazer aquele experimento. não é uma tarefa fácil. então. é menos uma dificuldade. e um deles é esse de levar as experiências.“o pontociência tem vários objetivos. para principalmente os professores” “a gente sabe que existe uma série de dificuldades para o professor fazer o experimento. quando a pessoa quando ela ta na faculdade ela tem acesso a um tipo de laboratório. os professores não tem tempo. como fazer. o que não é o caso. e também a questão de mostrar que dá pra fazer experimentos com materiais relativamente simples né. os roteiros mesmo. mas pelo menos se a pessoa souber como fazer. em várias escolas diferentes. com materiais bem simples” .

no caso dos experimentos que usam materiais simples. Então ao invés de ter que montar o experimento. o experimento é para o aluno pensar e descobrir por que aquilo está acontecendo. descrever o que eles estão vendo. eles tem uma série de habilidades que eles estão trabalhando em termos de interagir com o fenômeno. eu acho que você tem uma perda grande aí no fato que quando os alunos estão reunidos ali em grupo em volta do experimento para discutir o que estão observando. então tem toda uma atividade aí em cima do experimento” .” “Quer dizer. justamente por não ter uma estrutura para fazer os experimentos em sala de aula. eles acabam passando os vídeos do ponto ciência em aula. muitos professores. que é o que a gente gostaria. conversar com os colegas e chegar em uma conclusão. agora. ele passa o vídeo” “o experimento não é pra comprovar o que o livro já explicou. medir alguma coisa.“Só que a gente percebeu o seguinte.

“quando eu quero eu vou atrás de um experimento lá”. e eu converso com os professores. “eu tenho mais feedback quando eu vou nos eventos de ensino de química. ensino de ciências. praticamente todo mundo que eu pergunto já conhece.” . e assim eu tenho percebido que dessa comunidade. muita gente já conhece o site.